You are on page 1of 5

RESPOSTAS – AMBIENTE VIRTUAL- DIREITO E LEGISLAÇÃO

AULA TEMA 5
1- O testamento lavrado por tabelião ou por seu substituto legal em seu livro de notas, de
acordo com as declarações do testador, na presença de duas testemunhas, denominase: Escolher uma resposta.
a. Público.
b. Privado.
c. Cerrado.
d. Particular.
e. Militar.
Resposta correta: público.
2- Analise os itens a seguir:
I. Os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão.
II. Os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso.
III. Os bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os cônjuges.
IV. As benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge. No regime de comunhão parcial de
bens constituem bens comuns dos cônjuges: Escolher uma resposta.
a. I, II e III.
b. II e III.
c. I, II e IV.
d. I e II.
e. II, III e IV.
Resposta correta: II, III e IV.
3 - Dá-se a sucessão legítima na transmissão da herança aos herdeiros indicados na lei,
segundo a ordem de vocação hereditária prevista no artigo 1.829, a saber: 1º) descendentes;
2º) ascendentes; 3º) cônjuge sobrevivente; 4º) colaterais. Significa que: Escolher uma resposta.
a. Os netos do falecido possuem preferência à herança em relação aos avós do mesmo.
b. Os pais do falecido possuem preferência à herança em relação aos netos do mesmo.
c. O cônjuge terá direito à herança se não houver ascendentes, descendentes e colaterais. d. O
cônjuge só terá direitos hereditários após constatada a ausência de pelo menos um primo do
falecido. e. O cônjuge só terá direito à meação dos bens deixados pelo falecido.
Resposta correta: os netos do falecido possuem preferência à herança em relação aos avós do
mesmo.
4- João e Aparecida são casados sob o regime da comunhão parcial de bens. O
patrimônio do casal é composto por uma chácara que João já possuía antes do
casamento, uma casa que Aparecida recebeu de herança pelo falecimento do pai e
um carro que ambos compraram na constância do casamento. Em caso de
separação ou divórcio desse casal, Aparecida terá direito: Escolher uma resposta.
a. À casa e à metade do carro.
b. Somente à metade do apartamento.
c. À casa e ao carro e à metade da chácara.
d. À metade de todos os bens.
e. À metade da casa e do carro.

a. composição. Colocar no mercado produtos que estejam de acordo com as normas da ABNT. c.Resposta correta: à casa e à metade do carro. asseguradas à liberdade de escolha e a igualdade nas contratações. I. Nesse caso. e.A separação do casal Marcos e Lídia foi homologada pelo juiz após petição apresentada em juízo pelo advogado do casal e aceita por ambos. bem como sobre os riscos que apresentam. Enviar ao consumidor produto previamente solicitado. . A educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços. b. A proteção contra a publicidade. Questão 6 foi anulada!!!!!! AULA TEMA 6 Não abrange o conceito de serviço para fins de direito do consumidor aquele prestado: Escolher uma resposta. qualidade. Aplicar índice de reajuste legalmente estabelecido. A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços. a. Houve separação judicial litigiosa. ainda que não seja enganosa e abusiva. Fornecer produto dentro dos padrões anunciados. I. características. Pelo empregado ao empregador. São direitos básicos do consumidor os relacionados nos itens: Escolher uma resposta. Pela construtora ao cliente. com especificação correta de quantidade. Pelo banco ao cliente. e. II. a. d. c. 2 Notas: 1 Analise os itens a seguir: I. A homologação pelo juiz foi ato ilegal. II. c. Pelo médico ao paciente. d. tributos incidentes e preço. Exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. III e IV. b.Constitui prática comercial abusiva: Escolher uma resposta. IV. c. 5. II e IV. d. A homologação pelo juiz foi ato desnecessário. III. b. Nunca ter o seu nome inscrito em cadastros de consumidores inadimplentes ainda que não efetue o pagamento das prestações assumidas. Resposta correta: pelo empregado ao empregador. II e III. Resposta correta: II e III. Pela seguradora ao segurado. Não houve separação amigável. 3 . e. II e III. Houve separação judicial consensual. e. Resposta correta: houve separação judicial consensual. d. a. Resposta correta: exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. b. I e II. é possível afirmar que: Escolher uma resposta.

Publicidade enganosa.Embora seja regra a responsabilidade civil objetiva. e. e. Anônima. Anônima. b. para reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de fabricação: Escolher uma resposta. Civil. Uma cláusula contratual abusiva. Esses dizeres constituem: Escolher uma resposta.4 . Resposta correta: uma cláusula contratual abusiva 6. e. Responsabilidade civil por fato do produto. Em comandita. Publicidade abusiva. Responsabilidade civil subjetiva do consumidor. a. a sociedade: Escolher uma resposta. Responsabilidade civil por fato do serviço. Um supermercado. Uma cláusula contratual lícita. .Em um contrato de prestação de serviços de assistência técnica. a. a. c. Uma fábrica. isto é. d. a. Vício do serviço. c. 5 . Limitada. c. aquela independente de culpa do fornecedor. e. c. d. d. Resposta correta: um médico AULA TEMA 7 1 O tipo societário em que a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas de capital. constam os seguintes dizeres: “Em caso de qualquer aumento nos custos dos serviços. b. Simples.Será sempre um tipo societário por ações. o prestador poderá aumentar o preço mensal da assistência técnica. Limitada. Um médico. Uma empresa de dedetização. Enquadra-se na exceção: Escolher uma resposta. independentemente da existência de culpa. a qualquer tempo e independentemente de anuência do contratante”. Ilimitada. Um distribuidor farmacêutico. a. Resposta correta: limitada. o Código de Defesa do Consumidor admite exceção em que a responsabilidade é subjetiva e deve ser demonstrada a culpa. b. Simples. b. b.A natureza jurídica da obrigação de indenizar. Em nome coletivo. d. Vício do produto. mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social: Escolher uma resposta. 2 . Mero alerta ao consumidor. Resposta correta: responsabilidade civil por fato do produto. e. Resposta correta: anônima. c. d.

a. b. Holding. Da Constituição Federal de 1988. e. a. d. b. e. a. d. denomina-se: Escolher uma resposta. a relação jurídica existente entre. AULA TEMA 8 1. Nesse caso. Resposta correta: do Código Civil de 2002. Cisão. empregador ou patrão. Incorporadora. que lhe sucedeu em todos os direitos e obrigações. e. Deverá instaurar processo criminal contra os sócios. Fusionada.No caso de uma empresa em recuperação judicial descumprir compromissos assumidos no plano de recuperação. Resposta correta: holding. Decretará a falência da empresa. Do Código Comercial de 1850. Subsidiária.Analise os itens a seguir: .3. c. que apresenta uma oferta de emprego e. Da Lei das Sociedades Anônimas de 1976. Decretará a insolvência dos sócios. Resposta correta: incorporação. Mais valia. o juiz: Escolher uma resposta. e. Prestação de serviço. b. d. b. o empregado. Resposta correta: decretará a falência da empresa. a. c.A sociedade de investimento criada para. pode-se afirmar que houve: Escolher uma resposta. Join venture. Vínculo empregatício. Do Código Civil de 1916.A empresa XYZ foi totalmente absorvida pela companhia PWM. c. que aceita essa oferta. Relação sindical. Do Código Civil de 2002.Juridicamente. Transformação. c. 6. mediante participação acionária. 5 -A transição do Direito Comercial para o Direito Empresarial consolidou-se com a vigência: Escolher uma resposta. a. d. Converterá a recuperação judicial em extrajudicial. Determinará a elaboração de novo plano de recuperação. controlar várias sociedades de um grupo de controladas denomina-se: Escolher uma resposta. 2. do outro. de um lado. Subordinação laboral. b. parte menos favorecida dessa relação. Incorporação. 4 . e. d. Fusão. Resposta correta: vínculo empregatício. c. Join venture.

c. II e IV. b. III. 50% sobre a remuneração da hora normal de trabalho. 3. c. c. João terá direito a: Escolher uma resposta. 8 horas diárias e 40 horas semanais. a. e. 6. Normas de direito individual do trabalho.A jornada semanal máxima de trabalho é estabelecida na Constituição Federal e na CLT em: Escolher uma resposta. c. II. Entre os itens relacionados. .A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares. Normas de direito coletivo do trabalho. Faltar mais do que 30 dias consecutivos. II. e. d. 7 dias corridos de férias. 50% sobre a remuneração da hora noturna de trabalho. 18 dias corridos de férias. d. 30 dias corridos de férias. Normas de direito constitucional do trabalho. IV. 4. a. I e II. e. art. b. constituem normas trabalhistas estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho aquelas mencionadas nos itens: Escolher uma resposta. Resposta correta: 8 horas diárias e 44 horas semanais 4. 24 dias corridos de férias. d. conforme acordo escrito entre empregador e empregado. essas horas extras serão remuneradas com um adicional de. III e IV. d.Não terá direito a férias o trabalhador que: Escolher uma resposta. Resposta correta: faltar mais do que 30 dias consecutivos. no mínimo: Escolher uma resposta. 8 horas diárias e 48 horas semanais. Normas de direito processual do trabalho. Faltar menos que 10 dias consecutivos. em número não excedente de 2 (duas). a. b. Por essa razão. b. e. 9 horas diárias e 44 horas semanais. II e III. 100% sobre a remuneração da hora normal de trabalho. b. Seja por acordo individual ou coletivo. II e III. 59). d.Durante o período aquisitivo de suas férias. Resposta correta: 12 dias corridos de férias. 12 dias corridos de férias. a. II e IV. a. I. For readmitido após ter pedido demissão a qualquer tempo. Tiver recebido auxílio-doença do INSS por um mês ou mais. Tiver tirado licença paternidade ou maternidade. ou mediante contrato coletivo de trabalho (CLT. Resposta correta: I. 20% sobre a remuneração da hora normal de trabalho. c.I. 100% sobre a remuneração da hora noturna de trabalho. João teve 28 (vinte e oito) faltas não justificadas. e. 8 horas diárias e 44 horas semanais. Resposta correta: 20% sobre a remuneração da hora normal de trabalho. I. 10 horas diárias e 48 horas semanais.