You are on page 1of 37

COMUNICAÇÃO SOCIAL

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Disciplina: Planejamento II
P-6

Professor: Me. Manoel Pedro Ferreira Neto

PLANEJAMENTO II

Conteúdo - Unidade I
Análise da situação: ciclo de vida e posicionamento.
Estratégias e táticas de comunicação.

Específico de hoje:
• DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE
COMUNICAÇÃO.

Fonte: FILHO, Álvaro. Plano de Propaganda. PUC, 2008.

PLANEJAMENTO II

A determinação do que se quer é vital para o exercício de qualquer atividade,
bem como para o planejamento.

Se a sua estratégia é desenvolver uma campanha de propaganda, será
necessário saber o que deseja conseguir com essa ação.

Por esse motivo, explicitar claramente o que se quer alcançar servirá como uma
bússola para orientar o planejamento e, conseqüentemente, a sua
implementação.

bem como para o planejamento.PLANEJAMENTO II A determinação do que se quer é vital para o exercício de qualquer atividade. conseqüentemente. será necessário saber o que deseja conseguir com essa ação. Por esse motivo. a sua implementação. explicitar claramente o que se quer alcançar servirá como uma bússola para orientar o planejamento e. . Se a sua estratégia é desenvolver uma campanha de propaganda.

idéia ou sentimento.PLANEJAMENTO II Definição de objetivo e meta Segundo o dicionário. objeto de uma ação. objetivo é o alvo ou fim que se quer atingir. Alguns autores costumam estabelecer uma diferença entre objetivo e meta: .

. um fim desejado. .PLANEJAMENTO II .Meta – é um objetivo especificado quanto ao tempo e à intensidade do seu cumprimento.Objetivo – tem uma finalidade mais ampla.

do marketing e da propaganda. portanto. Ao ser especificado no tempo e na sua intensidade. o objetivo quantificado.PLANEJAMENTO II A meta é. . o objetivo se transforma em metas da empresa.

o objetivo quantificado. o objetivo se transforma em metas da empresa.PLANEJAMENTO II A meta é. Ao ser especificado no tempo e na sua intensidade. . do marketing e da propaganda. portanto.

PLANEJAMENTO II Com relação aos objetivos. . os de marketing e os de propaganda. seria útil estabelecer a distinção entre os da empresa.

PLANEJAMENTO II No exemplo demonstrado a seguir. em uma dada avaliação. seja para simples monitoramento ou para a implantação de uma possível correção de rumo: .

.PLANEJAMENTO II O ponto de vista da empresa seria o aspecto Financeiro.

.PLANEJAMENTO II O de marketing mediria o desempenho na participação do produto no mercado ou o volume de mercadoria colocada no canal de distribuição.

PLANEJAMENTO II O de marketing mediria o desempenho na participação do produto no mercado ou o volume de mercadoria colocada no canal de distribuição. .

PLANEJAMENTO II SETORES OBJETIVOS METAS A EMPRESA Obter lucro com o produto Conseguir 20% de lucro sobre o capital investido em um ano O marketing Ganhar participação de mercado com o produto Conseguir 15% de participação no mercado no mesmo período de tempo A propaganda Criar e imagem da marca para o produto Fazer com que 50% dos consumidores potenciais tomem conhecimento da marca no mesmo período de tempo. .

uma . de contornos imprecisos.PLANEJAMENTO II A comunicação lida com muitos valores subjetivos. importância maior para que todos o entendam da mesma maneira. então. A clareza do objetivo adquire.

PLANEJAMENTO II Conhecemos as perguntas: a)Qual o problema (ou oportunidade) a ser resolvido pela comunicação? (diagnóstico) b) O que deve ser comunicado? (posicionamento para o produto ou serviço) c) A quem devo comunicar a minha mensagem? (público-alvo ou target) .

PLANEJAMENTO II Mais uma pergunta: Como comunicar? .

têm levado produtos e serviços à liderança de mercado. . Como a ideia será comunicada é o que todo anunciante espera da sua agência. sendo decorrente das três primeiras. Boas ideias.PLANEJAMENTO II Essa tarefa pertence à criação. bem executadas.

. algumas considerações a respeito. respectivamente objetivo e estratégia – estão intimamente ligados.PLANEJAMENTO II Esses dois componentes – o que e como comunicar. assim como o seu desdobramento em metas e táticas. A seguir.

algumas considerações a respeito. . respectivamente objetivo e estratégia – estão intimamente ligados. assim como o seu desdobramento em metas e táticas. A seguir.PLANEJAMENTO II Esses dois componentes – o que e como comunicar.

.PLANEJAMENTO II Próxima aula: - Objetivos e Metas.

PLANEJAMENTO II Como planejar? .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .

PLANEJAMENTO II .