You are on page 1of 5

Legislação Moçambicana de Transporte

Ratings: (1)|Views: 2,045|Likes: 3
Published by Mrunal Cumudchandra
See more

Planeamento Físico
18
Mrunal Cumudchandra
É fácil ver pela cidade, pequenos camiões cheios de pessoas que necessitam de
transportes parachegarem a seus locais de trabalho ou para simplesmente se
locomoverem de um local para o outro pela faltados serviços de necessitam
próximos das suas residências. O assustador é a falta de segurança na qual
essaspessoas fazem suas viagens, pois para além da maioria dos carros serem
extremamente antigos, quase todas(se não todas) as pessoas viajam em pé.Um dos
factores contribuintes para esta situação é o desequilíbrio na procura e oferta de
serviçospúblicos essenciais que, normalmente se localizam no centro das cidades o
que determina a debandada dosbairros pela manhã e a romaria no final do dia.
Falando no aspecto de educação: “enquanto tivermos as

Matola. esta prática já vem ocorrendo a bastante tempo. o Governo adquiriu mais de 500 autocarros. Malhazine. nomeadamente. agravado com a apreensão da licença e da carta de condução em casos de reincidência. comboio de passageiros entre outros. o Instituto Nacional de Viação e as instituiçõeslicenciadoras.00 Mt.000. que se juntam àsautomotoras.Singatela. terão a necessidade de ir a procura desses sevirços onde eles existem. as multas aqui emanadas não estão operacionais por parte das entidadesfiscalizadores.” Perante esta problemática. Matendene.Na cidade de Maputo. inadequadas ou pouco exploradas pelo público para quem foram concebidas ( ocaso dos barcos da travessia Maputo. a polícia de trânsito.Outro artigo desde capítulo em que as exigências não são observadas é o número 19 : “É vedado oencurtamento ou alteração de rota ou percurso da carreira.principais escolas secundárias e as universidades no centro da cidade de Maputo. esta problemática não seráresolvida com o multiplicar de alternativas em termos de meios de transporte algumas das quais tem semostrado.” Se o mesmo for efectuado é punido até3. 7 Transporte de passageiros em veículos de carga Planeamento Físico 19 Mrunal Cumudchandra O encurtamento de rotas consiste no desvio e interrupção deliberada e voluntária do trajecto ou rotanormal de transporte pelos seus praticantes. as pessoas de Nkobe. tendo implicação directa para o“ bolso ” . Porém. ao meu ver. Fig. barcos. de certa forma.Rio).Todavia. Magoanine. neste momento. Zimpeto.

pude concluir que:  O regulamento de transportes em automóveis. Fig. onde o preço final da sua viagem acaba dobrando. 8 Encurtamento das rotas Planeamento Físico 20 Mrunal Cumudchandra 5 .  O país aprova leis sem condições de implementação. queneste momento o MTC está a levar a cabo. participativos e proactivos perante a situação da falta decumprimento das leis. 4 Conclusões Após a elaboração do trabalho. ou seja. interventivos. grande parte das exigências nelasimpostas ainda não são observadas. as próprias instituiçõesreguladoras não são cumpridoras das leis  Os utentes de transportes. ainda não esta a funcionar. o Governo pretende introduzir um sistema de concessão de rotas.Perante esta problemática. consequentemente. não são conhecedores dos seus direitos e obrigações. consequentementenão são conscientes. por parte dos transportadores.dos utentes. aprovado pelo conselho de ministros pelo decreto11/2009 de 29 de Maio.

pode-se fornecer mais e melhores serviços públicos nessaslocalidades em que a maioria da população aflui diariamente aos centros urbanos e não enfocar unicamenteao aumento do número de autocarros.  Regulamento de Transporte em Automóveis ( Decreto nº 11/2009 de 29 de Maio) . 6 Bibliografia  USAID (2008). A Rentabilidade dos Operadores do Transporte Semicolectivo de Passageirose a Concessão das Rotas no Município de Maputo. Universidade Eduardo Mondlane.  Matosse. S. (2010). de forma a diminuir o fluxo do público aessas unidades e consequentemente. Política dos Transportes Urbanos para o Grande Maputo – Sumário Executivo.Recomendações As acções introduzidas tendentes ao aumento do número de autocarros.  USAID (2006). deve-se introduzir um sistema de concessão de rotas de forma aacabar com esta problemática.No aspecto encurtamento de rotas. Proposta de Política dos Transportes Urbanos para Moçambique. Moçambique.Para tornar a questão dos transportes eficaz. E. Faculdade deEconomia. a organização dostransportadores e a assimilação das regras do transporte devem ser acompanhadas da gradual oferta dosserviços que determinam a grande demanda aos centros urbanos. a pressão sobre o sistema de transportes.

com/2010/03/como-resolver-os-problemas-de.mz/index.php/sociedade/45-sociedade/4860-regulamento-detransportes-em-automoveis-arrumado-na-gaveta.html  http://www.opais.blogspot. http://ideiassubversivas.html .co.