You are on page 1of 7

Módulo

de

Gestão
thesaurus
de

guia de utilização

versão 2011.09 | Setembro 2011

0 (8 de Outubro de 2011) .NET– Módulo de gestão de thesaurus : guia de utilização António Manuel Freire Licínia Santos Rui Pina. sem autorização prévia dos autores. Paulo Almeida Tiago Grilo 1ª edição. Setembro 2011 © Bibliosoft. armazenada em sistema informático. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida. transmitida sob qualquer forma através de qualquer meio eletrónico ou mecânico. por fotocópia ou outra forma de reprodução.Ficha técnica Título Autor Co-Autor Colaboração Revisão Edição Copyright biblio. 2011 Todos os direitos reservados. Revisão 1.

...................4 Guia de utilização Página 3 .......................................................Gestão de thesaurus Índice Apresentação Geral ...............

Gestão de thesaurus Apresentação Geral Guia de utilização Página 4 ..

Pode gerir um único thesaurus ou vários. permitindo uma gestão centralizada e partilhada. pode na mesma aplicação gerir níveis mais avançados ou mais simplistas de aplicação de uma determinada linguagem. numa única língua ou em várias línguas. Guia de utilização Página 5 . notas de âmbito de aplicação e mesmo novas inclusões de termos. Sendo uma ferramenta para gerir multi linguagens e/ou thesaurus. partilhado “just in time”.Gestão de thesaurus É uma aplicação para gerir multi-thesaurus ou linguagens documentais multilingues. Possibilita o desenvolvimento de um trabalho de grupo. pois permite partilhar propostas. Possui um menu de gestão que permite: Possui um menu de gestão que permite: • a definição dos thesaurus ou linguagens documentais a partilhar. Funciona independentemente de qualquer aplicação informática apenas com o objetivo de gerir linguagens documentais. devidamente categorizado em níveis. possibilitando a pesquisa e usufruto da linguagem documental ou linguagens predefinidas. dúvidas.. possibilitando igualmente uma base de proponências partilhada que. Possibilita a inclusão de thesaurus já existentes ou a criação de uma linguagem documental própria. Trata-se de uma ferramenta que funciona via Web. • a definição da língua ou línguas para cada thesaurus ou linguagem documental. no âmbito da rede de bibliotecas escolares pode ser uma mais valia.

com truncatura à esquerda ou à direita ou um inserido num termo composto. a colocação de anotações de âmbito de aplicação e a gestão das relações possíveis para esse termo. • a gestão dos termos. Cada termo pode ser pesquisado de forma exata. Guia de utilização Página 6 . possibilitando para cada um.Gestão de thesaurus • a especificação do tipo de relações a usar ou permitido entre os termos e a clarificação do seu âmbito de uso. Esta pesquisa incide sobre um ou vários thesaurus conforme parametrização. a sua edição. • a pesquisa dos termos..

Gestão de thesaurus A aplicação permite ter definido o conjunto de bibliotecas que a partilham. o conjunto de utilizadores e níveis de privilégios nesta partilha. definidos num submenu de Perfis e Permissões Guia de utilização Página 7 ..