You are on page 1of 7

INTRODUÇÃO

A origem do status remonta aos primeiros agrupamentos humanos, em que
determinadas funções eram caracterizadas por prestígio e direitos diferentes
dos demais. Com a aplicação das coletividades, uma série de posições passou
a ter um conjunto de direitos e deveres, privilégios e obrigações, defendido e
sustentado juridicamente.

podemos enxergar quais hábitos. o conceito de papel social aparece justamente para explicar quais seriam os direitos e deveres que uma pessoa tem ao ocupar um determinado status social. Exemplificando de forma simples. é de suma importância apontar que tais conceitos são necessários para uma análise um tanto mais profunda da pirâmide social que organiza algumas coletividades. por exemplo. Nesse momento. Enquanto o primeiro vive em contato com a comunidade e se utiliza de rituais religiosos para cumprir a função de curar pessoas. podemos dizer que o médico deve salvar vidas. Por isso. os locais de lazer frequentados. os conceitos de status e papel social definem duas coisas distintas no campo de estudos da Sociologia. Assim. Para tanto.STATUS E PAPEL SOCIAL Apesar de semelhantes. Realizando um contraponto entre duas sociedades. vínculos e funções que podem definir seu status no meio em que vive. a mãe cuidar de seus filhos e o professor repassar conhecimento para os alunos. Em primeiro lugar. situação em que a pessoa age em favor de certa condição (como “especialista” ou “criminoso”). avaliamos qual tipo de posto de trabalho ocupado. Dessa forma. e o status adquirido.vamos verificar que se pode aplicar o termo pai a três níveis: . esperamos que um médico esteja em um consultório e que domine o uso de uma série de procedimentos científicos para realizar essa mesma tarefa. Para se estabelecer uma definição mais bem acabada sobre os diferentes tipos de status que uma pessoa pode ter. RELAÇÕES ENTRE STATUS E PAPEL Ao considerarmos determinado status (por exemplo. é possível analisar que indivíduos com status sociais semelhantes são levados a desempenhar diferentes funções. A ideia de status social está ligada às diferentes funções que um sujeito pode ocupar no interior da sociedade em que vive. em que alguém ocupa determinada posição independente de suas próprias ações (como “irmão mais velho” ou “filho de empresário”). Se o compreendermos como um sujeito oriundo das classes médias. Um exemplo disso pode ser notado quando pensamos em um curandeiro de uma tribo indígena e o médico de alguma sociedade capitalista. a relação entre o status e o papel social pode nos mostrar algumas diferenças bastante interessantes. os estudos sociológicos costumam grifar a existência de dois tipos de status: o status atribuído. vemos que status e papel social são ferramentas teóricas de suma importância para o desenvolvimento de vasto leque de temas e objetos da Sociologia. o de pai). o partido político ao qual está filiado e sua posição no núcleo familiar. precisamos saber qual a utilidade de cada um desses conceitos e que tipo de informação eles nos repassam. Na compreensão de algumas culturas. vemos que o papel social envolve todo o tipo de ação que a própria sociedade espera no momento em que um de seus integrantes ocupa certo status.

Se observarmos a ampla maioria das nossas famílias. Você pode dizer quais são? (responda no espaço para comentários) Ainda um exemplo: Pensemos numa mulher. está o cuidado com os filhos. No início as companhias aéreas se assemelhavam as demais modalidades de transporte. Vamos falar por enquanto apenas da relação dela com o marido e com o filho. Podemos perceber também que em cada ocasião existem certas coisas que se espera sejam realizadas por ela. EXEMPLOS Na escola. Este é o seu status. Frente aos filhos. Veja na sua família. analisado em situações concretas. que é casada e que tem filhos. todos (inclusive você mesmo) esperam que você tenha determinados comportamentos. Nesta condição dela se espera um papel social específico. quem administra os remédios das crianças quando elas estão doentes? Agora vejamos esta mulher como trabalhadores. podemos dizer desta mulher que é seu papel social o cuidado da casa. Na sala de aula falamos da evolução da função da comissária de bordo. ou seja. você é um aluno. Entre as funções que se espera. ela tem um status de mãe. por conta da posição que ela ocupa em cada caso. Por conta deste status. Cada um destes atributos leva esta mulher a se enquadrar em relações sociais específicas. tinham uma tribulação basicamente masculina. Uma mulher que trabalha. e o segundo para o comportamento individual.· Comportamento esperado · Comportamento adotado · Comportamento total (nos diversos relacionamentos) Os enfoques de status e papel diferem-se: o primeiro tende para â análise da estrutura. em níveis ideais. o comportamento que lhe cabe na condição de mãe. Frente ao marido ela ocupa o status de esposa. nas quais ela vai obter um status associado a este contexto de interação social (ou grupo). .

Podemos perceber que o papel social associado ao status de comissária de bordo se alterou. Lentamente as mulheres foram se introduzindo neste ambiente de trabalho. uma companhia aérea resolveu dar as mulheres da tripulação um uniforme especial. Depois de algum tempo as mulheres faziam parte de uma tribulação convencional. não ser conciliados facilmente. Perceba também que os status sociais. Descreva também os papéis sociais que ela é levada a assumir em função destes status. E passou também a fazer uma campanha de marketing explorando a condição da mulher como um atrativo para aquela companhia aérea. em alguns casos. podem.Quando se passou a regularizar a aviação civil. as companhias tinham que seguir a legislação e as empresas eram praticamente iguais. do ponto de vista do usuário não havia diferenças perceptíveis. entretanto. Uma roupa mais curta e colorida. A primeira comissária de bordo foi contratada para desenvolver o trabalho de enfermeira. Descreva os status sociais desta mulher. que uma única pessoa ocupa. . Passou a incluir certa simpatia ou tolerância para com as "gracinhas" dos clientes da companhia. Era a mulher comissária de bordo se tornando uma espécie de símbolo sexual. e os papéis associados. A partir de dado momento.

CONCLUSÃO Em resumo. o papel social e o status são conceitos parecidos por que ambos são muitas vezes estabelecidos através de um contexto social vigente. A posição. O cumprimento dos direitos e deveres de cada um independem da posição. . a estrutura social é presente na sociedade e está relacionada ao conceito de estável contrapondo ao princípio dinâmico da sociedade. do papel e do status social de cada indivíduo que compõe uma determinada sociedade. alheio às escolhas de cada um.

Trabalh o De Sociolo gia .

26 de agosto de 2015 Aluna: Carolina Lima e Thiago Santos 2º ano “G” .Anápolis.