BOLETIM DO SINASEFE

Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica
Seção Sindical Belém/Castanhal Ano I, nº 03 (nova versão) 23 de fevereiro de 2010

Sindicato reúne com reitor e defende direitos dos servidores
A diretoria do Sinasefe – Seção Sindical Belém/Castanhal participou de reunião com o reitor do IFPA, Edson Ary Fontes, no dia 08 de fevereiro, para tratar de assuntos referentes aos direitos dos servidores da instituição. O primeiro ponto abordado foi a necessidade eleição para a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Esta comissão tem como atribuições a apreciação de assuntos relativos, entre outros, à realização de avaliação de desempenho para a progressão funcional dos docentes, à alteração do regime de trabalho dos docentes e aos processos de ascensão funcional por titulação. Hoje, somente no Campus de Castanhal existe CPPD. O funcionamento da CPPD é fundamental para a progressão na nova carreira de Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Segundo Ofício Circular nº 26/2009 da Subsecretaria de Assuntos Administrativos do MEC, de 04/12/09, a CPPD é uma instância administrativa legítima para promover a avaliação de desempenho dos docentes enquanto não ocorrer publicação do regulamento sobre o desenvolvimento na nova carreira docente. O reitor concordou em nomear uma comissão eleitoral para promoção da eleição da CPPD, que será constituída por docentes dos campus Belém, Castanhal, Tucuruí, Bragança e Marabá. Também participará da comissão um representante da diretoria da Seção Sindical, o Professor Antônio Vitorino.
Representante da Seção Sindical no Conselho Superior do IFPA

A diretoria reivindicou a representação da Seção Sindical no Conselho Superior da instituição, baseada no estatuto em vigor, que afirma a representação de duas entidades de trabalhadores da educação no órgão. Ainda no dia 09/02, o reitor encaminhou memorando à Seção ratificando a presença da entidade no conselho. Considerando a necessidade de ampla discussão do assunto entre os sindicalizados, essa Seção fará a eleição do seu representante na Assembléia Geral do dia 23/02.
Salários dos professores substitutos

A Seção cobrou mais uma vez do reitor o cumprimento da regularização dos salários dos professores substitutos, segundo determina a Orientação Normativa, da Secretária de Recursos Humanos do MPOG, de 28/10/09. Segundo esse documento, o salário dos professores substitutos deve ser o mesmo do padrão inicial da classe dos professores efetivos. Para os contratos antigos há necessidade de ajuste nos contratos, através de termo aditivo. O reitor afirmou que solicitou à DIGEP a atualização dos salários e pediu cópia da nova normativa ao Sindicato, sendo atendido no mesmo dia, através de memorando.