You are on page 1of 5

CENTRO INIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITEROI (UINIAN

)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e
Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos apresentado Educacional à Humanos. Anhanguera como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento. sob orientação da tutora Bruna Maria Morais Cola Anhanguera Educacional .

estamos falando de saúde pública em geral. as pessoas também não conseguem resolver. no exercício de seus direitos fundamentais e sociais. constitui-se de extrema relevância para a sociedade. devido à falta de ouvidoria da população. sempre em constante mudança. é que após todo o tempo decorrido da promulgação da nossa Lei Maior de 1988. reestruturar e reorganizar este caos em que estamos vivendo. mas ao menos a responsabilidade não ficaria só em cima do governo e sim fazer jus dos impostos pagos pela própria sociedade. A saúde. de acordo com a sociedade contemporânea. fazendo com que o direito à saúde seja de todos e para toda a população do mundo. Procurou-se inclusive. sem discriminação. trata-se efetivamente . se unissem a sociedade para conseguir fazer uma varredura no que realmente precisa ser mudado. de todo cidadão. como premissa básica no exercício da cidadania do ser humano. pois já é muito discutido sobre os descasos para com a mesma. a saúde padece de enfermidades profundas. demonstrar os direitos fundamentais com um sistema aberto e flexível. o que se pode analisar. pudesse dar certo levaria certamente um longo tempo. pois a saúde diz respeito a qualidade de vida. talvez com aquela antiga frase de que a “união faz a força”.ANO 2014 Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas) Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas) “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”. poisos municípios os governos não estão conseguindo. e podendo usar sempre que for necessário. A saúde padece de enormes problemas.

as políticas sociais e econômicas que visem a redução de doenças e outros agravos. desde o seu surgimento e conceitos. Por ser o meio ambiente considerado um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. etc. A análise do tema aborda. o estudo do direito constitucional ambiental em suas variadas dimensões: individual (direito individual a uma vida digna e sadia). pois o equilíbrio deste está ligado diretamente com à saúde humana. o direito ambiental é relacionado mundialmente aos direitos humanos.). como interesses comuns. com vistas a harmonizar a convivência dos indivíduos em sociedade. A identificação dessa titularidade coletiva permitiu o reconhecimento do meio ambiente como um direito humano de terceira dimensão ou geração. agua. Isto faz com que o meio ambiente e os bens ambientais integrem-se à categoria jurídica da res communes omnium (ar. A preservação dos recursos naturais é a única forma de se garantir e conservar o potencial evolutivo da humanidade. . influenciado por valores de solidariedade. “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”. como para os futuros habitantes do planeta. Desta forma. mar. Analisou-se o direito a saúde enquanto um direito fundamental social. A própria Constituição Brasileira impõe a conclusão de que o direito ao meio ambiente é um dos direitos humanos fundamentais. pois.do direito à saúde. buscando demonstrar o dever do Estado. demonstrando toda a sua máxima importância dentro da sociedade. social (meio ambiente como um bem difuso e integrante do patrimônio coletivo da humanidade) e Inter geracional (dever de preservação ambiental para as gerações futuras). sendo considerados. O estudo se mostra importante. pois a inserção do meio ambiente como direito fundamental permite maior amplitude e efetividade na sua proteção. O próprio texto constitucional determina que o meio ambiente deve ser preservado não só para os atuais.

com.com.com.com.Referências Bibliografias: http://jus.br/site/? artigo_id=10795&n_link=revista_artigos_leitura http://carollinasalle.srbarros.com.jusbrasil.br/artigos/24451/a-transindividualidade-do-direito-fundamental-aum-meio-ambiente-ecologicamente-equilibrado http://ambitojuridico.br/artigos/4839/o-direito-a-saude-no-brasil-e-a-teoria-dos-direitosfundamentais#ixzz3Cl8QCVe7 www.br/artigos/112172281/o-meio-ambiente-comoum-direito-fundamental-da-pessoa-humana .br http://jus.