You are on page 1of 4

A Localização e Regionalização do Continente

Americano
O continente americano é o segundo maior do mundo, com área territorial
de 42. 960.000 km². Suas terras localizam-se totalmente no Hemisfério
Ocidental.
Se limita ao norte com o Oceano Glacial Ártico, a leste com o Oceano
Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.
O continente é cortado por quatro paralelos principais: Círculo Polar Ártico,
Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio.
A grande extensão no sentido norte-sul confere ao continente americano
enorme variedade de climas, solos e formações vegetais.
A América foi colonizada pelos europeus que ora pacificamente,ora de
forma violenta, juntaram-se aos milhares de nativos que viviam na região.
Inicialmente as terras daquele que ficou conhecido como “Novo Mundo”
começaram a ser povoadas por pessoas provenientes das grandes
potências marítimas dos séculos XV e XVI: Espanha, Portugal, Inglaterra,
Holanda e França.
Mais tarde, chegaram povos de outros continentes, proporcionando uma
espetacular diversidade étnica e cultural ao continente americano.
Atualmente, a América é constituída por 35 países independentes e vários
territórios que ainda pertencem a países europeus.
A configuração territorial do continente americano, formada por duas
grandes massas de terra, unidas por uma estreita faixa, permite distinguir
do ponto de vista físico três Américas: América do Norte, América Central e
América do Sul.
América do Norte - Representa 55 % do continente e se localiza totalmente
no Hemisfério Norte.
É formada por três países independentes e por uma possessão européia, a
Groelândia, que é administrada pela Dinamarca.
América Central - Com 2% do continente, é constituída por uma parte
continental e outra parte insular. A primeira, o istmo, liga as duas grandes
porções de terra e abriga sete países independentes; a outra parte consiste
num conjunto de ilhas, denominado Caribe.
América do Sul - Corresponde a 43% do continente e tem terras nos dois
hemisférios por ser cortada pelo paralelo do Equador.
É formada por doze países independentes e uma possessão européias, a
Guiana Francesa, administrada pela França.

A formação histórica da continente americano
Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que
ocupavam o continente há milhares de anos. Esses povos estavam
distribuídos por todo o território e apresentavam diferentes formas de
organização social e econômica. A maioria das populações nativas da
América vivia da caça, da pesca, da coleta de frutos e vegetais e da

A partir do século XVI e ao longo dos próximos séculos. . Nos EUA e no Canadá. principalmente Espanha. cadeia montanhosa que se localiza mais no interior da América do Norte. Esse grupo de pessoas construiu diversas sociedades. entre a cadeia da Costa e os planaltos de grandes altitudes. No século XVIII. maia e asteca diferenciavam-se por apresentar organização social complexa. Relevo e Hidrografia da América A América do Norte e a América do sul apresentam semelhanças quando a disposição das suas formas de relevo. Portugal e Inglaterra. Montanhas Rochosas As montanhas rochosas se subdividem em três: Cadeia da Costa. desde o Alasca até o México. Serra Nevada. A partir do século XVI. estendendo-se do Alasca ao México. as potências européias. Muitas das populações aborígenes que viviam no continente americano foram exterminadas por causa das guerras pela posse da terra e das doenças resultantes do contato com os conquistadores. Com economia baseada na agricultura. No México o prolongamento das montanhas Rochosas forma a serra Madre Oriental e a serra Madre Ocidental. que acompanha o litoral do Pacifico. o continente americano já estava completamente distribuído entre as principais potências europeias da época. direcionaram suas conquistas territoriais para a América com interesse em extrair recursos naturais. o conjunto de cadeias montanhosas do oeste recebe a denominação geral de montanhas Rochosas. de norte a sul do continente . propriamente ditas. com costumes e identidades próprias. No sentido oeste-leste. É nessa cadeia que se encontra o ponto culminante do relevo da América do Norte. astronomia e técnicas de fundição do ouro e da prata. As grandes cadeias montanhosas do oeste estendem-se do Alasca (América do Norte) ao sul do Chile (América do Sul). essas três civilizações organizavam-se em cidades onde o comércio era estruturado. No entanto. o monte Mackinley em Alasca. as civilizações inca. localizada nos EUA. Dominavam também conhecimentos de arquitetura. na América do Sul de cordilheiras dos Andes. com os africanos e com os imigrantes asiáticos. O prolongamento da serra Nevada em direção norte. recebe o nome serra das Cascatas. penetrando no Canadá. com 6 187 m de altitude. a população nativa do continente americano miscigenou-se com o europeu. matemática. as planícies centrais e os planaltos. Montanhas Rochosas.agricultura. três grandes unidade de relevo: as grandes cadeias de montanha.

os Andes são formados por duas ou três cadeias paralelas. Planície Central dos EUA. próximas aos Grandes samente cultivada. Pradarias. localizados entre as planícies costeiras do Atlântico e as montanhas do oeste. que acompanha o vale desse rio. onde também se desenvolve intensa atividade agrícola. Em alguns trechos. em geral atravessadas por grandes rios. na América do Norte. que tem a forma de uma grande ferradura voltada para a baía de Hudson. Na América do Sul. Peru e Chile. como os da Bolívia. nos EUA. PLANÍCIE A porção central da América do Norte e da América do Sul é formada por extensas planícies. Latitude . EUA e Brasil.Planaltos e Planícies PLANALTO Entre as serras Madre Ocidental (próxima ao Atlântico) e Madre Ocidental (próxima ao Pacífico) estão localizadas os planaltos elevados do México. destacando-se o trigo. o milho e o algodão. Nessas formações mais antigas tem muitos recusos minerais. corresponde à área mais povoada do Canadá e possui grande extensão economica. Clima e vegetação da America Vários fatores podem determinar o clima de uma região: 1. entre as quais surgem vastos planaltos elevados danominados de altiplanos. A cadeia montanhosa. onde sobressai a cultura do trigo. os mais importantes são os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste. que fica da Venezuela até o extremo sul do Chile. destaca-se o Planalto Canadense. Atravessada por diversos rios. É a região menos povoada. Cordilheira dos Andes A cordilheira dos Andes. Na América do Norte são encontradas: Planície do rio São Lorenço. que não ultrapassam de 2000 m de altitude. Entre os planaltos. Na América Central situamse planaltos elevados. no sul. onde foi fundada a cidade do México. o planalto Anuahac. No norte do país encontra-se o planalto Chihuahua e. possui aproximadamente 7 500 km de extensão e 300 km de largura. são os montes Apalaches. encontra-se ferro e o manganês que são muito explorados no Canadá. Porção Oriental A parte leste do continente americano é composta por cadeias de montanhas e extensos planaltos.

Interferências humanas no meio ambiente A latitude é a distância entre um lugar na superfície terrestre e a linha do Equador. Quanto maior a latitude. Correntes marítimas 5. Portanto. influenciando o clima dos lugares por onde passam. Grandes massas de água 3. como oceanos e mares. menores são as temperaturas. as regiões próximas à linha do Equador terão climas mais quentes e. É por isso que as áreas próximas ao litoral têm clima mais ameno e úmido (maritimidade) que as áreas do interior do continente (continentalidade). climas mais frios. Elas também podem ser mais úmidas. Vegetação 6. ou mais secas se estiverem sobre um continente. carregam suas características. as mais distantes. Massas de ar 7. amenizam as temperaturas e favorecem a umidade.2. O relevo influi de maneira marcante nas características climáticas do continente americano. . a temperatura é mais alta. No nível do mar. ou seja. Ao se deslocarem. enquanto as que se formam próximo aos pólos possuem baixas temperaturas. As massas de ar que se originam próximo aos trópicos apresentam temperaturas elevadas. se sua origem estiver sobre um oceano. Relevo 4. quanto mais distante da linha do Equador. pressão atmosférica e temperatura. As massas de ar são grandes porções da atmosfera com características próprias de umidade. As grandes massas de água. Outra influência do relevo torna-se evidente com as barreiras naturais formadas pelas montanhas na medida em que impedem a passagem das massas de ar úmido carregadas de chuva. à medida que a altitude aumenta. a temperatura diminui.