You are on page 1of 4

Universidade Federal de São Carlos - 2011

Educação a Distância – Polo São José dos Campos I

Bacharelado em Sistemas de
Informação
Orientação Profissional em Sistemas de
Informação
G4

Dissertação

Rodrigo Ramos de Oliveira
RA: 435759

buscando sempre a automação de processos com o objetivo de racionalizar o uso de recursos e auxiliar nas decisões através do uso de informações. A troca de informações entre ambos sobre os recursos do sistema é essencial.Tema: Áreas de Atuação do Profissional em Sistemas de Informação Título: As mentes por trás das máquinas Profissionais formados em Sistemas de Informação são capazes de exercer diversas atividades e atuar em áreas distintas. São indivíduos qualificados e preparados para trabalhar com sistemas de informação nas dimensões tecnológica. instalação e manutenção do software. desenvolvimento. O caixa eletrônico de um banco. exige um trabalho complexo de análise dos requisitos necessários. criando elementos como textos e figuras na interface do programa. Ele é também capacitado para realizar eventuais manutenções no software.  Administrador de banco de dados: após a concepção do sistema se faz necessária a presença de um profissional para gerir os bancos de dados. e definindo a disposição dos mesmos. Estão envolvidos na concepção dos sistemas de informação presentes em nosso cotidiano. Para tanto. tanto na concepção como durante o uso do sistema:  Analista de Sistemas: responsável por estudar a realização do processo computacional e encontrar a melhor maneira de administrar o fluxo de informações geradas e transmitidas. agilidade e comodidade são os principais benefícios que esses sistemas nos trazem. estratégias de segurança dos dados. por exemplo.  Programador: profissional que vai efetivamente desenvolver o software. devido ao volume de informações que a organização tem acesso e à necessidade de segurança das mesmas. Sua atuação na equipe deve ser síncrona à do analista para que se faça um bom projeto e eficaz implementação. organizacional e humana.  Designer: responsável por desenvolver o layout gráfico do software. é necessário uma série de profissionais trabalhando em equipe. . tanto na iniciativa privada como no poder público ou até mesmo autonomamente. garantindo o bom funcionamento do mesmo.

 Administrador de rede: assim como no caso do banco de dados. E também Sistemas CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). o Programador e também o Pesquisador. São operadores de caixa. Estabelecimentos comerciais utilizam sistemas para controlar seu fluxo de caixa. exigindo novamente a presença do programador. Ajax. podemos citar o analista de sistemas. Na concepção e administração desse tipo de sistema temos a atuação de vários profissionais. que se encarregam da elaboração do projeto estético e funcional. a segurança das informações transmitidas pela rede também é de suma importância. o administrador de banco de dados. Os sistemas também estão presentes em diversos níveis das grandes organizações. Além das fundamentais HTML e CSS. e webmasters. o webmaster precisa conhecer outras tecnologias como Python. e estudar novas tecnologias. Ruby on Rails e XML. entre outros. os profissionais envolvidos não são da área de TI (Tecnologia da Informação). Eventuais manutenções e adaptações podem ser necessárias para o melhor funcionamento do sistema. o qual assume o papel de criar novos produtos e soluções. possibilitando melhor atendimento a clientes). No uso. o gerente de desenvolvimento de sistemas. o Designer. todos os seus recursos envolvem operações que exigem certo grau de conhecimento dos desenvolvedores. Flash e Drupal. que dominam uma lista de tecnologias de programação e desenvolvimento. portanto é necessário alguém com conhecimento específico para fazer tal controle durante o uso do sistema. Java Server Pages. fazem parte da elaboração desse processo o Analista de Sistemas. Joomla. como Wordpress. gerente de TI. No desenvolvimento desse tipo de software podemos citar a presença de um programador e um designer. gerente de Business Inteligence (inteligência de negócios. o programador. gerente de redes. afetando-nos indiretamente. O profissional deste segmento geralmente é habilitado através de certificações. Nesse segmento a automação do processo de . Empresas usam informações todos os dias e a melhor forma de administrá-las é através de softwares. que efetivamente cadastrarão as informações do fluxo e administradores de finanças para fazer o balanço e gestão das mesmas. área responsável pelo controle de informações com a finalidade de oferecer um suporte à gestão de negócios. tem-se a presença dos profissionais conhecidos como web designers. PHP. Outro exemplo que se pode citar é o celular. suporte técnico. No desenvolvimento das redes sociais ou qualquer outro web site.

grande parte da organização é usuário final destes sistemas. por exemplo. outras específicas. cada colaborador em suas atribuições. O usuário final nesse caso são os engenheiros envolvidos. portanto orientar-se sobre este assunto e buscar conhecer as perspectivas de mercado são de substancial importância. Pode-se observar que algumas áreas são mais genéricas. recentemente a empresa lançou um software para seus projetos de design. desbloqueando barreiras regionais.negócios é muito avançada. . A atuação profissional em Sistemas de Informação é muito abrangente. utiliza sistemas para quase todos os níveis organizacionais. A Ford.