You are on page 1of 4

Evandro R.

Dubal – ATM2016/1
Anatomia Humana I – Boca, Orelha, Olho e Anexos
1. Sobre a Boca:
a) Seu limite anterior é o processo alvéolodentário.

b) Tem sua sensibilidade gustativa dada
pelo nervo corda do tímpano, ramo do
nervo intermédio do facial, nos 2/3
anteriores.

b) Seu limite lateral é o processo alvéolodentário.

c) Tem sua sensibilidade geral e gustativa
dada pelo glossofaríngeo no 1/3 posterior.

c) Tem suas cavidades divididas em
vestíbulo e cavidade bucal propriamente
dita.

d) Tem sua motricidade dada pelo nervo
hipoglosso, além de um pouco da
sensibilidade gustativa dada pelo vago na
epiglote.

d) Seu limite posterior é a rinofaringe.
e) Seu limite inferior é o músculo gêniohioideo.
2. Sobre a língua:
a) É vascularizada pela artéria facial.
b) É vascularizada pelas artérias
alveolares.
c) É inervada por somente um nervo
sensitivo.
d) Seu músculo é o gênioglosso.
e) Está alojada no vestíbulo.
3. Marque a afirmativa falsa:
a) A língua é um órgão somente muscular,
não tendo estruturas como linfonodos na
sua composição.
b) A língua recebe sua irrigação pela artéria
lingual.
c) A artéria lingual é ramo da artéria
carótida externa.
d) Recebe inervação por mais de um nervo
craniano.
e) É órgão responsável pelo sentido do
paladar.
4. Sobre a inervação da língua é incorreto
afirmar:
a) Tem sua sensibilidade geral dada pelo
trigêmeo nos 2/3 anteriores através do seu
ramo lingual.

e) A sensibilidade geral da língua é dada
pelo ramo lingual do trigêmeo em toda a
sua extensão.
5. Sobre a boca, marque a alternativa
incorreta:
a) Suas paredes laterais são dadas pelas
bochechas, onde encontramos o músculo
da mímica Bucinador, que mantém o seu
tônus auxiliando na mastigação, e uma
região de gordura chamada bola de Bichat.
b) Na sua parede lateral podemos
encontrar uma estrutura chamada Orifício
de Estenon, que nada mais é que a
exteriorização do ducto parotídeo na
cavidade bucal.
c) As glândulas sub-linguais estão sob a
língua, e são inervadas pelo nervo
glossofaríngeo.
d) Seu limite anterior é dado pelos lábios, e
o limite posterior é dado pela úvula e o arco
palatoglosso.
e) A língua está alojada na cavidade bucal
propriamente dita.
6. Sobre a orelha:
I - O estribo está intimamente ligado a
janela Oval.
II – A janela redonda possui uma
membrana flexível que compensa os
movimentos do líquido coclear.
III – O músculo estapédio serve para limitar
os movimentos da bigorna.

III – A parede lateral é formada pela membrana timpânica e seus acidentes pelo osso martelo (parede membranácea). orelha média e orelha interna. d) Corda do tímpano. Olho e Anexos IV – A orelha média se comunica com a cavidade rinofaríngea pela tuba auditiva. III e V. Sobre a orelha. 9. Orelha. por isso lesões do tímpano por alguma intervenção cirúrgica pode causar alterações na sensibilidade gustativa. c) Não tem função aparente. II e III c) II. São corretas: a) I e IV b) I. b) II. 10. II e IV e) Todas.C. III e IV. d) Equilibrar a pressão na orelha média com a pressão atmosférica. exceto: a) Glândulas ceruminosas. VII. A função da tuba auditiva é: a) Ser um canal livre para ouvirmos a própria voz. Estão corretas: a) I. 11. e) Todas. sáculo e ampola são estruturas do labirinto. IV – A parede anterior separa a cavidade timpânica da primeira porção da veia jugular interna (perede jugular) e superiormente apresenta a abertura para a tuba auditiva e o canal para o músculo tensor do tímpano. sendo que este está suspenso na perilinfa dentro do labirinto ósseo. ramo do N. Dubal – ATM2016/1 Anatomia Humana I – Boca. Sobre a orelha interna é incorreto afirmar: a) No interior do labirinto membranáceo encontramos a endolinfa. que se exterioriza pelo óstio faríngeo da tuba auditiva. III e V. c) O nervo corda do tímpano possui uma relação anatômica muito próxima com o tímpano. Sobre a orelha média: I – O teto tegmentar é formado por fina camada de osso que separa a orelha média da dura-máter. III e IV d) I. 7. e) Plexo nervoso timpânico. II e III. d) II.Evandro R. V – A parede medial separa a orelha média da orelha interna (parede labiríntica). b) Ossículos da audição. b) Causar otite em adultos. parte vestibular da orelha interna. b) A cóclea tem a função de receptor mecânico de estímulos de movimento para equilíbrio do corpo enquanto que os labirintos recebem informações mecânicas para a percepção auditiva. . Os conteúdos da orelha média são. e) Comunicar a orelha média com a orofaringe. é incorreto afirmar: a) É dividida em orelha externa. 8. c) I. e) O tímpano é revestido por fina camada de tecido epitelial em sua face voltada para a orelha externa e por túnica mucosa na sua face voltada para a orelha média. apresentando uma saliência da cóclea. II – O assoalho é formado por fina lâmina de osso que separa a orelha média da artéria carótida interna (parede carótica). d) Utrículo. c) Músculo estapédio e tensor do tímpano.

c) A lagrima se acumula no saco da conjuntiva.Evandro R. Contém o ducto coclear e está em forma de um caracol e dá cerca de 2. d) A câmara anterior do olho fica entre a córnea e a íris enquanto que a câmara posterior fica entre a íris e os processos ciliares. pela sua origem no núcleos de Edinger Westphal. o modíolo. possuindo 5 aberturas. e) O musculo oblíquo superior e reto lateral são inervados pelos nervos troclear e abducente. é incorreto afirmar: a) Possui três camadas. d) Os músculos elevador da pálpebra superior. Orelha. pelo corpo ciliar e pela íris.C. respectivamente.5 voltas em torno de um centro ósseo. reto medial. e) O corpo ciliar é responsável pela secreção do humor aquoso e contém a musculatura lisa responsável pela acomodação do cristalino. 13. e) O corpo vítreo está localizado na câmara anterior. a túnica vascular média do bulbo (pigmentada) e a túnica interna do bulbo (sensorial). uma ampola em sua extremidade. Sobre o olho. 12. Olho e Anexos b) A cóclea é a parte do labirinto ósseo responsável pela audição. b) A sensibilidade visual é dada pelo nervo óptico. e) Os neurônios sensitivos possuem seus corpos todos localizados internamente da orelha interna. b) O cristalino é uma lente colegenosa pouco flexível que focaliza os raios luminosos da retina através de sua movimentação para frente e para o interior do globo ocular. sendo elas a túnica fibrosa externa do bulbo. contendo a área sensitiva denominada crista ampular. isso porque o anterior e o posterior possuem uma abertura em comum. sendo a esclera vascularizada pela camada episclerótica e a córnea sendo avascular. c) Túnica fibrosa é formada pela esclera e pela córnea. exceto: c) Os canais semicirculares possuem os ductos semicirculares e estão dispostos todos em ângulo reto uns com os outros. é incorreto: a) O ponto cego é o local onde saem as fibras do nervo óptico. não tendo células fotorreceptoras nesse local. d) Os ducto semicirculares possuem. responsáveis pelos recebimento e transmissão das informações recebidas para o SNC por meio do nervo Vestibulo-Coclear (N. c) Os músculos ciliar e esfíncter da pupila apresentam inervação somática pelo nervo oculomotor. Sendo a corióide responsável pelo suprimento vascular da retina adjacente a ela. e é drenado para a cavidade nasal pelo ducto nasolacrimal. a) A sensibilidade geral do globo ocular é dada pelo trogêmeo. Sobre o olho. Dubal – ATM2016/1 Anatomia Humana I – Boca. reto superior. Sobre a inervação do olho é correto afirmar. Gabarito: 1-C 2-D 3-A . local entre a membrana conjuntiva do olho e da pálpebra. ramo oftálmico. b) A lágrima é produzida nas glândulas lacrimais. reto inferior e oblíquo inferior são inervados pelo nervo oculomotor. d) A camada média é formada pela corióide. 14. VIII). e passam pelos ductos lacrimais que se abrem no fórnice superior da conjuntiva. cada um. que registra os movimentos da endolinfa resultantes dos movimentos da cabeça. superolateralmente.

Evandro R. Dubal – ATM2016/1 Anatomia Humana I – Boca. Olho e Anexos 4-E 10-D 5-C 11-E 6-D 12-B 7-B 13-C 8-A 14-E 9-C . Orelha.