You are on page 1of 6

As Questões Fundamentais da Filosofia e a sua

Importância

AS QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA
FILOSOFIA E A SUA
IMPORTÂNCIA
Escreve o grande fisico português
António Manuel Baptista que
"como físico, obrigatoriamente, tenho
de servir-me da matemática e, como
homem,
não pode ser-me indiferente a filosofia,
ou seja deixar de pensar nos assuntos
que nos
envolvem e tocam a todos.
Dizia o poeta Robert
Graves que "conhecer apenas uma
coisa só é ter uma
mente bárbara: a civilização implica a
relação grácil de todas as variedades de
experiência com um sistema geral de
pensamento humano. A idade actual é
peculiarmente bárbara. Apresentem,
digamos, um estudioso de hebraico a
um ictiólogo

a FILOSOFIA. A. aquela disciplina que trata dos "assuntos que nos envolvem a todos" é.ou a uma autonidade em toponímia dinamarquesa e esta parelha não terá um único tópico em comum. p. M. (A Ciência no Grande Teatro do Mundo. 130). Ela põe perguntas cuja resposta interessa a todos: O que somos? (temos uma alma mortal ou nada resta de nós depois da morte? Somos seres que agimos racionalmente ou sobretudo de forma emocional? Somos bons ou maus? Somos seres sociais ou estamos apenas uns com os outros por egoísmo ou interesse? O que . (BAPTISTA. excepto o tempo ou e guerra (se acontecer uma guerra o que é vulgar nesta idade bárbara)". Ora. como disse o físico português. Lisboa Gradiva 1998.

deu a estas três . ou andamos na vida sem podermos saber o que é verdade e o que é mentira? Etc. um grande filósofo alemão do século XVIII.) Donde viemos? (Fomos criados por Deus ou somos filhos da Natuteza material? Somos humanos desde sempre ou a consequência da evolução de uma espécie mais primitiva? Como se deu essa evolução? Somos resultado do desenvolvimento de um Universo infinito no tempo e no espaço ou a consequência final de um Universo finito que surgiu misteriosamente num dado instante?) Para onde vamos? (Ficaremos mais sábios? Conseguiremos acabar com as guerras? Conseguiremos salvar o Planeta e a Humanidade? Seremos melhores e mais solidários?).faz de nós seres humanos é inato ou adqurido? Podemos conhecer a realidade tal como ela é assim como a nós mesmos. Kant..

segundo ele a mais importante tarefa da FILOSOFIA: 4. Que devo fazer? (Como me devo comportar na vida?) 3.questões uma outra forma: 1. O que é o homem? Mas se quisermos caracterizar o que. todos os filósofos andaram a fazer ao longos dos mais de 2500 anos de história do pensamento. Que me é permitrdo esperar? (Quais são as possibilidades que o homem tem para viver melhor no futuro?) E considerou que tais perguntas se podem reunir numa outra. Que posso saber? (Que relação há entre o meu conhecimento e a realidade?) 2. em geral. talvez possamos dizer que a questão fundamental da FILOSOFIA terá sido esta: Qual a relação entre Espírito e Matéria? (Qual dos dois criou o outro? .

embora ele nunca seja completo?) É o problema da Teoria do Conhecimento. e então o que fica da consciência. Que relação há entre a Alma e o Corpo? (Existe mesmo a alma? Esta comanda o corpo ou apenas pensa? Talvez haja apenas corpo? Mas. dos valores. Que relação há entre o Ser e o DeverSer? (O que faz com que . dos fenómenos mentais?) É o problema da Antropologia filosófica. de tal maneira que não as podemos conhecer? Ou há conhecimento.Coexistem lado a lado ou só há lugar para um?) Podemos. Que relação há entre Ser e Pensar? (O pensamento identifica-se com as coisas tais como são? É distinto delas. 2. dividi-la em cinco subquestões: 1. 3. das ideias. para compreendê-la com mais rigor.

ou trata-se apenas de uma opinião nossa sobre o prazer que os objectos dão aos nossos sentidos e à nossa inteligencia? O Belo muda com os tempos ou há um Belo eterno? Prof.queiramos ser diferentes do que somos? Quais são os melhores valores para a. O que são o Belo e o Feio? (Existem coisas belas e coisas feias. 1999.br/2013/09/as-questoesfundamentais-da-filosofia-e. 4. Pedro Mota.blogspot.html . http://pedromotafiloescola. Existe um Criador ou a Natureza basta-se a si mesma? (Precisamos de acreditar num Deus para nos guiar ou a fé é uma forma de ilusão que nos desvia do verdadeiro caminho?) É o problema da Filosofia da Religião. 5.com. Humanidade? Como podemos conciliar os valores do indivíduo e da colectividade?) É o problema da Ética.