You are on page 1of 36

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PARFOR – PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
POLO UAB – URUANA-GO
Data: 13 de fevereiro de 2015
Disciplina: Estágio Complementar
Professor Formador: Ana Carla Dias Carvalho
Professor Orientador: Alessandra MatosTerra
Professor Tutor: Diogo Bastos de Morais
Acadêmicos: Mosair Jacob dos Santos
Avaliação: Portfólio - Planos de Aulas

Plano de Aula 01
Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia
Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos
Turma: 6º e 7º ano

Turno: Vespertino Ensino Fundamental

Número de Aula: 1ª aula

Dia da Aula: 20/01/2015

Horário: 17: 00 às 17:50.
Tema: Handebol
Objetivos Gerais:

Conhecimentos de handebol
Historia do handebol no Brasil.

Objetivos Específicos:

Entendimento dos alunos sobre o handebol;

Buscar saber qual é o entendimento dos alunos sobre o handebol e mostrar um

pouco da historia e falar um pouco sobre fundamentos.
Palestra com um jogador de handebol da cidade.

Conteúdo:
Analise do conhecimento dos alunos sobre o handebol
Desenvolvimento:
1º Momento:
Levar os alunos pra quadra fazer uma rápida apresentação de nossa formação e função de
estagiários que iremos fazer algumas intervenções durante 10 aulas com eles. Perguntar
sobre as expectativas deles com o handebol, e quais as experiências de cada um, em
seguida pedir pra que eles mostrem com a bola o que conhecem de técnicas ou
fundamentos com a bola de handebol.
2o Momento
Fazer a observação com os alunos e fazer algumas orientações de atividades.
3 o Momento
Palestra com o jogador de handebol da cidade.
Recursos materiais
Bolas, apito e cone.
Local
Quadra de esporte Municipal no setor do colégio.
Avaliação
Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno.

Primeira Intervenção

Número da aula: 01
Data da observação da aula: 20/ 01/2015
Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia.
Hora: 17:50 ás 18:40
Estagiários (as): Mosair Jacob dos Santos
Turma: 6º e 7º ano
Quantidade de aluno na aula: 20

Objetivo(s) da aula
Buscar saber qual seria o entendimento dos alunos sobre o handebol e mostrar um pouco
da historia e falar um pouco sobre fundamentos.
Tema da cultura corporal
Esporte
Conteúdos
Analise do conhecimento dos alunos sobre o Handebol.
4. Método de ensino adotado
( ) Método de exposição pelo professor;
( ) Método de trabalho independente dos alunos;
(x) Método de elaboração conjunta;
( ) Método de trabalho em grupo;
( ) Outras estratégias.
Descrição de como foi desenvolvido:

pois as maiorias dos alunos acham que educação física é só jogar.1º momento Levamos os alunos pra quadra onde lá nos apresentamos. 2º Momento Depois de observá-los tivemos a constatação que realmente alguns tinham certo domínio com a bola outros praticamente nada. ele frisou bem a questão de infraestrutura que antes as quadras eram de péssimos estados e que as bolas eram pesadas. e que nós professores temos que tirar essa ideologia.então pra tirar nossas duvidas pedimos pra que eles em primeiro momento por cinco minutos mostrassem o que sabiam fazer com a bola deixando livre pra escolhas deles. pois a educação física é muito mais ampla. Depois desse momento de apresentação começamos nosso trabalho perguntando quais eram as experiências deles com o handebol. Depois da apresentação do ex-jogador ele falou um pouco de como era antigamente o handebol de como as escolas participavam de campeonatos Inter. e que ela deve ser trabalha em etapas embasando no plano de ensino do professor. Depois do momento de fala sobre o handebol em . falou também de alguns atletas que eram conhecidos na nossa cidade de Ceres. tem vários títulos e experiência Estadual na modalidade como jogador e professor então pra experiência achamos legal ter a presença dele naquele momento conosco na primeira aula de handebol com a turma. 3º momento No terceiro momento nós apresentamos um jogador de Ceres conhecido por Dunga que é bastante conhecido na cidade de Ceres. que também não quer dizer que entende o handebol em geral. e que hoje o handebol esta começando ganhar um espaço no Brasil. mais ele disse também que não podemos ficar pensando só em esportes nas escolas nas aulas de educação física. nesse segundo momento também orientamos algumas atividades com os que tinham mais facilidade como domínio passe pra saber até que ponto podemos explorar nossa aula. falou das regras que mudaram muito e continua mudando. pois estamos falando de técnicas. uma vez por semana nas aulas de educação física. e que ali não é formação de atletas profissionais e sim pra obter conhecimentos em geral de cada matéria trabalhada por bimestre.classes e como eram as aulas de handebol na época dele. alguns disseram que já conhecia bem a fundo e outros praticamente nada . e falei que sou estagiário de educação física e que por 10 aulas estaríamos trabalhando com eles o futsal.

Observações importantes: Uma das observações importante foi que percebemos que alguns alunos são de escolas diferentes e seus professores anteriores não trabalhava as técnicas nem regras. (x) Avaliação informal. na curiosidade e na participação pratica também. mais não pelo professor. os alunos perguntaram sobre como era o domínio de bola. Relação professor-aluno Aspecto cognoscitivo: pois estabelecemos uma atividade pra que possamos entender suas dificuldades. Segundo plano aula Plano de Aula . 9. ( ) Avaliação formal. 6. entre outras perguntas que sucessivamente foram respondidas. e pra nossa surpresa foi muito bem recebido pelos alunos. e que muitos tinham aprendido pela vivência ou por algum colega.nas perguntas na atenção. Local Quadra de esporte do colégio. e também deixamos que escolhessem a maneira de fazer uma das atividades para que facilitasse nossa aula. 7. Recursos materiais Bolas. 5. Avaliação A avaliação informal. observando o interesse e a participação dos alunos .geral resolvemos tirar as duvidas dos alunos quanto algumas perguntas mais específicas sobre o handebol como técnicas entre outras duvidas. tamanho da quadra. apito e cone. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: 8.

Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino fundamental Número de Aula: 2 aula Dia da Aula: 21/01/2015 Horário: 17:00 ás 17:50 Tema: Handebol Objetivos Gerais:   Historia do Handebol Historia do Handebol no Brasil. Avaliação Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno. Segunda intervenção Número da aula: 02 Data da observação da aula: 28/ 01/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Hora: 17:50 ás 18:40 Estagiários: Mosair Jacob dos Santos . Conteúdo: Conhecimento sobre handebol no brasil. 3º Momento Fazer algumas perguntas relacionadas ao video Recursos materiais Sala de vídeo. Local Sala de vídeo do colégio. DVD som e giz e apagador. Desenvolvimento: 1º Momento: Levar os alunos pra sala de vídeos. 2º Momento Colocar o vídeo pequeno de apenas 10 minutos. Objetivos Específicos:  Levar a historia do Handebol no Brasil com vídeos.

Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 25 1. . pra nossa surpresa alguns alunos conseguiram responder dizendo que não. Descrição de como foi desenvolvido: 1º momento Levamos os alunos pra sala de vídeo onde demoramos um pouco pra entrar. não souberam falar o ano. ( ) Método de trabalho em grupo. Método de ensino adotado (x) Método de exposição pelo professor. Depois como já estávamos no final da aula fizemos mais algumas considerações de como é importante saber sobre a historia desse esporte que é o handebol. pois a sala estava sendo ocupada por outra sala demoramos em média 10 minutos nessa transição. 2º momento No segundo momento depois do termino dos vídeos começamos a questionar com algumas perguntas. Objetivo(s) da aula Levar a História do handebol no Brasil. Na sala de vídeo explicamos para todos os alunos quais eram os objetivos da aula. Tema da cultura corporal Esporte 3. as técnicas e as regras. e confirmando de que acordo com o vídeo foi primeiramente introduzido no Paraguai. ( ) Outras estratégias. ( ) Método de trabalho independente dos alunos. 2. Conteúdos Conhecimento dos alunos sobre a história do handebol no Brasil 4. ( ) Método de elaboração conjunta. como se algum aluno prestou atenção e sabia nos responder se o Handebol primeiramente foi inventado no Brasil. que seria mostrar a história do futsal no Brasil resumidamente um pouco do surgimento.

Recursos materiais Sala de vídeo. 8. Relação professor-aluno Aspecto cognoscitivo: Pois mostramos em vídeo aula a historia do handebol no Brasil e depois fechamos com alguns questionamentos e explicações. 6. na curiosidade e na participação pratica também. Mais em geral foi ótimo a grande maioria participou da aula.5. Observações importantes: Uma das observações importante foi que percebemos que alguns alunos não prestaram atenção no vídeo principalmente a ala feminina da sala. Tema: Handebol Dia da Aula: 22/01/2015 . 7. observando o interesse e a participação dos alunos .nas perguntas na atenção. Local Sala de vídeo do colégio. DVD som e giz e apagador. (x) Avaliação informal. chegando ao ponto de dormir na sala. ( ) Avaliação formal. Terceiro plano de aula Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino Fundamental Número de Aula: 2 aula Horário: 17: 00 às 17:50. 9. Avaliação A avaliação informal.

Desenvolvimento: 1º Momento: Separa os alunos em dois grupos na quadra. onde faremos um jogo com regras e sem regras. Terceira intervenção Número da aula: 03 Data da observação da aula: 22/ 01/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Hora: 17:50 ás 18:40 . Conteúdo: Regras do jogo em uma abordagem cultural corporal do aluno em seu ambiente que vive com outros tipos de jogos. E a importância de trazer esse lado de respeitar as regras pras nossas vidas. Recursos materiais Bola apito cone e giz Local Quadra do colégio Avaliação Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno.Objetivos Gerais:  Conhecimentos das regras e sua importância tanto no handebol como em outros ambientes Objetivos Específicos:  Regras do handebol em uma abordagem cultural. 2º Momento Explicaremos a importância das regras no jogo. 3º Momento Deixar aberto pra os alunos relatarem o que acharam da experiencia nova e o que aprendeu.

identificar se nas brincadeiras relacionado a handebol e o porquê dessas regras. com uma equipe na reserva de quatro pessoas. ( ) Método de trabalho em grupo. ao decidir se ia ou não iria ter a aula perdemos 15 minutos de aula. depois de todos com o traje apropriado começamos a nossa aula falando sobre o assunto com os alunos. pois estava muito calor. a bola só saia na linha de fundo. Tema da cultura corporal Esporte 3. ( ) Outras estratégias. 10 minutos de jogo. Método de ensino adotado ( ) Método de exposição pelo professor. 4. 2º Momento No segundo momento iniciamos um jogo em um lado da quadra onde eles sugeriram fazer duas equipes onde só valeria se estivesse dentro da área marcada por eles. ( ) Método de trabalho independente dos alunos. nas laterais a bola não saia. pois eles queriam beber agua e a escola estava sem agua com isso os alunos demonstraram um pouco de falta de interesse. pra entrar no lugar de quem perdesse. 2. já no outro lado . Descrição de como foi desenvolvido: 1º momento Ao levar os alunos pra quadra perdemos alguns minutos. Objetivo(s) da aula Trabalhar com os alunos as regras no jogo.Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 25 1. (x) Método de elaboração conjunta. Conteúdos Regras do jogo em uma abordagem cultural corporal do aluno em seu ambiente que vive com outros tipos de jogos. que seria as regras nos jogos em que eles mesmos praticam as vezes onde na maioria das vezes é cultural sem oficialização.

Observações importantes: Uma das observações importante foi que ao demorar por não ter agua os nossa aula não teve tempo de mostrar tudo que queríamos. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: 8. na curiosidade e na participação pratica também.nas perguntas na atenção. observando o interesse e a participação dos alunos . mais conseguimos trabalhar o conteúdo proposto. 5. se o goleiro pegasse três vezes a bola antes de tomar dois gols ele iria pra linha pra chutar onde um dos alunos iria ceder sua vaga. 7. Local Quadra de esporte Municipal do setor da escola. e que algumas são oficiais. objetivo era fazer gols em cada chute. ( ) Avaliação formal.sugerimos que brincassem de rebatida com algumas regras como as de que a bola não poderia parar senão o ultimo que tocou antes de parar iria sair do jogo. outras são inventadas culturalmente. 9. . por região. tiro de canto. 6. Avaliação A avaliação informal. dois jogadores na linha e um no gol. inicio de jogo. falamos das regras básicas do handebol como lateral. Recursos materiais Bolas. 3º momento No terceiro momento deixamos pra explicar a importância das regras no jogo. Relação professor-aluno Aspecto cognoscitivo: pois estabelecemos uma atividade para que entendesse sobre as regras e sua importância. ou seja. apito e cone e giz. substituição. ( x ) Avaliação informal.

Local Quadra de Esporte municipal no setor da Escola. Tema: Handebol Objetivos Gerais:  Conhecimentos das regras e sua importância tanto no handebol como em outros ambientes Objetivos Específicos:  Regras do handebol em uma abordagem cultural. onde nós apitaremos com as regras oficiais do handebol. . 3º Momento Explicar que as regras oficiais são mais dificeis de entender mais com uma boa pesquisa e vivencia podemos entende las. Conteúdo: Regras oficiais Desenvolvimento: 1º Momento: Fazer um jogo de handebol sem regras 2º Momento Fazer um jogo.Quarto plano de aula Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino Fundamental Número de Aula: 2 aula Dia da Aula: 27/01/2015 Horário: 17: 00 às 17:50. Avaliação Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno. Recursos materiais Bola apito cone.

( ) Outras estratégias. Conteúdos Regras do Handebol 4. conversamos com eles e explicamos que a aula seria vivenciar o jogo de handebol com as regras e sem regras para ver se eles conseguiam notar a diferença e a importância das regras. Descrição de como foi desenvolvido: 1º momento No primeiro momento depois que os alunos trocaram de roupas no vestiário pra aula. Tema da cultura corporal Esporte 3. Mais antes de nós . Objetivo(s) da aula Conhecimento das regras no handebol e a importância das regras nas nossas vidas. ( ) Método de trabalho em grupo. ( ) Método de trabalho independente dos alunos. e explicamos também que o jogo de regras nós iriamos apitar.Quarta intervenção Número da aula: 04 Data da observação da aula: 27/ 01/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Hora: 17:50 ás 18:40 Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 29 1. Método de ensino adotado ( ) Método de exposição pelo professor. (x) Método de elaboração conjunta. 2.

separarmos as equipes. Local Quadra de esporte do colégio. 3º momento No terceiro momento fizemos a separação das equipes e apitamos na regra oficial. senão tudo se torna igual um jogo sem regras. nas perguntas na atenção. 7. e também pra se tornar um esporte agradável e competitivo. temos regras. No handeboll as regras são feitas para proteção do atleta. observando o interesse e a participação dos alunos. . Avaliação A avaliação informal. 6. 5. ou seja. mais em geral fizemos 10 minutos. na curiosidade e na participação pratica também. também tiveram dificuldades mais se adaptaram melhor. no primeiro instantes todos já foram estranhando. nós fizemos uma breve revisão sobre as regras básicas e percebemos que a meninas tinham mais dificuldades em entender algumas regras. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: 8. totalmente sem regras. leis. questionando que não era bom jogar assim. onde temos que obedecer e cumpri-las. 2º Momento No segundo fizemos um jogo sem regras onde podia fazer gol onde quiser tocar pra quem quiser. Recursos materiais Bolas. ( ) Avaliação formal. tornando tudo mais perigoso. cada um faz o que quer. baseado nessa resposta que já esperávamos explicamos que na vida também é assim. Relação professor-aluno Aspecto cognoscitivo: pois estabelecemos uma atividade para que entendesse sobre as regras e sua importância no jogo e na sociedade. depois das duas experiências perguntamos qual seria melhor todos disseram que com regras sem duvidas. apito colete. ( x ) Avaliação informal.

onde nas aulas passadas alguns alunos deixaram a desejar. Observações importantes: Participação de todos com mais animação. Avaliação .fazendo revesamento entre as equipes. Quinto plano de aula Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino Fundamental Número de Aula: 2 aula Dia da Aula: 28/01/2015 Horário: 17: 00 às 17:50. Tema: handebol Objetivos Gerais:  Vivenciar na pratica o jogo de Handebol. Recursos materiais Bola apito. 3º Momento Começar o jogo de handebol dividindo equipes de sete pessoas em cada.9. Objetivos Específicos:  Observar as regras e básicas. Local Quadra de esporte municipal no setor da Escola. 2 º Momento Fazer um leve aquecimento com todos primeiro em forma de brincadeira. Conteúdo: Regras oficiais do Handebol Desenvolvimento: 1º Momento: Explicar o objetivo da aula.

Conteúdos Regras do handebol 4. Tema da cultura corporal Esporte 3. Objetivo(s) da aula Conhecimento das regras oficiais no handebol e a importância das regras nas nossas vidas.Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno. conversamos com eles e explicamos que a aula seria vivenciar o jogo de handebol com as . ( ) Método de trabalho em grupo. Descrição de como foi desenvolvido: 1o momento No primeiro momento depois que os alunos trocaram de roupas no vestiário pra aula. 2. ( ) Método de trabalho independente dos alunos. Quinta intervenção Número da aula: 05 Data da observação da aula: 28/ 01/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Hora: 17:50 ás 18:40 Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 32 1. (x) Método de elaboração conjunta. Método de ensino adotado ( ) Método de exposição pelo professor. ( ) Outras estratégias.

apito colete. 2 o Momento Fizemos um aquecimento com os alunos com brincadeira que se chama centopeia.esse também passará a ser um pegador também até formar uma grande barreira e pegar o ultimo. . ( x ) Avaliação informal. por ainda não ter trabalhado técnicas com os alunos alguns ainda tiveram muitas dificuldades outros já tiveram facilidade por ter domínio no handebol.regras oficiais e que antes faríamos um aquecimento e pra que cada aluno não se preocupasse com a técnica e sim com as regras. Avaliação A avaliação informal. 6. na curiosidade e na participação pratica também. mais atingimos nosso objetivo foi que os alunos entendessem algumas regras do handebol. Relação professor-aluno Aspecto cognoscitivo: pois estabelecemos o jogo para que entendesse sobre as regras e sua importância no jogo.nas perguntas na atenção. Local Quadra de esporte do colégio. ( ) Avaliação formal. sobraram duas equipes que foi revezando com as outras que estavam jogando. 3 o momento No terceiro momento fizemos a separação das equipes e apitamos na regra oficial. 5. Na brincadeira gastamos 10 minutos. 7. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: 8. onde começa com uma pessoa que corre atrás dos colegas e ao tocar em algum colega . Recursos materiais Bolas. observando o interesse e a participação dos alunos .

eles entenderam os objetivos que era vivenciar na pratica as regras básicas do handebol. Conteúdo: Fundamentos básicos de handebol Desenvolvimento: 1º Momento: Explicar o objetivo da aula. 3º Momento . 2º Momento Fazer um leve aquecimento com todos com uma brincadeira. Sexto plano de aula Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino Fundamental Número de Aula: 2 aula Dia da Aula: 29/01/2015 Horário: 17: 00 às 17:50.9. e também depois usar o alongamento coletivo que todos irão fazer uma roda e alongar de forma conjunta. mesmo que alguns não tinham técnicas. Observações importantes: Participação de todos. Tema: Handebol Objetivos Gerais:  Fundamentos do Handebol Objetivos Específicos:  Passes e dribles.

Recursos materiais Bolas apito. 2. Sexta intervenção Número da aula: 06 Data da observação da aula: 29/ 01/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Hora: 17:50 ás 18:40 Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 36 1.No terceiro momento em uma forma de brincadeira iremos trabalhar o quique da bola pensando em trabalhar o drible.todos os alunos espalhado na quadra estarão com bolas e um será o o pegador cujo o objetivo e driblar e não ser pego onde de forma ludica trabalharemos um fundamento do handebol que é o drible. Objetivo(s) da aula Trabalhar os fundamentos do handebol. Local Quadra do colégio Avaliação Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno. Tema da cultura corporal .

onde delimitamos a marcação da quadra para que todos os alunos ficassem espalhados e um . (x) Método de elaboração conjunta. 4. uma das regras foi que se alguém colocasse a bola pra fora da roda iria se tonar o bobinho como não tinham muita pratica com a brincadeira eles trocaram rapidamente de lugares fazendo assim que todos participassem. ( ) Método de trabalho independente dos alunos. ( ) Outras estratégias.Esporte 3. Conteúdos Passes e dribles fundamentos básicos. conversamos com eles e explicamos que a aula seria conhecer os fundamentos básicos do handebol como o passe e o drible e condução de bola. Descrição de como foi desenvolvido: 1º momento No primeiro momento depois que os alunos trocaram de roupas no vestiário pra aula.em quanto isso os que estavam fazendo a roda tinha que ficar trocando passe para que o que estava no centro da roda não pegasse. 2º momento Fizemos um aquecimento com os alunos com a brincadeira que se chama popularmente de “bobinho” onde fizemos a roda e um foi escolhido pra começar no meio da roda o objetivo era tocar na bola . ( ) Método de trabalho em grupo. Método de ensino adotado ( ) Método de exposição pelo professor. 3º momento No terceiro momento usamos outra brincadeira com o objetivo de treinar o drible.

Local Quadra de esporte municipal no setor da escola. ( x ) Avaliação informal. mais em geral foi ótimo. Creio que atingimos nossos objetivos. Recursos materiais Bolas. 7. mas nada que atrapalhasse o aprendizado deles. 6.nas perguntas na atenção.dos alunos se tornou o pego à diferença e que todos tinha que esta com a bola nas mãos. observando o interesse e a participação dos alunos . nesse momento aconteceram dificuldade com as meninas que não conseguiam correr com a bola. Sétimo plano de aula Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino Fundamental Número de Aula: 2 aula Dia da Aula: 03/02/2015 . apito cones. ( ) Avaliação formal. Relação professor-aluno A relação professor aluno nesta intervenção foi boa trabalhamos com atividades lúdicas e com elaboração conjunta. Avaliação A avaliação informal. Buscamos ter um dialogo pra que trouxessem os alunos pra nossa aula com o objetivo de incluído mais assiduamente nas aulas. Algumas alunas por falta de pratica teve dificuldades na execução das atividades. 5. e a participação de todos foi considerada boa. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: 8. na curiosidade e na participação pratica também.

Recursos materiais Bolas apito cones. 2º Momento Fazer um leve aquecimento com todos com uma brincadeira.Horário: 17: 00 às 17:50. e também depois usar o alongamento coletivo que todos irão fazer uma roda e alongar de forma conjunta. Conteúdo: Fundamentos básicos de Handebol Desenvolvimento: 1º Momento: Explicar o objetivo da aula. Avaliação Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno. Local Quadra de esporte municipal no setor da escola. Usaremos cones onde os alunos terão que passar em zig zag pra treinar o drible. frontal e quicado. Tema: Handebol Objetivos Gerais:  Fundamentos do handebol Objetivos Específicos:  Passes e dribles e condução. E em seguida condunção de bola. 3º Momento No terceiro momento trabalharemos os fundamentos com algumas tecnicas como o passe. . para executar os dribles.

Sétima intervenção Número da aula: 07 Data da observação da aula: 03/ 02/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Hora: 17:50 ás 18:40 Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 34 1. 4. ( ) Método de trabalho em grupo. fundamentos básicos. Método de ensino adotado ( ) Método de exposição pelo professor. (x) Método de elaboração conjunta. ( ) Método de trabalho independente dos alunos. Conteúdos Passes. Descrição de como foi desenvolvido: 1º momento . Tema da cultura corporal Esporte 3. dribles e condução de bola. Objetivo(s) da aula Trabalhar os fundamentos do Handebol 2. ( ) Outras estratégias.

No primeiro momento depois que os alunos trocaram de roupas no vestiário pra aula. conversamos com eles e explicamos que a aula seria dar continuidade na aula anterior e que iriamos aprofundar mais um pouco nas técnicas dos fundamentos passados na aula passada. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: . observando o interesse e a participação dos alunos . Primeiro fizemos uma demonstração de passe com a parte externa e com o peito do pé. devido a dificuldades de alguns alunos explicamos novamente e focamos na importância do pé de apoio perto da bola entre outras técnicas como posicionamento do corpo. Local Quadra de esporte do colégio.nas perguntas na atenção. 7. Recursos materiais Bolas. ( ) Avaliação formal. na curiosidade e na participação pratica também. em geral eles entenderam e absorveram muitas coisas. ganhava o grupo que completasse toda a fila primeiro 3º momento No terceiro momento fizemos quatro filas onde duas tinham cinco pessoas e nas outras duas filas de quatro pessoas cada uma das filas. 2º momento Trabalhamos uma brincadeira em forma de aquecimento onde fizemos duas filas de nove pessoas e o primeiro da fila tinha que passar a bola pro colega que estava atrás por baixo da perna. quando chegasse no ultimo ele corria com a bola pra ser o primeiro da fila e começar novamente. apito cones. mostramos como queríamos que fizessem. Avaliação A avaliação informal. somente com a perna direita depois tocamos pra perna esquerda. 6. 5. ( x ) Avaliação informal.

9. trabalhamos a importância de se entender alguns fundamentos em geral foi ótimo a participação de todos. Relação professor-aluno A relação professor aluno foi ótima buscamos interagir com os alunos deixando dar as opiniões deles sobre vivencia. Tema: Handebol Objetivos Gerais:  Fundamentos do Handebol Objetivos Específicos:  Passes e dribles e condução. Oitavo plano de aula Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino Fundamental Número de Aula: 2 aula Dia da Aula: 04/02/2015 Horário: 17: 00 às 17:50.8. 2º Momento . Conteúdo: Fundamentos básicos de Handebol Desenvolvimento: 1º Momento: Explicar o objetivo da aula. de como alguns já sabiam de alguns fundamentos. Observações importantes: A participação de todos nessa aula foi excelente. arremesso a gol.

3º Momento No terceiro momento faremos o jogo de Handebol. Local Quadra de esporte municipal no setor da escola. . Oitava intervenção Número da aula: 08 Data da observação da aula: 04/02/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Hora: 17:50 ás 18:40 Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 32 1. Objetivo(s) da aula Trabalhar os fundamentos do Handebol.Fazer um leve aquecimento com todos com uma brincadeira. Avaliação Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno. Depois fazer os fundamentos principalmente o arremesso a gol. Recursos materiais Bolas apito cones. e também depois usar o alongamento coletivo que todos irão fazer uma roda e alongar de forma conjunta.

3º momento Trabalhamos o jogo de handebol. 2º momento Fizemos um aquecimento com a roda de bobinho por 05 minutos que eles já conheciam e separamos o grupo. condução. (x) Método de elaboração conjunta. conversamos com eles e explicamos que a aula seria dar continuidade na aula anterior e que iriamos trabalhar oarremesso a gol com condução de bola. Descrição de como foi desenvolvido: 1º momento No primeiro momento depois que os alunos trocaram de roupas no vestiário pra aula. depois a pedido das meninas fizemos um só das meninas. fundamentos básicos. Método de ensino adotado ( x) Método de exposição pelo professor.2. ( ) Método de trabalho em grupo. ( ) Outras estratégias. Tema da cultura corporal Esporte 3. primeiro fizemos algumas demonstrações depois individualmente cada aluno foi fazendo o arremesso a gol com condução. primeiramente misturados meninas com meninos. . ( ) Método de trabalho independente dos alunos. arremesso a gol. 4. observamos dificuldades pra se entender alguns fundamentos perceberam que em geral foi de grande importância essa vivencia no handebol pra muitos. Conteúdos Drible.

apito.nas perguntas na atenção. 9. Local Quadra de esporte municipal no setor da escola. Relação professor-aluno A relação professor aluno foi ótima buscamos interagir com os alunos deixando dar as opiniões deles sobre vivencia. Observações importantes: Não houve. ( ) Avaliação formal. de como alguns já sabiam de alguns fundamentos. Recursos materiais Bola. na curiosidade e na participação pratica também. ( x ) Avaliação informal. Tema: Handebol Dia da Aula: 05/02/2015 . 7. observando o interesse e a participação dos alunos . 6.5. Nono plano de aula Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino Fundamental Número de Aula: 2 aula Horário: 17: 00 às 17:50. independentemente da dificuldade creio que a turma gostou em geral por vivenciar essa modalidade e seus fundamentos. trabalhamos a importância de se entender alguns fundamentos em geral foi ótimo a participação de todos. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: 8. Avaliação A avaliação informal.

fundamentos do handebol. Conteúdo: Regras. Desenvolvimento: 1º Momento: Depois de todos posicionados na quadra separa em quatro equipes e fazer um mine campeonato onde dois times jogam e depois dois times jogam por 15 minutos. Recursos materiais Bola apito. Local Quadra do colégio Avaliação Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno. interação entre os alunos. Nona intervenção Número da aula: 09 Data da observação da aula: 05/ 02/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia . o vencedor de cada jogo fará a final na ultima intervenção.Objetivos Gerais:  Campeonato Objetivos Específicos:  Observar o que aprendeu durante as aulas no jogo. 2º Momento Apitar os jogos e manter a organização da aula.

( ) Método de trabalho independente dos alunos. 4. Descrição de como foi desenvolvido: 1º momento No primeiro momento depois que os alunos trocaram de roupas no vestiário pra aula. ( ) Outras estratégias. explicamos que seria jogo nas duas ultimas aulas e que pra descontrair faríamos em forma de campeonato onde separamos a equipe. Conteúdos Campeonato de handebol. (x) Método de elaboração conjunta.Hora: 17:50 ás 18:40 Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 35 1. Tema da cultura corporal Esporte 3. . Método de ensino adotado ( x) Método de exposição pelo professor. Objetivo(s) da aula Campeonato de handebol. ( ) Método de trabalho em grupo. 2. 2º momento Depois que separamos a equipe falamos pra eles que seria dois jogos de 15 minutos o vencedor de cada jogo faria a final e os perdedores disputaria o terceiro lugar.

5. por isso nós buscamos não colocar muitas regras ou dar muita broncas pois decidimos trabalhar com o dialogo. Relação professor-aluno Nossa relação com os alunos aconteceu de forma significativa boa. observando o interesse e a participação dos alunos. 7.3º momento Os jogos aconteceram com a normalidade prevista. Observações importantes: Não houve. 9. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: 8. Recursos materiais Bola. Décimo plano de aula Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Professor/Estagiário: Mosair Jacob dos Santos . Avaliação A avaliação informal. apito. pois eles não atrapalharam a aula e participaram de uma forma boa. ( ) Avaliação formal. Local Quadra de esporte municipal do setor da escola. ( x ) Avaliação informal. nas perguntas na atenção. 6. na curiosidade e na participação pratica também. alguns participaram com mais entusiasmo outros com menos mais todos participaram pois essa foi a aulas que eles mais gostaram.

falamos sobre o que foi passado durante as 10 aulas. final das aulas. 2º Momento Deixamos alguns alunos falar o que gostaram mais a grande maioria não quis falar nada . Recursos materiais Bola apito. fundamentos do Handebol. 3º Momento Iniciamos o jogo pra fazer as finais e o terceiro lugar.só mostraram que gostaram demais das aulas.Turma: 6º e 7º ano Turno: Vespertino Ensino Fundamental Número de Aula: 2 aula Dia da Aula: 10/02/2015 Horário: 17: 00 às 17:50. pontos positivos e pontos negativos. . Conteúdo: Regras. interação entre os alunos. Em geral gostamos da participação e da nova experiência em ter trabalhado o handebol nas aulas de educação física. Desenvolvimento: 1º Momento: Agradecemos a participação falamos um pouco de nossos objetivos com a educação física. Tema: Handebol Objetivos Gerais:  Campeonato Objetivos Específicos:  Observar o que aprendeu durante as aulas no jogo. onde tudo ocorreu sem problemas foi bem vista a nossa intervenção pelo os alunos.

.Local Quadra de esporte municipal do setor da escola. 2. ( ) Outras estratégias. ( ) Método de trabalho em grupo. (x) Método de elaboração conjunta. Método de ensino adotado ( x) Método de exposição pelo professor. Decima intervenção Número da aula: 10 Data da observação da aula: 22/ 01/2015 Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Correia Hora: 17:50 ás 18:40 Estagiário: Mosair Jacob dos Santos Turma: 6º e 7º ano Quantidade de aluno na aula: 36 1. Objetivo(s) da aula Campeonato de Hanebol. ( ) Método de trabalho independente dos alunos. Avaliação Participação do aluno tendo o critério de comportamento de cada aluno. Tema da cultura corporal Esporte 3. Conteúdos Campeonato de Handebol 4.

Avaliação A avaliação informal. ( ) Avaliação formal.Descrição de como foi desenvolvido: 1º momento No primeiro momento depois que os alunos trocaram de roupas no vestiário pra aula. 5. 2º momento Depois que separamos a equipe falamos pra eles que seria dois jogos de 15 minutos o vencedor de cada jogo faria a final e os perdedores disputaria o terceiro lugar. alguns participaram com mais entusiasmo outros com menos mais todos participaram pois essa foi a aulas que eles mais gostaram. Descrição de como o professor desenvolveu e dos instrumentos utilizados: 8. 3º momento Os jogos aconteceram com a normalidade prevista. Relação professor-aluno . na curiosidade e na participação pratica também. apito. 6.nas perguntas na atenção. 7. explicamos que seria jogo nas duas ultimas aulas e que pra descontrair faríamos em forma de campeonato onde separamos a equipe. Local Quadra de esporte municipal do setor da Scola. Recursos materiais Bola. observando o interesse e a participação dos alunos . ( x ) Avaliação informal.

Nossa relação com os alunos aconteceu de forma significativa boa pois eles não atrapalharam a aula e participaram de uma forma boa. Observações importantes: Não houve. por isso nós buscamos não colocar muitas regras ou dar muita broncas pois decidimos trabalhar com o dialogo. 9. .