You are on page 1of 4

ESCOLA POLITÉCNICA BELO HORIZONTE - POLITECBH

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
GUILHERME WILLAN A. G. MIGUEL

DIESEL X BIODIESEL

BELO HORIZONTE
JULHO 2014

Óleo diesel Combustível derivado do petróleo. estimulada por um catalisador. isento de material em suspenção e com odor forte e característico. furgões. mais utilizada. fazendo com que o ar aspirado atinja temperatura superior a 500ºC. 3. ônibus. a esterificação ou pela transesterificação. 2. volátil. Esta última. É um produto inflamável. constituído basicamente de hidrocarbonetos e baixas concentrações de enxofre. caminhões. locomotivas. navios e aplicações estacionárias (geradores elétricos. fazendo com que o mesmo entre em ignição. É produzido a partir do refino do petróleo. Nos motores à diesel. tais como: automóveis.1. medianamente tóxico. o combustível é injetado na câmara de combustão. Desse processo . nitrogênio e oxigênio. por exemplo). o querosene e o gasóleo leve de vácuo. Diferentemente dos motores à gasolina ou álcool que aspiram uma mistura ar/combustível e têm uma ignição por centelha (velas de ignição). pequenas embarcações marítimas. Após esse processo de elevação da temperatura do ar. que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento. nos motores diesel ocorre apenas a aspiração de ar e a ignição se dá por auto-ignição do combustível. Pode-se adicionar outras frações como a nafta. límpido. máquinas de grande porte. o ar aspirado para o interior do cilindro é depois comprimido pelo pistão. consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol. Sua maior desvantagem é de ser derivado de uma fonte não renovável de energia. Biodiesel Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. obtido pelo processo de destilação atmosférica (óleo diesel leve e pesado). bem mais do que um motor à gasolina ou álcool. Introdução O óleo diesel e o biodiesel são utilizados em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicações.

amendoim. Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. pinhão manso.  Não faz-se necessária nenhuma modificação nos motores de ciclo diesel para misturas de até 20%. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de plantas oleaginosas como fonte de matéria-prima.  A produção intensiva da matéria-prima vegetal leva a um esgotamento das capacidades do solo. sua queima não contribuí para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera.também se extrai a glicerina. que podem ocasionar a destruição da fauna e da flora. 3. dendê (palma). O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo.  Possui alto ponto de fulgor. muitas espécies poderão deixar de existir. soja e milho. dentre outras. 3.  As lavouras de soja e dendê estão invadindo florestas tropicais. Como consequência desta invasão. .  É constituído de carbono neutro. ou seja. Desvantagens do Biodiesel  Não se sabe ao certo como o mercado irá assimilar a grande quantidade de glicerina obtida com a produção de biodiesel. Vantagens do biodiesel  É energia renovável. até o biodiesel puro. conferindo mais segurança no manuseio e no armazenamento. babaçu.2. tem origem renovável ao invés de fóssil. girassol. empregada para fabricação de sabonetes e diversos outros cosméticos. denominado B100. tais como mamona. Assim.1. Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se podem produzir o biodiesel.

Universo ambiental. Disponível em http://www. Referências bibliográficas MENEZES. Biodiesel: conceitos e características.com.0 mm2/s 37. Cogita-se que poderá haver um aumento nos preços dos alimentos. propriedades físico-químicas das formulações de diesel. ocasionado pelo aumento da demanda de matéria-prima para a produção do biodiesel. 4. Eliana et al.  O balanço de CO2 do biodiesel não é neutro.0-6.htm .universoambiental. Características físico-químicas do diesel e biodiesel Cor Ponto de fulgor mínimo Densidade Viscosidade Poder calorífico Número de cetanos Massa específica a 20ºC Ponto de ebulição Diesel Amarelo a vermelho 38. Conclusão Assim pode-se concluir que cada combustível apresenta vantagens e desvantagens e que ambos os recursos se equiparam. 6. Porto Alegre.br/Biodiesel/Biodiesel%20_Caract. mesmo sendo inúmeras vezes menor emissor que o diesel de petróleo. já que o diesel é favorável a partir de análises técnico-econômicas e o biodiesel apresenta vantagens ambientais.0 a 5. A escolha do mais eficiente deve ser feita conforme a área que mereça maior ênfase.85 g/cm3 2.0ºC 0.0 mm2/s 43.27 MJ/L 42 850-900 kg/m3 > 200ºC 5.0 MJ 47 820 a 850 kg/m3 288 a 338ºC Biodiesel Dourado a castanho escuro 100°C 0.88 g/cm3 3.