ESCOLA MUNICIPAL GERALDO DA CUNHA FERREIRA

PROJETO

ARAGOMINAS – TO
2014

ARAGOMINAS – TO 2014 .ESCOLA MUNICIPAL GERALDO DA CUNHA FERREIRA PROJETO Projeto a ser desenvolvido pelas professoras: Aparecida Eterna G. Nuns Lucas e Vanderli Lucia de Lima Alves como trabalho requisito para conclusão do curso do PROGESTÃO.

porque como educadores percebemos que nossos alunos estão cada vez mais agressivos e menos preocupados com a conservação do espaço escolar. é importante que haja um ambiente favorável. é que elaboramos esse projeto e iremos desenvolvê-lo. sendo assim. observando-se as possibilidades de promover o reconhecimento da diversidade de contextos culturais.JUSTIFICATIVA: A escola se encontra com algumas problemáticas que poderíamos citar como prioritária. para proporcionar o estreitamento das relações entre a escola e os alunos.IDENTIFICAÇÃO: Escola Municipal Geraldo Da Cunha Ferreira Turmas: Todas Período – Matutino/ Vespertino Números de alunos: Professores envolvidos: Todos DELIMITAÇÃO DO TEMA: Conservação do Patrimônio Público Escolar: Escola Municipal Geraldo da Cunha Ferreira 1. cabe a nós educadores encontrarmos meios de resgatarmos nesses alunos o conceito de cidadania e . Devido à escola estar em péssimas condições física e não ter nenhuma ação voltada para a situação. APRESENTAÇÃO O projeto TODOS PELA CONSERVAÇÃO DA ESCOLA será desenvolvido como estratégia para proporcionar aos estudantes a ampliação das experiências educativas. o despertarem e a formação de consciência da necessidade de vivencia coletiva e individual em espaço público e ampliar o universo da cultura do aluno. 2 . Além disso. A principal linha de ação deste projeto consiste em desenvolver atividades de conservação do patrimônio escolar. pois acreditamos que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida que temos a possibilidade de realizar um processo de conscientização dos nossos alunos em relação à preservação e conservação do patrimônio escolar. que alunos e professores sentem prazer em estar ali. porém a equipe escolar já está desenvolvendo projetos educacionais voltados para elas. Para que a aprendizagem aconteça.

 Organizar as carteiras na sala. o chão.  4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Promover e despertar o prazer de convivência num ambiente escolar.que os mesmos valorizem a sociabilidade e a higiene e adotem modos melhores com o intuito de garantir a aprendizagem e adquiram hábitos tais como:  Jogar lixo no lixo. . destacando as reivindicações dos alunos.OBJETIVO GERAL:  Fazer a higienização da escola e promover a conscientização dos alunos quanto à preservação desse patrimônio público. De forma a preservar o ambiente e o patrimônio da instituição como forma de melhorar suas condições de vida escolar. e as paredes limpas.  Despertar no aluno a reflexão sobre si mesmo e a realidade que o cerca. janelas.  Limpeza dirigida e contínua.pedagógico.  Reconhecer a importância da conservação do prédio escolar no processo ensino-aprendizagem. tornando-o agradável para o desenvolvimento das atividades escolares e comunitárias.  Limpar a lousa.  Montagem de um painel.  Preservar os trabalhos expostos pelos colegas. 3.  Não quebrar portas.  Pesquisa diagnóstica referente à higiene e limpeza da escola.  Manter as carteiras.  Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal. carteiras etc.  Oferecer condições para que o aluno desenvolva pensamento reflexivo e crítico acerca da temática.  Contribuir para o processo de socialização do aluno e sua integração na escola. através de um trabalho coletivo. para dirigir novas ações. bem como seu imobiliário e equipamento didático.

Também será organizada uma palestra abordando os seguintes assuntos:  O que seria Patrimônio Público. consistirá da apresentação do projeto para aos alunos em sala de aula. Dessa forma os alunos estarão preparados para as etapas seguintes. em relação a:  Lixo jogado no chão.  Demostrar aos alunos como a escola estava antes da higienização e a importância da conservação.  Organização das salas de aula.  Quais as ações corretas para conservação do Patrimônio Público Escolar. Haverá a participação dos alunos. Por mais que em nosso município ainda não desenvolve nenhum projeto de seleta do lixo.METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS Os procedimentos metodológicos serão divididos em momentos. . A partir da implementação desse projeto. No segundo momento. serão formados grupos de alunos responsáveis por observar os demais durante a aula. contendo informações sobre os atos certos e errados que influenciam no bem estar escolar e serão expostos na escola.5.  A importância da seleção do lixo. visto que a escola não tem recursos suficientes para realizar tal tarefa. que farão a confecção de cartazes. O primeiro deles será a solicitação da higienização da escola por parte da Secretaria Municipal de Educação. Fazer um pequeno relatório e entregar para o professor no final da aula.  Quais as ações negativas que proporcionam a escola um péssimo estado de ambiente. para que os mesmos possam ter o conhecimento do que será trabalhado. inclusive na hora do intervalo. é muito importante que os alunos compreendam como funciona esse processo. Os alunos também confeccionarão caixas com identificação sobre a seleta do lixo para que os alunos compreendam a importância de sabermos classifica-lo.

observando-se: .  Câmera fotográfica.  Data show.  Cola.  Dvd.  Caixas de papelão. 10-AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS: A avaliação será contínua de acordo com o desenvolvimento das atividades e a interação do educando.  Papéis diversos.  Tela de projeção.  Tesoura.6-CRONOGRAMA ATIVIDADES DATA CARGA HORÁRIA Elaboração do projeto Apresentação do projeto para turma 01/08 a 10/08/2014 10h 3h Palestra Confecção de cartazes Confecção de caixas para colocar o lixo seletivo 7-. 8-REGISTRO DO PROCESSO: Fotos durante a execução.  Fantoches. RECURSOS UTILIZADOS:  Questionário.  Cartazes.

Brasil Tropical. 11. setembro de 1983.  Sensibilizar e trazer para o projeto os professores e profissionais da escola que ainda não estão envolvidos de forma a garantir que as ações (planejadas coletivamente) sejam realizadas com todos os alunos. Preservação do Ambiente: Uma ação de Cidadania. Orlando € Crônicas no Blog Almanaque da Crônica.  Conservação das salas e pátio. 2007. quais os principais desafios da educação e informação?’. Dmerval. Escola e Democracia .eproinfo. 10.blogspot. A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos. mesmo sem termos esse processo de seleção aqui em nosso município para aproveitamento do mesmo através da reciclagem. . 2003. Patrimônio Público – Um bem a todos por: Orlando Souza. coordenadores e serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização. Onde:  Os professores.CONSIDERAÇÕES FINAIS Espera-se que com o desenvolvimento desse projeto os alunos tornem mais conscientes em quanto cidadão para a preservação do patrimônio publico. MORAN.com.  Participação dos alunos no que diz respeito à transformação esperada para a melhoria do espaço. http://www.mec. não devemos deixar os nossos alunos alheios a tal assunto que hoje é muito abordado no mundo inteiro.gov.br/. Também se espera que consigam classificar o lixo que produzem que saibam conceituar a coleta seletiva através de suas respectivas cores. “Na sociedade de hoje. Alunos e professores comprometidos com a ordem e limpeza de todo o espaço físico escolar.  Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.br http://cronicasdorlando. O zelar pela conservação do prédio. José Manuel.Polêmicas do nosso tempo. Fortaleza. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS SAVIANE. mobiliário e equipamentos. inclusive da escola que é a sua segunda casa. São Paulo. a sociedade da comunicação e informação. Djacyr de. SOUZA.  Espera-se que ao ver a realidade do seu cotidiano o aluno passe a enxergar os problemas do ambiente a qual ele já banalizou.

Vídeo: LIXO EXTRAORDINÁRIO. .Texto Informativo: Manutenção do Patrimônio Escolar.