You are on page 1of 8

CURSO: ENGENHARIA MECATRÔNICA

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
PRÁTICA N 4 – RETIFICADORES CONTROLADOS

Lucas Santana Figueiredo
Bruno Garkauskas Neto

OBJETIVOS  Analisar através de montagem e simulação os circuitos retificadores controlados alimentando carga R. MATERIAL  Módulo 01  Módulo 03  Módulo 05 ou Módulo 8448  Módulo 07 EQUIPAMENTO    Osciloscópio TDS 220 Microcomputador Multímetro digital TEMPO PREVISTO PARA EXECUÇÃO 2 (duas) semanas . R+L e R+L+E e comandados através do TCA 785  Determinar os principais parâmetros de performance dos retificadores.

Alimente o circuito. Reproduza o desenho da ligação entre os módulos. 3. Verifique o seu perfeito funcionamento observando a forma de onda de tensão na carga e sobre um dos SCR´s ao variar o ângulo de disparo.PROCEDIMENTO DA MONTAGEM Retificador Trifásico Controlado de Meia Onda 1. . Interligue os módulos de modo a obter um retificador trifásico controlado de meia onda alimentando carga R+L (R = 10  e L = 100 mH ou valores próximos destes) comandado através do TCA 785 e alimentação de 24 volts entre fase-neutro 2.

.

Ajuste d para 90 e comprove o item 4.4. Utilizando o ábaco de Puschlowski com d = 90. O regime de condução de corrente na carga θe<θd+120 θe<90+120 215<210 Regime contínuo b. . O valor de e Observando o grafico da questão 5 pode-se observar ângulo de 215 graus para θe 5. Anote as formas de ondas com as indicações necessárias. determine: a.

π)ʃ (127.π) ) θd Vomed=72.( cos(90) – cos(215) )+10.(2. Utilizando novamente o ábaco. Determine matematicamente o valor de Vomed comprovando-o na prática.π/3)-(1.03..29V 7. determine o novo valor de d para regime de condução .(2)^(1/2).( (π/2).6. θe Vomed=(3/2.

A carga tem função determinante nas formas de ondas observadas uma vez que. quando temos uma carga indutiva (resistor + indutor) ocorre a defasagem da forma de onda de corrente na carga. Com os resultados obtidos. 8.crítico. Olhando no ábaco pode-se perceber ângulo de disparo de 60 graus utilizando cos fi =1 e a=0. determine as regiões de: condução descontínua. Vomed=130. Determine o novo valor de Vomed comprovando-o praticamente. Comprove o item anterior observando e anotando as formas de ondas de tensão e corrente na carga e tensão sobre um dos SCR´s 9. Utilizando o CI TCA 785.6V 10. ângulo de extinção e tensão média na carga. A correte então altera todos os parâmetros envolvidos como. Para θd>60 Para θd<60 regime descontínuo regime contínuo CONCLUSÃO Na prática proposta foi possível analisar sistematicamente as formas de ondas geradas por uma carga (no caso motor) em um retificador controlado alterando o seu ângulo de disparo. Alterando o valor de θd e θe na fórmula do número 6 para θd=60 e θe=180. crítica e contínua (em função do ângulo de disparo). foi possível alterar constantemente o ângulo de disparo através de um .

potenciômetro. .O uso do CI TCA 785 foi fundamental pois sem o mesmo não séria possível alterar o ângulo de disparo dos SCR’s e o retificador não séria controlado.