You are on page 1of 4

LISTA DE EXERCÍCIOS – BIOQUÍMICA 2º AGRO, 2º ENG FLORESTAL

1- Lipídios com alto teor de ácidos graxos insaturados tendem a ter menor
ponto de fusão e apresentarem-se no estado líquido na temperatura
ambiente. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Explique sua resposta com
base nos seus conhecimentos sobre os lipídios.
2- Porque a gordura vegetal e hidrogenada foi e ainda é utilizada em larga
escala na industria de alimentos? Explique com base na química de
lipídeos.
3- Explique, com base em características químicas, por que o óleo de canola
quando exposto ao oxigênio se deteriora mais rapidamente que o óleo de
girassol na mesma condição.
4- Explique a importância os esteróis para a estrutura das membranas das
células eucarióticas.
5- O colesterol é um exemplo de esteróide que pode ser nocivo à saúde,

acumulando-se nas paredes internas dos vasos sanguíneos e reduzindo a
passagem de sangue para o corpo. Explique:
a) onde é sintetizado.
b) suas principais funções.
c) o colesterol é uma proteína, um carboidrato, um lipídio ou um
aminoácido.
d) sua estrutura não pode ser metabolizada a CO2 e H2O em seres
humanos.
6- Diferencie glicerofosfolipídeos, triacilgliceróis e esfingolipídeos realçando
seus constituintes.
7- Sobre os triacilgliceróis responda:
a) Escreva a fórmula estrutural de um triacilglicerol e o nome das partes que o
compõe.
b) Cite 3 funções destes compostos nos seres vivo
8-Explicar o processo β oxidação dos ácidos graxos: Analisar as etapas 1, 2, 3, 4 e
dizer que tipo de reação que está ocorrendo e quais as enzimas presente em cada
etapa.

são geralmente sólidos à temperatura ambiente. com exceção do peixe. Em certa temperatura. sob a ação do oxigênio atmosférico acelera muito o mecanismo de deterioração dos óleos e gorduras. os triglicerídios que contenham ácidos graxos insaturados. d) A estrutura em anel do colesterol não pode ser metabolizada a CO 2 em seres humanos. 5) a) O colesterol é sintetizado por praticamente todos os tecidos em seres humanos. 2) A hidrogenação consiste na saturação da dupla ligação com hidrogênio. cujos ácidos graxos são na maioria insaturados. Mas o de canola é decorrente do alto teor deste tipo de gordura. intestino. 4) As membranas animais possuem o colesterol. e as células vegetais possuem outros esteróis. hormônios esteroides e vitamina D. testículos e placenta façam as maiores contribuições ao colesterol corporal. e funciona como precursor dos ácidos biliares. pela ação da hidrólise. menos fluida será a membrana. quanto maior a concentração de esteróis. importantes para o controle da fluidez das membranas. Ambos os Óleo conhecido são monoinsaturado. No processo de hidrogenação catalítica pode haver formação de ligações duplas trans. 3) Isso é devido ao teor de ácidos graxos presente nesses óleos. o qual é transportado ao intestino para eliminação. . A hidrogenação incompleta nas ligações duplas faz com que a margarina fique mais pastosa. solidificando.RESPOSTAS 1) Verdadeira. Pois os lipidios não possuem duplas ligações. Logo o anel esterol intacto é eliminado do corpo por conversão em ácidos biliares. O oxigênio que entra em contato com o óleo e a partir de sua superfície leva a alterações oxidativas. fundamental para o seu funcionamento normal. comparado ao de girassol. os quais são excretados nas fezes e secreção do colesterol na bile. embora o fígado. ou seja. As gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados. o que pode ser prejudicial à saúde se consumido em grande quantidade. Contem menos teor de gordura saturada. como por exemplo: é um componente de todas as membranas celulares. dessa forma. gorduras trans. c) O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente no organismo humano. oxidação e termo oxidação. ou seja. b) Realiza uma série de funções essenciais no corpo. córtex adrenal e tecidos reprodutivos incluindo ovários. sendo que uma parte desse colesterol no intestino é modificada por bactérias antes da excreção. E o aquecimento intermitente. Esse processo é utilizado para a produção de margarinas. óleos com ácidos graxos saturados são mais estáveis do que os insaturados.

vale lembrar. produzidos e armazenados nos organismos vivos para fins de suplente fomentar. os quais não precisam ser necessariamente iguais. Triacilglicerol é nome genérico de qualquer tri-éster oriundo da combinação do glicerol (um triálcool) com ácidos. O glicerofosfolipídeo de estrutura mais simples é o ácido fosfatídico (ou fosfatidato). os neurônios . Os glicerofosfolipídeos mais comuns são originados da esterificação do fosfatidato a ácido fosfórico. através de ligações do tipo éster. Os ácidos graxos que participam da estrutura de um triacilglicerol são geralmente diferentes entre si. 7) a)Os triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol. no qual as três hidroxilas (do glicerol) sofreram condensação carboxílica com os ácidos. que é formado por uma molécula de glicerol esterificada a dois ácidos graxos nos carbonos 1 e 2.os quais. Esfingolipídeos ou esfingomielinas são lipídeos conjugados presentes entre as células nervosas. não se tocam uns aos outros .6) São derivados do glicerol que contêm fosfato na sua estrutura. principalmente ácidos graxos. um triálcool de 3 carbonos. acelerando o processo de transmissão do impulso nervoso.e funcionam porque uma espécie de "lubrificante". Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos porque óleos ou gorduras (ver óleo vegetal e gordura). Fonte: Portal São Francisco/Lipídeos . e a ácido fosfórico no carbono 3.

. As reações de C-oxidação consiste em uma sequência de quatro reações que resultam no encurtamento da cadeia de ácidos graxos em dois carbonos. enquanto que o NAD é reduzido a NADH2. O produto da oxidação completa dos ácidos graxos até CO2 e H20 é 9 kcal/g de gordura. e são armazenados nas células do tecido adiposo.2) Ocorre uma oxidação. utilizando uma molécula de ATP. por meio da enzima desidrogenase.4) O álcool é oxidado para formar um grupo funcional cetônico.3) Uma reação de hidratação (adição de água). As principais rotas para o catabolismo de ácidos graxos. função de substâncias de reserva e fonte de energia. na qual fragmentos de dois carbonos são sucessivamente removidos da extremidade carboxila da acil CoA graxa. através da enzima hidratase. por meio da enzima desidrogenase.b) A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia. gerando um grupo alcoólico (hidroxila). e fornece por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos. produzindo acetil CoA. São armazenados em uma forma desidratada quase pura.1) O ácido graxo é ativado quando a coenzima-A se incorpora à estrutura do AG. 8) Os ácidos graxos depositados no tecido adiposo na forma de triacilglicerol neutro servem como a principal reserva de combustível do corpo. principalmente. dois átomos de H são removidos. formando-se a coenzima reduzida FAH2 e aparecendo uma dupla nos carbonos  e  do AG.