2º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo

Trabalho realizado por: Vanessa nº14 Sandrina nº12 Izilda nº

Introdução

O nosso trabalho tem como finalidade, perceber como funciona uma recepção e como ela se caracteriza. No entanto, para percebermos melhor como funciona uma recepção optámos por escolher a agência de viagens Best Travel do Centro Comercial das Palmeiras, no qual, após um telefonema para a mesma, foi-nos logo demonstrado muita simpatia e disponibilidade para nos receber. No dia 25 de Fevereiro (Quinta-Feira) pelas 15:30h, deslocámo-nos até à Agência de Viagens Best Travel para realizar o questionário. Fomos atendidas pelo Sr. Pedro, que se demonstrou muito prestável e que nos pôs de imediato muito à vontade.

A Best Travel é a maior rede de Agências de viagens em Franchising, tendo cerca de 80 lojas, estrategicamente instaladas em todo o país. Promovem o desenvolvimento de mais e melhores soluções, mais próximas dos gostos e necessidades dos consumidores – na imaginação, na qualidade, no sentido prático e no preço. Assim, a Best Travel só sente que terminou a sua missão, quando o cliente regressam das suas viagens 100% satisfeitos.

Rua: Rua Eugénio Santos L44 C.P./Cidade: 2780-105 Oeiras Telefone: 214 565 136 Fax: 214 565 138

Recepção

A recepção desta agência, em termos dos recursos humanos, recursos materiais e recursos técnicos apresenta uma grande variedade.

Recursos Humanos: No que diz respeito aos recursos humanos, neste momento estão a trabalhar na agência duas pessoas, e essas pessoas são eles quem atendem os clientes que por la passam durante os seus períodos de trabalho.

Recursos Materiais:

Na agência Best Travel do centro comercial das Palmeiras podemos encontrar vários recursos materiais, desde dos mapas, folhetos, brochuras até aos globos.

Recursos Técnicos: • No que diz respeito aos recursos técnicos, na agência trabalham com dois computadores, um computador portátil, impressora, fax, telefone.

Programas que utilizam e funções que desempenham

Para realizar a maior parte das suas tarefas, o programa que costumam utilizar é o Galileu, também costumam utilizar sites on-line dos seus operadores.

Desempenham várias funções, desde o atendimento ao público, vendas, informar os clientes até aconselhamento de alguns destinos turísticos.

Entrevista

Questões:

1. Quantas pessoas ficam na recepção? 2. Quantas línguas e quais falam? 3. Que funções exercem cada um deles? 4. Com que tipo de materiais trabalham? 5. Que tipo de programas utilizam? 6. Como é que descreve um recepcionista desta empresa? 7. Como é que reage numa situação em que o cliente se sente satisfeito e reage duma maneira mais fria? 8. Que tipo de dificuldades encontra em ser recepcionista? 9. Como chegou a esse cargo?
10. Quais as vantagens de ser recepcionista? 11. .Acha que é bem pago pelas funções que exerce?

12. Aconselha alguém a seguir esta profissão?

Entrevista

Respostas:

1. Trabalham aqui duas pessoas.

2. Falo três línguas, Inglês, Francês e o nosso Português.

3. Todos temos as mesmas funções, atendimento ao público, venda, informar. 4. Nós trabalhamos com dois computadores, um portátil, papel, fax, telefone, impressora. 5. Os programas que utilizamos são os seguintes, GDS, Galileu, todos os sites on-line com os nossos operadores, para além disso também fazemos alguns extras para os nossos clientes, como ir ao Google maps e tirar algumas direcções de alguns locares que não nos compete a nós fazer.
6. “Somos os melhores”, a principal característica de uma recepção para

o senhor Pedro é tentar perceber o gosto do cliente, meter o cliente a vontade, explicar que tem que dar alguns dados. Diz também que cada cliente tem o seu próprio gosto, aconselha um destino que os clientes possam ou não gostar. 7. Teve algumas reclamações depois da viagem. Pedem sempre aos clientes que caso tenham algum problema na viagem, para avisarem logo, para poderem resolver o problema, mas muitas vezes muitos queixam-se de problemas que a agência não tem nada a ver, que não pode fazer nada, alguns exemplos: perda de voo, comida, falta de acolhimento etc. 8. Há coisas que tem mais facilidades em fazer e aquelas que têm mais dificuldades e que demoram mais tempo a fazer. 9. Antes de vir trabalhar para uma agência de viagem ia trabalhar como professor de Educação Física, até porque sou licenciado em Educação Física.

10. As vantagens são: ter emprego, engraçado, também temos contacto com o público, conhecemos pessoas e coisas novas.
11. Da para o gasto.

12. Aconselho, é divertido.

Bibliografia

http://www.besttravel.pt/franchising/ As fotos foram tiradas na Agência, onde foi feita a entrevista.

Conclusão Gostámos de realizar este trabalho, pois teve como principio entrevistar alguém da área do turismo, nomeadamente alguém que trabalhasse com a recepção. A nossa entrevista correu muito bem, fomos bem recebidas. O técnico revelou-se muito divertido, respondendo a todas as questões colocadas de

maneira a não tornar a entrevista monótona. Contou-nos alguns episódios ocorridos na agência, com clientes e empregados. No que diz respeito ao espaço, é um bom espaço para trabalhar, consegue chamar a atenção das pessoas, ficando numa das entradas do Centro Comercial das Palmeiras. Dentro da agência existem prateleiras com alguns folhetos para quem precisar de informações, sofás e cadeiras para caso os clientes queiram sentar-se enquanto são atendidos ou esperam para serem atendidos. O espaço podia ser um pouco maior, pois devem caber por volta de 7 pessoas. No que diz respeito a organização esta bem organizado e o facto de se localizar num centro comercial faz com que tenha mais procura.