Planificação Transdisciplinar Anual

2008/ 2009

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA COMBA DÃO
PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LECTIVO DE 2008/09
GEOGRAFIA 8º ANO

1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO

INÍCIO 15-09-08 05-01-09 14-04-09

CALENDÁRIO ESCOLAR TERMINUS INTERRUPÇÕES 18-12-08 17 Dez. a 2 de Jan. 27-03-09 23 a 25 de Fev. e 17 a 30 de Março 19-06-09

AULAS APRESENTAÇÃO AV. DIAGNÓSTICA AV. FORMATIVA AVALIAÇÃO AUTO-AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS Nº TOTAL PREVISTO

Aulas de 45 Minutos 1º P 2º P 1 1 2 2 2 2 1 1 20 27 18 23

3º P 2 2 1 13 18

TOTAL 1 1 6 6 3 51 68

Planificação Transdisciplinar Anual
2008/ 2009

À DESCOBERTA DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO 8º ANO – PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Total de aulas previstas Apresentação Avaliação Autoavaliação Ensino/Aprendizagem Aulas previstas para o 1º período Apresentação Avaliação Autoavaliação Tema: " A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES " Subtema:"Relevo" Unidade: “Dinâmica do litoral” Subtema: "Riscos e Catástrofes Naturais" Unidade: “Causas das catástrofes naturais” Unidade: ”Efeitos sobre o homem e sobre o ambiente” Tema: " POPULAÇÃO E POVOAMENTO " Subtema: " População " Unidade: “Evolução da população e comportamentos dos indicadores Demográficos” Aulas previstas para o 2º período Avaliação Autoavaliação Tema: " POPULAÇÃO E POVOAMENTO " Subtema: " População " Unidade: “Distribuição da população e seus factores” Subtema:"Mobilidade " Unidade: “Tipos de migrações” Unidade: “ Fluxos migratórias” Unidade: “Causas e consequências das migrações” Subtema: " Áreas de fixação humana " Unidade. “Urbanização e ruralidade”
Aulas previstas para o 3º período Avaliação Autoavaliação Tema: " POPULAÇÃO E POVOAMENTO " Subtema: " Áreas de fixação humana " Unidade: “Modos de vida em meio urbano e em meio rural” Subtema: " Diversidade Cultural " Unidade: ”Factores de identidade e de diferenciação das populações” Tema: " ACTIVIDADES ECONÓMICAS" Subtema: " Actividades Económicas: recursos, processos de produção e sustentabilidade " Unidade: “Exploração dos recursos naturais”

68 1 13 3 51 26 1 5 1 4 1

2 1 15 15 23 4 1 18 6 3 3 3 3 18 4 1 9 4 5 4

4

À DESCOBERTA DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO MEIO NATURAL TERRA: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES

Objectivos/ Competências

Conteúdos MEIO NATURAL

Transversalidade

Recursos

Avaliação

Tempo

Período

* Compreender a acção do mar sobre a linha de costa * Conhecer os processos de evolução do litoral

O Relevo: Dinâmica do litoral

C.N. 7.º ano Actividade Vulcânica e sísmica; riscos e protecção das populações; C.N. 8º ano Catástrofes naturais provocadas pelo homem.

* Análise de imagens sobre a evolução da linha de costa devido à acção do mar.

As catástrofes naturais. .Causas das catástrofes naturais efeitos sobre o homem e sobre o ambiente. e

* .Reconhecer as forças internas e externas da Terra enquanto génese de catástrofes naturais. .Indicar as consequências que essas forças provocam na natureza e nas actividades humanas. .Referir formas possíveis para prever e minimizar os efeitos das catástrofes naturais.

EMRC Ecologia e valores: Acção Humana sobre o ambiente natural e equacionar respostas adequadas INGLÊS Problemas ambientais e vida animal L.P. (9º ano) – “Os lusíadas”, as tempestades. Área Projecto (TIC) Defesa do Ambiente –

Realização de trabalhos de grupo para identificar riscos e avaliar as consequências naturais utilizando as diferentes etapas da investigação geográfica. Realização de debate para confrontar pontos de vista e apresentar propostas de solução para reduzir os riscos das catástrofes naturais.

Participação oral Trabalhos de casa Fichas de Trabalho Análise:  Mapas  Gráficos

1

3

Dados estatísticos Trabalho de Grupo 1º

À DESCOBERTA DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO MEIO NATURAL: POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Objectivos/ Competências *Conhecer conceitos básicos sobre população *Interpretar gráficos da evolução da população mundial *Caracterizar os diferentes indicadores demográficos: -Taxas: natalidade; mortalidade; mortalidade infantil; crescimento natural. -Índice Sintético de fecundidade -esperança média de vida *Realizar cálculos com os indicadores demográficos. *Distinguir diferentes períodos da evolução da população mundial. *Justificar diferentes períodos da evolução da população mundial. *Distinguir países desenvolvidos de países em desenvolvimento. *Caracterizar a evolução demográfica nos países desenvolvidos/em desenvolvimento *Justificar porque há países com diferentes tipos de evolução populacional. *Caracterizar a evolução demográfica de Portugal, continente europeu e do Mundo *Conhecer alguns indicadores demográficos do concelho de S.C.Dão.

Conteúdos POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Transversalidade

Recursos

Avaliação

Tempo

Período

População: Evolução da população e comportamento dos indicadores demográfico

CN 9º ano Indicadores do estado de saúde uma população. Medidas de acção para a promoção da saúde.

Identificação de países do mundo num mapa mudo Análise de mapas e gráficos do manual e de Atlas Geográfico

Participação oral Trabalhos de casa Fichas de Trabalho Análise:  Mapas  Gráficos

ED. Tecnológica: Tecnologia e desenvolvimento social

HISTÓRIA Compreender a Demografia Medieval (Antigo regime) e Novo Regime Demográfico/Revolução Agrícola

Tratamento gráfico e cartográfico das variáveis demográficas de diferentes países, de dados recolhidos

Dados estatísticos Trabalho de Grupo

7

Av. Sumativa

À DESCOBERTA DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO MEIO NATURAL POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Objectivos/ Competências *Compreender a transição demográfica. *Construir e interpretar pirâmides etárias *Classificar indicadores demográficos a partir de pirâmides etárias. *Caracterizar os países jovens / países envelhecidos. *Conhecer as características demográficas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento *Justificar porque há países com diferentes tipos de evolução populacional. *Dar exemplos concretos de Portugal e de outros países para reconhecer a existência de população com estruturas etária contrastadas. *Enumerar algumas medidas capazes de inverter a tendência a tendência demográfica nos diferentes países. *Caracterizar e justificar as principais políticas populacionais. *estudar o caso português.

Conteúdos POPULAÇÃO E POVOAMENTO População: Evolução da população e comportamento dos indicadores demográfico (cont.)

Transversalidade

Recursos

Avaliação

Tempo

Período

Identificação de países do mundo num mapa mudo Ed.Visual Representação de estruturas Matemática Sequências, funções e gráficos Construção de pirâmides etárias Análise de mapas e gráficos do manual e de Atlas Geográfico

Participação oral Trabalhos de casa Fichas de Trabalho Análise:  Mapas  Gráficos 1º Dados estatísticos Trabalho de Grupo 8

Tratamento gráfico e cartográfico das variáveis demográficas de diferentes países, de dados recolhidos Av. Sumativa

Vídeo e debate sobre as políticas natalistas e antinatalistas

À DESCOBERTA DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO MEIO NATURAL: POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Objectivos/ Competências

Conteúdos População:

Transversalidade

Recursos .Identificação de países do mundo num mapa mudo .Análise da mapas e gráficos do manual e de Atlas Geográfico .Tratamento gráfico e cartográfico das variáveis demográficas de diferentes países, de dados recolhidos .Construção e interpretação de mapas para identificar os grandes fluxos migratórios, evidenciando as áreas de partida e de chegada. .Realização de simulações e de jogos, para identificar causas da tomada de decisão dos migrantes, a partir das características das áreas de partida chegada.

Avaliação

Tempo

Período

*Analisar e interpretar planisférios e mapas para localizar concentrações demográficas e vazios humanos *Justificar as grandes concentrações humanos e os vazios demográficos .Conhecer os principais tipos de migrações .Referir / distinguir os diferentes tipos de migrações internas e externas .Referir os principais fluxos migratórios intercontinentais / intracontinentais. .Referir os principais fluxos migratórios nacionais.

Distribuição e seus factores

Mobilidade Tipo de migrações Fluxos migratórios Causas e consequências das migrações

L.P. (11º ano) “Poesia de Cesário Verde” – êxodo rural

Participação oral Trabalhos de casa Fichas de Trabalho Análise:  Mapas  Gráficos  Dados estatísticos Trabalho de Grupo

6 2º

3

EMRC Vontade de obter condições de bem-estar no imediato sem prevenir as consequências negativas

3

.

3

Av. Sumativa

À DESCOBERTA DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO MEIO NATURAL: POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Objectivos/ Competências *Localizar grandes aglomerações urbanas no mundo. *Comparar os modos de vida da população urbana e rural.* Elaborar uma lista diversificada de funções para comparar lugares de diferentes dimensões.*Recolher informação sobre os espaços urbanos e rurais em Portugal e de outros países,*Analisar problemas concretos das áreas urbanas de países desenvolvidos em vias de desenvolvimento, para reflectir sobre possíveis soluções *Dar exemplos concretos de Portugal, da Europa e do Mundo, para reconhecer a existência de populações com características diferente, a partir da recolha de informação em atlas, livros, enciclopédias, filmes, CD-ROMS e internet. *Analisar mapas, fotografias, vídeos ou outro material audiovisual de diferentes regiões, para distinguir lugares com características e dimensões populacionais diferentes.

Conteúdos

Transversalidade

Recursos .Realização de debates para analisar e reflectir as formas de coexistência dos diferentes grupos, num determinado território.

Avaliação Participação oral Trabalhos de casa Fichas de Trabalho Análise:  Mapas  Gráficos 

Tempo

Período

3

Áreas de fixação humana: Urbanização e ruralidade Estrutura das áreas urbanas Modos de vida em meio urbano e em meio rural. Francês A vida na cidade ED. Tecnológica: Tecnologia e desenvolvimento social

.Conhecer as características de vida dos alunos de Leste, de África e dos portugueses .Realização de entrevistas / inquéritos e actividades complementares na aula, para evidenciar as mudanças funcionais que ocorrem no espaço urbano. .Construção de quadros de dados, gráficos, mapas e pequenos textos para apresentar a informação recolhida. .Debate sobre os problemas urbanos.Identificação de países do mundo num mapa mudo .Construçãode pirâmides etárias

4 Realização de entrevistas / inquéritos e actividades complementares na aula, para evidenciar as mudanças funcionais que ocorrem no espaço urbano.

Diversidade cultural Factores de identidade e de diferenciação das populações.

L.P. (11º ano) – “A obra de Cesário Verde”

HISTÓRIA Revolução industrial

5

À DESCOBERTA DE PORTUGAL, DA EUROPA E DO MUNDO MEIO NATURAL:
ACTIVIDADES ECONÓMICAS

Objectivos/ Competências Construir e interpretar mapas e planisférios para localizar áreas de: extracção mineira, actividade piscatória, agricultura de mercado e de subsistência, concentração industrial, diferentes tipos de turismo Redes de transportes com diferentes índices de conexão .Elaborar quadros com listagens de exemplos de actividades económicas para distinguir os diferentes sectores de actividade. .Distinguir dos sistemas de agricultura tradicional e sistemas de agricultura moderna, referindo as principais produções agrícolas.

Conteúdos

Transversalidade CN 8º ANO Gestão sustentável recursos

Recursos

Avaliação Participação oral Trabalhos de casa Fichas de Trabalho Análise:  Mapas  Gráficos Realização de entrevistas / inquéritos e actividades complementares na aula, para evidenciar as mudanças funcionais que ocorrem no espaço urbano.

Tempo

Período

ACTIVIDADES ECONÓMICAS: Actividades económicas: recursos, processos de produção e sustentabilidade

dos Construção de quadros de dados, gráficos, mapas e pequenos textos para apresentar a informação recolhida. Análise de mapas e gráficos do manual e de Atlas Geográfico 3º

FQ 7º ano (fim) Fontes e formas de energia. ED. Tecnológica. Acumulação e transformação de energia

Agricultura

4

Av. Sumativa