You are on page 1of 12

mod11b

11/21/03

3:31 PM

Page 105

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT

TERMINAL FINANCEIRO GTECH

11.3 - MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT
11.3.1 - APRESENTAÇÃO 

Este manual visa orientar o empresário lotérico para a escolha e adequação de um local
para instalação de um ambiente lotérico, garantindo a boa conservação e perfeito funcionamento dos equipamentos GTECH. 
Fica sob responsabilidade do empresário lotérico a escolha do local e também todos os
custos envolvidos na execução de obras de infra-estrutura para a instalação dos equipamentos, sendo estes itens sujeitos à vistoria e aprovação da GTECH. 
É fundamental que todos os itens para escolha e adequação do local contidos neste
manual sejam observados para garantir o funcionamento correto dos equipamentos e evitar a desaprovação das instalações por parte da GTECH. 
As instruções contidas neste manual são referenciadas à três itens a saber:
• Instalação Física
• Instalação Elétrica
• Instalação da Antena

Vigência: 07/11/2003

Guia de Gerenciamento Empresarial

105

chuva.mod11b 11/21/03 3:31 PM Page 106 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT Módulo 11 . . é necessário solicitar à concessionária de energia elétrica local para fornecer a alimentação elétrica . devendo ser instalado circuitos independentes para : . INSTALAÇÃO ELÉTRICA 1 -CONFIGURAÇÃO GERAL Para a instalação elétrica nos empresários lotéricos é necessário observar o tipo de local em que as instalações serão executadas. como por exemplo um Shopping Center.Tomadas para os terminais lotéricos e receptor de satélite. o empresário lotérico deve possuir um quadro de distribuição de energia elétrica próprio. vandalismo. A instalação pode ser em um local com infra-estrutura elétrica já existente. Em ambos os casos. DISJUNTOR PARA ILUMINAÇÃO DISJUNTOR PARA TOMADAS DE USO GERAL DISJUNTOR PARA OS TERMINAIS LOTÉRICOS E RECEPTOR DE SATÉLITE 106 Guia de Gerenciamento Empresarial QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA Vigência: 07/11/2003 . sendo esta inacessível à qualquer pessoa não autorizada pelo empresário lotérico ou pela GTECH.Iluminação (dimensionado de acordo com a carga).GTECH INSTALAÇÃO FÍSICA A loja de um empresário lotérico deve possuir uma estrutura que abrigue os equipamentos de qualquer agente externo.Tomadas de uso geral (dimensionadas de acordo com a carga). como sol. . caso contrário.

5 mm_ quando a distância do quadro de distribuição de energia elétrica e a primeira tomada for de.TIPO DE TOMADA Deve-se utilizar tomadas de 3 pinos. isolado da carcaça do quadro. deve-se usar então um fio de bitola superior ( 4mm_) . ATENÇÃO: DEVERÁ SER INSTALADA UMA TOMADA PARA CADA TERMINAL !!! Vigência: 07/11/2003 Guia de Gerenciamento Empresarial 107 . O fio do terra lógico não poderá ter diâmetro menor que os demais fios. juntamente com uma caixa de 4” x 2” e um espelho de proteção. Este circuito pode alimentar até 3 terminais. Se a distância for superior à 50 metros. pode-se utilizar desta infra-estrutura para proteger os equipamentos no empresário lotérico.mod11b 11/21/03 3:31 PM Page 107 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT TERMINAL FINANCEIRO GTECH Cada circuito elétrico dimensionado para os terminais lotéricos e receptor de satélite. 50 metros. DISJUNTOR 15A Um sistema de malha de terra deve ser construído de acordo com o item 9 e instalado um barramento de cobre específico no quadro de distribuição de energia. deve ser protegido por um disjuntor de 15A(110Vca) ou 10A(220Vca).BITOLA DO FIO Utilizar nas instalações elétricas. 2 . a fim de padronização. fio rígido de cobre de 2. a seguinte codificação de cores para a fiação: FASE NEUTRO TERRA LÓGICO (F) (N) (T) - Vermelho Azul claro Verde 3 . para ser distribuído para o terceiro pino das tomadas que alimentam os terminais lotéricos. no máximo. Em edificações que possuam uma barra de distribuição para o terra lógico. Recomenda-se. conforme figura abaixo. sendo que cada terminal deve ser alimentado por uma tomada independente.

mod11b 11/21/03 3:31 PM Page 108 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT Módulo 11 . condicionadores de ar. para a parte interna pode-se utilizar canaletas de PVC com tampa de 22mmx22mm. nos trechos com curva de 90o é necessário utilizar uma caixa para cada curva..GTECH 4 . rádio comercial.5” para a passagem do cabo coaxial que interliga a antena ao receptor de satélite. ruídos ou oscilações na rede. as instalações elétricas para o terminal devem ser independentes. 6 . ou seja. a instalação de um eletroduto do tipo Seal Tube Blindado de 1. caso este procedimento não seja possível. CAIXA DE INTERPOSIÇÃO Instalação do Cabo Coaxial da Antena É necessário também. com contatos bem fixos e limpos. 108 Guia de Gerenciamento Empresarial Vigência: 07/11/2003 . ELETRODUTO RÍGIDO Não deve haver trechos contínuos ( sem caixa de interposição ) retilíneos de tubulação maiores que 15 m. A utilização do Seal Tube é mais indicado para a passagem externa do cabo coaxial.. cafeteiras. sendo que. Nas instalações alimentadas com duas ou três fases. Os eletrodutos não devem estar expostos em locais de passagem.. tais como: elevadores. de PVC ou conduite flexível de 1/2”. O terminal deve ser ligado em uma linha de alimentação livre.BRAÇADEIRAS O eletroduto deverá ser fixado à parede de metro em metro por braçadeiras. que não compartilhe com equipamentos que gerem sobrecargas. deve-se utilizar eletroduto fixado por braçadeiras por todo o percurso. ou seja. e fora do alcance de terceiros.DIVISÃO DA INSTALAÇÃO A instalação deve sair do quadro de distribuição de energia de forma segura. ventiladores de teto. O eletroduto ou conduite deverá ser embutido na parede.ELETRODUTOS Instalação Elétrica Deve-se utilizar para a instalação elétrica um eletroduto rígido. etc. 5 . as cargas devem ser distribuídas entre as fases de modo a obter-se um equilíbrio de consumo. motores elétricos em geral.

A queda de tensão entre a origem de uma instalação e qualquer ponto de utilização. 8 . não deve ser superior a 4% no caso de alimentação por ramal de baixa tensão a partir da rede pública. A configuração das tomadas deve ser feita conforme apresentado nas figuras a seguir: • Rede de 110 Vac ou 220 Vac ( Neutro/ Fase ) QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DISJUNTOR F FASE 15A/10A 110/220 V N NEUTRO T ATERRAMENTO (Malha de Terra) Vigência: 07/11/2003 Guia de Gerenciamento Empresarial 109 .QUEDA DE TENSÃO O local onde o terminal será instalado deve fornecer uma tensão estável.mod11b 11/21/03 3:31 PM Page 109 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT TERMINAL FINANCEIRO GTECH 7 .PROTEÇÃO CONTRA CURTOS Usar disjuntores de 15 A (110Vca) e 10A (220Vca) para cada grupo de 3 terminais. No caso de alimentação própria (subestação / gerador) a tolerância é de 7% medidas em relação ao valor de tensão nominal da instalação (quadro de distribuição de energia).

obedecendo a esta ordem de prioridade. A primeira será localizada no centro de um triângulo equilátero formado pelas outras 3. A distância entre o centro e qualquer vértice do triângulo não deverá exceder a 50 cm. dependendo da conformação do terreno. d) A malha triangular será composta de 3 (três) hastes dispostas de modo a formarem um 110 Guia de Gerenciamento Empresarial Vigência: 07/11/2003 .MALHA DE TERRA A malha de terra deverá ser única para todos os equipamentos que se interligam direta ou indiretamente à VSAT. Caso não exista malha de terra conforme o especificado. de acordo com as características do solo para cada localidade. no máximo . estas devem ser interligadas. com resistência máxima de 5 Ohms e baixa impedância. b) A malha retangular será composta de 8 (oito) hastes distanciadas. c) A malha axial será composta de 4 (quatro) hastes. deverá ser construída uma nova malha para ser interligada à primeira. É importante salientar. etc. axial ou triangular.) deve ser elaborado de modo a atender as especificações.mod11b 11/21/03 3:31 PM Page 110 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT Módulo 11 . O projeto da malha (formato. de 50 cm. hastes. que na existência de mais de uma malha de aterramento no local de instalação dos equipamentos. Segue abaixo algumas especificações mínimas para o projeto da malha de terra: a) Formato retangular.GTECH • Rede 220 Vac ( Fase / Fase ) QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FASE 10A FASE 10A DISJUNTOR BIPOLAR 220 V ATERRAMENTO (Malha de Terra) 9 .

3 .cabo deverão ser efetuadas através de solda exotérmica.haste e cabo . shopping centers. com dimensões de 3/4 Pol x 3. coperweld ou cadweld com espessura de cobre de 0. área disponível para a instalação da antena e segurança. será utilizada a antena parabólica (VSAT).este item contém informações para a escolha de um local adequado para a instalação da antena VSAT.8m de abertura. devemos analisar o local disponível observando a inexistência de obstáculos.0 m. a GTECH estará impossibilitada de ativar o empresário lotérico. caso contrário. . um alimentador e um pedestal. f) As ligações cabo . Para fornecer a comunicação necessária a operação do empresário lotérico. a instalação das antenas é realizada na cobertura das edificações. toda e qualquer negociação envolvendo a disponibilização de um local para a instalação da antena ficará a cargo do próprio empresário lotérico. . conforme foto abaixo: Vigência: 07/11/2003 Guia de Gerenciamento Empresarial 111 .254mm.é necessário que o local atenda aos requisitos para a instalação da antena. Para a instalação apropriada de uma antena. conforme descrito a seguir . que permita a comunicação entre o empresário lotérico e o sistema de telecomunicações da GTECH. A antena é constituída de um refletor parabólico com diâmetro de 1.INSTALAÇÃO DA ANTENA Observações: .3. g) Cada haste de malha deve ter uma caixa de inspeção. ou similares. interligadas por cabo de cobre nú de 70 mm2 . .é importante mencionar que em empresário lotéricos localizados em edifícios ou shopping centers e similares. 11. e) Deverão ser utilizadas hastes próprias para aterramento.caso o empresário lotérico esteja situado em locais pertencentes à terceiros.mod11b 11/21/03 3:32 PM Page 111 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT TERMINAL FINANCEIRO GTECH triângulo equilátero cujo lado não deverá exceder a 50 cm.

Neste caso. conforme ilustração abaixo: Certo Errado 11m 10m mod11b 10m Local para a instalação da antena parabólica 10m Obstáculos Local para a instalação da antena parabólica Obstáculos Instalação Para a instalação da antena é necessário uma área mínima de 9m_ (3x3m) e deve-se observar as condições e as características do local.11/21/03 3:32 PM Page 112 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT Módulo 11 . 112 Guia de Gerenciamento Empresarial Vigência: 07/11/2003 . deve-se observar ao redor do local de provável instalação da antena a existência de obstáculos cuja altura seja superior a distância que ele se encontra. A base é constituída de uma estrutura metálica e sustentadas por 20 blocos de concreto de 30kg cada . não podem existir obstáculos na linha de visada da antena para o satélite. É muito empregada no topo de edifícios pois a instalação é rápida e não danifica a impermeabilização . Em caso de dúvidas deve-se consultar a GTECH. Base não Penetrante: Este tipo de base é geralmente utilizada em superfícies planas onde não é possível a execução de qualquer tipo de furação . Para se verificar a existência de obstáculos na linha de visada da antena.GTECH Visada da Antena As antenas parabólicas se comunicam com um satélite em orbita geo-estacionária . e optar entre os tipos de base disponíveis.

A base é construída rente ao solo. Este tipo de obra somente deverá ser executado conforme orientação apresentada no item OBRAS deste manual. utiliza-se uma base de concreto para sustentação da antena . Vigência: 07/11/2003 Guia de Gerenciamento Empresarial 113 . conforme apresentado abaixo: Base Especial: Empregada sempre que as duas opções anteriores não são possíveis.mod11b 11/21/03 3:32 PM Page 113 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT TERMINAL FINANCEIRO GTECH Base Penetrante: Em localidades onde pode-se instalar a antena diretamente no solo. Segurança: É importante verificar se o acesso a antena parabólica é restrito. se a instalação for executada em locais de circulação de pessoas ou animais é necessário a construção de uma cerca de proteção para a antena.

...... Período este necessário para a cura do concreto.... observando as dimensões e tolerâncias do aparelho de apoio/fundação...........mod11b 11/21/03 3:32 PM Page 114 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT Módulo 11 .373 kgf....1060 kgf A fundação de concreto deve ser construída................ rigorosos critérios técnicos devem ser observados.. Abaixo são descritos os procedimentos e instruções para a realização de obra de infra estrutura para a instalação de uma base Penetrante. o Empresário Lotérico fica responsável pela execução da obra.... 114 Guia de Gerenciamento Empresarial Vigência: 07/11/2003 .......... NOTA: O posicionamento dos chumbadores deve ser feito pelo usuário da forma mais precisa possível..... inclusive fundação........................ IMPORTANTE: Qualquer obra civil realizada.. Usar dispositivo tipo “máscara”..... no mínimo...................... instalações e equipamentos........................ conforme mostra a Figura 1.. deverá possuir uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) emitido pelo engenheiro responsável pela obra........ observando-se as reações a que será submetido.......... visando garantir a segurança de pessoas.... A fundação vai depender da resistência do tipo de solo.. Para a realização da obra......... Deve-se caracterizar o solo para se determinar o tipo de fundação a ser feita.m Reação Horizontal ...365 kgf Esforço de Arrancamento Máximo em 1 (um) chumbador......... REAÇÔES MÀXIMAS NA FUNDAÇÂO Momento Fletor ... CUIDADO: O pedestal da antena só deverá ser montado na fundação após 72 horas.GTECH OBRAS Uma vez definido pela GTECH o tipo adequado de base para a instalação da antena.....

mod11b 11/21/03 3:32 PM Page 115 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT TERMINAL FINANCEIRO GTECH FIGURA 1 FIGURA 2 Vigência: 07/11/2003 Guia de Gerenciamento Empresarial 115 .

Proteção de edificações contra descargas elétricas atmosféricas" da ABNT. até ao borda da antena(em elevação máxima). Deverá ser obedecida a norma "NBR 5419 . O cabo de descida deve ser conectado à haste exclusiva. Esta conexão deve ser feita através de um cabo de cobre encapado de seção mínima de 35mm_.Conectar o cabo vindo da malha de terra à base da antena. utilizando um conector de pressão apropriado no local descrito nas figuras abaixo: PÁRA-RAIOS A antena VSAT e o edifício onde será instalado os equipamentos. deve ser de no mínimo 1. ligado diretamente à malha de terra. A distância do pára-raios (mastro e cabos).GTECH ATERRAMENTO DA VSAT A antena parabólica deve ser interligada ao sistema de aterramento (malha de terra). conforme ilustrado abaixo: 116 Guia de Gerenciamento Empresarial Vigência: 07/11/2003 . Veja as instruções abaixo: . interligada diretamente à malha única de aterramento. deverão ser protegidos contra descargas atmosféricas por um sistema de pára-raios tipo Franklin.mod11b 11/21/03 3:32 PM Page 116 MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA/VSAT Módulo 11 .5 metros. edição de jun/93.