You are on page 1of 28

MÍDIAS SOCIAIS: ESTRATÉGIAS E TENDÊNCIAS

Professor Alexandre Honório da Silva
alexandrehonorio@dz3.com.br
@AlexandreNorman
Conteúdos: http://bit.ly/12RuAv4

sábado, 3 de agosto de 13

Uma Definição...

“Redes sociais são serviços baseados na Web que permitem que
indivíduos construam um perfil pública/semi-público articulando
em torno de si uma lista de pessoas com quem desejam
interagir e possam compartilhar conteúdos/idéias”.
danah m. boyd (@zephoria), 2008

@AlexandreNorman
sábado, 3 de agosto de 13

Mídias Sociais: Estratégias e Tendências

“Nossas ferramentas sociais não representam um incremento à nossa moderna sociedade. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . Novas tecnologias fazem com que o novo seja possível: colocando de uma outra forma. mas um desafio a ela. quando uma tecnologia surge. coisas anteriomente impossíveis acontecem ”. 2008 @AlexandreNorman sábado. Clay Shirky / @cshirky.

3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .” Harold A. em certa medida. a natureza do conhecimento produzido e sugere que sua influência levará ao surgimento de uma nova civilização. 2008 @AlexandreNorman sábado.“O uso de um meio durante longo período determina. Innis.

2013 Fonte: http://andrelemos.. André Lemos / @andrelemos. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . Não há separação entre a rede e a rua.“As redes sociais servem para fazer circular tudo.info/2013/07/sai-do-facebook-a-rede-e-a-rua/ @AlexandreNorman sábado.). desde informações do dia-a-dia (. Os slogans das ruas são os mesmos encontrados no Twitter ou Facebook.. Uma potencializa a outra”.

Presença Compartilhamento Lida com o usuário e o espaço por ele ocupado e o que quer mostrar sobre ele. Identidade Lida com o que usuário está disposto a revelar/ negociar sobre si. McCarthy e Bruno S. Kietzmann. Relacionamento Lida com o quanto o usuário espera se relacionar com o outro. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .sciencedirect. Conversações Lida com o quanto o usuário está disposto a interagir com o outro Grupos Lida com a maneira como o usuário organizar e constrói comunidades.com/science/article/pii/S0007681311000061 @AlexandreNorman sábado. 2011 Fonte: http://www. Reputação Lida com a identificação dos usuários de uma rede com outros usuários. Silvestre. Kristopher Hermkens. Lida com o quanto o usuário espera compartilhar e dividir com o outro. Colmeia de Sociabilidade Midiática Jan H. Ian P.

sciencedirect.Presença Compartilhamento Facebook Relacionamento Identidade Conversações Reputação Grupos Fonte: http://www. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .com/science/article/pii/S0007681311000061 @AlexandreNorman sábado.

sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681311000061 @AlexandreNorman sábado.Presença Compartilhamento LinkedIn Relacionamento Identidade Conversações Reputação Grupos Fonte: http://www. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .

sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681311000061 @AlexandreNorman sábado. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .Presença Compartilhamento Foursquare Relacionamento Identidade Conversações Reputação Grupos Fonte: http://www.

sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681311000061 @AlexandreNorman sábado. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .Presença Compartilhamento Instagram Relacionamento Identidade Conversações Reputação Grupos Fonte: http://www.

3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .com/science/article/pii/S0007681311000061 @AlexandreNorman sábado.sciencedirect.Presença Compartilhamento Vine Relacionamento Identidade Conversações Reputação Grupos Fonte: http://www.

“As audiências têm demarcado seu lugar moldando ativamente os fluxos midiáticos e a cadeia produtiva da comunicação está acordando para a necessidade de ouví-las e respondê-las” Henry Jenkins / @henryjenkins. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . 2013 @AlexandreNorman sábado.

Tendências Narrativas transmídias aplicadas às redes sociais A expansão de um relato. idéia ou conceito através de vários suportes está no cerne deste gênero. esta componente com a tendência colaborativa natural das redes. a resposta será significativa. Combinando. @AlexandreNorman sábado. como sugere Scolari (2013). 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .

Tendências Nossos circulos de interação próximos são tribos Há uma componente tribal inerente às redes sociais e esta tem sido uma componente que vem ganhando evidência entre especialistas: nossas redes e nossos interesses são instrumentos para a construção comunitária. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . @AlexandreNorman sábado.

3 de agosto de 13 Exemplo: A integração estratégica entre marca. munidos da mais recente tecnologia móvel e dispostos a consumir. sua presença frente a um consumidor-ativo (prosumidor) e a percepção deste sobre seu ambiente comunicacional e de consumo. @AlexandreNorman sábado. Local” vem se tornando tendência quando ora se questiona como integrar consumidores mais e mais conectados.Tendências SoMoLo: a integração estratégica entre consumidor. Pense em uma campanha para uma marca local integrando Facebook.Vine/Instagram e Foursquare Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . dispositivos móveis e redes sociais SoMoLo ou “Social. Mobile.

Fonte: http://www.Tendências Uma pesquisa recentemente publicada pela consultoria ComScore ratifica o crescimento no uso e na busca por informação através de dispositivos móveis .comscore.com/Insights/Blog/2013_Digital_Future_in_Focus_Series @AlexandreNorman sábado.smartphones e tablets. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .

3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .Tendências? @AlexandreNorman sábado.

com/alltwitter/vine-instagram-video_b46046 @AlexandreNorman sábado.mediabistro. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . mas associada diretamente a outras Presente no Facebook e Twitter 130 milhões de usuários 13 milhões de usuários Mais de um bilhão de usuários no Facebook 5 milhões de usuários no Twitter 15 segundos de vídeo 13 filtros Edição 6 segundos de vídeo Loop integrado Agregável Fonte:http://www.Tendências X Uma mídia social por si.

Tendências X +900 milhões de usuários +500 milhões de usuários +500 milhões de likes por mês 340 milhões de tweets por dia 405 minutos/mês 89 minutos/mês (Tempo empregado em média) (Tempo empregado em média) 18-34 anos 26-54 anos (Média de idade dos usuários) (Média de idade dos usuários) @AlexandreNorman sábado. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .

3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .Tendências X +900 milhões de usuários 170 milhões de usuários 7 bilhões de visitas únicas mensais 61 mil de visitas únicas mensais 405 minutos/mês 3 minutos/mês (Tempo empregado em média) (Tempo empregado em média) 18-34 anos 18-54 anos (Média de idade dos usuários) (Média de idade dos usuários) @AlexandreNorman sábado.

3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .Tendências Os Três Grandes @AlexandreNorman sábado.

3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . o Facebook continua liderando como a rede social preferencial . Fonte: http://www. segundo estudo da ComScore.com 40 milhões de acessos únicos diariamente.com/Insights/Blog/2013_Digital_Future_in_Focus_Series @AlexandreNorman sábado.Tendências No Brasil.comscore...

.. segundo a ComScore. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .Tendências O Twitter ascende como rede entre usuários respondendo por quase 10 milhões de visitas únicas diárias.com/Insights/Blog/2013_Digital_Future_in_Focus_Series @AlexandreNorman sábado. Fonte: http://www.comscore.

com/Insights/Blog/2013_Digital_Future_in_Focus_Series @AlexandreNorman sábado. o Google+ pode se tornar a segunda maior rede social no Brasil .comscore. Fonte: http://www. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .Tendências Se considerarmos o que aponta a pesquisa mais recente da ComScore..isso se os usuários do Orkut decidirem pela nova rede..

e a preferência por estes como principal canal informacional. Fonte: http://www. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .com/marketing-trends-2013/ @AlexandreNorman sábado.Tendências #1: Mídia Fragmentada Distribuição de conteúdos através de diferentes canais e plataformas midiáticas. #2: Smartphones como canal preferencial Pesquisa recente da Edson Research aponta a continuidade do crescimento dos usuários de smartphones .socialmediaexaminer.

conteúdos centrados no usuário/fã.Tendências #3: Foco no marketing de conteúdo Curadoria de conteúdos.com/marketing-trends-2013/ @AlexandreNorman sábado. Fonte: http://www.socialmediaexaminer. conteúdos em sintonia com os diferentes canais midiáticos em rede. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . o Facebook ainda é um gigante e continuará sendo durante muito tempo. em qualquer projeto. considere-o como protagonista. #4: Facebook continua grande e onipresente Apesar do que seu amigo afirma. Assim.

socialmediaexaminer. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências .com/marketing-trends-2013/ @AlexandreNorman sábado. especialmente entre os mais jovens.de novo! É evidente. #6: Twitter será a próxima “grande coisa” . a migração para o Twitter . mas interagem com os conteúdos destes em suas timelines. por exemplo.mesmo que esta não tenha afetado. o status de uma rede como Facebook.Tendências #5: Conteúdo patrocinado é uma boa vitrine Usuários de redes sociais não costumam interagir com páginas/ perfis corporativos. A verdade: o Twitter está rejuvenescendo! Fonte: http://www.

Clay. 2013. Harold A. Acesso em 22 jul 2013. 3 de agosto de 13 Mídias Sociais: Estratégias e Tendências . JENKINS. History. Disponível em: <http://bit. André. 2008.ly/e5MlA>. Toronto: University of Toronto Press. DOYLE. @AlexandreNorman sábado. Here Comes Everybody. Journal Business Horizons.ly/tWnE1c>. Henry (et al. Acesso em 24 jul 2013.Understanding the functional building blocks of social media. Sai do Facebook . danah.). KIETZMAN Jan H. (et al.Bibliografia BOYD. Disponível em: <http://bit.ly/18fBFtA>. INNIS. Social Network Sites: Definition.A rede e a rua. Acesso em 24 jul 2013. Carnet de Notes. Kerry. Disponível em: <http://bit. New York: Penguin Books. SHIRKY.Why It Matters and What You Should Know. SoLoMo . The Network by Cisco. Acesso em 24 jul 2013.).ly/ NeK362>. Journal of Computer Mediated Communication. Disponível em: <http://bit. 2011. 2008. and Scholarship. Massachusetts: MIT Press. Social media Get serious . The Bias of Communication. Spreadable Media. 2008. LEMOS. 2013.