You are on page 1of 11

Instituto de Formação em Administração

Pública e Autárquica IFAPA

Curso: Administração Pública

Disciplina: Introdução à Economia

Tema: Tipos e Formas de Mercado

Nome: Atibo Selemane

Maputo, Outubro de 2015
ÍNDICE

.7 2.......2 Quadro Resumo......................................................................................................................1 2 INTRODUÇÃO.............................7 2..................................1.........3 2.......2 Monopsônio........................................................................................................................................................................................................................................................................3 2...........................7 2..............1 Concorrência Perfeita no Mercado de Factores........................................4 Concorrência Monopolística.........................................................................................4 Monopólio Bilateral..7 3 CONCLUSÃO.....................................................................................................................................................1 1.....1.....1 1............................................................................................................8 4 BIBLIOGRAFIA..................2 Objectivos específicos.............................3 Metodologia.................1 Concorrência Perfeita....3 Mercado de factores de produção............................................3.............................................................................................................................................................................1..................................................................5 2...............3 2.......................2 Monopólio.................................................1.....5 2...3 Oligopsônio......................3................1 1...................................9 ...............7 2........3......................................................3.......................1 TIPOS E FORMAS DE MERCADO.............1 Objectivo Geral.................................................4 2..........................................................3 Oligopólio.........................................................1 Mercado de produtos.......................................................................................................................6 2.........................................................................

1. revistas. os conceitos inerentes ao mercado e apresentar os diferentes tipos e formas de mercados descritos na literatura.2 Objectivos específicos   Identificar os diferentes tipos e formas de mercado encontrados na literatura Caracterizar e apresentar as diferenças entre os tipos e formas de mercado  identificados na literatura Estudar a maneira como se determinam os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia. Neste trabalho. em documentos impressos.3 Metodologia Para a realização do presente trabalho usou-se a seguinte metodologia: Pesquisa Bibliográfica: que procura explicar e discutir um tema o tema com base em referências teóricas publicadas em livros. buscando caracterizalos e diferencia-los. correspondo aos documentos de primeira mão. teses. grande parte do conteúdo apresentado teve como principal fonte a pesquisa bibliográfica. periódicos e actualmente em material disponibilizado na internet (Martins e Lintz. mas que servirão como fonte de informação para a pesquisa científica (Gil. Para Severino (2010: 125). 1 . O trabalho tem como objectivos os seguintes: 1. 1. a pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registo disponível. decorrente de pesquisas anteriores. como livros.1 Objectivo Geral Apresentar os diferentes tipos e formas de mercado na economia. 2000). artigos.1 INTRODUÇÃO O presente trabalho busca descrever de forma sintética. Pesquisa Documental: constituída de provas originárias do próprio órgão e de outras entidades públicas. etc. 2008).

os preços de mercado se estabelecem em patamares mais elevados.br/pub/professores/cea/luciana. serão ditadas pelo tipo de mercado de cada bem em particular. de produtos alimentícios. pois há menos concorrência entre os ofertantes. Os mercados variam em localização. e poucas empresas no mercado (caso dos países em desenvolvimento). com pouca oferta de produtos estrangeiros. Nesse caso. pode-se dizer que existe o mercado de automóveis. portanto. informações e comércios. mercadorias.2 CONCEITO BÁSICOS Segundo ROSSETI (1997). instituição ou infra-estrutura social formal ou informal na qual ocorre a troca de serviços. (mercados reais). beneficiando os consumidores. a maior concorrência entre os vendedores (fornecedores) daquele produto tende a reduzir o preço de equilíbrio de mercado. mas também o mercado eletrônico (virtual) de produtos como livros. ações.puc-campinas. tipo. As interações entre oferta e demanda de determinado produto.pdf 2 . abrangência geográfica e tamanho. etc. as características do mercado de um produto específico variam de uma região para a outra. Essa concorrência é ainda maior se a economia for aberta às importações. Em economias mais fechadas. etc. a probabilidade de haver muitas empresas ofertando o mesmo produto é grande. 1 http://ftp-acd. Portanto. As várias estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três importantes características:  Do número de empresas que compõem esse mercado. mercado é o local físico ou virtual de intercâmbio entre compradores e vendedores (realização de compras e vendas de bens e serviços).rosa/ECONOMIA %20BRASILEIRA/CASO_I/tipos_mercado_aula. É um acordo organizado que une compradores e vendedores.  Se existem barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.  Do tipo de produto ofertado (idênticos ou diferenciados).edu. CDs. Em países desenvolvidos. O mercado é uma relação. Seu principal propósito é o de facilitar o comércio e distribuir recursos para a economia.1 Para efeitos do presente trabalho considera-se mercado o local real ou virtual onde compradores e vendedores realizam suas transações comerciais. Além disso. por exemplo.

pelo lado da oferta. tais como: o tamanho das empresas. o acesso a novas empresas. a diferenciação do produto. o preço é um dado fixado tanto para firmas quanto para consumidores.3 TIPOS E FORMAS DE MERCADO Os tipos de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados são organizados. podemos encontrar as seguintes formas de mercado: 3. como é o caso dos mercados de vários produtos agrícolas. Se. um dos compradores resolvesse deixar de comprar este produto. Suponhamos ainda que. etc. ou seja.10%. a oferta total aumentaria em apenas 0. suponhamos que o mercado de um produto qualquer seja composto.000 toneladas desse bem. que nenhum deles.000 firmas. 3. isoladamente. algumas aproximações dessa situação de mercado poderão ser encontradas no mundo real.000 compradores. as vendas cairiam em 0. Isto evidencia o fato de que compradores e vendedores. Trata-se de uma construção teórica. servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas de mercado. pelo lado da procura. cada qual produzindo 2. diz-se que eles são tomadores de preço. consegue influenciar o preço da mercadoria. Para simplificar. totalizando a oferta conjunta de 2 milhões de toneladas.1 Concorrência Perfeita É uma forma de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia. 3 . actuando isoladamente. Apesar disso. o que também seria insuficiente para alterar o preço desse bem. cada qual adquirindo 200 kg desse produto. o que não seria bastante para exercer impacto sobre o preço de mercado.1 Mercado de produtos No mercado de produtos.01%. baseiam-se também em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes. Hipóteses básicas do modelo de concorrência perfeita: Existência de um Grande Número de Compradores e Vendedores: Existe um número tão grande de compradores e vendedores.1. são incapazes de exercer influência sobre o preço do que está sendo comprado ou vendido. Se uma das firmas resolvesse dobrar sua produção. por 1. Por essa razão. sendo cada comprador ou vendedor tão pequeno em relação ao tamanho do mercado. os objetivos dos empresários. por outro lado. existam 10. a transparência do mercado.

4 . os produtos colocados no mercado pelas firmas são homogéneos. Muitas Legislações proíbem a existência de monopólio. observa-se actualmente. são perfeitos substitutos entre si.Os Produtos são Homogéneos: Em um mercado de concorrência perfeita. a concorrência estará limitada e o mercado não será perfeitamente competitivo. ou seja. pois terão que pagar um preço superior para obter o produto. Como resultado. são os chamados monopólios institucionais ou estatais considerados estratégicos ou de segurança nacional (energia. e o nível de produção inferior. a inexistência de direitos de propriedades e patentes que possibilitam uma firma ou grupo de firmas controlarem a entrada de novas firmas no mercado.2 Monopólio Estrutura de mercado composta por apenas um vendedor e muitos compradores.1. Os vendedores conhecem também os custos e lucros de seus concorrentes. Pressupõe-se. permitindo apenas para aqueles segmentos de mercado onde. Se tal controle ocorrer. Assim é que. Os consumidores sairão perdendo. para o perfeito funcionamento deveria existir apenas uma empresa. nenhum comprador estará disposto a adquirir um produto por um preço superior ao vigente. que há uma movimentação para que estes segmentos sejam privatizados. Livre Entrada e Saída de firmas: Existem barreiras legais e económicas tanto para a entrada quanto para a saída de firmas no mercado. que será oferecido em quantidade inferior. Quando a indústria se monopoliza. 3. portanto. pelo mesmo motivo. Igualmente. pelo fato de inexistir desinformação. porém. petróleo). nenhum vendedor estará disposto a vender seu produto por um preço inferior ao de mercado. tais como a exigência de determinadas condições em imperfeições da concorrência. o preço de venda será maior que o preço de mercado em concorrência perfeita. comunicação. os compradores são indiferentes quanto à firma da qual eles irão adquirir o produto. existem barreiras legais à entrada e saída resultantes da acção governamental. Transparência de Mercado: Esta hipótese garante tanto aos compradores quanto aos vendedores terem informação perfeita sobre o mercado: ambos conhecem a qualidade do produto e seu preço vigente.

anulando assim a evolução dos preços pela lei da oferta e procura.1. fatias de mercado. porque cada membro do cartel tem incentivos para abaixar os preços e vender mais do que sua quota. pelas seguintes características: 5 . Só através de leis muito eficientes e séria intenção do governo é possível controlar os preços dos oligopólios. levando em consideração a reacção de seus rivais. Cartel: Acordo entre empresas visando a fixação de preços e eventualmente.4 Concorrência Monopolística Estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio. A fatia de mercado de cada fabricante é muito rígida e raramente há mudanças substanciais. Esses acordos. diante de um grande número de compradores. o controle de preços é extremamente difícil.3. Uma das características básicas do oligopólio é a interdependência mútua. O atrito entre os interesses colectivos do cartel e os individuais de seus integrantes frequentemente acaba em "guerra de preços". mas que não se confunde com o oligopólio. tendem a ser instáveis. o normal será uma elevada dose de incerteza. Dado que as empresas determinam seus preços com base nas estimativas de suas funções de demanda. Se não houver concorrentes estrangeiros. nas quais cada empresa procura aumentar sua participação no mercado. 2) Competir somente na base da publicidade. isto é. em vez de competir.1. cooperar e repartir o mercado.3 Oligopólio Forma de mercado onde existem poucos vendedores. Possibilidades: 1) Adivinhar as acções dos rivais. 3. 3) Formar um cartel. porém. de forma que os vendedores exercem grande controle sobre os preços dos produtos.

diferenciados. embalagem. Mercado de factores de produção 6 . bem como manufactura e embalagens diferentes. Não existem. design. embalagem. sem Diferenciados quaisquer diferenças. ou prestação de serviços complementares. controle preços e produção. ainda. 2. O que entendemos por produtos diferenciados? São produtos que variam ligeiramente de empresa para empresa: eles podem utilizar marcas especiais.2 Quadro Resumo Características Concorrência perfeita Concorrência Oligopólio Monopólio Pequeno Único Monopolística Número de empresas Muito grande Grande Produto Homogêneo. 3. extrapreço Intensa. Controle de preços Não existe. uma vez que existem produtos substitutos no mercado. homogêneos design. Empresas recorrem a por especialmente quando campanhas embalagem. outras oferecem um serviço de esclarecimento gratuito. empresas. Concorrência Não existe. pela Podem marca. porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados. ter desenhos diferentes. marca ou há diferenciação de institucionais Barreiras de acesso Não existem. Margem de manobra dos preços não muito ampla. dispõem de funcionários especialmente treinados ou de vendedoras bonitas. de de preços manter elevados quando não há leis que coíbem cartéis.3 para salvaguardar imagem. Pouca ser Não existem ou substitutos. o serviço que acompanha o bem adquirido pode variar. 3.1. margem de Formação de cartéis Poder manobra. seja por características físicas. produtos.Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial. Existem para novas Existem para novas empresas. E. Algumas empresas podem entregar seus produtos a domicílio. devido aos para substitutos. Diferenciação Intensa. ou ainda.

na compra de um fator de produção.3. terra e tecnologia – também apresenta diferentes estruturas. capital. Nesses casos. os ofertantes ou fornecedores. 7 . não têm condições de obter preços elevados por seus serviços. duas ou três indústrias de laticínios em uma região que adquire leite de inúmeros produtores locais. estabelecendo os salários. 3. torna-se demandante exclusiva da mão-de-obra local.1 Concorrência Perfeita no Mercado de Factores Nesse mercado. Como a demanda de insumo pelos setores produtivos de bens e serviços depende da demanda do produto. uma empresa compra um tipo de aço que uma única outra empresa siderúrgica produz.O mercado dos fatores de produção – mão-de-obra. É o caso de uma grande empresa que se instala em uma pequena cidade e. por ser única.3 Oligopsônio É a estrutura de mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores. mas do poder de barganha de ambos: o monopsonista tentando pagar o menor preço e o monopolista tentando vender pelo maior preço. Por exemplo.2 Monopsônio É a estrutura de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. defronta com um monopolista na venda desse fator. como por exemplo. A indústria automobilística é oligopsonista na compra de autopeças. a demanda desse setores é chamada de demanda derivada. Por exemplo. o mercado de trabalho em determinadas profissões.4 Monopólio Bilateral É uma estrutura de mercado que ocorre quando um monopsonista.3. As formas de mercado de fatores de produção são: 3.3. a determinação de preços no mercado dependerá não somente de fatores econômicos. como são em grande número. Por exemplo.3. 3. 3. a demanda de autopeças deriva da demanda de automóveis.

4 CONCLUSÃO Segundo ROSSETI (1997). agindo individualmente. Monopólio – é uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tenha substitutos próximos. Concorrência Monopolista – é uma situação de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos entre si. mercado é o local físico ou virtual de intercâmbio entre compradores e vendedores (realização de compras e vendas de bens e serviços). 8 . os produtos de todas as empresas no mercado são homogéneos. consegue afectar o preço. Além disso. Oligopólio – é uma situação de mercado em que um pequeno número de firmas domina o mercado. Podemos destacar as seguintes formas de mercado: Concorrência Perfeita – é uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles. controlando a oferta de um produto que pode ser homogéneo ou diferenciado.

8. 4. e L. A. J. (2007). In: Pensamento Econômico do Século XX. 1994 3. São Paulo: Prêmio Nobel. São Paulo. Introdução à Economia: 14º Edição Ampliada e atualizada.. 7. A crítica de Sraffa – As novas teorias de mercado. A. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 24. Como Elaborar Projectos de Pesquisa. C. VASCONCELOS. REVISTA CONJUNTURA ECONÔMICA. 4ª ed. ago. PINHO. São Paulo: Nacional. Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos. 11.A. Saraiva. São Paulo. p. 1979. São Paulo. São Paulo. ROSSETTI. LEONI.. VANCONCELLOS. 9 . 1998. Alexandre (2000).5 BIBLIOGRAFIA 1. (2008). 1998. Fundamentos de Economia: São Paulo. Saraiva. São Paulo. Atlas S. André Franco. KON. Atlas S. Atlas. 6. 1998. G. P. 9. J. Metodologia do Trabalho Científico. 1997. 1ª ed.A. Manual de Economia. C. Cortez Editora. Diva Benevides Pinho. ANITA. 23ª ed. 1996. A. CLAUDIO A. MARTINS. Guia Para Elaboração de Monografia e Trabalhos de Conclusão de Curso.. SEVERINO. GARCIA. Marco Antonio Sandoval de. Economia Industrial. GIL. et al. 10. MONTORO Filho. Manual de Economia: Organizadores.. 2. 26. Manuel Enriquez. 5.