You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE  FEDERAL  DE  JUIZ  DE  FORA  

FACULDADE  DE  ENGENHARIA  
DEPARTAMENTO  DE  ARQUITETURA  E  URBANISMO  
DISCIPLINA:  FUNDAMENTOS  DE  URBANISMO  -­‐    ENGENHARIA  CIVIL

 

ESPAÇO  URBANO:  
vias  de  circulação  (hierarquias)  

Prof.  Ms.  Raquel  von  Randow  Portes

 

! -  comunicação (sistema de comunicação). ! -  suprimento de energia (sistema energético). ! -  saneamento básico (sistema de saneamento).INFRA  ESTRUTURA  URBANA   definição   É o sistema formado pelas redes* de instalações para atender ás funções urbanas de: ! ! -  circulação (sistema viário). ! ! *(definição de redes por FUNÇÃO)! .

! e)  Sistema de Saneamento: Conjunto formado pelas redes de abastecimento de água potável. de esgotamento sanitário (ou efluentes líquidos domésticos). tratamento e disposição final do lixo).INFRA  ESTRUTURA  URBANA   definição   ! a)  Sistema Viário Urbano: Conjunto das vias de circulação intraurbana. aerovias. ! d)  Sistema Energético: Conjunto formado pelas redes de energia predominantemente utilizadas na cidade: eletricidade e gás. ferrovias. ! b)  Sistema Viário Urbano-Regional: Conjunto das vias de circulação interurbana: rodovias.! . de drenagem de águas pluviais e de monitoramento de resíduos (coleta. ! c)  Sistema de Comunicação: Conjunto formado pela rede de telefonia e de sinais televisivos. hidrovias.

as quais consentem a entrada na via já com uma velocidade compatível da via.VIAS  DE  CIRCULAÇÃO   HIERARQUIA  DAS  VIAS   • VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO .EXPRESSAS : são aquelas que não possuem cruzamentos diretos nem passagem direta para pedestres. com vistas a melhor distribuição do tráfego nas vias coletoras e locais. devendo ligar áreas com maior intensidade de tráfego ou as principais rodovias a serem integradas ao sistema de vias expressas.! .! ! • VIA ARTERIAL: via de ligação entre as regiões da cidade. O acesso é  feito por pistas paralelas.

ônibus.VIAS  DE  CIRCULAÇÃO   •  VIA COLETORA: são as que possibilitam a circulação de veículos entre as vias arteriais e locais. e serem construídas de modo a dificultar sua utilização como atalho entre vias arteriais. bibicletas ou outras similares.! •  VIA LOCAL: são as destinadas ao tráfego lento e a circulação de veículos entre áreas próximas.! •  VIA ESPECIAL: são as destinadas a usos específicos exclusivos. vias para pedestres. tais como.! . devendo ser usadas como acesso para áreas residenciais. comerciais ou industriais.

TRAÇADO URBANO DO BAIRRO BOM PASTOR" .

TRAÇADO URBANO DO BAIRRO BOM PASTOR! ! • Bom Pastor é um bairro planejado. em sua grande maioria. há uma via coletora principal (Rua Senador Salgado Filho) que. ! • Paralela a essa avenida. pistas de largura confortável e canteiro central arborizado. direciona os fluxos dos automóveis às demais vias locais principais. dentro dos parâmetros urbanísticos preconizados a essas categorias.! . um traçado ortogonal constituído por uma avenida central (Avenida Dr. José Procópio Teixeira) que se constitui como uma via arterial secundária em sua conformação clássica: passeios nos extremos. suas ruas apresentam. juntamente com a avenida principal.

uma Rua e uma Praça Escolha em um bairro.: Praça Jarbas de Lery. corredor de comércio e serviços). d) Quais as principais características desta área. para estudo e análise. uma rua local(trechos de 100m no mínimo). Bairro São Mateus 1 . Ex.FUNDAMENTOS DO URBANISMO TRABALHO: O ESPAÇO URBANO Uma Avenida. b) A UT(Unidade de Planejamento) em que a área está inserida. e uma praça. uma avenida(rua principal do bairro. c) Quantas UT’s este bairro possui.Identifique através do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano: a) A RP(Região de Planejamento) em que a área está inserida. .

Taxa de ocupação. uma Rua e uma Praça 2 . . . . ZI.Taxa de impermeabilização.Afastamentos.Altura da edificação. ZUM) b)  Modelo de parcelamento e ocupação permitidos .Coeficimente de aproveitamento.Identifique através da Legislação Urbana de Juiz de Fora(lei de uso e ocupação): a)  Zona Urbana em que se encontra e sua classificação (ZR. . ZC. .Área de estacionamento.FUNDAMENTOS DO URBANISMO TRABALHO: O ESPAÇO URBANO Uma Avenida. .

sinalização. drenagem de água pluvial.circulação(veículos e pedestres) . uma Rua e uma Praça 3 – Nas Ruas e na Praça serão analisados os seguintes itens em relação ao estado de conservação. Nas Ruas: .usos/funções .fluxo de veículos e fluxo de pedestres -  marcos e pontos nodais .estado de conservação das edificações . dimensionamento e funcionalidade: .FUNDAMENTOS DO URBANISMO TRABALHO: O ESPAÇO URBANO Uma Avenida.gabarito .acessibilidade . infantil) . água potável) .mobiliário urbano(lazer. esporte.equipamentos de infra-estrutura (iluminação.

.A partir da análise dos ambientes urbanos será elaborado um DIAGNÓSTICO sobre seu estado geral. 5 .A partir dos pontos elencados no diagnóstico serão elaborado DIRETRIZES referentes a projeto. sua relação com o entorno e sua função enquanto área pública urbana. reforma. revitalização ou manutenção do ambiente urbano estudado.FUNDAMENTOS DO URBANISMO TRABALHO: O ESPAÇO URBANO Uma Avenida. uma Rua e uma Praça 4 .