You are on page 1of 11

HISTÓRIA

7º ANO
TEMAS A1 E A2
Tema A
Das Sociedades Recolectoras às primeiras civilizações
A1 As Sociedades Recolectoras E As primeiras sociedades produtoras
A1 1.1 As primeiras conquistas do Homem Cronologia
1.

Caracteriza o período da História, designado por Idade Média.

2. Refere o acontecimento que marcou o início da Idade Contemporânea.

3. Caracteriza a Idade Moderna.

O Paleolítico
4. Explica a importância da bipedia para o desenvolvimento do Australopitecus e sua
adaptação ao meio ambiente.

5. Localiza no tempo o aparecimento do Homo erectus, Homo sapiens e Homo sapiens
sapiens.

6. Descreve a forma de vida e organização social do Homo Erectus.

1

Isabel Valente

Refere vantagens decorrentes da descoberta do fogo. A sua economia era recolectora. Indica animais caçados pelo Homo erectus e pelos tipos humanos seguintes.2-Os grandes caçadores 9. 2 Isabel Valente . Indica 4 instrumentos utilizados pelo Homem nesta época. 12. para confeccionar os seus agasalhos ou para capturar animais. Refere métodos de caça. A1 1. 13. Explica o significado deste conceito. 10. usados pelo homem desta época. Indica instrumentos e técnicas desenvolvidas por este tipo humano.HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 7. Explica o sentido deste termo. 8. 11. O modo de vida do homem do Paleolítico era nómada. para o modo de vida do Homo Erectus.

Explica a função destas pinturas para o Homem do Paleolítico Superior (de 40 000 a 10 000 a. Descreve as alterações climáticas que deram origem à sedentarização dos povos nómadas. a partir de 10. C..C.). Indica regiões do mundo ocupadas pelo Homo Sapiens Sapiens. 3 Isabel Valente . 19. Diz o que eram as chamadas pinturas rupestres.HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 14. a partir de finais do Paleolítico Superior. Explica o significado das estatuetas femininas esculpidas pelo Homo Sapiens Sapiens. 17.000 a. 18. Indica o primeiro tipo humano que começou a praticar rituais funerários. 15. 16.

para o trabalho agrícola.HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 A1 2. durante o Neolítico. Indica animais domesticados. Indica três actividades artesanais a que o homem se passou a dedicar no Neolítico. Explica o sentido do conceito de economia de produção. 26. a partir desta altura. 22. Refere as regiões do mundo onde os povos se sedentarizaram. 21. 23.As primeiras sociedades produtoras A1 2. Refere instrumentos utilizados pelos povos sedentários.O Neolítico Agricultores e Pastores 20. 24. Expõe razões que levaram ao aparecimento das primeiras actividades artesanais. 27.1. Caracteriza a cerâmica do Neolítico. 25. 4 Isabel Valente . Indica as actividades produtoras a que o homem se dedicou nesta época.

Relaciona a sedentarização ocorrida no Neolítico. 29. 5 Isabel Valente . 32. Explica por que razão surgiram as primeiras formas de diferenciação social. 31. Caracteriza a tecelagem do Neolítico . Explica por que razão surgiu a divisão do trabalho no clã.HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 28. 34. Distingue as tarefas a que se dedicavam nesta época. Expõe algumas das consequências derivadas da melhoria da alimentação ocorrida nesta época. 33. Procura num livro da biblioteca. com o aparecimento das actividades produtora. a que o homem passou a dedicar-se. o significado da palavra clã e explica o seu sentido. 30. os homens e as mulheres.

Indica os metais que começaram a ser trabalhados no Neolítico e as épocas e lugares onde essas técnicas metalúrgicas. Explica a utilidade que foi dada aos instrumentos feitos em metal. primeiro se desenvolveram. em Portugal . Indica a localização dessas antas ou dólmenes. Explica o aparecimento destes cultos agrários. 40.HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 35. 41. 6 Isabel Valente . 39. 36. 37. 38. Explica a finalidade da construção dos dólmenes ou antas. Indica tipos de monumentos megalíticos. Indica quais as divindades adoradas pelo homem do Neolítico. nas sociedades agrárias.

44. 46.HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 A2 1 -As Civilizações dos grandes rios A2 1. Relaciona a autoridade e o prestígio do faraó. 48. 43. Distingue os estratos não privilegiados dessas sociedades . Explica a acção do faraó. 49.As Civilizações dos grandes rios-O Egipto 42. 45. 7 Isabel Valente . Identifica os estratos cimeiros da sociedade e os seus privilégios. com a sua divinização. Identifica as principais actividades económicas do Egipto Antigo. e explica a importância do campesinato.1. Refere os principais poderes do Faraó. na governação do Egipto. Explica as razões que levavam os egípcios a adorar o rio Nilo como uma das principais divindades naturais do Egipto. 47. Localiza no tempo a civilização egípcia.

com a mumificação e a construção dos túmulos egípcios. Justifica esta afirmação. 8 Isabel Valente . Relaciona a crença na imortalidade. 55. com a criação artística. o significado da palavra Teocracia e escreve-o nas linhas abaixo. 56. Relaciona a religiosidade do povo egípcio. Procura num dicionário de História ou enciclopédia. O sistema político no Egipto era uma Teocracia. Diz qual o nome da escrita utilizada pelos Egípcios e explica a sua importância civilizacional. 51. Dá 2 exemplos da importância da religião para os povos do Antigo Egipto. 52. 53.HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 50. 54. Descreve características importantes da arte egípcia.

a civilização hebraica.HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 57. à morte de Salomão. 9 Isabel Valente . Explica o que foi a Diáspora judaica. 62. Descreve a breve história dos hebreus desde David. Diz o que foram as Tábuas da Lei e explica a sua importância para os hebreus. A2 1.2. 60. Identifica os principais momentos da história hebraica.Novos Contributos Civilizacionais no Mediterrâneo Oriental Hebreus e Fenícios 58. 59. para a história do povo Judaico. 63. no antigo Egipto. Dá exemplos do desenvolvimento técnico e da ciência. 64. Explica a importância cultural da Bíblia. Descreve o papel de Moisés. 61. Localiza no espaço e no tempo.

69. Diz quais as duas principais actividades económicas dos Fenícios .HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 65. Localiza no tempo a expansão das cidades fenícias. 67. Justifica o aparecimento do alfabeto entre os Fenícios. Localiza no espaço a expansão comercial desse povo de comerciantes marítimos . Caracteriza as actividades artesanais que se desenvolveram nas cidades fenícias . Enumera as classes sociais que existiam nas cidades fenícias. 10 Isabel Valente . 66. 71. Explica o que eram as colónias e feitorias dos Fenícios. 70. 68.

HISTÓRIA 7º ANO TEMAS A1 E A2 11 Isabel Valente .