You are on page 1of 8

Escola Secundária de Avelar Brotero

Ficha de Avaliação – 12ºAno
Ano lectivo 2009/2010
Nome: _______________________________________

Nº: _____

Turma: _____

Classificação: __________________________

valores

Professora:__________________

,

Dezembro/2009

Versão 1
• Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deves riscar, de forma inequívoca, aquilo que pretendes que não seja classificado.
• Não serão considerados os elementos de resposta ilegíveis ou de tal modo rasurados que se tornem ambíguos.
• Nas questões de resposta fechada (valor lógico, escolha múltipla, chaves, colunas, …) não serão consideradas as respostas com mais do que uma
opção (ainda que nelas esteja incluída a opção correcta).
• Nos itens de resposta aberta são valorizados os aspectos relativos quer aos conteúdos, quer à linguagem científica.
• Nos itens de ordenamento, só é atribuída classificação se a sequência estiver integralmente correcta.
• Nas questões de valor lógico, não serão consideradas as respostas que indicarem todas as afirmações como Verdadeiras (V) ou todas as afirmações
como Falsas (F).

PARTE I
«Cada espécie de organismo, representada por um determinado código genético, é uma experiência
bem sucedida de adequação ao ambiente, que é necessariamente posta em causa quando esse ambiente é
alterado de forma não transitória ou quando o código genético sofre qualquer agressão que o modifica. Isto
é, especiação biológica, código genético (ADN) e ambiente estão necessariamente ligados.»
A figura 1 representa um processo que contribui para a formação dos espermatozóides.

Figura 1

1. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.
A figura representa a _____ que ocorre no ____. As células iniciais e finais apresentam uma informação
genética ______
(A) maturação […] epidídimo […] exactamente igual.
(B) espermiogénese […] tubo seminífero […] diferente.
(C) espermatogénese […] tubo seminífero […] igual.
(D) espermiogénese […] tubo seminífero […] igual.
1/8

o útero deverá encontrar-se… (A) … na fase menstrual. Quando as estruturas semelhantes à figura aparecem formadas no ovário. provoca um aumento súbito de FSH e LH. de modo a obteres uma afirmação correcta. . 4. (D) … não é possível estabelecer essa relação. A figura representa um ______ visível no ciclo ovárico durante a fase _________. (A) folículo terciário […] folicular […] estrogénio […] negativo (B) folículo maduro […] folicular […] progesterona […] negativo (C) folículo de Graaf […] folicular […] estrogénio […] positivo (D) corpo lúteo […] luteínica […] progesterona […] negativo 2/8 . por feedback _____sobre o complexo hipotálamo-hipófise. 5. As células B produzem _____. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Na figura 2 está representado um dos estádios de desenvolvimento de um folículo ovárico. (B) … gravidez. que. Estabelece a correspondência possível entre os elementos das três colunas. B Figura 2 A transformação da estrutura representada na figura 2. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaços. (B) … na fase proliferativa. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. em determinada altura. (C) … menstruação. (D) … aparecimento da placenta. numa outra será motivada por… (A) … ovulação.2. (C) … na fase secretora. 1– 2– 3– 4– 3.

(D) … a transferência do embrião ocorre no útero. Figura 3 PARTE II “Um dos mais excitantes campos da Ciência. é incorrecto afirmar que… (A) … a fecundação ocorre in vitro. Figura 4 3/8 . de forma a reconstituir a sequência correcta de acontecimentos. Sobre esta técnica. A infertilidade pode ser ultrapassada com técnicas de reprodução medicamente assistidas. Devemos a Mendel o ter desbravado o caminho que conduziu a esse envolvente campo da Biologia. determinaram-se os grupos sanguíneos da mãe.” Grupo I Num caso de disputa de paternidade de dois rapazes. (B) … o zigoto é implantado nas trompas de Falópio. 7. Selecciona a opção que completa correctamente a afirmação. D – Transferência do embrião para o interior do corpo da mulher. é a Genética. A figura 3 representa uma das etapas finais de uma dessas técnicas. B – Recolha de oócitos. encontram-se os resultados dos testes realizados para a determinação do tipo de sangue de um dos indivíduos da tabela. Os resultados encontram-se discriminados na tabela I. das duas crianças e dos possíveis pais.6. GRUPO GRUPO Tabela I INDIVÍDUOS SANGUÍNEO Homem X ABO O Homem Y AB Rh- Mulher A Rh+ Rapaz W B Rh- Rapaz Z O Rh- SANGUÍNEO RH Rh+ Na figura 4. A – Junção de oócitos e de espermatozóides em meio artificial. Ordena as etapas (de A a D) que ocorrem durante o processo representado na figura 3. (C) … inicialmente ocorre aspiração de oócitos. C – Estimulação ovárica.

H – O rapaz Z recebeu um alelo i de cada um dos progenitores. E – O rapaz W é filho do homem Y porque é o único que lhe pode transmitir o alelo I B. (B) …alelos múltiplos. (C) …diibridismo com segregação independente. 6. 3. justificando. a que indivíduo da tabela I podem corresponder os resultados dos testes representados na figura 4. Só… (A) … o homem X lhe pôde dar sangue. de modo a obteres uma afirmação correcta. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. (C) …interacção génica. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações. B – O rapaz Z é filho do homem Y. D – O rapaz W tem no seu sangue anticorpos anti-B. G – A mulher pode receber sangue dos seus dois filhos. (C) … o homem Y lhe pôde dar sangue. A – O genótipo da mulher é IA i Rh+Rh-. A hereditariedade dos grupos sanguíneos do sistema ABO na espécie humana representa um exemplo de… (A) …alelos letais. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Indica. (D) …epistasia. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaços. existe (m) ____ forma(s) alélica(s) para o mesmo locus. (A) duas […] uma […] (B) duas […] duas […] (C) três […] duas […] (D) duas […] três […] 4/8 . C – O rapaz Z é homozigótico recessivo para as duas características. O rapaz W necessitou de uma transfusão sanguínea. (B) …monoibridismo com ausência de dominância. A transmissão dos grupos sanguíneos do sistema Rh corresponde a um caso de… (A) …monoibrismo com dominância completa. (B) … o rapaz Z pôde dar sangue ao seu irmão W. 5. no sistema Rh existe(m) ____ forma(s) alélica(s) para o locus correspondente. (D) … a mãe lhe pôde dar sangue. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. No sistema ABO.1. (D) …monoibrismo com dominância incompleta. 4. relativas à situação apresentada. 2. F – O homem X possui aglutinogénios nas hemácias para os dois grupos sanguíneos.

e o mesmo acontece com Sandra. de modo a obteres uma afirmação correcta. foi descrita pela primeira vez pelo Professor Corino de Andrade. (A) génica […] autossoma (B) cromossómica […] autossoma (C) génica […] heterossoma (D) cromossómica […] heterossoma 2. progredindo depois para a parte superior do corpo. Documento 2 Na família Silva. que forma fibras de amilóide. casou com a Filipa e tiveram dois filhos normais (Rita e Frederico). Habitualmente. 1. Constrói a árvore genealógica relativa à transmissão da paramiloidose na família Silva. Dos pais de Teresa (Artur e Isabel). desconhecendo-se se é. não apresenta a anomalia. O António. tem 18 anos e não manifesta sinais da doença. ou não. Manifesta-se inicialmente nos membros inferiores. a sua filha. em doentes da região da Póvoa de Varzim. marido de Teresa e pai de Sandra. (B) …hereditariedade recessiva polissómica. depois. afectando a sensibilidade aos estímulos. de modo a obteres uma afirmação correcta. José. 5/8 . 3. A forma mais comum de paramiloidose em Portugal resulta de uma mutação ____ que ocorre num _____. que se transmite de forma dominante. a Teresa tem paramiloidose da forma mais comum em Portugal. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaços. designada por amilóide. Nem o Pedro nem a Filipa têm a doença. irmão de Teresa. Esta é a principal forma mutante de TTR em Portugal. filho de Teresa e de José. Pedro. em particular nos nervos. portador do alelo mutante. (D) …hereditariedade recessiva heterossómica. A substituição de um único aminoácido de valina por metionina na posição 30 origina TTR Met 30. Esta doença está associada à deposição nos tecidos. (C) …hereditariedade dominante autossómica. é solúvel nos tecidos. vulgo paramiloidose ou doença dos pezinhos. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaços. identificando todos os indivíduos mencionados no documento 2 e referindo o significado da simbologia utilizada. a TransTiRretina (TTR). apenas o pai sofre de paramiloidose. aos itens de 1 a 5. a doença surge entre os 20 e os 40 anos. de uma substância fibrilar altamente insolúvel. Documento 1 A polineuropatia amiloidótica familiar. proteína do sangue codificada por um gene do cromossoma 18. Responde. A transmissão da paramiloidose corresponde a um caso de… (A) …hereditariedade recessiva autossómica.Grupo II Analisa os documentos 1 e 2. em 1952. Em situações normais.

Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. (A) 25% […] 50% (B) 50% […] 50% (C) 25% […] 100% (D) 50% […] 100% 5. A representa o alelo para a cor amarela e a representa o alelo para a forma verde. (D) … EEaa x eeAA. (C) …50% dos gâmetas são ea e 50% são EA. O António. filho de Teresa. Relativamente à cor. (D) …100% dos gâmetas são EeAa.4. receiam vir a ter filhos doentes. num texto. em cuja família não existem casos de paramiloidose. (C) … EeAa x EeAa. Grupo III Considera uma ervilheira heterozigótica para a forma e a coloração das ervilhas: E representa o alelo para a forma esférica e e representa o alelo para a forma rugosa. Apesar de ele não apresentar sinais da doença. 25% são eA e 25% são ea. Determina a probabilidade de o casal vir a ter um filho com paramiloidose. (B) … EeAA x EEAa. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. explicitando. de modo a obteres uma afirmação correcta. 25% são Ea. 2. todos os raciocínios que efectuares. A distribuição destes dois alelos nos gâmetas da planta é… (A) …50% dos gâmetas são Ea e 50% são eA. casou com a Sara. 1. (B) …25% dos gâmetas são EA. O cruzamento que poderia corresponder a uma proporção fenotípica de 9:3:3:1 é… (A) … EEAA x eeaa. A probabilidade de um indivíduo com paramiloidose transmitir o alelo responsável pela doença é de____ se for heterozigótico e de _____ se for homozigótico. Selecciona a alternativa que permite preencher os espaços. 6/8 .

origina fêmeas sempre bicolores e machos sempre da cor da mãe. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. um preto e outro amarelo. 7/8 . Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. aquele que não é de esperar de um cruzamento-teste entre EeAa e eeaa é… (A) … eeaa (B) … EeAa (C) … Eeaa (D) … EeAA 5. referindo o significado da simbologia utilizada. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Considera a figura 5 e responde às questões que se seguem. fundamentando a tua resposta com um xadrez mendeliano. Determina o genótipo de cada um dos animais representados na figura 5. Figura 5 2. Num cruzamento diíbrido entre EeAa e EeAa a fracção de descendência que será homozigótica recessiva para ambas as linhagens será… (A) … 1/16 (B) … 4/16 (C) … 3/16 (D) … 1/4 Grupo IV O cruzamento de dois gatos. A razão fenotípica que é de esperar de um cruzamento entre EeAa e eeaa é… (A) … 9:3:3:1 (B) … 3:1 (C) … 1:1:1:1 (D) … 1:2:1 4. Indica os fenótipos que seria provável encontrar nos machos que nascessem.3. 1. Considera um provável cruzamento entre os animais 3 e 4. Dos genótipos seguintes.

6 pts 5. E – Se 6 e 7 tiverem mais um descendente. 6pts 4. (B) …monoibridismo com dominância incompleta. (D) …monohibridismo com codominância 2. Cotações PARTE I I Grupo 1. D – O animal 8 tem o mesmo fenótipo que o animal 3. 6 pts 10 pts Total . 6. 6 pts 2. 12 pts 3. 6 pts I Grupo 1. Figura 6 1. 6 pts 2. 10 pts 12 pts 6pts 6 pts 6 pts 6 pts II Grupo 1. o número correcto (de I a IV) da chave: Chave I – Afirmação verdadeira II – Afirmação falsa III – Há 50% de probabilidade da afirmação ser verdadeira IV – Há 25% de probabilidade da afirmação ser verdadeira Afirmações A – Os animais 1 e 3 são linhas puras. que identificam afirmações relativas à árvore genealógica da figura 6.200 pontos 8/8 . 2.Grupo V A árvore genealógica da figura 6 diz respeito à transmissão da cor da língua em cães. 5. 6 pts 7. 6 pts 3. (C) …diibridismo com segregação independente. Faz corresponder a cada uma das letras (de A a F). 3. 2. 6 pts 5. 6 pts 6. C – O animal 7 é linha pura. 6 pts 10 pts 6pts 6 pts 10 pts PARTE II III Grupo 1. este terá coloração intermédia. F – O animal 10 possui um gene para a cor escura que herdou garantidamente do progenitor feminino. 2. A transmissão da cor da língua dos cães corresponde a um caso de… (A) …monoibrismo com dominância completa. 4. B – Do cruzamento do animal 4 com outro de igual fenótipo poderá nascer um descendente com língua rosa. 3. 5. 4. 12 pts 10 pts V Grupo 1. 6 pts 4. 2. 6 pts IV Grupo 1.