You are on page 1of 4

Metalografia

A determinação da composição química das ligas metálicas é feita em laboratórios
especializados, pela utilização desde aparelhagem relativamente simples, como
analisadores por via química dos componentes da liga, até aparelhagem mais
sofisticada, como espectrômetros e outros. A verificação da estrutura do material, que
faz parte da técnica denominada metalografia, pode ser feita dos pontos de vista
macroscópicos e microscópico.
Metalografia do alumínio
O Alumínio é utilizado como desoxidante, desgaseificante refinador de grão e
principalmente para acalmar os aços de baixo teor de carbono, ele tem capacidade de
endurecer a ferrita e influencia no tamanho do grão . O aço acalmado com alumínio
não envelhece e é mais dúctil e tenaz que os aços não acamados.
Procedimento
Corte, seguido de aquecimento, lixamento, polimento.
O ataque é feito com reagente

Aplicações do alumínio:
O elemento químico alumínio é classificado na Tabela Periódica dos Elementos
Químicos como um Semi-metal, em virtude de comportar-se como metal sob
determinadas condições, e como não metal, sob condições distintas. Sua alta
resistência térmica e baixa densidade o faz possuir diversas aplicabilidades, que vão
desde o meio residencial ao meio industrial.

Aquecimento. Reagente de Urquhart 250 microns Aplicação Cobre: A facilidade de soldagem e/ou a resistência à corrosão de alguns meios fazem do cobre o metal apropriado para certos tipos de tubulações. para remover os efeitos do trabalho a frio e reduzir a dureza. No caso do Latão. utiliza se o baquelite para envolver a peça. com avanços lentos e baixa pressão .Usado também como veneno agrícola e para remover algas na purificação da água. Acima de 700 ºC em atmosfera ambiente. sendo revenido a 300º C para melhorar a dureza e a uniformidade estrutural. como por exemplo. em agua corrente. referente à homogeneidade do material. o cobre oxida intensamente.Corte.Ligas como latão e bronze têm importantes e variadas aplicações. o lixamento é efetuado ate a lixa abrasiva 600. feito sob abundante refrigeração.Lixamento. seguido de resfriamento em forno. impureza e ao processo de fabricação. o cobre devido as impurezas.Embutimento. Desde cabos e transformadores de linhas de transmissão e instalações prediais a aparelhos elétricos e eletrônicos e seus componentes. . o oxigênio. trocadores de calor. necessário para melhor manuseio da peça.Metalografia do cobre: Examina-se a olho nu ou com pouca ampliação (até 50X) o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada por um reagente adequado.Polimento. Por seu intermédio tem-se uma ideia do conjunto. o Polimento feito com o pano de polimento e utiliza se gotas de amônia. ar ou agua sendo que no caso da agua . a distribuição e natureza das falhas. deve ser aquecido a 500 – 700 º C em atmosfera neutra . também pode ser aquecidos as 800º C. as escamas desprende se mais facilmente . qualidade de solda profundidade de tratamentos térmicos entre outras características.Condução de eletricidade é a aplicação básica do cobre. etc.

com avanços lentos e baixa pressão Embutimento. o latão apresenta um brilho semelhante ao do ouro é bastante maleável (pode ser facilmente moldada em lâminas e chapas muito finas). o Polimento feito com o pano de polimento e utiliza se gotas de amônia.Lixamento. utiliza se o baquelite para envolver a peça. fundido. o latão pode ser forjado. uma liga metálica composta pela junção de átomos de cobre (Cu) e zinco (Zn).Ataque foi utilizado o acido clorídrico por imersão. o lixamento é efetuado ate a lixa abrasiva 600.Utilizado desde os tempos pré-históricos. Assim. dúctil (pode ser reduzido em fios). laminado e estirado a frio de maneira mais fácil do que o cobre e zinco separadamente.Polimento. . feito sob abundante refrigeração. boa condutora de calor e de corrente elétrica.Metalografia do latão: A Metalografia do cobre e latão é feitas da mesma forma e utilizam o mesmo reagente para o ataque. Aplicação do Latão: O latão. necessário para melhor manuseio da peça. além de apresentar uma significativa resistência à corrosão e choques mecânicos. em água corrente.Corte.

Aplicações do aço inox: O Aço Inoxidável são aplicados principalmente nas construções civis . 12% de cromo. . O aço Inox também e usado na Cutelaria fabricando talheres .Corrosão é a oxidação dos metais. tem a composição química balanceada. conhecida como a “ferrugem”. baixelas e até mesmo panelas. utilizando em projetos arquitetônicos como corrimão ou guarda corpo até o revestimentos de fechadas. para ter maior resistência à corrosão. esse tipo de aço contém. seja em tanques de armazenamentos de produtos ou então em tubulações de circulações destes materiais. os aços comuns reagem com o meio ambiente.Metalografia do Aço Inox: Basicamente o aço inox é feito de uma liga de ferro com cromo.produzindo a corrosão. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço. pelo menos. Usada nas Industrias Químicas . formando uma camada superficial de óxidode ferro .