You are on page 1of 6

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL IRMÃO MÁRIO CRISTOVÃO
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

ALAN WILLIAN SUHRE

TRABALHO CALDEIRARIA E SOLDAGEM

CURITIBA
2015

indo do sólido ao gasoso. Townes confirmou experimentalmente em 1954 o fenômeno através da aplicação da emissão estimulada à amplificação de ondas ultracurtas. Existem hoje vários tipos. foi construído em 1960 por Maimann. excitado por uma lâmpada fluorescente de vapor de mercú. fato este que impulssionou seu desenvolvimento. O primeiro LASER.rios da AT&T Bell desenvolveram um laser gasoso de He-Ne. com comprimentos de onda na faixa do Infravermelho (IF) até o Ultravioleta (UV). .rio e filamento helicoidal. orientando-se por óticas sem perder ou alterar suas características físicas. um sólido de rubi.LW INTRODUÇÃO Os primeiros trabalhos de pesquisa que conduziram à invenção do feixe de laser foram realizados por Albert Einstein e datam de 1917: versam sobre os fenômenos físicos de emissão espontânea e estimulada subjacentes ao funcionamento do laser. Poucos meses depois os Laborató.PROCESSO DE SOLDAGEM A LASER Laser Welding . O feixe LASER se propaga no ar com pouca divergência. e somente alguns anos depois surgiria um LASER de CO2.

marcação de instrumentos de medição. Em uma rápida definição. de baterias de lítio. soldagem. numa proporção de 60% dos trabalhos. soldagens em um único passe. portanto está livre de eventuais contaminações. baixa entrega térmica. O desenvolvimento do feixe laser foi impulsionado pela sua capacidade de se propagar no ar com pouca divergência. permitindo diversas aplicações. soldagem de peças muito finas. tratamento térmico de componentes. com comprimentos de onda na faixa do infravermelho (IF) até o ultravioleta (UV). elevadíssimas velocidades de soldagem. válvulas de motores de combustão e demais utilizações. e sem perder ou alterar suas características físicas. muito menos distorções. facilidade em soldar locais de difícil acesso. tais como. pouca distorção e pequenas zonas afetadas pelo calor. Vantagens: Algumas vantagens do processo de soldagem a laser são: aporte de energia concentrado. minimização dos efeitos metalúrgicos sofridos pela zona afetada pelo calor (ZAC). O que torna a soldagem a laser altamente interessante não é a quantidade de radiação emitida. Devido à qualidade da radiação laser. equivalente a 25%. e sim a qualidade dela Aplicação: A alta concentração do feixe de laser proporciona uma radiação de excelente qualidade. Existem hoje vários tipos de feixe laser. não requer metal de adição. 10%. que se traduz por amplificação da luz através da emissão estimulada de radiação. por exemplo.SOLDAGEM A LASER A palavra LASER é a sigla da descrição do processo em inglês: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. orientando-se por ópticas. que vão do sólido ao gasoso. ausência de contato entre fonte de calor e peça a soldar. equivalentes a 5% das aplicações. como por exemplo. . sua utilização em soldagem possibilita a obtenção de determinadas características impossíveis de serem obtida por outros processos. possibilidade de automatização do processo. apenas na área de metalmecânica podem-se citar: corte e furação de peças de geometrias complexas. podemos dizer que o laser é um feixe de radiação produzido por um dispositivo. uma vez que não há contato com a peça.

e entre eles fica o meio ativo. os fótons saem na forma de feixe laser. que limita a espessura. Os fótons produzidos ressoam dentro da cavidade até se encontrarem em direção ao orifício. sólido ou semi-condutor. O equipamento laser é composto basicamente de três sistemas: fonte de alimentação. entre as quais podem-se citar a baixa eficiência. para fazer a conversão de energia elétrica em energia radiante. a dificuldade para mudar o ponto focai. Este mecanismo garante que o feixe seja extremamente direcionado. é possível provocar emissão estimulada nestes materiais. os problemas com refletividade em alguns materiais e as estreitas tolerâncias de ajuste das juntas. que pode ter vários formatos. Um dos espelhos é totalmente refletor. uma vez que. Assim. Quando isto ocorre. ausência total de contaminações de superfície e altíssimo grau de acabamento nos espelhos para que o ganho que ocorrer na amplificação seja maior do que as perdas por irradiação de calor nas paredes. . seja gás. a baixa potência do equipamento. aproximadamente menor que 10%. A cavidade deve ter alta precisão óptica e mecânica. é o local onde ocorre o processo de amplificação da radiação. os dois espelhos são montados de frente um para o outro. Cavidade Ressonante: A cavidade ressonante. que apresenta dois espelhos refletores e amplificadores do feixe. líquido. Fonte de Alimentação: A fonte de alimentação é a parte que fornece a energia primária para a excitação dos átomos e principalmente é responsável pelo processo de produção da inversão de população. Meio Ativo: Por meio ativo entende-se o material utilizado. devido à excitação e inversão de população. o outro tem um pequeno orifício central medindo aproximadamente 1 % da área. a fonte de alimentação é na verdade uma fonte excitadora. Este processo é mantido devido à realimentação provocada pela própria construção da cavidade.Desvantagens: O processo de soldagem a laser apresenta algumas limitações. meio ativo e cavidade ressonante.

. esse documento passou por uma série de atualizações e substitui a quinta edição de 2009. como na indústria automotiva.1). operadores de soldagem e os próprios procedimentos de soldagem. a norma também é acompanhada por Standard Welding Procedure Specifications (SWPSs). Introduzido pela primeira vez em 1984 (como AWS B2. Em sua sexta edição. O processo é freqüentemente usado produção de larga escala.1M:2014 Specification for welding procedure and performance qualification é um conjunto de regras para soldadores qualificados. que agora está obsoleta.Qualificação de mão de obra: A AWS B2.1/B2.

br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/190soldagem-a-laser.html http://www. cabe a mim conhecer esses processos para ter a base mínima necessária para desenvolver ou aperfeiçoar as técnicas já existentes .Conclusão Os processos de soldagem são essenciais para a fabricação de peças.com.infosolda.org/wiki/Soldagem_a_laser .com. equipamentos e estruturas de engenharia em geral.lindegas.nsf/docbyalias/nav_ind_las http://pt. Como futuro Técnicos Mecânico.wikipedia. Referencias Bibliográficas http://www.br/international/web/lg/br/likelgbr.