You are on page 1of 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ESPÍRITO SANTO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

GERENCIAMENTO CONSTRUÇÃO CIVIL

Aula 01 - Introdução

Colatina – ES
1

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ESPÍRITO SANTO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

GERENCIAMENTO CONSTRUÇÃO CIVIL

Apresentação

Colatina – ES
2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ESPÍRITO SANTO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GERENCIAMENTO CONSTRUÇÃO CIVIL Allan Maia Nogueira Alexandre Engenheiro Civil MBA em Marketing Colatina – ES 3 .

custo e qualidade (VARGAS. 2009. habilidades. HELDMAN. ferramentas e técnicas com a finalidade de organizar.Introdução Gerenciamento da Construção Civil É a utilização de conhecimentos.2009). monitorar e controlar atividades para atingir um objetivo dentro de restrições de tempo. 4 .

Introdução Gerenciamento da Construção Civil 5 .

grandes transformações ocorreram na Engenharia.Introdução Cronologia Da antiga prancheta aos atuais programas de desenho para computador e das ferramentas de software para controle de cronogramas e execução de obras. 6 . Ganhamos muito na velocidade da execução dos projetos e versatilidade no controle de desenvolvimento de uma obra e um acompanhamento mais apurado e preciso de todas as etapas de um empreendimento qualquer.

.Introdução Cronologia Esse ganho permitiu que. 7 nos Custos para o desenvolvimento do Projeto. Hoje em curto espaço de tempo nos deparamos com situações em que temos que alterar conceitos de projeto. se não contarmos com profissionais aptos em lidar com essas ferramentas corremos o risco de incidir em grandes erros que podem até ser irreversíveis para um prazo e. Por isso. prazos de entrega de obras. sem impactar na conclusão final. com menos incidência de erro nas previsões de tempo assim como no orçamento. principalmente. as atividades se tornassem mais dinâmica.

Introdução Junto ás essas ferramentas de trabalho houve a necessidade de se conhecer bastante em como gerenciar esses eventos. Conhecer cada etapa de uma obra e aplicar a ferramenta utilizando ao máximo seus recursos se resultou em uma operação imprescindível. Etapas ou Ciclo de Vida de um PROJETO: 8 .

e sempre precede sua construção. O mesmo é composto por uma previsão dos custos de cada uma das atividades ou serviços que compõem o projeto. PLANEJAMENTO A função do planejamento é a de planejar os trabalhos da obra antes do seu início. chegando assim a um preço unitário para cada unidade de serviço. de tal forma que sejam escolhidos os métodos construtivos e os meios de produção mais adequados e estes sejam coordenados entre si. 9 . da definição do que será consumido e dos custos dos materiais utilizados. considerando-se todo o quadro de condicionantes internos e externos à empresa. e consequentemente ao custo total para a execução do projeto.Introdução Estrutura do setor de orçamento e planejamento: ORÇAMENTO Segundo Limmer (1997) o orçamento é parte integrante de um projeto. Com o objetivo de obter o maior rendimento possível com menor custo de execução. através da identificação e quantificação de cada um desses serviços.

Introdução Planejamento: 10 .

Introdução Estrutura de uma empresa de construção civil: A estrutura de uma empresa pode ser representada esquematicamente num Organograma. 11 . Um Organograma é um esquema representativo da organização onde se identificam as ligações horizontais de comunicação/informação e as verticais de chefia.

Introdução Organograma: Cargo A Cargo B Cargo C Cargo E Cargo F Cargo D 12 .

Introdução Estrutura de uma empresa de Construção Civil: 13 .

Introdução Estrutura de uma empresa de Construção Civil: Estratégia Tático Operação 14 .

Para isso saber orçar e planejar é fundamental para tal eficiência. visando à redução das perdas e dos gastos. 15 .Introdução Estrutura do setor de orçamento e planejamento: O mercado da construção civil altamente competitivo exige que as empresas tenham controle dos seus métodos de planejar e executar.

Introdução Estrutura do setor de orçamento e planejamento: Compras 1. Como garantir que a forma de orçar está compatibilizada com a forma de planejar a obra (PASSO ZERO PARA ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO E CONTROLE DA EXECUÇÃO). 2. . contudo outros são função do tempo e logística da obra16 (definição do planejamento). Existem itens do orçamento que são função das quantidades de serviço.

Atrasos nas entregas: 71% 2. Entrega de material diferente do especificado: 60% 3.Introdução Estrutura do setor de orçamento e planejamento: Compras Compras 1. Qualidade deficiente do material: 51% 17 .

2. 3.Introdução Estrutura do setor de orçamento e planejamento: Compras Modalidades de Compras 1. Locações de Equipamentos e Subcontratações de Serviços. Mão de Obra e Materiais. Somente Mão de Obra. 18 .

19 . 2.Introdução Estrutura do setor de orçamento e planejamento: Compras Acertividade de Compras 1. Elaboração dos Memoriais Descritivos. Elaboração do Manual da Qualidade.

20 . Estrutural.Introdução Memorais Descritivos: 1.1. 2. 1. Descrição de todas as Características de um Projeto: 1.3. Arquitetônico.2. da fundação ao acabamento. Complementar. em todas as suas etapas. Elaboração e Especificação dos Materiais que serão utilizados e necessários a execução do Projeto. 1.

OBRIGADO! 21 .