SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DO AMAZONAS SODECAM

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PLANO DE ENSINO
CURSO

PERÍODO 50/2008

DISCIPLINA Contabilidade de Custos

CARGA HORÁRIA 80

PROFESSOR Eduardo Genaro Escate Lay

Curso Ciências Contábeis

EMENTA Sistemas de Custeio. Custo Fixo, Lucro e Margem de Contribuição. Limitações na Capacidade de Produção. Receitas e custos para o processo decisório. Custos das perdas de produção. Relação custo/volume/lucro.

MÊS

Nº DE AULAS
08

OBJETIVO
Capacitar aos alunos na compreensão das informações gerenciais para o controle e tomada de decisões e conduzir o aluno para o conhecimento e aplicação de ferramentas gerenciais para administrar a relação custo-volume-lucro e sistemas de custeamento empresarial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL.
1.1 Significado de gastos, investimentos, custos, despesas, desembolsos, perdas. 1.2 fluxo operacional e sistêmico dos eventos empresariais. 1.3 Custos diretos e custos indiretos. 1.4 Custos fixos e custos variáveis. 1.5 Custos para a valoração de estoques e apuração do resultado. II ANALISE DO COMPORTAMENTO DOS

FEV

CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE GERÊNCIA E CONTROLE.
2.1 2.2 2.3 2.4 Parâmetros operacionais Controle do parâmetro Relação entre os custos e os parâmetros Determinação matemática do comportamento do custo III RELAÇÃO CUSTO/VOLUME/LUCRO. 3.1 Relações entre receitas, custo, volume e lucro. 3.2 Métodos de separação dos custos 3.3 Analise de ponto de equilíbrio 3.4 Os custos e a contribuição marginal 3.5 Uso dos métodos quantitativos na solução de problemas de custos. IV SISTEMAS DE CUSTEAMENTO 4.1 Custo padrão a) Objetivo e vantagens b) Fixação do padrão c) Causas das variações d) Analise das variações de materiais diretos,

MAR

18

ABR

16

MAI

16

JUN

22

mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação. 4.2 Custo por ordem de produção a) Introdução b) Característica do sistema c) Objetivo e desvantagens d) Ordem e produção e) Métodos de contabilização 4.3 Custo por processo f) Introdução g) Característica do sistema h) Vantagens e desvantagens i) Procedimentos básicos j) Coprodutos e subprodutos 4.4 Sistema de Custeio Baseado em Atividades a) Activity Based Costing. b) Cadeia de Valor. c) Direccionadores de Custos.

METODOLOGIA 1°)Aulas Expositivas dialogadas com distribuição de material ilustrativo. 2°)Trabalhos em grupos, debates.

3°)Simulação empresarial: Busines game. 4°)Brainstorming seminários pesquisas bibliográficas, visitas técnicas e pesquisas nas empresas.
METODOLOGIA 1°)Aulas Expositivas dialogadas com distribuição de Guias de Conhecimento. 2°)Trabalhos em grupos, debates.

3°)Questionários de Avaliação acadêmica e de Auto-Regulação do conhecimento. 4°)Brainstorming seminários pesquisas bibliográficas e pesquisas nas empresas. AVALIAÇÃ INSTRUMENTO DATA O 10 Bimestre 4 práticas dirigidas após finalizar as unidades I e II, III, Última Semana de IV e V com valor de 0,5 pontos cada uma; MARÇO; Pesquisa de Demonstrações Contábeis dos últimos dois Última Semana de anos com valor de 0,5 pontos; ABRILo; Pesquisa na Biblioteca da Uninorte e da Internet de Turma assuntos designados individualmente do conteúdo CCN05S2. programático da disciplina com valor de 0,5 pontos; Treinamento no Escritório Modelo com valor de 0,5 pontos; Exercícios de fixação Individual e em equipe em, sala de aula e extra-sala de aula, uso da lousa e slides no Data-show, pesquisa de campo, textos e Questionários de Avaliação acadêmica e de Auto-Regulação do Conhecimento; Testes de autoeficácia e Metacognição com valor de 0,5 Programada p/ Uninorte. pontos; PROVA INSTITUCIONAL com valor de 6 pontos.

AVALIAÇÃ INSTRUMENTO O 20 Bimestre 4 práticas dirigidas após finalizar as unidades I e II, III, IV e V com valor de 0,5 pontos cada uma; Pesquisa de Demonstrações Contábeis dos últimos dois anos com valor de 0,5 pontos; Pesquisa na Biblioteca da Uninorte e da Internet de Turma assuntos designados individualmente do conteúdo CCN05S2 programático da disciplina com valor de 0,5 pontos; Treinamento no Escritório Modelo com valor de 0,5 pontos; Exercícios de fixação Individual e em equipe em, sala de aula e extra-sala de aula, uso da lousa e slides no Data-show, pesquisa de campo, textos e Questionários de Avaliação acadêmica e de Auto-Regulação do Conhecimento; Testes de autoeficácia e Metacognição com valor de 0,5 pontos; PROVA INSTITUCIONAL com valor de 6 pontos. 3º Bimestre. PROVA INSTITUCIONAL com valor de 10 pontos. CCN05S2
* No Exame Final não é permitida qualquer espécie de acréscimo de nota (trabalhos, participações e outros) estranha a prova final. BIBLIOGRAFIA

DATA Última Semana de MAIO; Última Semana de JUNHO.

Programada p/ Uninorte.

Bibliografia Básica FOSTER G.R. et al.. Contabilidade de custos: um enfoque administrativo. 9.ed. São Paulo:LTC,2000. NEVES, Silvério das et al.Contabilidade de Custos.7.ed.São Paulo:Frase,2003. Bibliografia Complementar BEULKE, Rolando & BERTÓ, Davio José. Estrutura e Análise de Custos. Editora Saraiva. 2001. CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 3.ed. São Paulo:Atlas,2005. LEONE, George Sebastião Guerra Curso de Contabilidade de Custos. 2.ed. São Paulo:Atlas,2000. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2003. (Livro texto e Livro de exercícios). VICECONTI, Paulo E.;Neves, Silvério. Contabilidade de Custos, um Enfoque Direto e Objetivo. 7.ed. São Paulo: Frase, 2003.

Nome do Professor Prof. MSc. Eduardo Genaro Escate Lay

..... Coordenador(a) Prof(a). MSc. Edileuza Lobato