You are on page 1of 4

Slide 1 – Jonas 2: 1-10

Slide 2 – O

GRANDE PEIXE: UM REMÉDIO PARA JONAS

Não há como pensar em Jonas sem relacionar a desobediência e fuga que ele demonstrou
nesse particular com Deus. Jonas escolheu “fugir”.
Psicólogos rotulam esse comportamento como “síndrome de luta”. Isso ocorre quando
somos colocados em uma situação muito difícil. Geralmente, a nossa tendência será, 1- combater
o problema tentar resolver ou 2- fugir.
No caso do profeta Jonas não foi diferente, ao receber o chamado de Deus ele escolhe fugir.
OLHAR O MAPA DO SLIDE: Jonas ao receber a missão de Deus de ir para Nínive ele
desse para Jope onde havia um porto e coincidentemente, um navio ia sair pra Társis, oposto ao
que Deus mandou ele fazer. Pra se ter uma ideia, Társis era o lugar mais longe de todo o planeta
naqueles dias, 3.000km. A viagem durava, pelo menos, um ano.
Slide 3 -

Analisando friamente a história de Jonas, comparando aos dias de hoje é ate
compreensivo os motivos que levaram Jonas a se recusar em obedecer às ordens de Deus. A
cidade de Nínive era a capital da Assíria, conhecida como a cidade dos ladrões e que carregava a
fama de torturar e matar todos que eram contrários aos cultos de seus deuses. Ela era uma
nação cruel e era detestada por suas práticas desumanas e quando Deus mandou Jonas pregar
àquela cidade, ele recusou-se a ir, por causa do ódio e preconceito que sentia pelos assírios,.
Preconceitos políticos: pois os ninivitas eram velhos inimigos de seu povo. Preconceitos raciais:
os ninivitas eram gentios e não pertenciam ao povo escolhido. Preconceitos religiosos: um povo
tão perverso, tão mau, tão grosseiro, não podia nem devia ser perdoado.
Isso equivale a uma ordem que fosse dada a você para ir até a faixa de Gaza, pregar pra
grupos radicais do oriente médio, porque Deus declarou o amor dele àquele povo. Quem se
dispunha a uma missão suicida?
Amados, quando Deus te dá uma direção que vai te levar pro centro da vontade dele, ele
mesmo se encarrega de te acompanhar, no entanto, quando Deus te dá essa direção, o diabo se
encarrega de preparar navios, ou distrações que vão te levar pra o oposto da vontade de Deus. E
quando isso acontece, pelo carinho de Deus por sua vida, ele move as situações pra te levar pra
o centro de sua vontade.
Slide 4 -

O grande peixe na vida de Jonas serviu pra promover alinhamento e isso nos traz alguns
ensinamentos em 1º Primeiro Lugar:
Slide 5

- NOS TIRA DA ZONA DE CONFORTO (Cap 1: 5, 15 e 17).

Existe uma teoria que define a zona de conforto sendo ela uma série de ações,
pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam
nenhum tipo de sentimento (medo, perigo, ansiedade). Nessa condição a pessoa realiza um
determinado número de comportamentos que lhe dá um desempenho constante, porém limitado e
com uma sensação de segurança.

bailes. ele é vivo e incomoda ele sempre quer levar a gente pra uma vida espiritual ativa onde as pessoas possam ver em nós a Luz de Cristo a alegria de viver como herdeiros do Rei.Porque tudo o que há no mundo .fertilidade. mas foi. tudo e todos parece melhor do que estar no centro da vontade de Deus. . será que aqui na igreja seria possível você está vivendo. Preste atenção no que vou dizer. Na primeira carta de João 2:15-17 diz: “15 .O mundo passa com as suas concupiscências. (Ilustração flor de Lotus. ela não consegue. Estar no interior do grande peixe não significou o fim pra Jonas. procurando seu melhor cantinho na zona de conforto. a concupiscência dos olhos e a soberba da vida . no filme Percy Jackson. na zona de conforto. não está nele o amor do Pai. dentro do cassino). o namoro com a pessoa errada.2º. Esse peixe foi providenciado pelo SENHOR. porque no momento em que escolhemos sair da vontade Deus. por que é ai que o Grande Peixe entra na história. Eu queria que você pensasse um pouco respondendo a essa pergunta: Por que somente Jonas.APLICAÇÃO: Procurar uma Zona de Conforto Espiritual nos leva a fugir da vontade de Deus e causa o sono. Aquela amizade que seu pai não gosta. mas do mundo. Que tal? Pela história de Jonas fica claro que o peixe era consequência dos seus atos. fedorento totalmente sem luz.a concupiscência da carne. onde nada do que se passa ao seu redor te incomoda. Se alguém ama o mundo. pra te tirar da zona de conforto. Um lugar sujo. mas hoje estão distante de Deus e por mais que essa pessoas seja confrontada a retornar. os locais escolhidos para frequentar (discotecas. a sexualidade e a sensualidade. uma justiça imensurável e um amor grandioso. ele saiu do seu cantinho confortável direto pra dentro do estomago de um peixe. mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente”. 16 .Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. 17 . tudo é “NORMAL”? Se a resposta foi sim então pode se preparar. . o que é o nosso segundo ponto: Um Tempo de Reflexão Slide 6 . shows). o nascimento. molhado. Pra Jonas.não procede do Pai. o que fazemos da nossa vida nos aproxima ou nos distancia de Deus. Isso nos leva a uma reflexão. É no ventre do grande peixe que Jonas começa a recuperar a saúde espiritual. estava no sono profundo? (v5). estava tudo bem. ele não estava nem um pouco incomodado com toda aquela agitação no barco. O Espírito Santos de Deus age de modo contrário. Atender ao chamado de Deus não inclui correr para os porões dos navios. Você talvez conheça pessoas que já estiveram aqui e era seu amigo ou amiga. Pra tentar dimensionar essa situação eu queria que você imaginasse você preso em um bueiro de esgoto por 3 dia e 3 noites. UM TEMPO DE REFLEXÃO Jonas passou 3 dia e 3 noites confinado no interior do grande peixe. o renascimento. Deus é tremendo e de uma compreensão incomparável. tudo isso funciona como anestesia da alma. Foi isso o que acontece com o profeta.

Ele errou com o SENHOR. questionar a Deus é murmurar! Meu amigo. ele queria evangelizar igual a todos os seus sucessores que profetizavam para seu próprio povo. você e eu não estamos isentos de fazer escolhas erradas e que se não houvesse Jesus pra nos remir dos pecados. Se eu perguntar aqui quem esta passando por problemas. mas o fato é que geralmente nossas ações do diaa-dia. O grande peixe na vida de Jonas serviu pra ele pensar nas escolhas. um grande numero de pessoas levantariam a mão. Ai você fala pra mim. Será? Precisamos pensar no que fazemos ou falamos. mas o que há de bom. permite que passemos por situações pra que a gente pare e reflita sobre qual a prioridade que damos para as coisas dele. Não podemos ser cristãos sonsos. Então eu faço outra pergunta: O que você tem feito que tenha te aproximado mais de Deus? Slide 7 - Às vezes Deus. não nos levam a pra perto de Deus. Faça como Jonas. vou ter que ir pra Nínive? Que Nínive que nada. Por isso clamou: "SENHOR. PARE DE MURMURA e DESPERTE! Acorde para as maravilhas que DEUS tem lhe presenteado todos os dias! Não enxerga? Então não mude suas atitudes e fique mais um pouco de tempo dentro do peixe sim? Você ainda não "está no ponto"! (beleza?) Mas para você que nessa noite já se cansou de correr de DEUS e ser engolido pelos problemas: OUSE MAIS! CLAME! LOUVE! CHORE! Se rasgue na presença do SENHOR se for preciso! E o PAI lhe concederá o LIVRAMENTO que necessita! . que droga. Isso mesmo! Pois estava vivo. Eu TE louvou porque me conservaste a vida!" ALELUIAAAAAAAAAAAAAA! 2. na escola. pode ainda ter coisas boas na vida?" Vou te dar um aviso: ACORDA! Jonas não era bobo. conhecia bem a quem ele servia.2. nos relacionamentos entre amigos.2 UM TEMPO PRA REFLETIR NAS ATITUDES: Jonas no capítulo 1 decide não ir pra Nínive. mas creio que meu clamor de perdão LHE alcançará.1 UM TEMPO PRA REFLETIR NAS ESCOLHAS: Amados. falsos ou imaturos ao ponto de dizer: “Mas eu não fiz nada para merecer isso!”. Mesmo sentindo que algo amargava o seu espírito e arrancava violentamente qualquer tipo de esperança. mas pela atitude de Jonas ele ponderou em seu coração e provavelmente murmurou dizendo: “Puxa. "Coisas boas? Como alguém engolido por um peixe e sem esperança de viver fora dali. louvou ao SENHOR por estar vivo. mas como disse antes. apesar de tudo. Társis ai vou eu”. mesmo achando que as portas da vida tinham se fechado clamou ao SENHOR e glorificou pelas coisas boas que ainda tinha. fatalmente também seríamos lançados ao mar. viu deixa eu te falar um negocio. eu errei e me afastei da TUA presença. Slide 8 - Ow. na família ou qualquer outro problema. Apesar de não está escrito.

É impossível qualquer tentativa para fugir de Deus. fugir? Precisamos nos lembrar de refletir sempre nas nossas escolhas e ações. pecamos e já não nos sentimos digno de estar diante de um Deus santo. 1. e muito difícil.Deus é soberano e sempre realiza sua vontade. 6 . 3. dormir.O caminho da desobediência sempre nos coloca em enrascadas. 5 . Qual a sua reposta diante dos problemas. 4 . Então. 2 . então corremos. Um pregador. Ele era um profeta. Se não compreendemos o que Deus nos quer falar.CONCLUSÃO: Não há como ler essa história e permanecer no mesmo pontos que estamos. temos a garantia que Ele andaria 999 deles pra nos encontrar.Quão apaixonadamente Deus ama os pecadores. corremos porque. 2.Somos pessoas que não estamos preparados pra entender e atender às ordens de Deus. desisti e correr é a melhor opção.. mas os trabalhadores são poucos”. murmurar. como Adão e Eva.Quando estamos em desobediência nos tornamos maldição onde quer que vamos.Os preconceitos nos tornam sem amor pelos incrédulos. 7 .Sentimos medo do que não podemos realizar. a espera do grande peixe ou dentro barriga dele.Quando amamos o que é secundário. Isso nos parece muito grande e não estamos confiante o suficiente. nossa vida se torna mesquinha e sem alegria.. A entrega de Jesus na cruz foi a maior prova de seu sacrifício.000 degraus entre você e Deus.Ou por fim. Jonas conhecia a Deus. . por que ele fugiu? Por que alguém que conhece a Cristo e além do mais é um pregador escolhe fugir? Quero concluir deixando 3 razões que orienta a essas repostas e serve de norte pra que não corramos de Deus. Feche seus olhos e vamos orar: 1 . Você já percebeu que Deus está te perseguindo? Eu vi uma ilustração que dizia o seguinte: Se houvesse 1. Sua obra é muito grande. 3 . Mateus 9:37 Jesus diz: "A seara é grande. Slide 9 - Da próxima vez que você pensar em fugir correr para ele.

Related Interests