You are on page 1of 4

Sociologia na Universidade

de Defesa Nacional da Suécia

atividades complementares e idéias. Psicologia e Ciências Educacionais. tanto para alunos de graduação quanto para os de doutorado. em gestão de conflito e no serviço civil. e à emergência de novos tipos de operações internacionais. Embora modesta em número de pessoas. O trabalho do departamento é realizado em um ambiente academicamente interdisciplinar e que abrange toda gama de atividades de liderança.Sociologia na Universidade de Defesa Nacional da Suécia Sociologia é uma das matérias centrais da Universidade e é integrada no currículo do Departamento de Liderança e Gestão (Institute of Leadership and Management. Devido a um ambiente internacional cada vez mais complexo. a equipe de sociologia cobre uma extensa gama de temas entre seus projetos de pesquisa. multidimensional e multicultural. Grupos e redes globais específicos fornecem a estrutura básica para pesquisa e treinamento. interação social e organização social. ILM). O grupo participa em várias redes globais de pesquisa. A pesquisa é conduzida de várias formas. Os principais temas de pesquisa sociológica e ensino no ILM são: • • • • • Gestão de Conflito e Operações Internacionais de Peacekeeping Operações Multinacionais e Relações Civil-Militares Violência e Conflito: Perspectivas Sociológicas Liderança em Condições Extremas Questões de Segurança na Sociedade Contemporânea Pesquisa e ensino são realizados entrelaçados com o trabalho de outros departamentos e instituições de forma a garantir interdisciplinaridade. com foco em questões relacionadas à segurança global e gerenciamento de crises . estabilização de operações e reconstrução de Estados. Departamento de Liderança e Gestão O Departamento de Liderança e Gestão (ILM) possui uma linha de pesquisa orientada pela educação de profissionais que servirão em posições de liderança nas Forças Armadas. Pesquisa Os colaboradores do departamento de sociologia da Universidade Nacional de Defesa da Suécia são envolvidos em vários projetos de pesquisa. militares e civis. desde contextos de combate e guerra até aqueles que envolvem prevenção e gestão de conflitos. o foco principal do ILM são os novos desafios de liderança contemporânea. empregando métodos diversos. A sociologia tem como objeto de estudo o comportamento humano. interdisciplinares e internacionais. O departamento possui três áreas de ensino: Sociologia.

indivíduos e segurança. Neste sentido. a sociologia se concentra. As maiores áreas de pesquisa incluem: • • • • Novas Missões – Novos Desafios: Peacekeeping e Solução de Conflito no século XXI A Transformação das Forças Armadas: Perspectivas Teóricas e Práticas Missões no Exterior – Experiência Militar em Missões Internacionais Violência Militar Segurança em uma Sociedade Internacional Esta área de pesquisa possui como foco a relação entre sociedade. Neste contexto. Maiores áreas de pesquisa A Sociologia das Forças Armadas: Organização e Profissão Esta area de pesquisa engloba uma grande variedade de assuntos relacionados ao papel e à transformação das forças armadas num mundo cada vez mais globalizado. a sociologia contribui principalmente ao estudo de aspectos sociais e organizacionais de liderança. O principal objetivo com estes estudos é poder identificar fatores determinantes. peace enforcement e ajuda humanitária). de liderança e interação social em situações complexas e exigentes. Uma das questões-chave da atualidade é como a sociedade internacional emergente é. Estudos são realizados também a respeito de percepções e identidades. sociais e comportamentais. estruturada e organizada em prol da segurança de seus membros. A pesquisa sociológica dentro deste escopo também trata dos aspectos da integração européia hoje e o papel crescente da União Européia em assuntos internacionais. estabilidade e paz. e estruturas sociais e organizacionais. Liderança em Condições Extremas – Aspectos sociológicos e Estudos de caso Questões de liderança em situações extremas são o foco principal da pesquisa e do ensino do Departamento de Liderança e Gestão. sociologia militar e estudos de conflitos e guerra e paz. ou poderia ser. sobretudo. especialmente dentro do contexto da integração européia (incluindo os novos papéis e tarefas dos militares em os contextos de solução de conflito. é procurado compreender o comportamento dos indivíduos em situações . abrangendo a Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e a Política Européia de Segurança e Defesa (PESD). peacekeeping. no comportamento individual e coletivo e sua interação com segurança. Enfocam-se novas tarefas e desafios dos militares na sociedade contemporânea.internacionais. Neste contexto.

Vários estudos de caso sobre desafios de liderança em situações específicas são realizados nesta área de pesquisa. Fale conosco Sociologia no Departamento de Liderança e Gestão Franz Kernic Professor em Sociologia franz.se www.se/sociology November 2009 Box 27805 / 115 93 Stockholm Endereço para visita: Drottning Kristinas väg 37 Telefone: 08 553 42 500 / Fax: 08 553 42 598 www. Hoje.fhs.se .kernic@fhs.se Karin Skelton Gerente de projetos Karin.skelton@fhs. organizações e cultura. A sociologia acrescenta valor especial à longa tradição de pesquisa do ILM nesta área.extremas e estressantes e a relação entre líder/seguidor.fhs. a pesquisa sociológica incrementa os estudos tradicionais ao acrescentar uma perspectiva organizacional e sociológica. durante muitos anos realizada quase que exclusivamente em relação aos aspectos psicológicos da liderança.