You are on page 1of 35

SUMÁRIO
Videoaula Nr 08

1. INTRODUÇÃO
- Palavras
iniciais

2. MÉTODO
- Comparar
3. CONCLUSÃO

ND ANÁLISE COMPARAR ND ANÁLISE = CONHECIMENTO + COMPREENSÃO + APLICAÇÃO. . COMPARAR consiste em decompor o todo em partes e por dedução. Conclusão final deve conter a síntese das CP. Conclusões Parciais (CP)= sínteses. chegar a conclusões lógicas.

.

INTRODUÇÃO .

DESENVOLVIMENTO .

CONCLUSÃO .

PARTES DO DESENVOLVIMENTO .Parte A + Parte B = Objeto da Questão. .Definição do Objeto da Questão. .

0) Comparar a situação atual. dos respectivos blocos econômicos da AMÉRICA DO NORTE e da EUROPA com o BRASIL. 2ª QUESTÃO (Valor 4. concluindo sobre as condicionantes para a inserção da economia brasileira nesses mercados globalizados e cada vez mais competitivos. das relações políticas e econômicas.DECEx – DESMil ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO CONCURSO DE ADMISSÃO DE 201X PROVA DE GEOGRAFIA 1ª QUESTÃO (Valor 6.0) BOA PROVA .

b. Condicionante da servidão no desenvolvimento: Não há. Finalidade: Comparar a situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil. Ideia central: Relações políticas e econômicas. e. 2) Espaço: América do Norte. Condicionante da servidão na conclusão: Concluindo.INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO a. h. Europa e Brasil. k. Assunto: Relacionamento político e econômico do NAFTA e da UE com o Brasil. i. Condicionantes de: 1) Tempo: Atual. Nível de desempenho (ND): Análise. Conclusão imposta: As condicionantes para a inserção da economia brasileira nesses mercados globalizados e cada vez mais competitivos. Estrutura da solução: Introdução Dsv Concl . d. f. c. g. 3) Conhecimento: Relações políticas e econômicas. j. Objeto da questão: A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil. Servidão: Comparar.

PARTES DO DESENVOLVIMENTO Parte A + Parte B _____________________=_______________________ A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil. .

PARTES DO DESENVOLVIMENTO a. A situação atual das relações econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil (Parte B) _______________________=____________________________ A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil. A situação atual das relações políticas do NAFTA e da UE com o Brasil (Parte A) + b. .

. A situação atual das relações políticas e econômicas da UE com o Brasil (Parte B) _____________________________=________________________________ A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil. A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA com o Brasil (Parte A) + b.PARTES DO DESENVOLVIMENTO a.

LOCAL DA EXECUÇÃO DA COMPARAÇÃO .

(Parte A) + b. Comparação da situação atual das relações econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil (Parte B) _______________________=____________________________ A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil.a. Comparação da situação atual das relações políticas do NAFTA e da UE com o Brasil. .

. (Parte B) _____________________________=_________________________________ A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil. A situação atual das relações políticas e econômicas da UE com o Brasil e comparação desta com a situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA com o Brasil. A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA com o Brasil (Parte A) + b.a.

Comparação entre a situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil (Parte C) ________________________=___________________________ A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA e da UE com o Brasil.ESQUEMATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO – 1º EXEMPLO a. A situação atual das relações políticas e econômicas do NAFTA com o Brasil (Parte A) + b. A situação atual das relações políticas e econômicas da UE com o Brasil (Parte B) + c. .

ESQUEMATIZAÇÃO DA INTRODUÇÃO – 1º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO – 1º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DA CONCLUSÃO – 1º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DA INTRODUÇÃO .2º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO – 2º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DA CONCLUSÃO – 2º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DA INTRODUÇÃO – 3º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO – 3º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO – 3º EXEMPLO .

ESQUEMATIZAÇÃO DA CONCLUSÃO – 3º EXEMPLO .

concluindo sobre as medidas a serem adotadas pelo governo brasileiro.DECEx – DESMil ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO CONCURSO DE ADMISSÃO DE 201X PROVA DE GEOGRAFIA 1ª QUESTÃO (Valor 6.0) Comparar a situação atual do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil. 2ª QUESTÃO (Valor 4. nos campos psicossocial e econômico. visando incrementar o crescimento do País.0) BOA PROVA .

f. h. k. c. g. Nível de desempenho (ND): Análise. Assunto: Desenvolvimento do Chile e do Brasil Ideia central: Desenvolvimento do Chile e do Brasil. 3) Conhecimento: Nos campos psicossocial e econômico.INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO a. Condicionante da servidão na conclusão: Concluindo. b. i. d. Objeto da questão: a situação atual do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil. Conclusão imposta: As medidas a serem adotadas pelo governo brasileiro. visando incrementar o crescimento do País. j. 2) Espaço: Chile e Brasil. Condicionantes de: 1) Tempo: Atual. e. Finalidade: Comparar a situação atual do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil. Condicionante da servidão no desenvolvimento: Não há. Estrutura da solução: Introdução Dsv Concl . Servidão: Comparar.

(Parte A) + b. . Comparação do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil no campo econômico. (Parte B) _______________________=____________________________ A situação atual do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil (nos campos psicossocial e econômico). Comparação do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil no campo psicossocial.1º EXEMPLO – Já começa comparando desde a Parte A a.

. (Parte B) _______________________=____________________________ A situação atual do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil (nos campos psicossocial e econômico). O modelo de desenvolvimento do Brasil nos campos psicossocial e econômico e comparação deste com o modelo de desenvolvimento do Chile nos referidos campos. (Parte A) + b. O modelo de desenvolvimento do Chile nos campos psicossocial e econômico.2º EXEMPLO – Faz a comparação na Parte B a.

3º EXEMPLO – Faz a comparação somente na Parte C a. (Parte C) ________________________=___________________________ A situação atual do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil (nos campos psicossocial e econômico). (Parte A) + b. (Parte B) + c. O modelo de desenvolvimento do Chile nos campos psicossocial e econômico. O modelo de desenvolvimento do Brasil nos campos psicossocial e econômico. Comparação do modelo de desenvolvimento do Chile com o do Brasil nos campos psicossocial e econômico. .

ESTRUTURA DAS VIDEOAULAS Nr 1 – DPS e CP/ECEME Nr 2 – Importância do MÉTODO Nr 3 – As 3 fases do MÉTODO Nr 4 – A servidão APRESENTAR Nr 5 – A servidão CARACTERIZAR Nr 6 – A servidão JUSTIFICAR Nr 7 – A servidão ANALISAR Nr 8 – A servidão COMPARAR Nr 9 – A servidão ESTUDAR Nr 10 – Dúvidas sobre o MÉTODO Nr 11 – CAMPOS DO PODER Nr 12 – Dicas para a PREPARAÇÃO .