You are on page 1of 25

Filtros Digitais

Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e
frequência, classificação de filtros

Filtros são usados basicamente para dois propósitos:
• Separação de sinais combinados;
• Restauração de sinal que foi distorcido.
A princípio, a separação e/ou restauração de sinais pode ser realizada com ambos os tipos
de filtros, analógicos e digitais. As diferenças básicas são:
Analógicos
• Barato
• Rápidos
• Grande faixa dinâmica (amplitude e frequência)
Digitais
• Muito melhor desempenho. Ex.: Será visto um filtro passa-baixa que possui ganho
1±0,0002 entre frequência zero e 1000Hz e um ganho de menos que 0,0002 para
frequências acima de 1001Hz. Excelente não?

5.707 e a potência é reduzida à 0. .Filtros lineares comumente apresentam as curvas abaixo: -3dB : amplitude do sinal cai à 0.

Fase linear: simetria entre as metades superior e inferior → resposta em frequência com fase linear. Overshoot: distorção da informação.DOMÍNIO DO TEMPO Resposta ao degrau Tempo de subida: entre 10% e 90%. . Deseja-se o menor possível.

90%.7% e 50% da amplitude para filtros digitais. 70. Banda de transição: desejase a menor possível. .DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA Resposta em frequência Banda passante: frequências permitidas (ganho 1 geralmente) Frequência de corte: 99%.

DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA Resposta em frequência .

Cascata: 2 estágios Convolução: 1 estágio Paralelo: 2 estágios Soma: 1 estágio .Ex.: Filtros passa-banda e rejeita-banda.

Classificação de filtros Filtros Digitais Convolução Recursão FIR IIR Melhor desempenho Mais rápido .

Filtros Média Móvel Implementação por convolução. . redução de ruído. implementação recursiva. passagens múltiplas.

para um filtro média móvel com M=5 é dado por: 1. O filtro média móvel é uma convolução da entrada com um pulso retangular de área 1.Implementação por Convolução 1 É feito uma média de um número de pontos do sinal da entrada x[]. para produzir cada ponto do sinal de saída y[]: Ex.: O ponto 80 da saída. .

: Filtro média móvel com M=4 Note que. • adição • subtração • multiplicação .Ex.

ao mesmo tempo que preserva a resposta ao degrau.Redução de ruído versus Resposta ao degrau O filtro média móvel apresenta bom desempenho em muitas aplicações e ótimo desempenho na redução de ruído branco. A quantidade de ruído reduzida é igual a raiz quadrada do número de pontos no filtro !! .

1 1.Resposta em frequência O filtro média móvel possui bom desempenho no domínio do tempo e mal desempenho no domínio da frequência. Obtida pela transformada de Fourier do pulso retangular. .

Passagens múltiplas no filtro média móvel Consiste em passar o sinal de entrada pelo filtro duas ou mais vezes. .

a melhor maneira para calcular y[51] é e assim sucessivamente.Implementação recursiva É possível implementar um filtro média móvel com um algoritmo rápido. Dois pontos de saída adjacentes são calculados da seguinte forma: x[47]  x[48]  x[49]  x[50]  x[51]  x[52]  x[53] y[50]  7 x[48]  x[49]  x[50]  x[51]  x[52]  x[53]  x[54] y[51]  7 Uma vez que os pontos x[48].x[53] aparecem em y[50] e y[51].: Seja um filtro média móvel com M=7... Lembre que a implementação por convolução é lenta !! Ex. 1 y[51]  y[50] x[54]  x[47] 7 ..

Depois que o primeiro ponto de y[] é calculado. por ponto: 1 y[i ]  y[i  1]  x[i  p]  x[i  q] M onde . p  ( M  1) / 2 q  p 1 . todos os outros são determinados através de 1 soma e 1 subtração.

.Exemplo Implementar um filtro média móvel (recursivo ou não) para filtrar o seguinte sinal: Gerada através do Matlab/Simulink ...

Resultados Optou-se pelo recursivo. Abaixo algumas formas de onda: M=7 M=21 Note os picos do ruído filtrado e a tendênc de se tornar onda triangular com o aumen M ! .

x = 300 + [(equipe % 5) x 100] Hz . com portadora em 10kHz e sinal modulante de x Khz.Implementar um filtro de média móvel com os seguintes coeficientes: a) 8 b) 32 c) 128 A frequencia de amostragem é dada por: fa = [(equipe % 7) + (equipe % 3) ] x 10 kHz E levantar a curva de resposta em frequencia entre 0 e fa/2 Hz. Você deve implementar um detector de envoltória para recuperar o sinal modulado. Entrada como gerador e saída no conversor D/A do kit.Experiência 2 Parte 1 . Medir o Tempo de processamento. Use um filtro mediano ADEQUADO para a detecção. Parte 2 – Gerar um sinal modulado em AM.

.

.

.

Demodulador AM-DSB .

.

Filtragem excessiva x Pouca filtragem .