You are on page 1of 7

Por que a descoberta do elétron demorou

tanto tempo? Como foi possível descobri-lo e
que cientistas se envolveram na sua
descoberta?

hipóteses sobre elétrons e com o passar do tempo. Vários pesquisadores chegaram a conclusões e depois outros pesquisadores foram confirmando. adaptando e ampliando as suas pesquisas até chegarmos as teorias atuais. • Resposta 02 – Demorou tanto. . chegando novos pesquisadores com mais tecnologia e foram confirmando e aprimorando as teses dos seus antecessores.Respostas • Resposta 01 – Na época não havia tantos recursos tecnológicos para a descoberta dos elétrons. pois não havia tecnologia necessária para tal descoberta. Tudo começou com pesquisadores criando teses.

Respostas • Resposta 03 – Pela falta de tecnologia. as quais na época eram conhecidas com a denominação de raios catódicos. . quando ele se interessou pela pesquisa da natureza e propriedades de certas radiações. Thomson. Ocorreu no final do século XIX e foi resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo físico inglês J. e a tecnologia não era avançada igual a hoje! • Resposta 04 – Porque a tecnologia não era tão avançada e tão bem preparada quanto é hoje. J.

pois para ser comprovada realmente a sua existência cientificamente. Para a sua descoberta os cientistas desenvolveram experiências sobre a condução de eletricidade e um dos cientistas envolvidos era William Crookes. é necessário fazer vários experimentos e obter ideias diferentes para ser testados. no final do século XIX.Respostas • Resposta 05 – A descoberta do elétron foi demorada. mas quem chegou a conclusão da existência do elétron foi o físico inglês Joseph John Thomson. e isso levou muito tempo para poder chegar a comprovação concreta deste fenômeno. .

foi descoberto por Thomson em 1897 no laboratório Cavendish.Respostas • Resposta 06 – A descoberta do elétron não se deu de um dia pro outro foi fruto de trabalho. e fora ainda que naquela época tudo era muito pré-histórico ou seja quando mais cientistas iam mostrando suas teses mais novo o que significava ser o elétron ficava.George Paget Thomson.da universidade de Cambridge.aprimoramento de teses com experiências que dessem fundamento ao dito.Maxwell. Joseph John Thomson.enquanto estudava o comportamento dos raios catódicos. Os cientistas envolvidos foram: George Johnstone. Millikan .

Reflexão... • O que era preciso verificar para se constatar que o elétron era uma nova partícula? • Como seria uma montagem experimental que permitiria medir uma propriedade do elétron? .

Tarefa de casa • Encontrar informações acerca dos cientistas importantes para a descoberta do elétron. – Acessar a linha do tempo • Atividade avaliativa na próxima aula sobre a tarefa. – Questionário sobre a linha do tempo .