You are on page 1of 5

Etapa 3

Passso 1

William John Macquorn Rankine, um escocês polimata e professor da Universidade de
Glasgow. O ciclo termodinâmico Rankine é fundamental subjacente dos motores a vapor.
Ciclo Rankine é similar ao Ciclo de Carnot, pois onde se observa a eficiência de uma
turbina, o diagrama TS inicia assemelhar com o ciclo de Carnot. A diferença principal
está na adição (de uma caldeira) e a da ausência de um condensador no processos
isobáricos no ciclo Rankine e os processos isotérmicos na teoria do Ciclo Carnot.
O ciclo descreve-se na seguinte sequência:
Normalmente, líquido saturado sai do condensador,sendo pressurizado pela bomba,
entrando na caldeira onde é transferido calor, normalmente a pressão constante. De
seguida, é expandido na turbina, sendo aqui obtido trabalho mecânico. Por último, o
fluído passa pelo condensador onde volta ao estado de líquido saturado. Teoricamente a
expansão na turbina é isentrópica, ou seja, a entropia inicial é igual à final. No entanto, na
realidade existem perdas, sendo obtido menos trabalho do que idealmente se quer. Da
mesma forma, a bomba não tem uma eficiência de 100%, daí sera na realidade necessário
fornecer mais trabalho que no regime ideal.
Passo 2
O diagrama T-S de um ciclo Rankine, exibindo um processo real e ideal.Existem quatro
processos num ciclo Rankine, cada um alterando as propriedades do fluido de trabalho..
Processo -1: Primeiro, o fluido de trabalho é bombeado (idealmente numa forma
adiabática reversível) de uma pressão baixa para uma pressão alta utilizando-se uma
bomba. O bombeamento requer algum tipo de energia para se realizar.
Processo -2: O fluido pressurizado entra numa caldeira, onde é aquecido a pressão
constante até se tornar vapor superaquecido. Fontes comuns de calor incluem carvão, gás

esta expansão é adiabática reversível. Diagrama T-s Num ciclo Rankine real. Este líquido então retorna à bomba e o ciclo se repete. e a entropia aumenta durante os processos (indicados na figura como ΔS). tanto a pressão quanto a temperatura se reduzem.natural e energia nuclear. Processo -3: O vapor superaquecido expande através de uma turbina para gerar trabalho. estes processos não são reversíveis. Com esta expansão. Idealmente. onde ele é resfriado. Processo -4: O vapor então entra num condensador. e que o trabalho produzido pela turbina seja menor do que o produzido num estado de idealidade. até a condição de líquido saturado. Em outras palavras. . idealmente a pressão constante. Isto faz com que a energia requerida pela bomba seja maior. a compressão pela bomba e a expansão na turbina não são isoentrópicos[3] .

Entre outras vantagens. o que poderia danificar seriamente as pás da turbina. Este vapor é então reaquecido. isto impede a condensação do vapor no interior das turbinas durante sua expansão. . A primeira turbina recebe o vapor da caldeira à alta pressão. e é utilizado para acionar uma segunda turbina de baixa pressão.Ciclo Rankine com reaquecimento O ciclo Rankine com reaquecimento opera utilizando duas turbinas em série. utilizando o calor da própria caldeira. liberando-o de tal maneira a evitar sua condensação.

consideraremos uma . O título do vapor que deixa o turbina aumenta pelo superaquecimento do vapor e diminui pelo abaixamento da pressão e pelo aumento da pressão no fornecimento de calor. Para determinar o rendimento do ciclo devemos calcular o trabalho na turbina. Para fazer um resumo desta seção.Ciclo Rankine regenerativo O ciclo Rankine regenarativo é nomeado desta forma devido ao fato do fluído ser reaquecido após sair do condensador. Para isto. o que aumenta a eficiência termodinâmica do ciclo. Isto aumenta a temperatura média do fluído em circulação. o trabalho na bomba e a transferência de calor ao fluido na caldeira. pelo aumento da pressão no fornecimento de calor e pelo superaquecimento do vapor. aproveitando parte do calor contido no fluído liberado pela turbina de alta pressão. podemos dizer que o rendimento de um ciclo da Rankine pode ser aumentado pela redução da pressão de saída.

Tradução: Engº Euryaçe de Jesus Zerbini. Engº Ricardo Santilli Ekman Simões. Cap 8 do livro de Moran M.superfície de controle envolvendo sucessivamente cada um desses componentes. 2005. 1995. São Paulo: ed. http://pt. REFERÊNVICIAS BIBLIOGRÁFICAS BORGNAKKE. Fundamentos da Termodinâmica Clássica.A7. 246 – 251p. O trabalho líquido pode também ser determinado calculando-se o calor rejeitado no condensador. o modelo termodinâmico adotado é aquele associado as tabelas de vapor d’água e admitiremos que os processos acorrem em regime permanente (com variações desprezíveis de energias cinética e potencial).B5es .C3. Edgard Blücher Ltda. WYLEN Gordon. SONNTAG Richard.C3. o trabalho é gerado ao se vaporizar e condensar-se alternadamente um fluido de trabalho. Indrodução á Engenharia de Sistemas Térmicos.org/wiki/Ciclo_Rankine#Equa.et al. Rio de Janeiro: LTC. o trabalho líquido no ciclo é igual a transferência líquida de calor no ciclo. Claus.wikipedia. CONCLUSÃO Concluímos que o Ciclo de Rankine descreve a operação de turbinas à vapor comumente encontrados em estações de produção de energia. Em cada caso.J. pela primeira lei da termodinâmica. Em tais estações.e observando que.