You are on page 1of 5

TEM GENTE ENGANANDO E GENTE SENDO ENGANADA

I Jo. 2.18-26
OBJETIVO: Ensinar que sempre haverá joio no meio do trigo e que se
deve envidar todo cuidado e esforço para não ser induzido a erros,
permanecendo firmes na Palavra de Deus.
INTRODUÇÃO: Certamente você já ouviu o ditado vendendo ou
comprando gato por lebre...
CONTEXTO: Cerinto foi contemporâneo de apóstolo e evangelista
João quando este pastoreava na cidade de Éfeso no final da década de
90 no primeiro século.
Nada sobreviveu até nossos dias dos escritos de Cerinto, e os primeiros
pais da Igreja apresentam um quadro confuso de sua heresia.
Cerinto cria que Jesus era um filho natural de José, e que seu poder se
devera a uma descida temporária de um ‘aeon’ (uma emanação
angelical). Esta personalidade veio sobre ele no batismo e o abandonou
na crucificação (Deus meu, Deus meu! Porque me abandonaste?).
Muitas pregações distorcidas sobre Jesus circularam no primeiro
século. Qualquer semelhança com o nosso tempo não é mera
coincidência.
TRANSIÇÃO: Já não há dúvida de que o evangelicalismo é de grande
importância para o futuro do cristianismo global; mas, faz-se necessário
seu compromisso total com o evangelho. Quero refletir nesta
oportunidade sobre o tema: TEM GENTE ENGANANDO E GENTE
SENDO ENGANADA.
I – OS ENGANADORES FORAM PREVISTOS PELO SENHOR.
a – Sempre houve enganadores.
1. O primeiro enganador entre os humanos: Adão.
1.1 – O engano é uma das ferramentas do pecado para afastar o
homem da verdade, seja ela qual for.
1.2 – Desde que o pecado entrou na história humana, a intenção de
enganar passou a existir no coração do homem.
1.3 – Adão, quando interpelado pelo Senhor, após o pecado, aponta
outro responsável que não ele mesmo, numa tentativa de
enganar o Criador, fugindo da verdade.

44 ‘Vocês pertencem ao pai de vocês. 3. fala a sua própria língua. 2.5 ‘Jesus respondeu: “Cuidado. que ninguém os engane. Quando mente. assim também de todos os pecadores.1 – Jo. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás. aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali está ele!’. dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos’. então. enganar até os eleitos’. todo aquele que se opõe a Cristo. 1.1 – Não é preciso ensinar ninguém a mentir ou enganar os outros.3 – Mt. se possível. 24.1 – I Jo.2 – Ap. Jacó. Por isso sabemos que esta é a última hora’. 2. 1.23-24 ‘Se. 3. 1. e querem realizar o desejo dele.1 – O próprio nome ‘Jacó’ significa ‘enganador’. 24. que engana o mundo todo. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade. . já agora muitos anticristos têm surgido.2 – A pessoa apenas se especializa ao longo de sua vida. isto é. 5.18 ‘Filhinhos. Enganadores sempre houve na história da humanidade. 3. b – A preparação da Igreja sobre os enganadores. 4. Como resultante do pecado. o Diabo.2 – Mt. que lhe mudou o nome e também seu caráter. assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo. pois é mentiroso e pai da mentira’. Jesus alertou seus discípulos sobre o surgimento de enganadores no meio do povo. 4. pois não há verdade nele. 12. 5. 8.2. Ele e os seus anjos foram lançados à terra’.9 ‘O grande dragão foi lançado fora.4. especialmente em matéria de Evangelho. alguém lhes disser: ‘Vejam. 24. não acreditem. 4. 11 ‘e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos’. e essa foi a prática desse patriarca até que teve um verdadeiro encontro com Deus. enganador até no nome. Todo enganador. A mentira é um desvio de caráter e conduta que faz parte da natureza intrínseca do diabo. Pois muitos virão em meu nome. é um anticristo.1 – Mt. 1. esta é a última hora e.

Muitos se apressam em abrir sua boca querendo ensinar o que não receberam e na ânsia de serem tidos por mestres do saber. 20. não sejam muitos de vocês mestres. II – OS ENGANADORES SE UTILIZAM DA PALAVRA DE DEUS. segundo a palavra inerrante do próprio Senhor Jesus. por causa deles.1-3 ‘No passado surgiram falsos profetas no meio do povo. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras.2 – II Pe. e a sua destruição não tarda’. Ferreira). a – Por não conhecerem as Escrituras. 2. ‘A Bíblia é a mãe das heresias’ (Rev. . pois vocês sabem que nós.1 ‘Meus irmãos. chegando a negar o Soberano que os resgatou. tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. 1. 2. Em sua cobiça. O texto de João está envolto em um contexto do que se denominou de gnosticismo.2. 3. será difamado o caminho da verdade.1 – At. Júlio A. o joio sempre estará no meio do trigo. Sempre haverá enganadores no meio do povo de Deus. b – Deturpam as Escrituras. pois.1 – Tg. seremos julgados com maior rigor’. trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2. 1. lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. acabam por semear o erro. 1. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles.29-30 ‘Sei que. a fim de atrair os discípulos’. Os apóstolos alertaram a Igreja sobre a presença dos enganadores no meio do povo de Deus. depois da minha partida. 2. 3. os que ensinamos. como também surgirão entre vocês falsos mestres.

3 – Criam que Jesus não era Deus encarnado. O gnosticismo. 2.16 ‘Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas. III – NÃO SER ENGANADO PRESCINDE PERMANECER NA PALAVRA DE DEUS. como também o fazem com as demais Escrituras. era uma mistura de conceitos do judaísmo e do cristianismo corroídos pela filosofia pagã. pois o espírito é o que vivifica. a – A verdade é e está na Palavra de Deus. senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.2 – Criam em milhares de mediadores entre o homem e Deus. falando nelas destes assuntos.4 – Stephen Neill. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai. O povo de Deus é desafiado a conhecer a Palavra. 3. 2. 3. denominado de gnosticismo cristão. pois só de posse do verdadeiro conhecimento o cristão pode escapar dos enganos que são pregados mundo afora. quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai’. 3.22-23 ‘Quem é o mentiroso. naquele contexto. O povo de Deus é desafiado a conhecer a Palavra. 2.1 – Criam que o indivíduo poderia viver em pecados no corpo. 2. pois só de posse do verdadeiro conhecimento poderá viver a verdade e praticá-la para a glória de Deus. e a luz da qual se sustenta ou cai’. para a própria destruição deles’. O povo de Deus é desafiado a conhecer a Palavra.2. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender. mas a carne é fraca. as quais os ignorantes e instáveis torcem. 2.1 – II Pe. 3. a) I Jo. 2. pois só de posse do verdadeiro conhecimento o cristão pode ensinar aquilo que Cristo ensinou. um estudioso com vasta experiência e amplo conhecimento sobre as religiões da Índia e África: ‘a figura histórica de Jesus de Nazaré é o critério pelo qual toda a afirmação cristã tem de ser julgada. . A deturpação das Escrituras é algo recorrente no meio da Igreja em todas as épocas. 1.

já não podemos dizer mais nada’. 1. ‘Na primeira noite eles se aproximam e colhem uma flor do nosso jardim. conhecendo o nosso medo. . Não seja enganado. Essas pessoas inventam mentiras e. levam outros para caminhos errados’. (suicidou-se aos 37 anos). a) I Jo.b – O cristão é alertado para não ser enganado.1 – Conhecer e permanecer na Palavra. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho. rouba-nos a lua e. matam o nosso cão. O que o cristão deve fazer para não ser enganado? 1. cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês.2 – Crescer em maturidade para não ser enganado. e não dizemos nada. em nossa casa. 1. por meio delas. 4. 24 ‘Quanto a vocês. CONCLUSÃO: Viva a simplicidade do Evangelho. Na segunda noite já não se escondem. a) Ef. vocês também permanecerão no Filho e no Pai’. 1. 2.3 – Vigiar constantemente sobre a sementeira do inimigo. Ilustração: Vladimir Maiakowsky. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês. pisam as flores. arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Não seja participante do engano.14 (NTLH) ‘Então não seremos mais como crianças. arranca-nos a voz da garganta. e não dizemos nada. E porque não dissemos nada.