You are on page 1of 4

O QUE CARACTERIZA NOSSA FALTA DE CONFIANÇA NAS HORAS DE

CRISE?
Is. 40.27
OBJETIVO: Apresentar Deus como Deus presente na vida de seu povo, cuidando
como Pai ao filho, mesmo nas horas de nuvens e sombras.
INTRODUÇÃO: ‘Onde está o teu Deus?’ – é uma pergunta intrigante que aparece
algumas vezes nas Escrituras, mormente feita por incrédulos aos fiéis em horas de
tribulação; mas também muitas vezes nos pegamos perguntando a nós mesmos –
‘Onde está Deus?’ – quando atravessamos vales que nos deixam temerosos.
CONTEXTO: O texto lido está situado numa intrincada reflexão do profeta Isaías, ao
demonstrar ao povo de Israel quem era o Deus soberano em quem eles criam.
TRANSIÇÃO: ‘Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está
encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?’ Essa pode ser
a sua questão nesta manhã, meu irmão, minha irmã: ‘O meu caminho está encoberto
ao Senhor’! Por isso quero refletir com o povo de Deus nesta oportunidade sobre o
seguinte tema: O QUE CARACTERIZA NOSSA FALTA DE CONFIANÇA NAS
HORAS DE CRISE?
I – NOSSA FALTA DE CONFIANÇA NAS HORAS DE CRISE CARACTERIZA
A INSISTENTE ATITUDE DE OLHAR PARA O CHÃO.
a – Nós e nossas síndromes luciferianas.
1. As Escrituras nos falam de Lúcifer, uma das mais sábias, inteligentes e nobres
criaturas de Deus, lá na eternidade passada, aquele período distante do
conhecimento humano, quando se deram os primeiros eventos da criação,
inclusive a criação dos seres angélicos e espirituais.
2. Lúcifer, embora colocado no mais alto grau de autoridade dentre as criaturas,
encheu-se de orgulho e ufania e rebelou-se contra o Criador.
3. Tornou-se o ser mais egoísta que o universo já conheceu. Esqueceu-se de tudo ao
seu redor e centralizou tudo e todos nele mesmo, como se fosse o próprio Deus.
4. Adão e Eva ao caírem no pecado herdaram essa mesma natureza egoísta.
5. Assim, também nós, herdeiros da culpa e da corrupção do pecado, somos
naturalmente pessoas ego-centralizadoras.
b – Nosso egoísmo nos faz esquecer de Deus.
1. O grande quê do pecado é que centraliza nosso ego, tomando o lugar de Deus e o
controle de nossa vida;

1. com o meu Deus. Quando deixamos de olhar para Deus e seu poder e confiamos em nós mesmos. c – ‘O meu caminho está encoberto ao Senhor’. salto muralhas. 1.2.29-33 ‘Tu. 2. nos colocamos como os mais desprezados dos seres humanos. . Sebastião Machado. ‘Deus não cuida de mim’ – pode ser a outra face da mesma afirmação. ele é escudo para todos os que nele se refugiam. 3. Um dos professores do IBEL. senão o SENHOR? E quem é rochedo. Assim como podemos ver as coisas no plano material com nossos olhos biológicos. olhar para baixo. O caminho de Deus é perfeito. 2. és a minha lâmpada. também podemos ver as coisas pelos olhos da fé. capítulo 22: 1. Assumir uma posição de ostracismo. Pois quem é Deus. Rev. ensinou em suas aulas de Teologia Sistemática que ‘pecado é a escolha de si mesmo como centro da vida. nos embaraçamos com os problemas. mas não pode ser a atitude predominante no homem nascido de novo em Cristo Jesus. Essa atitude é mais uma ferramenta do pecado em nossa vida. Pare de olhar para o chão! Olhe para Deus. II – NOSSA FALTA DE CONFIANÇA NAS HORAS DE CRISE CARACTERIZA O MARASMO O DEPENDER DE NÓS MESMOS. numa revolta bem atrevida contra o Criador’. Assim.1 – II Sm. nos idos de 1941. senão o nosso Deus? Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho’. procurando descobrir ou desenterrar culpas que nos fizeram merecedores da punição de Deus. 3. o SENHOR derrama luz nas minhas trevas. Davi. mas precisamos romper com este sentimento de auto-comiseração e autopiedade pela fé em nome de Jesus. depois de estabelecer a vitória contra seus principais inimigos compôs uma magnífica poesia que está registrada no texto do Segundo Livro de Samuel. SENHOR. Nosso egoísmo nos faz olhar para baixo. a – Não confiar no Senhor nos obscurece a visão. Olhar para o chão. não pode ser a atitude dominante em nossa vida. 1. d – Precisamos readquirir a atitude de confiança e vitória. numa condição de coitados e desprezíveis. fechada. Pois contigo desbarato exércitos. a palavra do SENHOR é provada. 2. 22. pode ser uma atitude do homem natural. pois nos faltam luz e sabedoria para agir. como nossos olhos espirituais. enclausurada em si mesmo.

passais por aflições. 1. c – O caminho pode ser longo e difícil. 1. Por confiar em si mesmos e não no Senhor. lembre-se de que o Filho do homem não teve onde reclinar a cabeça. mas precisamos lembrar que é o caminho de Deus.1 – Is. Por confiar em si mesmos e não no Senhor. 1. nem o conforto de uma pedra para repousar. O caminho é muitas vezes juncado de pedras pontiagudas que nos ferem ou de um sol escaldante que nos exaure. Isaías traz à mente do povo de Israel a visão de um Deus soberano e imenso. (Henry W. mas tende bom ânimo. 16:33 ‘Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. 2. 1. III – NOSSA FALTA DE CONFIANÇA NAS HORAS DE CRISE CARACTERIZA A PREMENTE NECESSIDADE DE OLHAR PARA DEUS. calculou quanta terra existe no mundo inteiro ou pesou as montanhas e os morros numa balança? Quem pode conhecer a mente do SENHOR? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem lhe deu lições ou ensinamentos? Quem lhe ensinou a julgar com justiça ou quis fazê-lo aprender mais coisas ou procurou lhe mostrar como ser sábio? Para o SENHOR. mas nos garante uma caminhada segura. o povo de Israel sofreu na mão de seus inimigos nos dias dos juizes. o povo de Israel rodou no deserto por quarenta anos. 3. 3. o povo de Israel foi dominado e escravizado por muitas nações no decurso de sua história.12-15 ‘Quem mediu a água do mar com as conchas das mãos ou mediu o céu com os dedos? Quem. Se o caminho que tens diante de ti não se mostra tão cheio de flores e campinas verdejantes. Não podemos nos dar ao luxo de cometer erros que já foram cometidos. ‘Nem sempre as dificuldades de um caminho significam que Deus não quer que andemos por ele’. todas as nações do mundo são . 2. numa caminhada que poderia ter feito em cerca de dois meses. 4. Jesus não nos prometeu uma caminhada sem problemas. É preciso evitar atitudes que nos façam olhar para terra e assumir uma postura mais ereta.1 – Jo. Beecher). No mundo. a – O contexto de Isaías. 40.b – A história de Israel ilustra nossa vida. 4. 1. mas a caminhada é segura. Por confiar em si mesmos e não no Senhor. eu venci o mundo’. vitoriosa e cheia de esperanças. olhando para Deus. usando uma vasilha.

Aquela nos enche de amargura. como um grão de poeira na balança. Como diz Henry Nowen em seu livro ‘Transforma o meu pranto em dança’: ‘O pranto e a dança fazem parte do mesmo movimento da graça’. nem uma só vem a faltar’. 40. e os moços tropeçam e caem.como uma gota de água num balde. correm e não perdem as forças. mas sim a regra em nossa existencialidade. e não ficar lamuriando diante dos percalços e atrocidades da vida. como a criança desmamada fica quieta nos braços da mãe.2-3 ‘Assim.29-31 ‘Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. assim eu estou satisfeito e tranqüilo. mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Is. 2. CONCLUSÃO: Sl. ponha a sua esperança em Deus. todas bem contadas. 3. Até os jovens se cansam. 131. pois tais eventos são contingências de nossa existência em um mundo caído. esta de consolo’ (Portal IPB). Isaías conclama o povo de Israel a olhar para cima e crer na grandeza de seu Deus. Voam nas alturas como águias. me comparareis para que eu lhe seja igual? —diz o Santo.’ 1. 2. Vivemos num mundo onde problemas não são exceções. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas. 40. e o meu coração está calmo dentro de mim. diz o Senhor’. Levantai ao alto os olhos e vede. ele carrega as ilhas distantes como se fossem um grão de areia. cujos moradores são como gafanhotos. 1. 41. Is. 2. 25-26 ‘A quem. andam e não se cansam’.2– Is.22 ‘Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra. as quais ele chama pelo nome. Não importa a situação de dor que estejas atravessando. c – Veja o tamanho de seu Deus. ó vermezinho de Jacó. agora e sempre!’ . 3. povozinho de Israel: eu te ajudo. 1.3 – Is. o SENHOR. Povo de Israel. olhe para Deus. pois. Lendo um texto pela internet encontrei uma frase que me despertou para a atitude de meu coração frente os momentos de crise: ‘Em meio às tragédias podemos escolher a revolta ou a esperança. b – O nosso contexto. 40.14 ‘Não temas. é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar. 1. por ser ele grande em força e forte em poder. é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra’.

Related Interests