You are on page 1of 36

Como produzir conteúdo

de alto impacto:
dentro do prazo, dentro do
orçamento e de acordo com
a essência da marca!

Como o Content Marketing Institute tão claramente descreve, “Marketing de Conteúdo é
uma uma abordagem de marketing estratégica em que o foco é criar e distribuir conteúdo
valioso, relevante e consistente para atrair e reter uma audiência bem definida - e, ultimamente, para incitar uma ação rentável no consumidor.

Dados mostram que, como disciplina, o Marketing de Conteúdo está crescendo exponencialmente. Profissionais de marketing estão gastando mais de $118 bilhões anualmente
na produção e distribuição de conteúdo, promovendo o surgimento de uma quantidade
impressionante de materiais.

De acordo com um relatório da Econsultany. Tudo fica ainda mais difícil devido aos hábitos de consumo dos clientes online.800 marcas e 13.8 milhões de artigos de sete canais de marketing combinados pela TrackMaven mostra que entre 2013 e 2014 a produção de conteúdo pelas marcas aumentou em 78%. o público digital está em busca da próxima grande oportunidade de aprendizado ou de entretenimento. mas o engajamento com o conteúdo caiu em 60%. .Mas enquanto a criação de conteúdos ganha importância em muitas campanhas de marketing. a competição pela atenção do leitor aumenta e os números da audiência nem sempre acompanham esse crescimento. Uma análise de 8. e as marcas têm uma oportunidade de apenas seis segundos para despertar seu interesse e fazê-lo compartilhar. Para completar. está ficando mais difícil manter os níveis de engajamento.

3.Basicamente. O cérebro processa informações visuais 60 mil vezes mais rápido do que o tempo que leva para decodificar um texto. seu conteúdo não deve apenas ser único. Seu conteúdo pode gerar até 94% mais visualizações se você adicionar elementos visualmente atraentes e gráficos. Estas quatro estatísticas dão uma ideia do papel dos recursos visuais nessa jogada: 1. . Você pode ver um aumento de 37% no engajamento do público alvo se seu artigo estiver otimizado por elementos visuais atraentes. 85% dos usuários da internet nos Estados Unidos assistem a vídeos online. pontual e de alta qualidade. 4. 2. é aqui que entram os recursos visuais. Como essa mudança impacta os profissionais de marketing de conteúdo e seus times? Bem. mas também precisa ser impactante e capaz de comunicar a mensagem central no primeiro contato.

quase dois terços das atualizações que você vê são conteúdos visuais. Para deixar este processo ainda mais complexo. é por isso que hoje 63% dos posts de mídias sociais são imagens e 32% são vídeos.Provavelmente. Em outras palavras. qualquer receita para uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida deve ter: • Consistência: seu conteúdo deve ser focado em manter a essência da sua empresa e seguir uma storyline coerente • Distribuição: conteúdos extraordinários mas sem público simplesmente não existem • Escalabilidade: porque conteúdo excelente nunca é demais . de acordo com um relatório da Citrix publicado no início deste ano.

o Content Marketing Institute descobriu que metade dos profissionais de marketing consideram um desafio manter uma produção de conteúdos consistente. enquanto que 54% disseram que produzir conteúdo que engaja é um desafio.A habilidade de produzir conteúdo de alta qualidade para escalar e inserir nos canais certos pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. No seu relatório de benchmark de 2015. Você precisa das ferramentas certas. Não vai ser fácil. dos processos certos e das pessoas certas. Mas isso nem sempre é fácil. mas é possível: estamos aqui para ajudá-lo a enfrentar o desafio! .

Então. Na parte 2. vamos começar? . A seção “bônus” no final certamente vai dar ainda mais o que pensar.A parte 1 deste ebook vai abordar todos os aspectos da construção de uma organização de conteúdo consistente e vai discutir sobre como lidar com as mudanças repentinas deste ambiente. assim como a importância do feedback. aprofundaremos o lado criativo do processo.

. Brick by brick Roma não foi construída em um dia. Você vai precisar de tempo para criar sua estratégia e. seja uma cidade impressionante. mais importante. você vai precisar da equipe certa. seja uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida.Parte 1 Laying it down. Havia um time imenso responsável por construir a cidade: arquitetos. urbanistas e os homens que ajudavam a assentar os tijolos. Planejamento cuidadoso e paciência são necessários para construir qualquer coisa de valor.

você precisa definir seus objetivos. você provavelmente já tem tudo anotado. Em segundo lugar. incluindo estes três elementos fundamentais: • Seu público-alvo: tom de voz e conhecimento técnico • Listas de referências: onde encontrar informações • A mensagem central da marca . Não podemos destacar o suficiente o quanto este passo do processo é importante. você seria como um barco navegando rumo ao horizonte. sem destino. você precisa fornecer a todos instruções precisas sobre a sua estratégia de conteúdo.Em primeiro lugar. Se você já planejou sua estratégia de marketing de conteúdo usando alguns de nossos princípios básicos. é necessário definir com clareza quais serão as linhas editoriais adotadas. Mesmo que você tenha dezenas de colaboradores. Sem objetivos.

é que marketing de conteúdo eficiente pode transformar marcas em referências para o mercado. Esta mensagem deve ser passada em cada conteúdo produzido: a forma como a história é contada vai determinar o que seus leitores vão sentir após lerem um post. . por exemplo.A mensagem central da Contentools. Que outros elementos e valores você quer comunicar? Forneça a todos que escrevem conteúdos uma lista com os elementos essenciais para que eles tenham referências e ideias para consultar ao criar conteúdo. assistirem a um vídeo ou verem um infográfico. É por isso que é importante contar a história focando em manter a essência.

você vai acabar gerindo e produzindo uma quantidade impressionante de conteúdos. Por que produzir conteúdo a partir do zero quando você já tem conteúdos na sua biblioteca que geraram bons resultados? Esta é a beleza de produzir conteúdos evergreen: você só precisa atualizá-los e eles estarão prontos para trazerem resultados novamente. nosso foco é a eficiência. O truque é ser capaz de encontrá-los quando precisar. Você está guiando seu público por uma jornada que vai levar ao seu produto. permite que você e sua equipe visualizem a jornada do conteúdo e ajuda a planejar a produção do mês ou do trimestre. e você deve tentar evitar perder o controle de seus recursos.Na Contentools. Lembre-se de que cada conteúdo que você compartilha é parte de uma história. e a última coisa que você quer é que esta jornada leve a um beco sem saída. O mapa de conteúdo. Mapa de conteúdo: uma representação visual de como o seu conteúdo está interligado. É por isso que dois dos principais recursos estratégicos da nossa produção são o mapa de conteúdo e a biblioteca de conteúdo. O segredo é começar logo no início e mantê-la atualizada. e é assim que uma biblioteca de conteúdo bem organizada ajuda você. se feito da forma certa. . Produzir conteúdo de qualidade leva tempo e custa dinheiro. Biblioteca de conteúdo: uma vez que sua produção é escalada.

você precisa de uma equipe de soldados: uma equipe de redatores e designers que estejam familiarizados com a marca que podem trazê-la à vida. • O mago da social media: é quem vai casar o conteúdo certo. • O navegador: é alguém que entende a direção editorial e é capaz de guiá-la pelo caminho certo. • O gerente de projeto: é quem vai gerenciar e colocar em prática o calendário editorial. . chega o momento de definir quem serão seus principais jogadores. • O triturador de dados: é um cientista.Depois de organizar sua produção de conteúdo e definir seus objetivos. Por fim. Uma equipe de conteúdo precisa ter vários personagens-chave. • O ninja do e-mail: esta figura é quem vai monitorar listas e gerenciar a nutrição e distribuição. a pessoa que analisa os resultados do conteúdo para chegar com ideias para otimizar sua estratégia. Conheça alguns deles: • O mentor: é quem pensa na estratégia e quem vai definir a direção geral dela. com o formato adequado e o canal ideal.

Cada uma tem suas próprias vantagens. . Mas há outras formas de times de conteúdo menores encontrarem apoio extra para aumentar a produção.A pergunta é: onde posso encontrar estes recursos? Algumas destas funções podem ser cumpridas pela mesma pessoa. mas nós vamos falar sobre cada um deles com detalhes. Você é quem vai saber qual modelo é ideal para seu time.

tanto do ponto de vista das necessidades dos clientes quanto dos processos e melhores práticas. entre tantas calls. Afinal. No entanto.Impulsione sua equipe A melhor maneira de obter conteúdo exclusivo. reuniões. isso pode não ser uma tarefa fácil. KPIs e OKRs do dia a dia. Então como você pode ajudar seu time a participar do processo de criação de conteúdo ao mesmo tempo em que mantém suas responsabilidades diárias? . rico e único é estimulando sua equipe a criá-lo. são eles que realmente conhecem a essência do seu negócio.

. Para convencê-los. você vai precisar que o seu time compre a ideia do marketing de conteúdo. Aqui você pode encontrar alguns conselhos úteis sobre como criar uma cultura de conteúdo. Não basta investir.Crie uma cultura de conteúdo na sua empresa Em primeiro lugar. mostre a eles o valor que um conteúdo produzido por eles pode gerar e o impacto que uma produção de conteúdo eficaz pode ter no sucesso da organização. Transforme a produção em uma preocupação de toda a empresa. É preciso envolver.

Organize e centralize seus documentos e materiais chave para torná-los facilmente acessíveis. vídeos. as melhores práticas.Torne mais fácil ajudar Como gerente de marketing. Dê à sua equipe acesso ao seu kit de ferramentas e às melhores práticas que você segue e. Crie fluxos de produção claros (mais sobre este assunto depois). seu trabalho é reduzir o atrito e assegurar que todos criem conteúdo sem se perderem no processo. esteja disponível. Nós garantimos que logo depois que você ajudar os membros da sua equipe a darem os primeiros passos. . sua caixa de entrada vai começar a encher com mensagens deles pedindo para compartilhar informações. por último mas não menos importante. estudos de caso e muito mais.

o estilo da marca. Ter uma equipe confiável de freelancers garante a flexibilidade e a expertise que você precisa para transformar seu marketing de conteúdo em um sucesso. Na maioria das vezes. se mudou recentemente a sua estratégia ou decidiu começar a explorar novos mercados. se você está apenas começando a criar conteúdo. a mensagem central. a responsabilidade recai sobre você: você deve ser capaz de descrever de forma eficaz tudo isso a fim de alcançar o resultados que deseja. enquanto mantêm uma equipe interna. as mensagens secundárias e assim por diante.Fique atento à ajuda extra Algumas empresas obtêm ajuda extra com a contratação de freelancers. Alinhar todos os envolvidos com a sua visão é uma responsabilidade que você precisa tomar. Lembre-se de que trabalhar com uma equipe de escritores freelancers ou designers (com diferentes estilos de trabalho) vai exigir que você exercite suas habilidades de gestão. Esteja ciente dos desafios deste modelo de trabalho. A parte mais difícil de contratar freelancers é fazê-los acompanhar o ritmo da sua estratégia. um redator especialista será capaz de entender tudo isso estudando seu site e lendo o seu conteúdo. É neste momento que ter uma estratégia de conteúdo clara e centralizada pode salvar sua vida (e fazê-lo ganhar muito tempo!). No entanto. .

Estes serviços cuidam do primeiro processo de seleção para você. Tudo que você tem que fazer é encontrar a empresa certa. Fique em contato. Contently and NewsCred). sempre compartilhe seus fluxos de trabalho e os prazos estabelecidos. Um conselho importante: fóruns on-line de freelancers com base na classificação dos usuários (sem filtros de entrada) podem levar você a contratar amadores ou profissionais inexperientes. como Trello ou Asana. deixe clara a forma de trabalho preferida e sempre encontre tempo para dar feedbacks (mais sobre este ponto em seguida). Visually. . (a Contentools usa a plataforma Contentools). Para economizar tempo e ter a certeza de que os resultados serão de alta qualidade. é melhor confiar em redes com curadoria de profissionais de conteúdo (como a Scripted.Existem vários marketplaces onde você pode contratar designers e profissionais de conteúdo. Ao trabalhar com freelancers (e com pessoas externas à sua organização que podem não estar familiarizadas com o processo de produção de conteúdo). Configure um calendário editorial: você pode usar um calendário compartilhado como o do Google ou ferramentas colaborativas. Contentools.

Esta figura também fornece informações. fazer com que sua equipe crie conteúdo vai ajudá-lo a se destacar da multidão. Imagine o seu melhor vendedor tendo que gastar horas do seu valioso tempo tentando aperfeiçoar seu conteúdo ou lutando para editar o novo webinar. nem todos terão habilidades de escrita de comunicação impecáveis. É por isso que. para aumentar a eficiência. No entanto. detalhes da empresa e materiais de pesquisa.Híbrido: uma mistura eficiente Como mencionado na seção anterior. . links. Aqui está uma lista dos nossos key-players: 1) Content Manager: Define o conteúdo a ser produzido no mês (tipo de conteúdo/assunto/prazo) e atribui a produção a quem está disponível (com base no conhecimento). nós usamos um sistema híbrido na Contentools: o nosso processo de criação envolve tanto as pessoas de dentro da empresa quanto escritores e editores externos.

sem dúvida. Em outras palavras. formatar. resultar em conteúdo de altíssima qualidade. e os pensamentos e opiniões do autor. Se fizer sentido. . ideias e informações contidas no braindumping. Sabemos que este modelo custa um pouco mais. 3) Redator externo: O conteúdo. que irá usar todas as informações acima para desenvolver um primeiro conteúdo sólido. O resultado será uma storyline clara.2) Redator interno: Esta é a fase de “braindumping”. o redator pode incluir referências a processos da empresa e mencionar o produto (e qualquer outra informação que pode ajudar a definir o contexto em que as informações e pensamentos foram desenvolvidos). informações detalhadas e precisas com links para materiais e recursos para serem usados no passo seguinte. linkar (a outras partes relevantes da biblioteca de conteúdo) e certificar-se de que a mensagem está perfeitamente alinhada com sua estratégia . que vai refinar. o conteúdo vai passar por um editor externo. mas esta combinação vencedora do conhecimento técnico da sua equipe com a capacidade de escrita dos freelancers vai lhe poupar tempo e. 4) Editor: Por último. Este conteúdo vai conectar e organizar os conceitos. mas não menos importante. passa para um redator externo. então. A leitura deste texto deve ser como ler a mente do autor. um dos membros de sua equipe escreve tudo o que sabe sobre o tópico.

Tome nota de mais dois pontos importantes: 1. Estabeleça fluxos de trabalho. prazos e responsabilidades: esclareça a todos sobre o funcionamento dos fluxos de produção de conteúdos (cada tipo de conteúdo terá um fluxo de específico) e inclua uma descrição de quais papéis estão envolvidos e quais atividades deverão ser executadas em cada fase específica. você precisa ter diretrizes editoriais claras.Estabeleça processos e responsabilidades Internos. Essa é a única maneira de fazer com que tudo corra conforme o planejado. fluxos de trabalho e o kit de ferramentas. . externos ou híbridos: não importa a composição de sua equipe de conteúdo.

supportive (S). accountable (A). A parte 2 vai discutir os fluxos de produção de forma mais aprofundada. . há os seguintes papéis em cada projeto: responsible (R). qual equipe vai revisar o conteúdo e quem vai aprovar o projeto? O formato RASCI ajuda a colocar tudo isso em perspectiva. consulted (C) and informed (I). Na estrutura RASCI.Nossos parceiros na Visually usam a estrutura RASCI para identificar papéis fundamentais no processo de criação de conteúdo e responsabilidades de cada membro da equipe. Ter fluxos de trabalho claros e definidos é crucial: é a única maneira de fazer com que todos estejam caminhando juntos na criação de conteúdo. Quem vai fazer o upload do vídeo no site. Vamos dizer que você está trabalhando em um vídeo sobre a missão da sua empresa. Ele também ajuda a resolver repetições. identificar as lacunas e resolver quaisquer problemas que possam surgir durante o processo.

no Google Docs). . o que pode levar a atrasos na produção). especifique a persona.2. c) Compartilhe os documentos estratégicos com todos e informe sobre onde escrever (por exemplo. o tipo de conteúdo. Estabeleça o kit de ferramentas: propor novas ideias e criar conteúdo deve ser algo fácil. a) Use um calendário para que todos saibam que conteúdo está sendo produzido e como a produção de conteúdo está acontecendo. e) Identifique canais de comunicação específicos (você não quer perder o controle da comunicação relacionada ao conteúdo. o assunto e as referências. b) Estabeleça um pipeline centralizado (uma planilha basta). o estágio (é importante para educar sua equipe sobre a sua estratégia). Nele. d) Informe onde salvar e fazer o upload do conteúdo (qual pasta no drive da empresa).

No Contentools. criamos uma pasta específica de marketing de conteúdo e a compartilhamos com os nossos freelancers e toda equipe in-house. • Biblioteca de conteúdo. Esta pasta contém o que precisamos para manter a produção acontecendo. os fluxos e conteúdos ficam na Plataforma assim centralizamos: • Nossa estratégia de conteúdo. . • Fluxos de produção para cada tipo de conteúdo. com prazos e responsáveis. • Pipeline dos conteúdos. • Mapas de distribuição. • Histórico de comunicação.

vamos entrar em detalhes do processo criativo (fluxos de produção) e dos feedbacks . Na próxima parte. . mas é uma parte importante da jornada.Passamos por todos os elementos essenciais para construir uma equipe de conteúdo forte. estamos convencidos de que Marketing de conteúdo gera resultados. mas é importante que você se lembre do que dissemos antes: produzir conteúdo não é uma tarefa fácil. Dito isto.sim. Isso vai ajudar a impulsionar todos os seus esforços no marketing de conteúdo. É por isso que explicamos em detalhes os passos que você precisa tomar para construir uma equipe de conteúdo sólida e uma organização dedicada ao marketing de conteúdo. mesmo que o processo seja um desafio. nós sabemos que este último assusta a todos.

Parte 2 Fluxos de produção: Passo a passo Mesmo correndo o risco de soarmos repetitivos. bem como os objetivos e a mensagem principal do conteúdo. não poupe tempo nesta etapa. Esta é uma fase crucial: tudo o que você definir aqui vai direto para a proposta de pauta (da qual falaremos mais tarde) e vai definir o seu conteúdo. não podemos enfatizar o bastante a importância de ter um processo de produção e um fluxo de produção definidos (com passos claros. mas existem alguns passos fundamentais que devem ser incorporados em qualquer fluxo: 1) Brainstorming: aqui você define exatamente o que deseja criar e comunicar. Cada tipo de conteúdo tem um fluxo de produção diferente. . objetivos e prazos estipulados). Portanto.

Esta é a etapa em que você se certifica de que seus redatores entendem a mensagem que você quer comunicar. 3. O “primeiro esboço” é o onde as ideias são concretizadas pela equipe criativa. “Os detalhes não são os detalhes. mas na mensagem que o texto transmite. Esta fase não diz respeito à habilidade técnica deste time. Nesta etapa. E. 4. Aproveite esta oportunidade para criar uma primeira sessão de feedback: não se concentre em especificações técnicas e detalhes.” . como Charles Eames disse. você presta atenção a todos os detalhes.2. É nesta etapa que a mágica acontece e o rascunho inicial é transformado em um conteúdo capaz de comunicar a sua mensagem central com eficiência. claro. O próximo passo é a edição. eles fazem o design. porque. há também a fase de aprovação.

o redator é bem diferente da pessoa que tem a ideia. b. . se você está planejando publicar um post a cada terça-feira. os dois devem estar perfeitamente alinhados: o redator tem que ser capaz de “ler a mente” de quem teve a ideia. feedback e revisão. Então. Na maioria dos casos. c.Mais algumas considerações para levar em consideração ao projetar seus fluxos de produção: a. pode haver também casos em que você não quer deixar a produção de conteúdos livre para a sua equipe. para que o trabalho seja feito da melhor forma. Defina prazos para cada etapa. defina um processo para se certificar de que você produz o conteúdo de que precisa e os deixa contribuir livremente com conteúdos “adicionais”. Dito isto. você pode conseguir esse alinhamento com um briefing detalhado. dê tempo suficiente para a criação. Por exemplo. o processo criativo é interessante. É por isso que o processo braindumping é fundamental. edição. Defina prazos para propor ideias (etapas de brainstorm e braindumping). Mas quando não há tempo para uma atividade tão completa. Acerte no briefing: Sem dúvida. Lembre-se: é bom permitir que a sua equipe tenha liberdade de sugerir novas ideias e produzir conteúdo de forma autônoma. No entanto. o conhecimento e informação para a produção do conteúdo. criar o briefing e definir cada tarefa até o momento da aprovação e distribuição. Inclua tempo para o feedback e para as revisões.

eles também não vão funcionar com o público. Por isso.Faça o briefing! O briefing precisa ser completo! Certifique-se de que sua equipe de conteúdo compreende todos os ângulos. permitindo que você faça as correções de curso e incorpore feedbacks. Quanto mais detalhado o briefing. você precisa ter certeza de que seu briefing comunica exatamente o que você quer. Ao escrever um briefing. pense sobre o projeto de forma linear: desde o início até a entrega. Se as ideias não funcionam quando você as apresenta internamente. mais facilmente o conteúdo vai alcançar suas expectativas. Recomenda-se incluir o máximo de detalhes possível e sempre imaginar que o redator escolhido não tem ideia do que você tem em mente. particularmente a mensagem central que você está tentando transmitir. criar briefings pode se tornar algo realmente divertido. quais devem ser seus elementos chave e como você deve comunicá-los. O melhor a fazer é criar um bom briefing para evitar muitas rodadas de ajustes e revisões posteriores que podem atrasar a produção. E embora possa parecer difícil no começo. Este processo pode ajudar a detectar os obstáculos e desafios no início. Você pode estar se perguntando como fazer para escrever este documento ideal. . O material ‘How to Get the Best from your Team‘ da Visually é todo sobre como escrever um briefing completo e eficiente.

o que pode facilmente se tornar a parte mais controversa de um projeto. Mas para ser eficaz. O Feedback é a chave para produção de um conteúdo de qualidade. deve também ser focado é oportuno.O feedback é fundamental De acordo com uma pesquisa da ANA. as agências e os seus clientes estão menos satisfeitos com a forma como o processo criativo funciona. Apenas 36% das agências relatam satisfação com o processo de aprovação. ou seja. passado na hora certa. apenas 27% deles relatam que os briefings de seus clientes são bem feitos. A comunicação é especialmente importante quando se trata de passar feedbacks. Ambas as estatísticas ressaltam a necessidade de uma comunicação melhor. E quando se trata de escrever bons briefings. .

não gostar de amarelo e rejeitar um banner em razão do seu gosto pessoal. Um feedback construtivo. Será que podemos deixá-lo com menos de 100 palavras?” Este é um feedback com base em informações reais que funciona bem. o feedback e as revisões podem ser necessários para que seu conteúdo fique exatamente como você quer. . por outro lado. Um aspecto importante dos feedbacks é que precisam vir do ponto de vista da audiência. você pode. percebemos que os textos mais curtos foram mais eficazes. implicaria trazer dados que mostrem que os clientes consideram o amarelo uma cor “não tão séria”. Feedbacks criticando questões estéticas e superficiais não vão levar a lugar algum. A equipe de conteúdo se esforça para criar textos e imagens de acordo com as especificações definidas no seu briefing.” tente “Em nossos e-mails passados. Por exemplo. No entanto. O briefing vai fazer o conteúdo acontecer. Não tenha medo de confiar em dados históricos ou em pesquisas da área que trazem peso ao seu feedback. Em vez de dizer “Faça o texto com menos de 100 palavras.Para entregar feedback oportuno você deve ser o mais preciso possível e aprimorar suas habilidades ao longo do tempo. pessoalmente. enquanto que o feedback vai fazê-lo ficar como você imaginou.

a fronteira final. um vídeo do YouTube. Pode levar algum tempo para encontrar a “combinação perfeita”. Imagine um coro musical fazendo sua melhor performance mas sem uma audiência. Quer se trate de um post no Facebook. . você precisa levar em consideração a distribuição. mas você vai chegar lá. certo? Da mesma forma. Quais os canais que você vai usar? Não perca este relatório impressionante do Content Marketing Institute (na página 19). que mostra uma gama de táticas de marketing de conteúdo e quais os canais que eles preferem usar. Uma pena. Quando você está definindo a sua estratégia de conteúdo. seu RASCI e seu fluxo de produção. agora você precisa levar o seu conteúdo para o público para quem ele foi pensado (usando a forma e a plataforma corretas). Mas é . E agora? Depois de criar bastantes conteúdos interessantes.O conteúdo está pronto. A ideia é aprender com a experiência e não perder muito tempo ou recursos. Nós não vamos gastar muito tempo sobre a distribuição: este é um assunto para outro dia. O próximo grande desafio é a distribuição. uma foto Instagram ou um Tweet: seus próximos passos vão determinar se o seu conteúdo atrai o público que merece. Mas você não está tão perto de encerrar o projeto como pensa. você pode pensar que está tudo pronto.quase .

você vai se deparar com conteúdo micro. Então. gifs. um gráfico. na forma de um vídeo rápido. Ao contrário de campanhas de conteúdo visual muito intensas. micro conteúdo é o conteúdo curto otimizado para mídias sociais e destinada a combater a sobrecarga de informações. vídeo ou áudio ) para se comunicar de forma mais eficiente do que mensagens de texto. o que exatamente é o micro conteúdo? “Seja na forma de um vídeo de seis segundos ou uma imagem única e poderosa.BÔNUS “Micro content”: O surgimento da bite-sized information No Playbook for Social Media Managers da Visually. Muitas vezes. ou uma única imagem poderosa. Micro content ajuda você a se destacar. é facilmente compartilhado e não é difícil de produzir. projetado para combater a sobrecarga de informação”. então você já viu micro conteúdo. vídeos rápidos e imagens emocionantes podem ajudar a comunicar uma história da marca que seja coesa. o micro conteúdo é curto e visual. “ . Ele normalmente usa vários meios de comunicação (textos. coerente e interessante. informações curtas ou citações inspiradas. “Se você já viu memes. imagens estáticas.

escalar a produção e gerenciar sua equipe? Saiba como a Contentools pode te ajudar a: ORGANIZAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO GERENCIAR IDEIAS E PAUTAS CONTROLAR A PRODUÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE CONTEÚDO GERENCIAR SEU TIME + freelancers+ clientes+ parceiros AGENDAR AS PUBLICAÇÕES DE DIFERENTES CALENDÁRIOS ANALISAR OS RESULTADOS e apresentar para seu cliente Conheça a Plataforma Contentools . Precisa otimizar processos. e quem você desejar convidar.Contentools A plataforma Contentools permite que empresas tenham total controle de sua produção de conteúdo. acessa do planejamento à autopublicação e mensuração dos conteúdos em apenas um local. Seu time.

Gostou? Compartilhe Conheça a Plataforma Contentools .