UFCD 21,22- Gestão Administrativa e Material de Stocks, Gestão Económica de Stocks.

Formador: Dr. José Leirião Formanda: Luciene Carvalho

Azambuja, 02 de Dezembro de 2009

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem

Lembro-me do meu 1º. emprego na Cooperativa dos Agricultores da Região (interior de São Paulo) no departamento de compras. Exercia várias funções, uma destas era calcular os preços de custos dos produtos que davam entrada nos armazéns. Naquela altura (ano de 1986) havia poucos recursos informáticos. Os itens eram transcritos para uma planilha (A3) com código, quantidade, preço antes dos impostos e após os impostos, preços para venda, à pronto pagamento e à prazo. Após este processo manual elaborávamos uma listagem dactilografada com itens já existentes onde constava os preços alterados se fosse o caso, a quantidade que dera entrada em armazém. Esta listagem era enviada para o C.P.D. (Centro de processamento de dados) onde eram feitas as alterações. Não tínhamos acesso a nenhuma base de dados. Qualquer departamento tinha de enviar as informações por escrito para este departamento específico de informática (C.P.D.).

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem

Quando começamos com esse módulo imaginei que fosse algo de menos importância em comparação com a gestão financeira, pensava que a formação era somente para nos ajudar a utilizar as ferramentas para o controle de stocks. No decorrer das sessões pude perceber que a gestão de stocks está interligada com a gestão financeira. O formador chamou a atenção de uma forma muito simples ao comparar com a gestão dos bens de consumo na nossa casa. A gestão de stocks é relevante, basta avaliar alguns países com economias instáveis com taxas altas de inflação mensal. Neste caso em especial vale a pena ter stocks de alimentos, desde que não sejam perecíveis é claro. Aprendi que para a gestão de stocks ser eficaz depende dos recursos humanos serem bem treinados e motivados, programas informáticos, procedimentos escritos e processos de negócio bem definidos para que seja possível responder às necessidades da empresa. Aprendi que a Gestão de stocks ou Administração de stocks é uma área crucial à boa administração das empresas, o desempenho nesta área tem reflexos imediatos nos resultados comerciais e financeiros da empresa. As empresas, seja qual for o sector de actividade, partilham a seguinte dificuldade: como efectuar a manutenção e controlo do stock. Fazer com que um produto em stock esteja constantemente pronto a dar resposta a uma encomenda de um cliente será uma boa definição para gestão de stocks. A sua boa gestão passa por satisfazer a exigência, satisfazendo também a componente económica No decorrer das formações adquiri conhecimentos fundamentais nas áreas de gestão administrativa e material de gestão económica de stocks na organização dos armazéns. Após o formador nos ter transmitido conhecimento sobre os métodos de cálculo utilizados que dão pelo nome de FIFO, LIFO e CUSTO MÉDIO, ele nos apresentou exercícios práticos onde conseguimos resolver da melhor forma com a sua ajuda. Também aprendi a calcular a rotação de stocks realizando exercícios práticos, utilizando os rácios. Em relação gestão material dos stocks tomei conhecimento da importância das regras de armazenagem que proporciona de forma prática a gestão e organização do espaço no armazém.

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem

Durante o processo de aprendizagem foi-nos transmitido instruções sobre a utilização das diversas ferramentas que devem ser usadas na gestão de stocks, como por exemplo: Análise ABC e o Diagrama de Pareto. Posso dizer que aprendi muito, na minha opinião o formador cumpriu a sua missão, conseguiu transmitir a informação de uma forma muito objectiva e clara. As palavras dele soavam com um toque especial, exprimia experiência, que para mim é muito importante. Ao ouvi-lo conseguíamos perceber que era algo que já havia vivenciado, não dizia somente o que leu em algum lado. Lembro-me de algumas frases do Dr. Leirião “sem um objectivo não chegamos a lado nenhum”, já tinha ouvido esta expressão outras vezes, mas particularmente afectou-me muito! No futuro sei que se deparar-me com situações na minha vida profissional que envolva a gestão de stocks vou estar preparada para pôr em prática os conhecimentos que adquiri.

Agradecimentos:    Formador: Dr. José Leirião Mediador: Dr. Pedro Félix Colegas do curso