You are on page 1of 9

TRINCAS A QUENTE NA SOLDAGEM

Giovane Kniess, Matheus Boligon, Rosana Carvalho, Sidnei Metzer


1 INTRODUO
Como afirma Braga (2002), dos defeitos que podem ocorrer durante o processo de
soldagem, o surgimento de trincas , sem dvidas, um dos mais graves. O prejuzo causado por
este fenmeno inclui no somente o efeito da formao de trincas tornando o cordo de solda
inadequado a sua utilizao, como tambm o efeito que esta trinca causa ao promover a formao
de outros defeitos como trincas a frio, fadiga, corroso sob tenso, fratura frgil, etc. Por isso, o
conhecimento dos fenmenos e dos fatores que influenciam na formao de trincas de grande
importncia para a correta preveno e correo desses defeitos. Desse modo, esse trabalho tem
como objetivo realizar uma pesquisa bibliogrfica sobre trincas a quente na soldagem,
apresentando os mecanismos e morfologias dos principais tipos de trincas a quente, sendo elas:
trincas de solidificao, trincas de liquao na ZTA e trincas por queda de ductilidade (TQD). Por
fim, tambm so discutidas algumas formas de preveno desses defeitos.
2 TRINCAS A QUENTE
Existem diversos fatores que influenciam na formao de trincas a quente na soldagem
dos metais e por isso, conforme Wainer et. al (2004), existe uma certa confuso no que se refere
terminologia das trincas que ocorrem em temperaturas elevadas. Segundo a classificao
proposta por Wainer et. al (2004), as trincas que ocorrem em temperaturas acima da metade da
temperatura de fuso, seriam consideradas como trincas a quente. De modo geral (WAINER et.
al, 2004; BRAGA, 2002; MODENESI et. al, 2012), as trincas a quente podem ser causadas por
um filme lquido no contorno de gro devido a microssegregao (trincas de solidificao), por
uma diminuio da ductilidade do material a quente, ou ento por liquao na zona termicamente
afeada pelo calor (ZTA), as quais so abordadas no decorrer do trabalho.
A Figura 1, proposta por Sila e Paranhos (2003), ilustra os principais tipos de trincas a quente
que podem ocorrer na solda. Segundo Modenesi et. al (2012), esses tipos de trincas podem ser
macroscpicas, com at vrios centmetros de comprimentos ou microscopias, sendo visveis
somente com um microscpio.

Figura 1 Terminologia das trincas a quente

Fonte: Sila e Paranhos (2003, p.1)

2.1 Trincas devido microssegregao (solidificao)


Estas trincas, conhecidas como trincas de solidificao, esto relacionadas,
principalmente, com a presena de segregaes que levam formao de lquidos intergranulares
nas etapas finais de solidificao, ou ao intervalo de solidificao da liga. , geralmente, do tipo
intergranular, com a separao do material na regio interdendrtica, a qual est preenchida com
lquido de baixo ponto de fuso. A ao das tenses geradas durante o resfriamento pode causar a
separao das duas partes (WAINER et. al, 2004). Esse tipo de trinca, conforme Modenesi et. al
(2012), ocorrem em temperaturas elevadas, prximas temperatura de fuso do material,
podendo ocorrer em associao a todos os processos de soldagem conhecidos.
Segundo Wainer et. al (2002), existem na literatura duas teorias mais aceitas para explicar
o mecanismo de formao da trinca. A primeira, baseia-se em uma liga de composio fixa que,
durante as etapas de crescimento e juno das dendritas, ocorre a formao de um filme lquido
na regio interdendrtica, dando condio para ocorrer a fratura. A presena de impurezas, que
produzem fases de baixo ponto de fuso, aumentam o tempo da etapa de formao do filme
lquido, favorecendo o aparecimento de trincas.
J a segunda teoria proposta, leva em conta a variao da composio qumica da liga e a
tendncia da trinca ocorrer durante a solidificao. No estgio de solidificao em que as
dendritas comeam a se tocar, caso haja a formao de uma trinca, esta pode ser preenchida pelo
lquido presente, impedindo a propagao da trinca. No entanto, caso aparea uma trinca num
estgio mais avanado de solidificao, em que no existem mais ligaes entre as regies com
lquidos, a suscetibilidade de propagao de uma trinca de solidificao maior. Sendo assim,
ligas com que apresentam maior intervalo de solidificao, como nas ligas de alumnio, a
suscetibilidade trinca de solidificao maior, enquanto que para as ligas eutticas
praticamente nula (WAINER et. al, 2002).
A Figura 2a, mostra de forma esquemtica o mecanismo de formao desse tipo de trinca,
enquanto que, na Figura 2b apresentando um exemplo real da trinca devido microssegregao
em um ao inoxidvel austentico soldado a laser. Como pode ser observado na Figura 2b, as
trincas so, em geral, longitudinais e superficiais, ocorrendo com frequncia no centro do cordo.
Outros tipos, como transversais ou, na cratera, radiais, tambm podem ser encontradas. A

superfcie externa da trinca apresenta-se geralmente oxidada, evidenciando a sua alta temperatura
de formao (MODENESI et. al, 2012).
Figura 2 Mecanismo de formao e morfologia da trinca de solidificao

Fonte: (a) Wainer et. al (2002, p. 388) e (b) Karhu e Kujanpaa (2008)

2.2 Trincas de liquao na ZTA


Esse tipo de trinca pode aparecer tanto nas zonas afetadas pelo calor do metal base, como
entre os passes do metal de solda, em temperaturas prximas de fuso do metal base. Geralmente
so encontradas em aos austenticos e ligas no ferrosas. Elas so sempre intergranulares e se
fazem acompanhar, geralmente, por uma redistribuio de fases de baixo ponto de fuso que
podem ser: sulfetos associados a fsforo, incluses do tipo de xidos, como os silicatos,
carbonetos, boro-carbonetos, boretos, etc. Essas fases lquidas, em contato com contornos de gro
e dependendo de sua capacidade de molh-los, pode espalhar-se entre os gros na forma de um
fino filme que penetra nos contornos de gro, ocasionando a trinca. Nestas condies, o material
fica fragilizado e trincas podem se formar no resfriamento, com o aparecimento de tenses
trativas (WAINER et. al, 2002; MODENESI et. al, 2012).
Conforme Modenesi et. al (2012), geralmente so encontradas em aos austenticos e ligas
no ferrosas, porm podem ocorrer em aos carbono, segundo Wainer et. al (2002), sendo que
neste caso, a trica ocorre no contorno de gro anterior da austenita.
A formao de lquido causada pela dissoluo fora do equilbrio de precipitados
durante o aquecimento rpido que ocorre na soldagem, conforme ilustra a Figura 3. Em T1, temse o material na sua condio inicial formado por uma matriz e precipitados de . Na figura
mostrado um precipitado no contorno de gro. Em T2, o precipitado est se dissolvendo.
Contudo, devido s condies rpidas de aquecimento, a regio da matriz adjacente ao
precipitado fica enriquecida em . Em T3, acima da temperatura euttica, as regies da matriz
mais enriquecidas em se transformam em lquido (MODENESI et. al, 2012).

Figura 3 Mecanismo de formao do lquido intergranular durante o aquecimento rpido da


ZTA

Fonte: Modenesi et. al (2012, p. 162)

Segundo Modenesi et. al (2012), ao microscpio tico, este tipo de trinca apresenta um
aspecto serrilhado tpico de abertura varivel, ocorrendo sempre ao longo dos contornos de gro.
A Figura 4a mostra a ocorrncia de liquao no contorno de gro e a Figura 4b ilustra a
consequente trinca ocasionada devido a essa liquao.
Figura 4 Liquao no contorno de gro e trincas de liquao na ZTA

Fonte: (a) Campos et. al (2009, p. 22) e (b) Lippold et. al (1988, p. 7)

2.3 Trincas por queda de ductilidade (TQD)


Nesse tipo de trinca no h formao de filmes lquidos nos contornos de gros.
geralmente intercristalina, com as extremidades arredondadas e apresenta uma superfcie similar
de fraturas ocorridas por fluncia. De modo simplificado, esse tipo de trinca est associado

uma perda de ductilidade a temperaturas elevadas na regio de recristalizao do material, sendo,


portanto, inferiores ao que os tipos discutidos anteriormente, como pode ser observado na Figura
5 (WAINER et. al, 2002; MODENESI et. al, 2012).
Figura 5 Efeito da temperatura na reduo de rea de um ao inoxidvel

Fonte: Wainer et. al (2002, p. 400)

A presena desse tipo de trinca mais comum em regies mais afastadas da linha de
fuso, podendo ocorrer em associao com trincas iniciadas durante a solidificao ou por
liquao (MODENESI et. al, 2012). Segundo Collins e Lippold (2003), a trinca , geralmente,
observada em sees finas, em soldas multipasse em ao inoxidvel austentico e em ligas de
nquel em que os gros grandes so caractersticos.
Para Wainer et. al (2002), os fatores que esto associados perda de ductilidade so o
tamanho de gro, o limite de escoamento e a energia interfacial por unidade de rea para abrir
uma trinca. Quanto maior for o tamanho dos gros, mais fcil torna-se o escorregamento dos
contornos, facilitando a formao de trincas. O aumento do limite de escoamento retarda a
recristalizao dinmica, fazendo com que o aparecimento de trinca ocorra em temperatura mais
elevada. A fratura tambm facilidade com a precipitao de carboneto M 23C6 ou da fase sigma
na interface ferrita/austenita. Havendo rea de ferrita nos contornos de gro da austenita, o
escorregamento mais intenso nesses locais, podendo ocorrer a trinca a partir dessa interface. Em
um estudo feito por Nissley e Lippold (2009), os autores constataram a presena de precipitados
de carboneto M23C6 nos contornos de gro, conforme ilustra a Figura 6.

Figura 6 Precipitados de M23C6 nos contornos de gro

Fonte: Nissley e Lippold (2009, p. 134)

Outros autores, como Collins e Lippold (2003), tambm associam a formao desse tipo
de trinca orientao dos gros, como mostram os exemplos da Figura 7, em que possvel notar
a formao de trincas seguindo a orientao dos gros do material, ambos ligas de nquel.
Figura 7 Trincas devido perda de ductilidade orientadas com os gros do material

Fonte: (a) Young et. al (2008, p. 32) e (b) Collins e Lippold (2003, p. 293)

J para Modenesi et. al (2012), a formao de trincas por perda de ductilidade est
associado com a segregao, durante exposio a temperaturas elevadas, de impurezas,
principalmente o fsforo, e de elementos de liga, como o nquel, para contornos de gro.
Paralelamente, a ocorrncia de precipitao no interior dos gros causaria um endurecimento
destes concentrando os esforos nos contornos.
2.4 Preveno de trincas a quente
Para Abreu (2008) o primeiro aspecto a ser considerado no controle das trincas de
solidificao evitar composies de metal de solda com elevada susceptibilidade a formao de
trincas, se na composio qumica do metal de base houver algum elemento que favorea o
surgimento das trincas, o metal de adio deve ser selecionado de maneira que este elemento seja

neutralizado. Para os aos, importante evitar a formao de sulfeto de ferro, pois apresenta
baixo ponto de fuso. Deste modo, adiciona-se mangans no metal de adio para permitir a
formao de sulfeto de mangans, que tem ponto de fuso mais alto. A Figura 8 mostra a
influncia da utilizao do mangans como elemento redutor da susceptibilidade a ocorrncias de
trincas na soldagem do ao, analisando a figura possvel verificar que para baixos valores da
relao Mn/S ocorrem trincas mesmo para a condio de baixo teor de carbono, onde a
soldabilidade do ao mais elevada.
Figura 8 Influncia do mangans na reduo de trincas

Fonte: Abreu (2008, p. 32)

Ainda conforme Abreu (2008) h alguns aspectos ligados ao processo que podem ser
utilizados na tentativa de evitar a ocorrncia das trincas de solidificao: a velocidade de
soldagem deve ser regulada para originar poa de fuso elptica que proporciona a formao de
estrutura granular menos propcia para a formao e propagao de trincas; Altos valores de
aporte trmico lquido elevam a temperatura mxima na soldagem aumentam o tamanho dos
gros da ZTA que por serem epitaxiais induzem a formao de gros maiores na de ZF
favorecendo desta forma a formao e propagao trincas na zona fundida. Quanto maior o grau
de restrio imposto a junta soldada, maiores as deformaes e tenses residuais que participam
do mecanismo de formao de trincas; A forma do cordo de solda produzido tambm pode
alterar para mais ou para menos a possibilidade de ocorrncia de trincas, cordes cncavos
produzidos por passe nico em solda de filete desenvolvem maiores nveis de tenso que cordes
convexos, e tem maior possibilidade de formao de trincas superficiais, conforme mostra a
Figura 9; Outro ponto ligado ao aspecto geomtrico do cordo que pode influenciar na formao
de trincas a relao entre a largura e a profundidade do cordo, elevados valores desta relao
favorecem a formao de trincas conforme mostrado na Figura 10.

Figura 9 Soldas em filete cncavo e convexo

Fonte: Abreu (2008, p. 33)

Figura 10 Relao largura profundidade do cordo

Fonte: Abreu (2008, p. 33)

J Sanches (2010) afirma que um bom mtodo de correo est associado a usar eletrodo
apropriado para o tipo de metal, conforme indicao do fabricante e verificar se ele est
devidamente seco; pr-aquecer a pea e reduzir a penetrao baixando a corrente de soldagem;
preferir, na medida do possvel, cordes planos ou ligeiramente convexos; melhorar a montagem
das peas a serem soldadas, de forma que permita que o metal base dilate e contraia livremente.
CONCLUSO
O embasamento terico sobre os fenmenos que acontecem na formao dos diferentes
tipos de trincas que podem ocorrer quando os metais so submetidos a altas temperaturas durante
a soldagem, bem como suas respectivas morfologias e mtodos de preveno, mostra que este
estudo de grande importncia, uma vez que o conhecimento e a correta identificao dos tipos
de trincas so importantes para a identificao das causas e, consequentemente, para a sua
preveno eficaz.
Dentre os tipos de trincas estudadas, elas apresentam causas distintas. Para as trincas de
solidificao e de liquao na ZTA, a causa comum se deve presena de filmes lquidos entre os
gros do material, sendo a primeira apresentada nos gros da zona fundida e a segunda, nos gros
da ZTA. O principal diferencial entre ambas se d pela sua morfologia, sendo que as trincas de
solidificao se apresentam sob forma macroscpia, enquanto que as trincas de liquao na ZTA
so microscpicas. Por fim, o ltimo tipo de trinca estudada aquela que ocorre por queda de
ductilidade e, diferentemente das outras, ocorre em menores temperaturas e no causada pela
presena de filmes lquidos, mas sim pela queda da resistncia do material.

Para que a preveno de trincas seja eficaz, alguns fatores relacionados composio do
metal de adio e do metal base, e aspectos ligados ao processo devem ser considerados, como
por exemplo, a adio de elementos redutores da susceptibilidade a ocorrncias de trincas na
soldagem e adequadas velocidade de soldagem, formas do cordo, eletrodos, entre outros.
REFERNCIAS
ABREU, Carlos Filho. Metalurgia da Soldagem. Par: CEFET, 2008, p.42.
CAMPOS, Wagner Reis da Costa et al. Caracterizao microestrutural de solda dissimilar - ao
inoxidvel austenitco AISI 304 com adio de liga de nquel inconel 625. Congresso Anual da
ABM. So Paulo, p. 19-23. set. 2009.
COLLINS, M. G.; LIPPOLD, J. C.. An Investigation of Ductility Dip Cracking in Nickel-Based
Filler Materials Part I. Welding Research. [s. L.], p. 288-295. ago. 2003.
KARHU, Miikka; KUJANP, Veli. Experimental test set-up for studying hot cracking in multi
pass laser hybrid welding of thick section austenitic stainless steel. Laser Materials Processing
Conference. [s. L.], p. 535-544. set. 2008.
LIPPOLD, J. C. et al. Heat-Affected Zone Liquation Cracking in Austenitic and Duplex Stainless
Steels. Welding Research. New Orleans, p. 1-17. jul. 1988.
MODENESI, J. Paulo; Marques, V. Paulo; Santos, B. Dagoberto. Introduo Metalurgia da
Soldagem. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
NISSLEY, N. E.; LIPPOLD, J. C.. Ductility-Dip Cracking Susceptibility of Nickel-Based Weld
Metals: Part 2 Microstructural Characterization. Welding Research. Columbus, p. 131-140.
jul. 2009.
SANCHES, Ricardo Almeida. Defeitos em solda detectveis atravs de inspeo visual.
Centro Universitrio Luterano de Manaus. Manaus: 2010, p.61.
YOUNG, G. A. et al. The Mechanism of Ductility Dip Cracking in Nickel-Chromium Alloys.
Welding Research. Schenectady, p. 1-17. fev. 2008.
WAINER, Emlio; BRANDI, Srgio Duarte; MELLO, Fbio Dcourt Homem de. Soldagem:
processos e metalurgia. So Paulo: Edgard Blucher, 2004.
SILVA, J. L. C.; PARANHOS, R. Fissurao a Quente (Trincas a Quente). Infosolda: 2003.