You are on page 1of 5

Ciências Naturais – 9º ano

Ficha de Avaliação
Ano Letivo 2015/16

Classificação- ________%

Professora________________________

Nome - _______________________________________________________Turma
__________
Enc. Educação_____________________
1. A manutenção do equilíbrio do organismo é importante para assegurar a composição química do meio
interno dentro de determinados valores (figura 1).
1.1.Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações.
_____- O elemento químico que existe em maior quantidade no corpo humano é o carbono.
_____- O zinco e o ferro existem numa quantidade muito reduzida.
_____- O carbono, o hidrogénio e o oxigénio são os três elementos químicos que existem em maior
quantidade no Homem.
_____- A entrada de oxigénio no organismo, assim como de outros gases e energia, faz com que seja
considerado um sistema aberto.
_____- Os elementos que constituem o corpo humano são obtidos essencialmente através dos alimentos.
_____- O flúor não é necessário para o corpo humano, pois existe em quantidades muito reduzidas.

1.2.Explica a importância da eliminação (excreção) dos compostos tóxicos para a homeostasia do corpo
humano.

1.3. Seleciona, com um X, a opção que completa mais corretamente cada afirmação.
1.3.1 Num sistema fechado
_____-ocorrem trocas de matéria com o exterior mas não de energia.
_____-ocorrem trocas de energia e de matéria com o exterior.
_____-não ocorrem trocas de matéria nem de energia com o exterior.
_____-ocorrem trocas de energia com o exterior mas não de matéria.
1.3.2 O corpo humano é um sistema
_____-aberto.
_____-fechado.
_____-isolado.
_____-dois dos anteriores.

Figura 1 - Composição química do organismo humano.

1.3.3 Os níveis de organização biológica do ser humano são, numa sequência de complexidade crescente
_____- célula– órgão – tecido – sistema de órgãos – organismo.
_____- órgão – tecido – sistema de órgãos – organismo – células.
_____- célula – tecido – órgão – sistema de órgãos – organismo.
_____- célula – tecido – órgão – organismo – sistema de órgãos.

1.4.Estabelece a correspondência entre os números da coluna I e as letras da coluna II.
COLUNA I

COLUNA II
Página 1 de 5

Classifica como verdadeira (V) ou falsa das seguintes Figura 2-Balanço diário(F) do cada fósforouma no nosso organismo. fígado.O fósforo apenas é excretado pelas fezes. afirmações. 1 -_________ 2 -_________ 3 -_________ 4 -_________ 5 -_________ 2. (C) Contém uma parte do intestino. baço.O fósforo é considerado um nutriente orgânico dos ossos. _____. _____. _____.Cerca de 800 mg de fósforo são excretados diariamente na urina. _____. a bexiga e os órgãos reprodutores internos. (E) Contém o estômago. Cavidade craniana 2. _____. _____.O fósforo ingerido é absorvido. (D) Contém o encéfalo.A quantidade de fósforo que existe no sangue é inferior a 1%. É limitada pelas costelas e inferiormente pelo diafragma. pelo diafragma. 2.1.O fósforo está associado ao crescimento e desenvolvimento. Página 2 de 5 . Este sal mineral é um dos constituintes dos ossos (fig. O leite e os seus derivados são exemplos de alimentos ricos em fósforo. pâncreas. no intestino. superiormente.1. Cavidade torácica 4. _____. entre outros órgãos. 2). Cavidade pélvica (A) Cavidade onde se aloja o coração e os pulmões.Devemos ingerir alimentos ricos em fósforo que forneçam 1200 mg/dia. Cavidade abdominal 5. É limitada pelos músculos abdominais e. o intestino delgado e parte do intestino grosso. _____. na sua totalidade. Cavidade espinal 3.Apenas o leite e seus derivados são fonte de fósforo. (B) Contém a medula e é limitada pela coluna vertebral.

_____-… orgânicos. _____.5.3. 2.2.3. reguladora. _____-… os lípidos e os glícidos.3. 3. 2. _____-… específico para o amido. Na resposta aos itens seguintes. _____-… apenas energética.7. mas em quantidades reduzidas.6. São exemplos de nutrientes inorgânicos _____-… as proteínas e os lípidos. Os lípidos têm função no crescimento e desenvolvimento do organismo porque… _____-… fornecem energia.3.3. 2. de crescimento e desenvolvimento. como os lípidos e a água. Os nutrientes podem desempenhar as funções… _____-… apenas energética e reguladora. O zinco e o iodo existem em quantidades muito reduzidas no corpo humano. 2.2. _____-… não são necessários ao organismo e se existissem em elevadas quantidades poderiam ser tóxicos. _____-… raramente existem nos alimentos que ingerimos. _____-… regulam a temperatura corporal.Observa com atenção a figura 3.A quantidade diária de fósforo que é absorvida é superior à que é excretada. 2. _____-… os sais minerais e as proteínas. _____-… são um dos constituintes das membranas das células.A secreção diária de 150 mg de fósforo ocorre nos rins. _____-… específico para proteínas. 2. porque é um reagente indicador… _____-… usado para todos os tipos de nutrientes. _____-… energética. onde está representada uma pirâmide dos alimentos que tem na sua base medidas promotoras de saúde._____. Alguns indivíduos têm intolerância e alergias a determinados alimentos. Página 3 de 5 . de crescimento e desenvolvimento. _____-… são os constituintes principais dos ossos. _____-… este consegue substituí-los por outros elementos que obtém em maior quantidade.3. Na deteção de amido na batata foi usada água iodada. _____-… a água e os lípidos. Os nutrientes que existem no leite em elevadas quantidades.3. se for intolerante ao leite.3. _____-… macronutrientes. _____-… a água e os sais minerais. _____-… inorgânicos.3. pois… _____-… são indispensáveis ao organismo. para manter normais as suas taxas de fósforo no organismo. Refere que alimentos deverá ingerir um indivíduo. Os principais nutrientes com função energética são _____-… os lípidos e as vitaminas. 2. reguladora e metabólica.1. _____-… os glícidos e as proteínas.4. são designados por… _____-… micronutrientes. _____-… apenas energética. _____-… específico para a água. seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta. 2. _____-… os sais minerais e as proteínas. 2.

_____-Os refrigerantes devem ser evitados ou ingeridos em pequenas quantidades. 3.Constituem maus hábitos alimentares… _____-… a ingestão excessiva de sal e de gorduras e o consumo diário de 1. Era gorda. _____-O peixe. _____-… insuficiente de alimentos e a imagem distorcida do organismo. mas continuava a comer sem parar. 3. e ainda queria emagrecer mais. _________ e _________ são exemplos de distúrbios alimentares.3. _____-O azeite é uma gordura que deve ser ingerida com moderação. seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta.3.Na resposta aos itens seguintes. recusa da prática de exercício e episódios de vómito. Não Página 4 de 5 . gorduras e bebidas alcoólicas. _____-A pirâmide dos alimentos indica-nos o que devemos ingerir e em que quantidades.A anorexia. e sentia-me muito mal com isso. Com 13 anos consegui perder 4 kg.1. como não o conseguia. as minhas amigas tinham vergonha de mim e namorar estava fora de questão.3. 3.3.5 L de água. tinha adquirido 12 kg! Fiquei desesperada.São sinais de compulsão alimentar a ingestão… _____-… excessiva de alimentos e o vómito. Aos 15 anos. _____-Os alimentos que devemos ingerir em maior quantidade são os vegetais. Ao fim de um ano tinha perdido 17 kg. muito gorda. Na escola. Porém. Apesar disso. ida com frequência à casa de banho após as refeições e episódios de vómito. não podia ficar com a comida no estômago. as frutas e os cereais. _____-… ingestão excessiva de alimentos. excesso de exercício físico e episódios de vómito. emagreci uns 8 kg muito rapidamente. meses depois.Refere um tipo de dieta que pode ser traduzido por esta pirâmide. No início era difícil vomitar e.2. _____-… uma dieta alimentar variada e o consumo abundante de vegetais. _____-… a prática da dieta mediterrânea e a ingestão excessiva de açúcares. _____-… ingestão reduzida de alimentos.3. 4. e mais alguns. _____-Devemos ingerir uma maior quantidade de carne do que de leite e produtos lácteos. _____-… excessiva de alimentos e esconder alimentos para os ingerir posteriormente. 3. tomava muitos laxantes (uma ocasião tomei 15 laxantes de uma vez). ida com frequência à casa de banho após as refeições e episódios de vómito. _____-a bulimia (…) as cardiopatias _____-a bulimia (…) a compulsão alimentar _____-as cardiopatias (…) a compulsão alimentar _____-o cancro (…) a bulimia 3.Pirâmide de alimentos 3.2.Lê atentamente o texto seguinte: «Chamo-me Joana e desde os 12 anos que me preocupo com o corpo e com o peso.Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações relativas à figura 1. sempre fui motivo de piada. _____-… a ingestão excessiva de sal. _____-… insuficiente de alimentos e o vómito.3.1.3. Foi então que decidi que se queria emagrecer. as aves e os ovos têm de ser ingeridos em simultâneo. _____-… recusa de ingestão de alimentos.Um indivíduo com bulimia apresenta frequentemente os seguintes comportamentos… _____-… ingestão excessiva de alimentos. Figura 3. pouco tempo depois tinha os quilos de volta.4.

1 2.4 2. Sei que para emagrecer tenho de gastar mais calorias do que as que ingiro.3 3.1 3. Aos 12 anos.3. Identifica o distúrbio alimentar que esta jovem apresenta neste momento.1 1. para que o corpo não absorva.3 2. 1. Mas da minha avó não sei se vai ser possível esconder o segredo por muito mais tempo. _____-Tensão baixa.3.3. Ninguém desconfia.3.4 4.7 Total P 6 5 3 3 3 5 10 5 3 3 3 3 3 3 3 61 3.3. no relato. 4.4 2. Disse-lhe que precisava de lavar os dentes. tonturas e desmaios. Faço ginástica.4 Total P TOTAL 6 3 3 3 3 3 5 4 3 6 39 100 Página 5 de 5 . Identifica.3.3 1. _____-Problemas intestinais.5 2. Justifica esta afirmação com referências do texto.2 4. _____-Corrosão dos dentes. 4.3.2 2.3. Perguntou-me por que desaparecia comida do frigorífico durante a noite.4.3. Perguntou-me há pouco tempo porque vou à casa de banho a seguir a cada refeição.2. Disse-lhe que me tenho de alimentar bem para aguentar o ginásio.3. Disse-lhes que se devia ao muito exercício físico que faço. Seleciona as opções que correspondem a consequências possíveis deste distúrbio para a saúde.3. _____-Obesidade. 4. porque às escondidas como mais).» (Relato baseado numa história real) 4.3.2 3.1 4.2 1.2 3. _____-Ferimentos com sangramento no esófago.1.1 1.2 2. apesar de os meus pais acharem estranho eu emagrecer apesar de comer o que comia antes (à frente deles.3. muita ginástica e como tudo o que me apetece sem me preocupar com quantidade porque sei que depois de comer deito tudo fora.1 3.foi muito! Agora.3.3 4.2 1.3.1 3. sei tudo sobre comida e calorias. _____-Níveis de colesterol elevados.6 2. dois sinais que evidenciam a existência de um distúrbio alimentar. esta jovem não era uma pessoa saudável.