You are on page 1of 7

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

1- Quais são as 4 estruturas anatômicas do sistema reprodutor
masculino?
Testículos, vías espermáticas, glândulas anexas e pênis.
2- Quais são as duas funções fisiológicas do testículo?
Produção de espermatozoide e hormônio testosterona.
3- O que são as vias espermáticas?
É todo o trajeto percorrido pelos espermatozoides, desde sua
formação, armazenamento e ejaculação. Trajeto túbulos semíferos,
epidídimo e canal deferente da uretra.
4- Em que região do testículo ocorre a produção de espermatozoides e
testosterona?
Nos tubulos semíniferos.
5- Qual a função das células de Leydig?
Responsáveis pela produção do hormônio masculino a testosteronaLH
6- Explique como o eixo hipotálamo-hipófise regula a gametogênese e a
produção de hormônios sexuais masculinos?
GnRH(hipotálamo)- Estimula a hipófise a aumentar a secreção de FSH
e LH.
LH(hipófise)- Estimula as células de Leydig a secretarem a
testosterona; Próstata e vesículas seminais uma enzima converte a
testosterona em outro andrógeno-diidrotestosterona (DHT).
FSH(hipófise)- Juntamente com a testosterona estimula a
espermatogênese. Células de Sertoli liberam inibina- inibe a secreção
de FSH, quando o grau de espermatogênese necessário às funções
reprodutivas tenha sido atingido.
7- Explique como o método contraceptivo da vasectomia? E o homem
ejacula ao realizar esta cirurgia?
É um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos
espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos através do
epidídimo (tubo em forma de novelo que se localiza na parte superior
dos testículos) para os canais deferentes.
Os homens continuam a ejacular, porque quando se faz vasectomia
apenas o canal deferente é interrompido, impedindo a eliminação dos
dos espermatozoides que correspondem apenas a 2% do volume do
esperma. O líquido seminal (95%) continuam saindo normalmente.
8- Qual é o papel das glândulas anexas? Explique o papel de cada uma
delas individualmente após o processo da ejaculação.
Tem o papel de falicitar a progressão dos espermatozoides nas suas
vias. São elas vesículas seminais, próstata e glândulas de cowper.
Vesículas seminais: São responsáveis por produzirem um líquido para
ser adicionado adicionado na secreção dos testículos (60%) –
prostaglândinas, vesiculares, frutose e pH.
Próstata: Produz secreção prostática que é nutritiva (ácido cítrico)
para os espermatozoides 30%.
Glândulas de Cowper: Tem como função produzir uma secreção
mucosa lubrificante anterior a ejaculação, que rambém faz parte do
sêmem 5%.

absorção e defecação. As tubas uterinas possuem quatro partes que são as: intramural. intestino grosso e ânus.Inicia a digestão -Deglutição. miométrio e endométrio. vagina e vulva. enquanto a ovogênese está relacionada ao ciclo reprodutivo da mulher ou seja 1 vez por mês.Mistura o alimento com a saliva.Descreva a anatomia do trato gastrointestinal? Boca.Quais são as três camadas de tecido do útero? Em qual delas o embrião é fixado? Epimétrio.9.Quais processos ocorrem na cavidade bucal? -Reduz alimentos em pequenos pedaços. . SISTEMA REPRODUTOR FEMININO 1. estomago. 2n transforma-se em n. Descreva as transformações (passo a passo) até que essas células germinativas se tornarem o espermatozoide maduro (produto final da gametogênese). . língua. No endométrio. Ocorrem duas mitoses (fase de multiplicação). istímica. E é na Ampola que ocorre a fecundação. faringe.Qual é a principal diferença no processo de gametogênese entre o sistema reprodutor feminino e masculino? A espermatogênese é um processo contínuo. intestino delgado. 3. (fases de crescimento e maturação). secreção. trompas ou tubas uterinas. 2. . útero.Qual a função dos ovários no sistema reprodutor feminino? Os ovários (ou gônodas) são responsáveis pela produção de óvulos (ovócitos) e os hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona. vesícula biliar e pâncreas. 5. glândulas salivares.O gameta masculino se origina de uma célula germinativa diploide (2n).Descreva os órgãos digestórios acessórios ao trato gastrointestinal? Dente. esófago. ampola e infundibular. Logo. fígado.Quais são os seis processos básicos desempenhados pelo sistema digestório? Ingestão. 2. 4.Qual é a função das tubas uterinas? E em qual parte desta estrutura ocorre a fecundação? Transportar os óvulos para o útero.Qual é a composição do sistema reprodutor feminino? Ovários. Espermatogônia – espermatócitos I – espermatócidos II – espermatozoides. SISTEMA DIGESTÓRIO 1. digestão. ocorre meiose I e meiose II. 3. 4. mistura e propulsão.

Células parientais: Secretam HCL e fator intrínseco.Descreva detalhadamente a anatomia do estômago e comente sobre as principais funções deste órgão durante o processo disgestório? Incisura cárdia. é os próximos 2. como se dá a ação do omeprazol (um medicamento usado para a acidez estomacal)? Age na diminuição da quantidade de ácidos produzidos pelo estomago quando há excesso pelas células parientais.Secreção de muco. No esôfago: o alimento é movido ao longo do esôfago por ondas de contração dos músculos da parede também chamadas de peristaltismo. A principal enzima é a amilase salivar ou ptialina que tem a ação de digerir o amido e outros polissacarídeos (como o glicogênio). canal pilórico. Na faringe: contrações musculares envolvidas na deglutição. ácidos graxos de cadeia curta e álcool). reduzindo-os a dissacarídeos. suco gástrico (contendo meio e enzimas necessárias a digestão protéica) e fator intrínseco (absorção de vitamina B12). incisura angular.Como as células glandulares presentes no estômago participam do processo de digestão? Explique detalhadamente. Suas funções são: -Estocagem de grandes quantidades de alimentos e controle rítmico da passagem deste alimento em quantidades adequadas ao duodeno para ocorrer um ótimo processo absortivo (água. submandibulares e sublingual. apresenta os primeiros 25cm do Intestino Delgado. curvatura menor. encurvado ao redor da cabeça do pâncreas.Quais eventos motores no processo de deglutição são involuntários? Os eventos motores da faringe e do esôfago.O que é quimo? É um bolo alimentar que resulta da transformação dos alimentos no estomago. 7. Células G (entorendócrinas): Secretam gastrina que estimulam as células parientais a secretar HCL. 10-Considerando a resposta da pergunta anterior. . fundo. íons. 11-Descreva detalhadamente as 3 porções do intestino delgado e quais funções estas exercem respectivamente no processo digestório do alimento? O Duodeno. antro pilórico. 8. cárdia.Mistura do alimento ao suco gástrico através de movimento ritmado até a formação do quimo. corpo. curvatura maior. . Células principais: Secretam pepsinogênio (inativo) que é convertido em pepsina pelo HCL (células parientais).5 metros do Intestino Delgado.Quais são os três pares de glândulas salivares e qual é a ação da principal enzima secretada sobre o alimento ingerido? Parótidas. esôfago. 6.5. 9. . piloro e duodeno. O Jejuno.

Esses hormônios regulam a função pancreática. SISTEMA URINÁRIO 1. que aumenta a atividade gástrica. termina com um esfíncter (valva ileocecal) que controla o fluxo de materiais do íleo ao ceco do intestino grosso. os monossacarídeos são absorvidos através de uma proteína transportadora e em alguns casos participa a proteína sódio-glicose. No Jejuno. 17-Aonde e como se dá a absorção de carboidratos? Qual é o papel do sódio neste processo? Na mucosa intestinal. 13-Aonde ocorre a produção e o armazenamento da bile respectivamente? A produção é no fígado e o armazenamento é na vesícula biliar.Quais são as funções do sistema urinário? . 15-Qual estímulo no duodeno promove a secreção de Secretina e Colecistoquinina pelas células intestinais? E qual é a função específica destes dois hormônios? Aumento da secreção do suco gástrico. Pois mistura o quimo e as secreções digestivas do pâncreas e do fígado. 19-Aonde e como se da a absorção de proteínas? Comente sobre os transportadores de membrana? No intestino. 20-Quais os papeis dos sais biliares na digestão da gordura? E como se dá a absorção de gordura pelo intestino? A digestão enzimática das gorduras é feita pelas lipases. tripsinas e quimiotripsinas. absorção de vitaminas. 14-Como o pâncreas e o fígado se conectam fisicamente ao trato gastrointestinal? Através do ducto colédoco. serve como um recipiente de mistura. contitui os restantes 3.O Íleo. Estômago e intestino. 16-Sobre a digestão de carboidratos. Amilase pancreática: pâncreas. Intestino delgado: transformação dos dissacarídeos em monossacarídeos. No íleo. As sua funções são: No Duodeno. 18-Quais as enzimas agem na digestão de proteínas? Em quais regiões do trato gastrointestinal estas enzimas são secretadas? Pepsinas. a é fundamental mas não que digere ela facilita emussificar. compactação do conteúdo em fezes. 12-Qual é a principal função do intestino grosso? Absorção de água de eletrólitos. realiza parte da digestão química e a maior parte da absorção de nutrientes.5 metros do Intestino Delgado. quais enzimas agem na quebra dos polissacarídeos? Em quais regiões do tato gastrointestinal ocorrem estas reações? Amilase salivar: cavidade oral.

colunas renais. dessas artérias surgem arteríolas eferentes. enquanto a feminina mede apenas 4 cm. A arteríola eferente dá origem aos capilares peritubulares e as arteríolas retas.O que é capsula de Bowman? E qual evento fisiológico ocorre nesta estrutura? É uma membrana formada de células do epitélio basal. dão origem as artérias interlobares que na junção cortico-medular dividem-sem para formar atérias arqueadas e posteriormente as artérias interlobares.Quais os órgãos que compõe este sistema? Dois rins. 3.Excreção de produtos orgânicos e não orgânicos e age no controle da pressão arterial. alça de henle ramo descendente. Possui duas estruturas arteríola eferente. córtex renal. 2.N Simpático. vênula. cálices renais (maior e menor). 8. influência é proporcional à queda da PA. 5.Qual é a menor unidade funcional dos rins? E como é composta esta estrutura? NÉFRONS. sua função baseia-se em manter a integridade e a organização epitelial a manter o epitélio separado do estroma. que em seguida forma a arteríola eferente. túbulo proximal. 9.Olhando um corte seccional do rim.Qual fator afeta a filtração glomerular (FG)? O aumento da pressão hidrostática e osmótica. e a uretra masculina tem duas funções condutora de semem e de urina já na feminina apenas de urina. ureter. pirâmides renais. capilares peritubulares. bexiga e uretra (masc e fem). glomérulo. Extrínsecos: influência S. ducto coletor. ramo ascendente. Inervação das arteríolas aferente e eferente. Estes dividem-se em várias artérias por sua vez. A artéria renal dividi-se no hilo em um ramo anterior e um ramo posterior. túbulo distal. descreva detalhadamente cada uma? Artéria renal. dois ureteres. as quais sofrem divisão formando capilares dos glomérulos.Comparativamente quais são as diferenças entre o sistema urinário masculino e feminino? A diferença é no comprimento. 4. medula renal. 7. 10-Qual fator extrínseco regula a FG quando a pressão arterial cai? . 6.Quais mecanismo extrínsecos e intrínsecos regulam a FG quando a pressão artérial média é elevada? Intrinsecos: miogênico e túbuloglomerular. capsula de bowman. podemos ver algumas estruturas destintas. arteríola aferente.Descreva detalhadamente a circulação renal (artérias e veias)? Os rins são supridos pela artéria renal que se origina da aorta. responsáveis pelo suprimento arterial da medula renal. uma bexiga e uma uretra. A uretra masculina mede em cerca de 16 cm.

Quais são as principais características dos 3 tipos de vasos sanguíneos? Túnica intima ou interna: células endoteliais. água. .Quais são as principais diferenças entre veias e artérias? As veias levam ao coração o sangue vindo do corpo e as suas paredes são mais finas já nas artérias elas levam o sangue do coração a todo o corpo e as suas paredes são espessas e dilatáveis. camada subendotelial e lamina elástica interna. aminoácidos e vitaminas. 12-Qual o papel do HAD (hormônio antidiurético) durante a desidratação? Em quais regiões do tubo renal age este hormônio? O hipotálamo libera HAD. Sangue rico em oxigênio. Sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.Liberação de renina para formação de ANG III. Artérias: Transportam o sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. Influencia o tônus das arteríolas aferente e eferente mas é pouco eficiente (predomínio do S. hormônio antidiurético e água. Túnica adventícia ou externa: tecido conjuntivo fibroelástico. glicose. A ateroesclerose é onde ocorre a formação de placas de ateroma.N. SISTEMA SANGUÍNEO 1. 5. Túnica média ou muscular: células musculares lisas. veias e capilares. Agem no tubo contorcido distal e tubo coletor. Capilares: Responsáveis pela troca de gases e nutrientes dos tecidos. 4. Tubo coletor. lâmina elástica externa. como é dividido um vaso sanguíneo? Túnica intima ou interna. diminuição do volume urinário . Contorcido distal.Qual a diferença entre ateroesclerose e arterioesclerose? A arterioesclerose é o espessamento e o endurecimento da parede arterial. túnica média ou muscular. Ascendente da alça de Henle. inervação. túnica adventícia ou externa. 3. 11-Descreva como ocorre a absorção de nutrientes.S). Descendente da alça de Henle. sais e água nos diferentes compartimentos dos tubos renais? Tubo contorcido próxima. 2.Histologicamente.l absorção de água. Ligam as artérias as veias.Quais são os 3 principais tipos sanguíneos e quais são as respectivas funções destes no sistema vascular? Artérias. Sódio. Veias: Transportam o sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. maior reabsorção de água. sódio. urina concentrada.

7. Veias profundas.6.Qual é a relação entre embolia pulmonar profunda e TVP? O deslocamento de um trombo ocorrido no interior de uma veia profunda (como a veia cava). . pode se deslocar para o pulmão podendo obstruir uma artéria causando assim a embolia pulmonar.O que é trombose venosa profunda (TVP)? E qual tipo de vaso sanguíneo esta patologia afeta? É uma patogenia associada ao sistema vascular venoso causada pela formação de coágulos sanguíneos no interior das veias profundas.