You are on page 1of 5

Unidade Didática 6 – Avaliação da Aprendizagem em EaD

6 COMO AVALIAR À DISTÂNCIA?
Para refletir
Você deve estar se perguntando como
fazer para conseguir avaliar corretamente
à distância. Dependendo do modelo de
EaD usado talvez você nunca veja
nenhum dos seus alunos, ou, pelo menos,
os verá muito pouco.
Como fazer para avaliá-los? Como ter
certeza de que você está avaliando
de fato o aluno que está matriculado
e não alguém que esteja realizando
as atividades por ele?

6.1 MOMENTOS DE AVALIAÇÃO
a) Avaliação processual contínua
Em primeiro lugar, a avaliação em EaD não pode nunca ser baseada em uma
ferramenta nem em um momento únicos. Ela deverá utilizar recursos
múltiplos e ocorrer em diferentes níveis.
Antes de qualquer outra coisa, a avaliação deverá ser contínua e
processual, isto é, ocorrer continuamente ao longo de todo o
processo de ensino-aprendizagem.
Nesta etapa o seu papel de tutor é fundamental, pois você é o personagem
que estará acompanhando de mais perto o progresso do aluno.
Esta avaliação contínua e processual é realizada através de múltiplas
ferramentas e atividades, incluindo todas as manifestações do aluno:
dúvidas, críticas, comentários, atividades de autoavaliação,
realização de trabalhos escritos individuais e em grupo, participação
em fóruns e chats. Estas informações devem ir sendo registradas, do
modo mais assíduo, imparcial e fiel possível, em uma ficha individual do
aluno, de modo que se vai delineando um perfil pessoal de cada um, ao
longo do trajeto.
O sistema de registro em fichas tem o benefício adicional de, na
eventualidade de uma troca de tutor ao longo do processo, não se perderem
as informações subjetivas tão necessárias a um justo processo de avaliação
da pessoa do aluno.
A avaliação processual contínua permite determinar se o aluno está
conseguindo assimilar o conteúdo, quais os tipos de dificuldades que

apresenta. ela vai além da avaliação da aprendizagem do aluno. Ao final do curso deve haver uma avaliação final geral. o projeto de avaliação de qualquer curso à distância obrigatoriamente deverá compreender momentos de exames presenciais.622 no site: . subsídios para repensar todo o processo ensino-aprendizagem. a qualidade do material didático. realizar as atividades propostas e se é capaz de relacionar os novos conhecimentos com sua prática profissional (NEDER. Deve ser formulada de modo a permitir que o aluno elabore uma síntese analítica e integradora do que aprendeu nessa unidade. bem como o progresso alcançado desde o início do aprendizado. de acordo com o artigo 4º do Decreto no 5. b) Avaliação final A avaliação final é um momento de síntese e reflexão dos conteúdos aprendidos. Esta avaliação final geral é usualmente feita através de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). permitindo também avaliar aspectos como a adequação da metodologia. permitindo acompanhar o progresso individual de cada aluno e verificar até que ponto os objetivos propostos estão sendo alcançados. Primeiro. Anote em sua Agenda A avaliação do processo possui um aspecto formativo e diagnóstico. se ele consegue ou não. devese considerar uma avaliação ao final de cada uma das unidades didáticas compreendidas no curso. que permita ao aluno expressar a consolidação das idéias e conhecimentos desenvolvidos e adquiridos ao longo do curso. Porém. 2007). Deve ser um momento formal de avaliação.622. Fornece. Atualize-se sobre este e outros aspectos da atual legislação sobre EaD consultando o Decreto nº 5. Esta avaliação final deve ocorrer também em vários níveis. Ela permite identificar dificuldades isoladas de aprendizagem bem como problemas na estratégia didática adotada. que permita ao aluno demonstrar que consegue estabelecer as inter-relações entre os vários conteúdos aprendidos e utilizá-los na resolução de problemas complexos associados à sua prática profissional. de 19 de dezembro de 2005. e com que grau de dificuldade. do plano de trabalho e da eficácia do sistema de tutoria. assim. acompanhando todo o percurso da unidade de estudo e do curso como um todo. Saiba Mais Um aspecto importante que deve ser ressaltado é que.

e o Decreto nº 2. reveja o que você aprendeu na Unidade Didática 2 do seu curso. desconfiança e revolta no aluno. de 20 de dezembro de 1996. Porém.gov. 6. quando o aluno executa uma atividade à distância ele se encontra sozinho. • Os objetivos das questões de avaliação devem ser claros Em uma prova presencial geralmente o professor lê as questões para a turma. de certo . com as características que lhe são peculiares e que você agora já conhece bem. revogando o Decreto nº 2. e aja de acordo. Isto significa que ele conduzirá a sua resposta em um sentido diferente do esperado pelo professor ou que um tempo precioso será desperdiçado na comunicação de ida e volta com o tutor em busca de um esclarecimento. 80 da Lei nº 9. apresenta algum esclarecimento que julgue necessário e pergunta se alguém tem alguma dúvida antes que os alunos iniciem a resolução.394. Por vezes o aluno não faz uma determinada abordagem de uma questão simplesmente porque desconhecia que esse aspecto específico seria considerado. • Os critérios de avaliação devem ser expostos e explicados no início de cada módulo O objetivo primário da avaliação é diagnosticar o grau de aprendizado do aluno e sua capacidade para utilizar de forma prática este aprendizado.htm Este decreto regulamenta o art.http://www. Por isso os objetivos das questões devem ser explicitados com muita clareza. que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.br/Ccivil_03/_Ato20042006/2005/Decreto/D5622. não faz sentido centrar a avaliação em pormenores de pouca relevância – as famosas “pegadinhas” – o que só serviria para gerar descontentamento. A exposição dos critérios que serão considerados na avaliação permite que o aluno saiba o que se espera dele.494.561. mas. alguns cuidados importantes devem ser tomados ao planejar e realizar a avaliação: Para Refletir Você lembra com clareza dos aspectos que caracterizam um sistema de EaD? Se achar necessário. de 10 de fevereiro de 1998.planalto. • Todos os assuntos abordados devem ser relevantes Num sistema de avaliação sério e responsável. Isto é válido para todas as modalidades de ensino. de 27 de abril de 1998.2 CUIDADOS NA EXECUÇÃO DA AVALIAÇÃO Quando se pensa no contexto da EaD.

comprometendo o desempenho até mesmo do melhor aluno. por causa da diferença de seus contextos sociais e domínio do conhecimento específico. Como você se sentiria se. mas por não ter entendido qual o problema. Inúmeros fatores externos ao processo de ensino-aprendizagem podem prejudicar o resultado de uma determinada atividade de avaliação. não faz nenhum sentido. um acidente no trânsito são contratempos do dia-a-dia que podem afetar a capacidade de concentração. • As questões devem ser elaboradas de modo a permitir a expressão de todos os aspectos relacionados à competência Devem ser evitadas provas pontuais. Esta diferença de níveis de linguagem deve também ser levada em conta pelo tutor no momento da correção pois. inúteis? Que impacto isso teria sobre sua motivação? • As questões devem ser elaboradas em linguagem acessível ao aluno A linguagem do professor e a do aluno são diferentes. • Devem ser utilizados múltiplos e variados instrumentos de avaliação Como vimos. sacrificando horas de lazer e descanso. a resolução será apresentada na linguagem do aluno. depois de um dia de trabalho. o aluno poderá apresentar uma solução inadequada para o problema proposto. obviamente. um dos principais objetivos do professor ao avaliar deve ser delinear um quadro tão amplo quanto possível do processo de aprendizagem de seus alunos. ao se dispor a realizar uma atividade de avaliação.1 foi aprofundado o estudo dos principais aspectos associados à competência. se deparasse com conteúdos fúteis. Para Refletir Você é aluno de um curso à distância. Parte do que caracteriza a condição de aluno é justamente não ter ainda alcançado o nível de linguagem do professor. Na seção 5. que atende principalmente um público com pouco tempo disponível e muito para aprender. problemas familiares.modo. não porque não domine o conhecimento suficiente para solucioná-lo. reflexão e análise. alguns décimos de nota teriam de corresponder a “alguns décimos de conhecimento”. . evidentemente. Isto não pode ser obtido por uma prova única. • O professor não deve reprovar um aluno por alguns décimos de nota Se se pretende que a nota represente o nível de conhecimento alcançado pelos alunos. mais ainda para a EaD. Se o professor desconsiderar este aspecto. cujo objetivo é quantificar a capacidade de memorização e reprodução de um conteúdo determinado. Cabe ao professor ter isto presente quando planeja o seu sistema de avaliação e ao tutor quando faz a correção da atividade. Doenças. o que.

M. Avaliação na Educação a Distância: Significações para definição de percursos. se o projeto de avaliação for realmente contínuo e processual. Acesso em: 17 mar. L.gov. obrigando o aluno a manifestações freqüentes e de caráter diversificado. Decreto 5. sem tentar burlá-la. A trapaça de identidade.htm>. As questões devem ser sempre elaboradas com clareza não deixando dúvidas quanto aos objetivos.br/ documentos/AVALIArtf. se não impossível. Se ele entender este processo como parte integrante do processo maior de ensino-aprendizagem no qual ele está engajado.3 BURLAS E TRAPAÇAS: A “COLA” O primeiro passo para evitar a cola é tornar o aluno cúmplice voluntário do processo de avaliação.ufmt. C. é ele mesmo.planalto. tivesse feito o mesmo curso inteiro. Por outro lado. O aluno deve saber de antemão como será o processo de avaliação. é o seu próprio sucesso e competência futura que estão em jogo. o maior enganado. pois é a ele que realmente importa se aprendeu ou não.br/Ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.rtf>. 2007.nead. e tivesse a mesma experiência de vida. É importante que ele reconheça que o maior prejudicado.622. que solicitem contribuições críticas e diretamente inseridas no seu contexto social e profissional. Referências NEDER. . participará voluntariamente e de bom grado da avaliação. que tipos e quais os objetivos das atividades que serão propostas. que é uma das maiores preocupações de quem atua em EaD. torna-se muito difícil. Seria necessário que a outra pessoa tivesse estudado exatamente os mesmos conteúdos. e sem “pegadinhas”. isto é. Disponível em: <http://www.6. Disponível em: <http://www. Acesso em: 17 mar. 2007.