You are on page 1of 11

Gira Esquerda

1. Retirar sapatos antes de entrar no quadrante;
2. Saldar Tronqueiras do quadrante;
3. Fazer firmezas no congar;
4. Fazer firmezas na tronqueira;
5. Cumprimentar dirigentes (benção);
6. Círculo e rezar;
Pai Nosso.
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a
nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como
no céu.
O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje senhor, perdoai as nossas
dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não vos
deixei cair em tentação mas livra-nos de todo o mau.
Que assim seja meu pai.
Ave Maria.
Ave Naria cheia de graça, o senhor é convosco, bendita sois vós
entre as mulhers e bem dito é o fruto do vosso ventre Jesus.
Santa Maria mãe de Jesus, rogai por nós os pecadores, agora e na
hora de nossa vitória.
Que assim seja meu pai.
Prece de Cálitas.
Deus nosso pai, vós que sois todo poder e bondade
Dai a força àquele que passa pela provação
Dai a luz àquele que procura à verdade
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade
Deus
Dai ao viajor a estrela guia
Ao aflito a consolação
Ao doente o repouso

um só pensamento subirá até vós Como um grito de reconhecimento e de amor Como Moisés sobre a montanha Nós vos esperamos com os braços abertos Oh bondade ! Oh beleza ! Oh perfeição ! E queremos de alguma forma alcançar vossa misericórdia Deus Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós Dai-nos a caridade pura Dai-nos a fé e a razão Dai-nos a simplicidade. gira dos cablocos Sem sua gira eu não posso trabalhar Assim. Abertura da Gira. assim. todas as dores se acalmarão Um só coração. na fé de Ogum meu pai Sem sua gira eu não posso trabalhar .Pai Dai ao culpado o arrependimento Ao espírito a verdade A criança o guia Ao órfão o pai Senhor Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes Piedade senhor para aqueles que não vos conhecem Esperança para aqueles que sofrem Que a vossa bondade permita aos espíritos consoladores Derramarem por toda parte a paz. uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra Deixai-nos beber nas fontes esta bondade fecunda e infinita E todas as lágrimas secarão. gira. a esperança e a fé Deus Um raio. que fará de nossas almas O espelho onde há de se refletir a vossa santa e misericordiosa imagem 7. Ponto Cantado: Eu abro a nossa gira Com Deus e Nossa Senhora Eu abro a nossa gira Sambolê pemba de angola Eu abro a nossa gira Com Deus e Nossa Senhora Eu abro a nossa gira Sambolê pemba de angola Gira.

Ponto Cantado: Vou abrir minha Jurema Vou abrir meu Juremá Vou abrir minha Jurema Vou abrir meu Juremá Com licença de meu pai Oxala Vou abrir meu Juremá Com licença de meu pai Oxala Vou abrir meu Juremá Irmãos da nova Aruanda arreia Irmãos da nova Aruanda arreia Já abri minha Jurema Já abri meu Juremá Já abri minha Jurema Já abri meu Juremá Com licença de meu pai Ogum Vou abrir meu Juremá Com licença de meu pai Ogum Vou abrir meu Juremá Irmãos da nova Aruanda arreia Irmãos da nova Aruanda arreia Já abri minha Jurema Já abri meu Juremá Já abri minha Jurema Já abri meu Juremá a bandeira e vamos trabalhar a bandeira e vamos trabalhar a bandeira e vamos trabalhar a bandeira e vamos trabalhar . Abertura da Jurema. gira dos cablocos Sem sua gira eu não posso trabalhar Assim.Eu abro a nossa gira Com Deus e Nossa Senhora Eu abro a nossa gira Sambolê pemba de angola Eu abro a nossa gira Com Deus e Nossa Senhora Eu abro a nossa gira Sambolê pemba de angola Gira. na fé de Ogum meu pai Sem sua gira eu não posso trabalhar 8. assim. gira.

. Hino Umbanda.. Avante filhos de fé. Avante filhos de fé. Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxalá ! Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxalá ! . Ponto Cantado: Refletiu a luz divina Com todo seu esplendor vem do reino de Oxalá Onde há paz e amor Luz que refletiu na terra Luz que refletiu no mar Luz que veio de Aruanda Para tudo iluminar A Umbanda é paz e amor é um mundo cheio de luz É a força que nos dá vida e a grandeza nos conduz. Como a nossa lei não há. Como a nossa lei não há.9.. Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxalá ! Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxalá ! Refletiu a luz divina Com todo seu esplendor vem do reino de Oxalá Onde há paz e amor Luz que refletiu na terra Luz que refletiu no mar Luz que veio de Aruanda Para tudo iluminar A Umbanda é paz e amor é um mundo cheio de luz É a força que nos dá vida e a grandeza nos conduz..

Bater Cabeça no congar. Peço proteção pra trabalhar com sua espada Pai Ogum vem me guiar. Quando ajoelho. Eu estou aqui vim trabalhar Peço a ajuda e proteção dos Orixás. Estou aqui cheguei em casa. Estou aqui cheguei em casa. Eu estou aqui vim trabalhar Peço a ajuda e proteção dos Orixás. . Neste terreiro Saúdo Exú que nos caminhos vem primeiro. Bato cabeça pra Oxalá que é quem me guarda. Estou aqui cheguei em casa. Bato cabeça pra Oxalá que é quem me guarda. Ele é Rei é Majestade Kaô Xangô que nos proteja das maldades. Bato cabeça pra Oxalá que é quem me guarda.10. Ele é feiticeiro é curador. Que nunca nos falte nada na mesa Que Pai Oxossi desta casa não se esqueça. Estou aqui cheguei em casa. Eu estou aqui vim trabalhar Peço a ajuda e proteção dos Orixás. Ela que é bela e é guerreira. Bato cabeça pra Oxalá que é quem me guarda. Ponto Cantado: Estou aqui cheguei em casa. Oxum minha mãe das cachoeiras Que seu amor em nossa casa prevaleça Yemanjá Rainha do mar. Bato cabeça pra Oxalá que é quem me guarda. Eu estou aqui vim trabalhar Peço a ajuda e proteção dos Orixás. Vem com seu manto a nossa casa abençoar. Yansã minha mãe traga em seus ventos a pureza. É Omulu é atoto é atoto.

de Ogum e de Oxalá To incensando To defumando A casa do Bom Jesus da Lapa To incensando To defumando A casa do Bom Jesus da Lapa Cheirou Como cheira umbanda Umbanda cheirou guiné Cheirou como cheira umbanda Umbanda cheirou guine Defuma com jesus. Eu estou aqui vim trabalhar Peço a ajuda e proteção dos Orixás. maria e jose Para os seus filhos defumar Defuma com deus E nossa senhora Pra afastar os inimigos da porta pra fora Defuma com as ervas da Jurema Defuma com arruda e guiné Alecrim. Defumação. Pointo cantado: Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo Jesus Cristo incensou os filhos seus Eu incenso Eu incenso essa casa Pro mal sair e a felicidade entrar Eu incenso Eu incenso essa casa Na fé de Oxóssi. Bato cabeça pra Oxalá que é quem me guarda. benjoim e alfazema Vamos defumar filhos de fé . 11. Estou aqui cheguei em casa.Eu estou aqui vim trabalhar Peço a ajuda e proteção dos Orixás.

Ponto cantado: Oxalá criou a terra Oxalá criou o mar Oxalá criou o mundo Onde reinam os Orixás (2x) A pedra deu pra Xangô Meu pai é rei justiceiro As matas deu pra Oxóssi Caçador.12. Saudaçõa a Oxalá e Orixas. grande guerreiro Mar com pescaria farta Ele deu pra Iemanjá Os rios para Oxum Os ventos para Oyá Grandes campos de batalha Deu pra seu Ogum guerreiro Campinas Pai Oxalá Deu para seu Boiadeiro Jardins com lindos com gramados Deu pras Crianças brincar Oxalá criou o mundo onde reinam os Orixás Oxalá criou a terra Oxalá criou o mar Oxalá criou o mundo Onde reinam os Orixás (2x) O poço deu pra Nanã A mais velha Orixá E o Cruzeiro bendito Deu pras Almas trabalhar Finalmente deu as ruas Com estrelas e luar Pra Exus e Bombogiras Nossos caminhos guardar Oxalá criou a terra Oxalá criou o mar Oxalá criou o mundo Onde reinam os Orixás (2x) .

Saudação a Esquerda. Ponto cantado: Quando os caboclos trazem as folhas da jurema E os pretos velhos trazem arruda e guiné Eles vem trabalhar na lei de Umbanda Tem licença de Aruanda Pra salvar a quem tem fé. Quando os caboclos trazem as folhas da jurema E os pretos velhos trazem arruda e guiné Eles vem trabalhar na lei de Umbanda Tem licença de Aruanda Pra salvar a quem tem fé. O sabiá canta alegra na palmeira E Xangô lá na pedreira os seus filhos vem salvar meu pai Ogun empunhando a sua espada manda o toque de alvorada quando a minha mãe chegar. Portão de ferro cadeado de madeira Portão de ferro cadeado de madeira Exuuuu seu cobra. exuuuu seu cobra Seu exu feche a nossa porteira Seu exu feche a nossa porteira Portão de ferro . O sabiá canta alegra na palmeira E Xangô lá na pedreira os seus filhos vem salvar meu pai Ogun empunhando a sua espada manda o toque de alvorada quando a minha mãe chegar. 14.13. Saudação as 7 linhas.

exuuuu tata caveira Seu exu feche a nossa porteira Seu exu feche a nossa porteira 15. Chamada a esquerda. exuuuu sete covas Seu exu feche a nossa porteira Seu exu feche a nossa porteira Portão de ferro cadeado de madeira Portão de ferro cadeado de madeira Exuuuu tata caveira. Ponto cantado: É mojuba seu exu é mojubá É mojuba seu exu é mojubá É mojuba seu exu é mojubá Exu Morcego na poteção é mojubá É mojuba exu morcego é mojubá É mojuba exu morcego é mojubá Sete Covas na magia é mojubá É mojuba Sete Covas é mojubá É mojuba Sete Covas é mojubá Exu Cobra na limpeza é mojubá É mojuba Exu Cobra é mojubá É mojuba Exu Cobra é mojubá Pomba Gira na defesa é mojubá É mojuba Pomba Gira é mojubá É mojuba Pomba Gira é mojubá Exu Tata no cemitério é mojubá É mojuba Exu Tata é mojubá É mojuba Exu Tata é mojubá Sete porteiras no retorno é mojubá É mojuba Sete porteiras é mojubá É mojuba Sete porteiras é mojubá Exu rei no inferno é mojubá .cadeado de madeira Portão de ferro cadeado de madeira Exuuuu sete covas.

Já fechei meu juremá. Já fechei meu juremá. guias. Ponto Cantado: Eu fecho a nossa gira Com Deus e Nossa Senhora Eu fecho a nossa gira Sambolê pemba de angola Eu fecho a nossa gira Com Deus e Nossa Senhora Eu fecho a nossa gira Sambolê pemba de angola 17.É mojuba Exu rei é mojubá É mojuba Exu rei é mojubá Seu Tiriri no retorno é mojubá É mojuba Seu Tiriri é mojubá É mojuba Seu Tiriri é mojubá Exu Marabo é mojubá É mojuba Exu Marabo é mojubá É mojuba Exu Marabo é mojubá Sete Encruza na virada é mojubá É mojuba Sete Encruza é mojubá É mojuba Sete Encruza é mojubá 16. Ponto cantado: Vou fechar minha jurema. e nosso pai Oxalá . Fechamento da Gira. Fechamento da Jurema. Vou fechar meu juremá. Vou fechar meu juremá. Bater cabeça no congar. e nosso pai Oxalá guias. Com a permissão de nossos Com a permissão de nossos 18. Já fechei minha jurema. e nosso pai Oxalá guias. Vou fechar minha jurema. Com a permissão de nossos Com a permissão de nossos Já fechei minha jurema. e nosso pai Oxalá guias.

20.19. . Saldar tronqueira. Cumprimentar dirigentes (benção).