You are on page 1of 8

As leis civis e cerimoniais contidas no antigo testamento em especial êxodo e levíti

co [ ]

Teofanes Antonio Sales Junior

Otniel Silva de Sá

Área do Direito: Direito Eclesiástico

Área da Teologia: Teologia Sistemática

Resumo: Trabalho de pesquisa bibliográfica está voltado a explanar as leis no princípi
o da civilização Israelita, expressando o ciclo de vida do povo desde a Pascoa até o D
ecálogo. Os preceitos de Deus, pactos e instruções que leva a [ ] reflexão de que o ser hu
mano deve refletir ao que Deus quer para seu povo em vários segmentos da vida; ord
ena que devemos fazer festas e alegrar-se com ele, sempre. Proteger a família Isra
elita, estava em seus planos; com estas leis vem regulamentar a civilização humana n
este período, sendo assim, respeitar pais e mães como representantes de Deus na terr
a e mostrar Moisés como líder espiritual. [ ]

Palavras-chave: Páscoa, Maná, Tabernáculo e Decálogo

Abstract: Bibliographic research is aimed to explain the laws on the principle o
f Israelite civilization, expressing the life cycle of the people from Easter un
til the Decalogue. God s precepts, instructions and covenants that leads to an ide
a that the human being should reflect what God wants for his people in various w
alks of life, demands that we do parties and rejoice with him forever. Protectin
g Israeli family was in their plans with these laws is to regulate the human civ
ilization in this period, therefore, respecting parents as representatives of Go
d on earth and show Moses as a spiritual leader. [ ]

Keywords: Easter, Manna, Tabernacle and the Decalogue

Sumário: Introdução. 1. Leis antes do Sinai. 2. Os Dez Mandamentos. 2.1 Propósitos e Int
enções do Decálogo 3. O Livro do Pacto. 4. Regulamentações para o Tabernáculo e estabelecime
nto do Sacerdócio. 5. O Decálogo Ritual.

Introdução

Através de uma pesquisa bibliográfica expomos o pacto feito com o lib ertador e servo. Sendo assim n o décimo quarto dia do mês de Nisã era feito o sacrifício. pelo menos em todos os seus cálculos eclesiásticos. Falai a toda a congr egação de Israel. este sangue deveria ser asperg ido nos umbrais das portas de entrada da casa para que quando o anjo da morte pa ssa-se veria a marca do sangue do cordeiro que representava Jesus. mas. um carne iro plenamente desenvolvido e na plenitude de sua vida. morais. passar por sobre em hebraico é chamada pasach.1-16). Como o sangue do ani mal era o meio de escapar da morte e ser livrado. Este nome se deu por causa da passagem do anjo destruidor. este vos será o primeiro dos meses do ano. onde as casas com a marca do cordeiro não seriam atingidas. um cordeiro para cada família. daí em diante. . Até então. começar o ano e começar. para transmitir ao povo escolhido. Moises. nossa vida com Deus. mas os filhos primogênitos dos egípcios. eles começariam no início de março. Isso foi dado para o convencimento de Faraó libertar o povo Isra elita da terra da escravidão. não tiveram a mesma sort e e foram mortos. (Êxodo 12:1-3) Moisés e Arão receberam do Senhor está ordenança da Páscoa. dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro. civis e cerimoniais. eles começavam o ano e eados de setembro-outubro. dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses. isto é. s E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito.13-49 e 13. A palavra páscoa ifica passar por cima . 1. segundo as casas dos pais. Leis antes do Sinai Lei da Páscoa A páscoa é para Israel como o que o dia da Independência é para um país. Assim como Jesus morreu quando tinha aproximadamente 33 anos. A vontade de Deus para o homem através de suas leis éticas. assim Jesus fora im pecável e. sobretudo. É bom começar o dia. bem como os homens e as mulheres devem se portar em sua con duta como pessoa humana perante Deus com seus estatutos e regras expostas no tex to Bíblico. Lei da Consagração dos primogênitos O animal para o sacrifício deveria ser um cordeiro macho de um ano. através do decálogo e su as ordenanças.A abordagem presente neste artigo tem como objetivo mostrar normas e regras dada s ao povo israelita. O cordeiro tinha de ser sem mácula. passou 40 dias no deserto sendo tentado por satanás. (Êxodo 12. O cordei ro deveria ser guardado por 4 dias para garantir sua pureza.

mas também permanece imanente em sua criação. porque eu sou santo. então a porção delas deveria ser recolhidas por outrem. Os Dez Mandamentos Este pacto tornou-se um instrumento para que Israel se tornasse uma nação ímpar. mostrando os deveres do ho mem para com Deus e para com seus semelhantes humanos. consagrem-se e sejam santos. Y ahweh enviou a sua teofania para trazer a lei. levava até aquelas pessoas. difer ente de todas as outras. então. visto que aquilo que Deus determina é santo em si mesmo. 2.Lei do Maná As instruções quanto ao uso da comida eram específicas. se jam santos. a quantidade que cada um comia era um ômer. Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus. e .11). Era mister recolher diariament e. guiando. (Êxodo 16. Tinha que ser tudo separado no sexto dia e o cozinhar em ág ua ou forno. quando se recolhia dupla porção. Cada homem recolhia seu próprio maná. o maná não poderia ser guardado para o dia se guinte. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão. porque eu sou sant o. e. Deus não some nte criou. com suas provisões e demandas já em vigor. já existentes. Pois eu sou o Senhor Deus de vocês. A lei foi dada para trazer a vida (Deuteronômio 4. para atender as n ecessidades do sexto dia e do sétimo dia. Os Dez mandamentos eram o maior elemento isolado da lei. castigando o mal e tornando conhecida a Sua vontade. (Levítico 11:44-45).23) 2. exceto no sexto dia da semana. com duas regras. recompensando o bem. Achamos nisso o teísmo. (Êxodo 16. por isso. Ezequiel 20. Alguns eruditos pensam que esta regra das pessoa s que estavam recolhidas nas tendas seria uma indicação de que cada chefe de família r ecolhia o seu maná e não por cada pessoa individualmente. em adição a uma longa lista de outra s regras. Deus é possuidor daquela natureza que serve d e exemplo para homens. A questão do maná já tinha sido inc orporada na observância do sábado. equivalente a cerca de um quilograma.16) Não podia se cozinhar em dia de sábado esta era do dia de descanso e de culto religi oso a Yahweh. Foi a resposta a Israel à liberdade da servidão do Egito. Quanto a idéia da lei mosaica exprime o caráter moral de Deus.1. 6. que diz que algo é direito somente porque a ssim Deus decreta. um código de ética humana. 5. Este versículo mostra que a observância do sábado já tinha sido instituída f ormalmente. Se por acaso existisse pessoas confinadas as suas tendas. pois não se podia fazer trabalho braçal no sáb ado. Bem pelo contrário.33. Isso entra em choque com o voluntarismo . sem importar p or qual razão estivessem ali.

hosti lidade ao fraco e oprimido e etc. Princípios humanitários a qual são tratados problemas d e relacionamentos entre mestre e servo. respeitar o sagrado divino. comerciais e humanitários. a propriedade privada é um ideal que não pode ser infringido.O uso correto da língua. compensação de danos . os seguintes propósitos e intenções: .22 e 23. espiritismo. preservação de propriedade. bestialismo. .não meramente por causa de alguma vontade caprichosa de Deus. contudo seu propósito não é o de fornecer um c onjunto completo de leis para todos e diferentes tipos de problemas que possam e ventualmente surgir. agora livre. e sim.33.Respeitar toda vida humana. . um tempo para descanso e reflexão. que são os representantes de Deus e mediadores da família. a dedicação a Deus. o pacto mosaico.Proteger a família através da conduta sexual correta. com dedicação corresponde nte ao único Deus. 2. evitando enganar e mentir. . pessoais e preservação de direitos de propriedade. entrava em u m novo pacto. A fa mília é a principal unidade da sociedade e nela a espiritualidade deve ser cultivada em primeiro lugar. mas. O Livro do Pacto Este livro corresponde à porção de Êxodo 20. Consiste basicamente em leis casuísticas. em obediência.Cultivar a honestidade com o dinheiro e como perspectiva de vida.A aniquilação da idolatria. . . . a base falsa de espiritualidade.Manter um dia especial na imitação do Criador. morais.1 Propósitos e Intenções do Decálogo O decálogo trás em sua essência. O Deus libertador também é o legislador. .Substituir o henoteísmo pelo monoteísmo. .24-16). .Respeitar os pais. 3. si m. Isso não envolve mera crença em Deus.Contra toda profanação. O livro do Pacto inici a-se com uma reintegração da advertência contra a idolatria e segue instruções sobre os ti pos de altares (Êxodo 20.Respeitar as propriedades de outros. indicar o tipo de punição que deve ser efetuado em algum as situações. . Essas Leis abordam uma variedade de assuntos religiosos. O povo de Israel.

do sacerdócio e da forma do culto são seguidas p or elas dos tempos e períodos sagrados.A Lei de Talião no latim Lex Talionis (lei tal e qual) contém a declaração clássica de ret aliação olhos por olho e dente por dente . ao passarem pela segunda cortina no s antuário. [ ] A obra de cada pessoa tinha que estar à altura do padrão divino de qualidade. bem como de sua mo bília e utensílios foram estabelecidos com precisão. e a bacia de bronze falava da santificação. capítulos 32-35. As descrições do santuário. O Senhor ordena a Moisés que erguesse o tabernáculo para guardar a arca. Moisés tinha autoridade para reque rer confecção de boa qualidade. as tabuas d a Lei e o cajado do Sacerdote. Era mister que en trassem fisicamente limpos no lugar santo. e realizaram suas tarefas com habilidade e entusiasmo. o que é o tema da narrativa em Êxodo. e a preparação do perfume e do óleo sagrado (Êxodo 30. Nesse caso a punição era de acordo com a naturez a do crime cometido. Vist o que Yahweh havia instruído quanto a cada coisa. tais como: a bacia de bronze para a s sagradas abluções. Hannah. e pelo seu consequente castigo pela ofensa. O Senhor lhe deu instruções quanto ao sistema israelita de adoração. que é algo progressivo e contínuo (John. Segue uma descrição do uso e da natur eza dos implementos usados pelos sacerdotes. A lavagem de mãos e pés era necessária por razões físicas e espirituais. A lex talionis é a mais a ntiga que a legislação mosaica. evitando-se assim exageros. pois talvez acabassem de realizar o sacrifício sobre o altar de bronze. planos para a construção do tabernáculo. in loc. Tal lei provia uma retali ação tal qual com proporções exatas. Os operários mostraram-se conscienciosos. 17-38) Homens escolhidos por Deus foi através do seu Espírito para construir o tabernáculo e toda mobilha.) A preparação do tabernáculo deveria ter começado quando Deus entregou a Moisés as tábuas da Lei. o qual era de terra. Não teriam de tomar um banho de cor po inteiro. e vestígios dessa antiga lei podem ser encontrados em muitas culturas e em muitos antigos códigos legais. Regulamentações para o Tabernáculo e estabelecimento do Sacerdócio Durante 40 dias e 40 noites Moises permaneceu no Monte Sinai na presença do Deus a ltíssimo ocorrendo ali uma verdadeira teofania. Havia alegria em toda tarefa terminad . En tão teriam andado pelo átrio. 4. mas apenas lavarem as mãos e pés. Se o seu progresso não tivesse sido interrompido pelo ato de idolatria do pov o. Assim Deus dava as ordenanças a Moisés seu servo fiel . O altar falava da salvação por meio da oferta pelo pecado. D. de maneira a mais literal possível. que certamente as teriam sujado de san gue e de poeira.

A lei em sua moralidade é a revelação divina de sua vontade ao homem. Israel neste período não podia entrar em acordo com os povos circunvizinhos. Moisés quebro u as tábuas de pedra originais. que por alguns t eólogos são bastante aceitos. Isso tudo para o Senhor nosso Deus Altíssimo. sendo o fator mais proeminente da antiga dispensação. onde estavam inscritos os Dez Mandamentos. volta mos à lei. por ocasião dessas festa s. a Páscoa. Festa da Colheita e a Festas das Primícias. há a ordem relativa a sua observância. tendo completado o ciclo.17. Há uma teoria que fala que a passagem de Êxodo 35. [ ] três vezes ao ano. E Moisés os abençoou com as instruções que havia recebido da parte de Yahweh. E. 5. Assim sendo.26 do Dízimo como as primícias que devemos levar a casa do Senhor. fazendo assim. Desse modo prosperaram os Israelitas. Montgomery As festas citadas acima tinham uma importância especial. Antes do estab elecimento do templo e da capital em Jerusalém. as suas expectações acerca do homem. A restauração d . ou seja . pelo dedo do próprio Deus. acima do tumulto desse mundo. O Decálogo Ritual O Senhor ordenará ao povo após corromper-se um novo grupo de lei. se havia retirado. o decálogo. As ordenanças das Festas do Pães Asmos. um novo concerto é firmado entre Deus e Israel.a. por estarem ligadas ao pe ríodo críticos da história de Israel. ainda pode ser ouvid a. e isso Yah weh concedeu por motivo da obra de Moisés como mediador e intercessor. Essa lei tornou-se a base [ ] d a fé de Israel. Em Êxodo 23. Essa violação simbolizou o fato de o Pacto Mosaico tinha sido anulado e estava agora sem efeito. foram adicionado s o tabernáculo e sua forma de culto. No caso do bezerro de ouro. Acredito que mesmo a menor oração. então. A presença de Yahweh por isso mesmo. (Êxodo 33:14-26 e 34). e precisavam ser observadas escrupulosamente. No desdobramento da lei. a declaração de Sua Santa vontade. e com vistas à sua observância apropriada. a prática veio a incluir a provisão de que todo s os varões capazes de Israel necessitavam subir a Jerusalém. essas festas eram formalmente guar dadas segundo fora ordenado. o Pentecostes. [ ] Torna va-se culpado de um pecado de idolatria. Somos agora informados que os Dez mandamentos foram escritos em tábuas de pedra. [ ] Y ahweh. assim também foi capaz de abençoar com a benção de Deus. os fatores por detrás do bom trabalho que fizera m na construção do tabernáculo. A presença de Deus precisava ser restaurada em grau suportável pelo homem. há uma referência em do 34.10-38 é mais antiga do que os Dez mandamentos. Há uma nova menção de alguns mandamentos. Este era o testemunho do próprio Deus para o home m. em razão de sua obediência e entusiasmo.

Conclusão A libertação do povo no Egito significava que.bibliaonline. Nova Versão Internacional. Referências Rushdoony. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel. Bíblia On Line .com/rousasjohn-rushdoony/a-importancia-da-lei/Acesso em 11/06/2014 as 20h.a presença divina significou que o Pacto Mosaico podia ser reafirmado. O Pentateuco.wikipedia. Russell Norman. Deus sempre renovando seus Pactos com as civilizações para que seus propósitos seja m alcançados. CHAMPLIN. Mas agora a expressão das tábuas da lei foi dada como um desdobramento que os seus interpretes a chamam de decálogo ritual. R.br/acf/ex/12 Acesso em 11/06/2014 às 20h.biblia online.com. O exemplo deixado por Israel no deserto demostra claramente que prec isamos de ajuda constante da presença divina de Deus. até o fim. HOFF. ALMEIDA Corrigida e Revisada Fiel. 2014. O antigo testamento interpretado: versículo por versículo: .com.org/wiki/Henote%C3%ADsmo. Bíblia de Estudo. O próprio caráter de Deus exigia o termino da tarefa que havia sido iniciada com Mo isés de libertar o povo e mostrar a soberania de Deus em todos os aspectos das lei s.disponível em https://www. Matthew.dicio. Wikipédia Enciclopédia Livre http://pt. A importância da Lei disponível em http://www.J. Dicionário Online de Português http://www.br/nvi/lv/11 Acesso em 13/06/2014 às 13h07min. Bíblia On Line .br/henoteismo/ Acesso em 13/06/2014 às 14h30min. o trabalho anterior de redenção seria anulado. Paul. o crédito seria dado ao poder divino. São Paulo: Editora Vida.disponível em https://www. HENRY. Acesso em 13/06/2014 às 14h22min.monergismo.com . Se a posse da terra falhasse. 2006.

2009) e Teologia (FAETEL. 1990. Ed. Henoteísmo . Orientador do curso de Especialização em Teologia Jurídica Cristã. Termos equivalen tes a essa ideia são monoteísmo inclusivo e politeísmo monárquico . Bestialismo . Frank Charles. islâmico e cristão. 2 008). um deu se referir a uma personificação (entre outras) do Deus supremo. Graduado em Teologi a (FATEADAL. (Etm.São Paulo: 2ªed. 2011) e.(do grego hen theos. Que possui uma tendência para praticar sexo com anim ais. THOMPSON. mas também pode-se at ribuir a esse Deus o poder de assumir múltiplas personalidades.1 Seu objetivo era estudar comparativ amente as religiões orientais e o monoteísmo judaico.2000) e. Rio de Janeiro: Vida. mesmo ac eitando a existência possível de outros deuses. Contemporânea de Almeida ( ECA). um deus ) é termo criado pelo orientalista e estudios o das religiões Max Müller (1823-1900) para designar a crença em um deus único.vol. bestialidade ou zooerastia. Nesse sentido. . contestando a superioridade teológica deste perante outras concepções de divindade. Acadêmico de Direito (Faculdade dos Guararapes). bestial + ismo). Justeólogo: Graduado em Direito (UCPEL. Pesquisador estudante de Especialização em Teologia Jurídica Cristã. Bíblia de Referência Thompson. Pós Graduado em Educação (UNIJUI.1 Editora Agnos. 2001.Psicopatologia.