You are on page 1of 8

Número 14 | Fevereiro 2012

Listas de Exercícios de
Sinais e Sistemas
Ana Pavani

1

enquanto posteriores não. Você encontrará o cronograma de entrega das listas na Sala de Aula do Sistema Maxwell. A entrega das soluções das lista será na data. A solução e entrega das mesmas é recomendada e fará parte da avaliação da disciplina como uma parte da nota de cada uma das provas. em Atividades. na disciplina ENG1400 – Sinais e Sistemas. no horário e na sala de aula do dia agendado.APRESENTAÇÃO Estas listas de exercícios têm o objetivo de orientar o estudo da matéria de Sinais e Sistemas ao longo do período letivo. A maneira como a nota é calculada e computada se encontra nas instruções sobre a disciplina que você recebeu e que está disponível na Sala de Aula do Sistema Maxwell. Observa-se que entregas anteriores à data e à hora marcadas serão aceitas. Todas as datas serão dias de aula. na disciplina ENG1400 – Sinais e Sistemas. 2 . implicando na atribuição de grau zero na lista correspondente. no material da disciplina.

j 4 3 n8  1 0 e -j  3 Problema 3 Encontre os seguintes resultados: a. n9  n1  n5 n10  n2  n6 d. Para que você possa ter um bom aproveitamento da disciplina e compreender bem a matéria nela ensinada. b. b. Encontre a forma polar de cada um deles. Encontre a forma cartesiana de cada um deles. n14  n8 n3  5 3 . você precisa estar familiarizado e saber manipular os referidos números. representados na forma cartesiana. Problema 1 Considere os seguintes números complexos. Consulte a bibliografia e resolva os exercícios que seguem. n11  n3  n7 n12  n4 / n8 e. n4  1  j 1 5 Problema 2 Considere os seguintes números complexos. n13  f. Desenhe-os no plano complexo. Compreenda a necessidade: Os estudo de Sinais e Sistemas e de várias outras disciplinas que a têm como pré-requisito pressupõe o conhecimento de números complexos e de sua manipulação. Desenhe-os no plano complexo.Lista de Exercícios 1 Assunto: Números complexos e sua álgebra. b. representados na forma polar. c. n5 j   1 0e 3 n6  5 e j 2 3 n7  2 0 e a. n1  1 0  j 1 0 n2  2 0  j 2 0 n3  1  j 1 a.

Compare se a energia total calculada em „c‟ é igual ou diferente daquela daterminada em „a‟. Compare se a energia total calculada em „j‟ é igual ou diferente daquela daterminada em „a‟. Calcule a energia total da função do item „e‟. c. A função deslocada 2 unidades de tempo à direita e a desenhe. t  0 f(t)  e  0.at . Calcule a energia total da função do item „b‟. Calcule a energia total da função do item „h‟. no tempo contínuo. Problema 3 Considere a função exponecial dada por:   . f. A função deslocada 2 unidades de tempo à esquerda sem perda de informação e a desenhe. no tempo discreto. 4 . energia e operações. i.Lista de Exercícios 2 Assunto: Funções e sistemas – classificações. utilizando 2 degraus. j. a  R  . Explique o resultado. b. h. Explique o resultado. utilizando um seno e uma função pulso. Compare se a energia total calculada em „f‟ é igual ou diferente daquela daterminada em „a‟. funções especiais. Para a função calcule: a. t  0  OBS: É uma exponencial descrescente. A energia total. e. Problema 1 Crie um sinal de duração limitada. Problema 2 Crie um sinal de duração limitada. Explique o resultado. A função deslocada 2 unidades de tempo à esquerda com perda de informação e a desenhe. g. d.

k  0 y 4 (k)  x(k  2)    0 . k  par y2 (k)    0 .Lista de Exercícios 3 Assunto: Funções e sistemas – classificações. fora do intervalo Utilizando papel. Reversão no tempo: y5 (k)  x(-k) OBS: Não esqueça de colocar os indicativos das variáveis em cada um dos eixos. Deslocamento à esquerda com perda de informação: x(k  2) . 5 . k  ímpar c.5 x(k) b. k. desenhe as seguintes funções. Deslocamento à esquerda sem perda de informação: x(k  2) . Multiplicação por constante: y1(k)  0. a. Problema 1 Considere a função a seguir. funções especiais. Escalonamento no tempo (expansão): x(k). k  2 y3 (k)  x(k  2)    0 .k  0 e.2 d.k  . energia e operações. e fazendo os desenhos em escala. lápis e régua. que são obtidas pelas operações discriminadas. 0 k 9  x(k)   0 .

b. Problema 3 Examine os modos determinados no problema 2 e diga: a. em caso positivo. com a equação com condições iniciais nulas. determine os modos que compõem a solução homogênea da equação.Lista de Exercícios 4 Assunto: Equações a diferenças finitas. Problema 1 Crie uma EDF homogênea de quarta ordem cujos valores característicos sejam: p1  p2  0. em caso positivo. b. Problema 2 Para a equação criada no problema 1. 6 . qual(is) é(são) o(s) modo(s) cujo(s) módulo(s) tende(am) a zero com o tempo crescente.5 p3  1 p4  0. Problema 4 Considere que a parte não recursiva da equação que você criou é: 1 0u(k) a. qual(is) é(são) o(s) modo(s) oscilante(s).8 Utilize condições iniciais genéricas. Se há algum e. Determine a reposta impulsional. Se há algum e. Determine a resposta ao degrau unitário aplicado no tmepo 10.

Resposta ao degrau uniário aplicado na origem sobre a EDF com condições iniciais nulas. Problema 3 Calcule a Transformada Z da: a. Problema 4 Determine as Transformadas Z Inversas das 3 respostas do problema 3. 7 .Lista de Exercícios 5 Assunto: Transformada Z. amplitude 50 e iniciando em 0. determine a função de transferência. Problema 5 Verifique a relação entre as funções obtidas na primeira Transformada Z Inversa do problema anterior e no item “a” do problema 4 da Lista de Exercícios 3. Problema 1 Para a EDF criada nos problemas 1 e 4 da Lista de Exercícios 3. b. Problema 2 Calcule os pólos da função de transferência determinada no problema 1. Resposta impulsional da EDF em questão. c. Resposta a um pulso de largura 10 amostras. Compare os resultados com os valores característicos fornecidos no problema 1 da Lista de Exercícios 3.

8 .