Relatório

Universidade do Minho (Campus Azurém www.uminho.pt) LEAP (Licenciatura em Estatística Aplicada) OF - SI (Oficina – Sistemas de Informação) Guimarães – Portugal

Relatório elaborado no âmbito da disciplina de OF - SI por: Andreia Pereira Nº54025 andreia_marisa_20@hotmail.com

Guimarães

27/06/2008

Uma das maneiras para analisarmos a nossa amostra de anúncios é:
1. Fazermos uma tabela com as características mais pedidas em cada

área diferente? Isto é: Esta tabela tem como objectivo ajudar-nos a verificar qual é a competência transversal mais pedida em cada área através da análise de cada subdivisão desta. Por exemplo: A intenção desta tabela é facilitar a associação entre o periódico em questão e a área ‘com a competência transversal mais pedida’.

Periódic o / Área JN DN Público Express o Total

Saúde

Hotelaria

Indústria

Administração

Educação

Engenharia

Comércio / Restauração

Outros

total

a i q A t5

b j r B t6

c k s C t7

d l t D t8

e m u E t9

f n v F t10

g o x G t11

h p z H t12

t1 t2 t3 t4 t13

t1 – são as competências mais requisitadas pelo JN em todas as diferentes áreas, e isto verifica-se até ao t4 alterando os jornais. t5 – são as competências mais requisitadas na área da saúde, e isto verifica-se até ao t12 alterando as áreas. t13 – são todas as competências requisitadas.

OF - SI

2

Guimarães

27/06/2008

2. Quais as áreas que dão mais importância ao conhecimento de línguas?

Isto é: Ver em todas as áreas e respectivas subdivisões quais são as línguas mais pedidas. Por exemplo: A intenção é fazer a construção de um gráfico, em que no eixo dos xx’s se colocam as respectivas áreas e no eixo dos yy’s a frequência dos pedidos de conhecimento de línguas. Como se pode ver no gráfico abaixo representado, em que os dados foram manipulados, não são os verdadeiros. E este gráfico tem que ser feito para cada periódico (JN, DN, Público, Expresso).

Áreas que dão mais importância as línguas
1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 Saúde Comércio Adm. Eng.

OF - SI

3

Guimarães

27/06/2008

3. Dos anúncios que exigem carta de condução quais os que exigem

viatura própria? Isto é: De todos os anúncios colocados (de cada periódico em estudo), vamos fazer um estudo para ver quantos anúncios pedem carta de condução e depois a partir destes ver quantos exigem viatura própria. O gráfico a baixo representa a percentagem de anúncios de cada periódico que exigem viatura própria.

Percentagem de anúncios que exigem viatura própria
0,4 0,3 0,2 0,1 0 JN DN Público Expresso

OF - SI

4

Guimarães

27/06/2008

4. O número de anúncios publicados durante a semana e o fim-de-

semana? Isto é: O número de anúncios publicados, em cada periódico em estudo, durante a semana e o fim-de-semana. Para tal efeito, faz-se um gráfico circular para cada periódico.

Percentagem de anúncios publicados

0,3

OF - SI

5

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful