You are on page 1of 10

Lista de exercício de História

1) (ENEM 2009) A definição de eleitor foi tema de artigos nas Constituições
brasileiras de 1891 e de 1934. Diz a Constituição da República dos Estados
Unidos do Brasil de 1891:
Art. 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na
forma da lei.
A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934, por sua
vez, estabelece que:
Art. 180. São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18
anos, que se alistarem
na forma da lei.
Ao se comparar os dois artigos, no que diz respeito ao gênero dos eleitores,
depreende-se que
a) a Constituição de 1934 avançou ao reduzir a idade mínima para votar.
b) a Constituição de 1891, ao se referir a cidadãos, referia-se também às
mulheres.
c) os textos de ambas as Cartas permitiam que qualquer cidadão fosse
eleitor.
d) o texto da carta de 1891 já permitia o voto feminino.
e) a Constituição de 1891 considerava eleitores apenas indivíduos do sexo
masculino.
2) Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo
jornais, nem revistas, nas quais se limitava a ver figuras o trabalhador rural a
não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano
político, ele luta com o “coronel”e pelo “coronel”. Aí estão os votos de cabresto,
que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978
(adaptado).

Nesse período. esta prática estava vinculada a uma estrutura social: a) igualitária. Para a caracterização do processo político durante a Primeira República. História do Brasil. com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica. São Paulo: EdUSP. surgiram as discussões e um grande desacerto final FAUSTO. 3)(ENEM 2010) Até que ponto. portanto. 1989 (adaptado). fenômeno político da Primeira República (1889-1930). as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental. com um nível satisfatório de distribuição da renda. mas que não conta toda a história do período. c) tradicional. o que limitava. No entanto. d) ditatorial. A união foi feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. TOPIK. S. b) estagnada. e) agrária.O coronelismo. marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional. A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas. um acordo de alternância de presidência entre os dois estados. 2004 (adaptado). utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior. a partir de posturas e interesses diversos. com uma relativa harmonia entre as classes. Rio de Janeiro: Record. os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilização: . Com o tempo. o exercício da cidadania. B. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia. tinha como uma de suas principais características o controle do voto.

São Paulo: Cia. que começou com a Primeira Guerra Mundial. b) As divisões políticas internas de cada estado da federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre estados para este período. 1997. até mesmo muitos daqueles que rejeitavam suas pretensões de superioridade estavam longe de convencidos de que ele não pudesse triunfar. O texto acima: . 5) Durante grande parte do Breve Século XX. O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que: a) b) c) d) e) difundiu as teorias socialistas. Era dos Extremos: o breve século XX. acirrou as disputas territoriais. 4)(ENEM 2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX. 371. 1995. e destinado pela história a triunfar sobre ele. Citado por VICENTINO. E durante grande parte desse período. c) As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas. sem necessidade de alianças. São Paulo: Scipione. multiplicou os conflitos religiosos conteve os sentimentos xenófobos. d) A centralização do poder no executivo federal impedia a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias. das Letras. e) A diversificação da produção e a preocupação com o mercado interno unificavam o interesse das oligarquias.a) A riqueza gerada pelo café dava à oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência. H. 2012. p. Eric. História Geral.. São Paulo: Cia das Letras. As origens do totalitarismo. da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. Cláudio. ARENDT. É o período do Imperialismo. HOBSBAWM. 1914-1991. o comunismo soviético proclamou-se um sistema alternativo e superior ao capitalismo. superou as crises econômicas.

b) os únicos países africanos que não foram colônias da Europa foram o Egito e a Etiópia. muitos tinham pouco e poucos tinham muito. quando se iniciou o processo de independência da maioria dos países africanos sob domínio europeu. c) a Conferência de Bandung foi a primeira a falar e a afirmar que o imperialismo e o racismo são crimes. estava difundida. e) os movimentos de independência só se iniciaram em solo africano depois que suas riquezas naturais haviam se esgotado e as idéias de extremo nacionalismo haviam se expandido pela África. 7) Na época dos anos 20 do século passado. Itália e Holanda no continente africano subsistiu até o final da I Guerra Mundial.a) defende que o sistema socialista soviético foi superior ao sistema capitalista. b) refere-se ao prestígio do regime soviético e à disseminação da tese de c) que o advento do socialismo era historicamente inevitável. embora temessem a expansão socialista. fato reconhecido pelos próprios ocidentais. nos EUA. Neste sentido. tinham convicção de que o capitalismo era superior e não seria suplantado por outro sistema. 6) “Dividir para reinar” era o lema das potências imperialistas europeias na conquista do território africano. afirma que as potências capitalistas. Na verdade. d) contrapõe-se a Marx. é correto afirmar que: . sendo correto afirmar que: a) até o século XIX. d) a presença de países como Alemanha. ao longo do século XX. Essa ação produziu nefastas consequências ao povo africano. sem a fase transitória do socialismo. na União Soviética. sobre a crise de 29. ao apontar a presença do comunismo. a ideia de que a prosperidade estava ao alcance de todos. propondo a criação do Tribunal da Descolonização. apenas a França envolveu-se com o tráfico de escravos para a América que só foi extinto pela ação direta dos ingleses através do famoso conflito dos Bôeres.

os preços caíam. III e V estão corretas. chegando até a se revezarem nos cargos tanto do executivo. a agricultura produzia muito. na qual as elites proprietárias de terras exerciam o poder político em níveis locais. c) I. IV) Essa fase foi marcada pela democracia e pelo fim das corrupções na estrutura político administrativa do país. em 1929. quanto do legislativo. III) Durante a República Oligárquica. II) entre 1918 e 1928 a produção norte-americana cresceu vertiginosamente. II e IV estão corretas. b) I. IV e V estão corretas. a retração geral da produção industrial e a paralisação do comércio dos EUA resultaram na queda das ações da bolsa de valores e. investidores perderam grandes somas em dinheiro. Havia emprego. IV e V estão corretas. III) com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. apenas os bancos conseguiram manter sua estabilidade. esse processo se desacelerou logo em seguida à recuperação européia. mais tarde. e) II. 8) (COPERVE – FURG 2010) Sobre a expressão “República das Oligarquias” no Brasil. No entanto. V) em vários dos países afetados. São Paulo e Minas Gerais revezaram-se no poder Federal e deram origem ao que se chamou de política café-com-leite. apareceram. II) Foi uma fase da República Brasileira.I) este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego e quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países. Leia atentamente e assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas: a) II. antes mesmo da II Grande Guerra. d) III. é correto afirmar: I) Oligarquia foi um tipo de governo grego que era exercido pelo povo. de caráter nacionalista. mas foram sufocados rapidamente. IV) a queda dos lucros. na quebra da mesma. partidos políticos extremistas. regionais e nacionais. II e III estão corretas. .

Enquanto isso. VI) Foi uma fase da República Brasileira. na chamada República Velha. casas derrubadas. c) A I e a II estão erradas. o país seria um dos focos da crise mundial de 1929 e da Grande Depressão que a seguiu. ruas alargadas. o que transformou a cidade numa área repleta de desabrigados e de entulhos. 10) O presidente Rodrigues Alves (1902-1906). na qual o proletariado exercia o poder político em níveis locais. a III e a V estão corretas. combatendo a varíola e a febre amarela. e) o crescimento da dívida norte-americana em relação às principais potências europeias. chegando até a se revezar nos cargos tanto do executivo. prefeito do RJ. ao final dessa década. e) Todas as alternativas estão erradas 9) Inicialmente favorecida pelas condições internacionais do pós-Primeira Guerra. regionais e nacionais.V) Washington Luís foi o último presidente eleito dentro do pacto oligárquico. com a ambição de transformar o Rio de Janeiro numa metrópole. b) Somente a V está correta. já indignado . a economia dos Estados Unidos conheceu um período de forte expansão e euforia nos anos 1920. depois dele veio a Revolução de 1930 e foi instaurada a Era Vargas. juntamente com Pereira Passos. b) a política antitruste determinada pela Sociedade das Nações. Um dos motivos dessa violenta reversão de expectativas foi a) a falência das principais medidas estabilizadoras do New Deal. um plano de recuperação e modernização. d) a superprodução no setor primário dos Estados Unidos. c) a perda de mercados devido à descolonização afro-asiática. quanto do legislativo e até do judiciário. projetou. Muitas desapropriações foram efetuadas. III e V estão corretas. Todavia. O povo. Leia atentamente e assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas: a) As alternativas II. Osvaldo Cruz desenvolvia uma vacina para sanear a cidade. d) A I.

Soldados e Camponeses. 11) "No dia 25 de outubro de 1917. História: uma abordagem integrada. o triunfo da Revolução". A respeito do chamado Socialismo Real. a) O socialismo soviético foi caracterizado como um regime de ampla liberdade de imprensa e de liberdade de organização política. (data referente ao calendário juliano) PETTA. A. Lênin anunciou. de 1924 até sua morte. d) Durante o chamado período stalinista. 201. com as desapropriações e com a “favelização” da cidade. e) O regime socialista soviético. revelando problemas generalizados na economia causados pela ineficiência econômica do modelo. de. prevaleceu o modelo econômico planificado. E. então. L. no cargo de Secretário Geral do Partido Comunista Soviético. de maioria bolchevique. rejeitou as medidas de saneamento e provocou uma rebelião. assinale a alternativa incorreta. 12) Observe o diagrama: . s/d. b) da Chibata. que vigorou a partir de 1917 na Rússia. o poder na Rússia foi transferido para o soviete dos Deputados Operários. OJEDA. e) dos Muckers. p. c) do Contestado. c) Josef Stálin atuou como chefe maior da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). prevaleceram a centralização política do Estado e uma violenta repressão àqueles que supostamente se opunham às diretrizes implementadas por Josef Stálin. São Paulo: Moderna. em 1953. se desfez na década de 1990. b) No regime socialista soviético. caracterizado pelos planos qüinqüenais coordenados pela GOSPLAN. que se tornou conhecida como a Revolta a) de Canudos. implantado a partir da Revolução Russa.com a diminuição do poder aquisitivo. d) da Vacina. B. N.

. b) para manter o apoio mútuo entre o Presidente e os partidos estaduais dominantes. Flávio Berutti.(in: Tempo e espaço. c) a cadeia de apoio político entre todos os elos. as oligarquias locais abdicaram do controle que exerciam sobre os eleitores municipais. desvinculadas umas das outras. enquanto a política dos governadores se apoiava na aliança entre o Presidente e os partidos estaduais dominantes. d) os eleitores municipais formavam o curral eleitoral dos coronéis. federal – atuava de forma independente e autônoma. Formato Editorial. dos eleitores municipais ao Presidente. 2002) A associação do diagrama às estruturas políticas da República Velha permitem concluir que: a) os eleitores dos municípios constituíam uma força política de menor importância se comparada à aliança entre os coronéis e os partidos estaduais dominantes. e) cada esfera de poder – municipal. favorecendo alianças políticas setorizadas. demonstra que o poder regional tinha pouco impacto sobre o poder federal. estadual.

Lênin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques. II . c) O primeiro visava ao fornecimento de metais preciosos e produtos tropicais.13) (UFAM) “Big-Stick” foi o termo que consagrou uma importante fase da política externa norte-americana.Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada. mas com funções diferentes: o primeiro abastecia de matérias-primas a Europa e o segundo consumia seus excedentes. 15) O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes idéias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. áreas de investimento e matériasprimas estratégicas. marcada pelo constante intervencionismo armado nos países da América Latina e visando assegurar interesses econômicos e comerciais dos Estados Unidos na região. é correto afirmar que: a) O primeiro centrou-se na colonização da África e da Ásia pelos países ibéricos. A partir desta informação podemos afirmar que: I . incluindo a burguesia. enquanto o segundo teve a América como principal área de domínio das potências europeias.Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas. b) Ambos foram justificados ideologicamente pela necessidade de expansão do catolicismo por meio da catequese dos nativos que habitavam os continentes atingidos. III . já o segundo buscava conquistar mercados. d) Ambos se desenvolveram no contexto do capitalismo industrial. . e participar das atividades políticas. Sua implementação está associada à presidência de: a) Harry Truman (1945-1953) b) Teodore Roosevelt (1901-1909) c) Franklin Delano Roosevelt (1933-1945) d) John Kennedy (1960-1963) e) Herbert Hoover (1929-1932) 14) (UFTM/MG) Comparando-se o colonialismo iniciado no século XVI com o neocolonialismo dos séculos XIX e XX.

b) Apenas a alternativa II é correta. II e IV estão corretas.IV . Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta: a) Apenas a alternativa I é correta. e) As alternativas I. c) Apenas a alternativa III é correta d) As alternativas I e III estão corretas. V .Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa. .