You are on page 1of 8

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – HOSPITAL REGIONAL DO

LITORAL PARANAGUA
PROVA PARA ENFERMEIRO
1. Marque com (V) as alternativas corretas e com (F) as falsas:
( ) O sistema nervoso é formado pelos neurônios.
( ) A medula espinhal forma as células sanguíneas.
( ) O encéfalo faz parte do sistema nervoso central.
( ) Os nervos raquidianos se originam do encéfalo.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses acima é:
a. F/F/V/V.
b. F/V/V/F.
c. V/F/F/V.
d. V/F/V/F.
e. V/V/F/F.

2. Relacione a segunda coluna com a primeira:
(1) Entamoeba histolytica
( ) doença de Chagas
(2) Ancylostoma duodenale
( ) enterobíase
(3) Taenia solium
( ) ancilostomíase
(4) Tripanossoma cruzi
( ) teníase
(5) Enterobios vermicularis
( ) amebíase
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses acima é:
a. 4/5/2/3/1.
b. 5/2/3/1/4.
c. 2/3/1/4/5.
d. 3/1/4/5/2.
e. 1/4/5/2/3.

3. A candidíase ocorre na boca, intestinos, vagina, brônquios e pulmões e é causada
por:
a. Bactérias.
b. Fungos.
c. Vírus.
d. Protozoários.
e. Vermes.

V/V/F/V d. reciprocidade dão dignidade às relações entre as pessoas. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) decúbito ventral ( ) é uma variação da posição ginecológica (2) genu-peitoral ( ) usada para exames no reto e na vagina (3) litotomia ( ) usada para descansar as costas (4) trendelemburg ( ) usada para exames de coluna vertebral e cervical. queijo. A prática profissional de enfermagem requer uma visão de mundo que valorize as relações humanas. ovos. No exercício da enfermagem a responsabilidade ética ultrapassa a capacidade e a competência técnica. Analise o texto abaixo: “O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração. solidariedade. ( ) O amido e o açúcar são transformados em glicose. Assinale a alternativa incorreta: a. e. os interesses do profissional e de sua organização. a necessidade e o direito de Assistência de Enfermagem à população. A seqüência correta de preenchimento dos parênteses acima é: a. 3/1/4/2 6. V/V/F/F b. Marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas: ( ) As proteínas completas estão na carne. leite. V/F/V/V e. b. F/F/V/V c.4. 4/1/3/2 d. 3/2/4/1 b. A reflexão sobre a ética deve contribuir para melhorar a ação humana em qualquer espaço da vida. 2/4/1/3 c. F/V/V/V 5. A ética deve ser repensada apenas no sentido de regulamentações e de leis. d. A seqüência correta de preenchimento dos parênteses acima é: a. ( ) Nas moléstias de fígado e vesícula a dieta pode conter gorduras. . c. 1/3/2/4 e. Respeito. Está centrado na clientela e pressupõe que os Agentes de Trabalho da Enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência de qualidade sem riscos e acessível a toda população”. prioritariamente. ( ) A dieta branda é indicada aos pacientes com úlcera porque é moderada em resíduos e sem condimentos.

(3) cateterismo cardíaco ( ) introdução de um pequeno cateter no interior de uma veia no membro superior. queimaduras grandes. 2/4/3/5/1 d. 5/4/3/2/1 c. após injeção de substância radiopaca.7. (3) doenças pulmonares ( ) lesões da medula óssea por irradiações ou agentes químicos. b. c. (4) angiografia ( ) passagem de instrumento oco iluminado. A estufa baseia-se nos princípios de calor. Na autoclave os materiais são colocados de forma a ocupar 100% de sua capacidade. 8. d. (2) broncoscopia ( ) visualização radiográfica de certa parte da árvore vascular. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) endoscopia ( ) medição gráfica das correntes elétricas geradas pelas contrações dos músculos cardíacos. Materiais termossensíveis como marca-passos devem ser esterilizados pelo óxido de etileno. 2/1/4/3 . 1/3/5/4/2 9. substâncias tóxicas. tendências genéticas. (4) leucemias ( ) excesso de fumo e bebidas alcoólicas. alimentação deficiente . 5/4/2/3/1 e. através da faringe e traquéia para visualizar brônquios. ambientes poluídos. A seqüência correta para preenchimento dos parênteses é: a. stress ocupacional. Com relação a esterilização de materiais é correto afirmar que: a. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: Doenças Causas (1) úlcera péptica ( ) choques. Na esterilização por agentes químicos o material deve estar limpo e úmido. (5) eletrocardiograma ( ) grupo de técnicas exploradoras que têm como finalidade o exame de certos órgãos usando um tubo oco. (2) Insuficiência Renal Aguda ( ) medicamentos como AAS. 3/2/1/4 e. 4/3/2/1/5 b. Material de densidade é aquele em que o vapor tem contato apenas com sua superfície. e. A seqüência para preenchimento dos parênteses acima é: a. 2/4/1/3 b. umidade e pressão. passado até o coração. reações a transfusões sanguíneas. 1/3/2/4 d. 4/1/3/2 c.

V/V/F/F b. porque haverá hemólise. Observe: No (a) ______________ ocorre a produção abundante de exudato que obstrui os bronquíolos. nódulos subcutâneos. ( ) uma pessoa com Rh negativo não poderá receber sangue RH positivo. 2/1/3/4 . 1/2/4/3 c. pleurite b.10. (2) gastrite ( ) inflamação do pâncreas. enfisema c. coréia. 4/3/1/2 d. V/F/V/F d. ( ) uma pessoa com sangue tipo AB negativo não pode receber sangue do tipo B positivo. (4) hipotireoidismo ( ) relacionada à presença do Helicobacter pylori. F/V/V/F e. V/F/F/V 11. 2/4/3/1 b. Assinale com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas. F/F/V/V c. A seqüência correta para preenchimento dos parênteses acima é: a. 12. 3/1/2/4 e. ( ) uma pessoa com sangue tipo O positivo não pode receber sangue do tipo A negativo. podendo ser aguda ou crônica (3) pancreatite ( ) dor articular. A seqüência para preenchimento dos parênteses acima é: a. bronquite d. A lacuna acima é preenchida com: a. pneumonia e. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) doença reumática ( ) evolui com diminuição da capacidade intelectual e da condição física. ( ) o sangue com fator Rh é considerado negativo e o sangue sem o fator é considerado positivo. asma.

Com relação à Doença de Parkinson. (2) contaminada ( ) realizada em tecido com processo inflamatório sem supuração. Com relação à classificação das cirurgias.13. para o bem do paciente. c. ( ) a pessoa acometida apresenta rigidez muscular. pode ser programada para uma data conveniente. 2/1/3 e. Não há influência sobre a capacidade do indivíduo em exercer suas atividades diárias. quando o paciente está correndo risco de vida. Cirurgia de emergência é: a. associe a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) limpa ( ) realizada em tecido com supuração local. b. V/F/V/F e. Devido às alterações do pensamento deve-se evitar diálogo com o paciente. A seqüência correta para preenchimento dos parênteses acima é: a. tremores e perda da destreza. F/F/V/V c. 15. Acarreta prejuízo à memória e deterioração intelectual. V/V/F/F b. ( ) evolui progressivamente afetando os centros cerebrais responsáveis pelo controle e regulação dos movimentos. . marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas: ( ) é um distúrbio neurológico comum em pessoas abaixo de 50 anos. c. b. ( ) a realização de exercícios para aumentar a força muscular é contra indicada. (3) infectada ( ) realizada em tecidos sem processo infeccioso local. F/V/V/F d. e. Ocorre em pessoas idosas e é causada por traumatismo craniano. A seqüência correta para preenchimento dos parênteses acima é: a. 2/3/1 16. 3/2/1 b. A doença tem cura e o tratamento é feito com Haloperidol. Uma cirurgia que tem finalidade diagnóstica. Com relação à Síndrome de Alzheimer é correto afirmar que: a. Uma cirurgia feita para correção de alterações orgânicas. 1/2/3 c. Uma cirurgia paliativa para alívio de sintomas da enfermidade. Uma cirurgia necessária e que. d. d. e. 3/1/2 d. Uma cirurgia que deve ser realizada o mais rápido possível. V/F/F/V 14.

Evitar complicações no período pós-operatório requer ações como: a. A vacina tetravalente evita a difteria. c. planejamento d. Estes são sintomas de: a. orçamento b. e. c. 21. Febre. Movimentar rapidamente o paciente durante a cirurgia se necessário. A vacina tríplice viral é feita em duas doses. A primeira dose da vacina BCG deve ser administrada ao recém nato ainda na maternidade. tétano e coqueluche. d. com início aos doze meses de idade. há dor à palpação. e. De acordo com o calendário básico de vacinação da criança é correto afirmar que: a. b. Identificar reações pós-anestésicas. hemorróidas d. Aos doze meses de idade administra-se a única dose de vacina contra a febre amarela. os músculos do quadrante inferior estão rígidos. apendicite b. b. diverticulite e. programa c. organização e. lavagem intestinal colocando-se o paciente em decúbito lateral direito. 19. controle .17. hérnia c. urolitíase. e. Jejum de 4 a 6 h antes da cirurgia. 20. 18. São cuidados de enfermagem no período trans-operatório: a. Observar gotejamento de soros e sangue. d. Realizar esvaziamento intestinal. Proceder a conferência de todos os dados do paciente. A lacuna acima é corretamente preenchida com: a. Manutenção de objetos pessoais com o paciente. Isolamento do paciente. d. náuseas e vômitos. b. Três doses constituem o esquema básico da vacina anti hepatite B. Observe: Denomina-se ________________ a ação de traçar as linhas gerais e os métodos acerca de objetivos a serem alcançados. Redução dos fatores de risco de infecção. às crianças que residem ou irão viajar para áreas endêmicas. a anorexia é comum e a dor se irradia para a perna direita. c.

b. regionalização. 1/3/2. religião. A seqüência correta para preenchimento dos parênteses acima é: a. V/F/V/V e. 1/2/3. e. raça. . 3/1/2. d. d. independente de cor. c. desde o federal até o local. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) universalidade ( ) atendimento ao cidadão de acordo com suas necessidades específicas. V/F/V/F 24. ( ) A aspiração de secreções orofaríngeas está indicada a todos os pacientes com hipersecreção salivar para redução de foco de infecção. F/V/V/V c. c. ( ) Respiração controlada é aquela em que o próprio aparelho deflagra cada nova inspiração. Armazenamento e distribuição de material. 23. descentralização.22. Execução dos cuidados de enfermagem. Marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas: ( ) Pacientes submetidos a ventilação mecânica devem ser avaliados quanto à sua adaptação a esse procedimento. d. b. V/V/V/F d. situação de emprego e renda. c. 2/1/3. (2) equidade ( ) todo cidadão tem direito ao atendimento. segundo uma freqüência respiratória fixa e pré-determinada. proteção e de recuperação de forma indivisível. b. A seqüência correta para preenchimento dos parênteses acima é: a. F/V/F/V b. Um dos princípios que fundamentam a supervisão em enfermagem é a (o): a. ( ) A ventilação mecânica é um método curativo que dá suporte à vida. complementariedade do setor privado. Exercício da autoridade. controle social. e. hierarquização. 25. 3/2/1. local de moradia. Liderança no trabalho em equipe. Observe: Através do princípio do (a) _____________________ a população pode participar do processo de formulação dos políticos de saúde e do controle de sua execução. e. A lacuna acima é corretamente preenchida com: a. (3) integralidade ( ) atendimento envolvendo ações de promoção. Percepção das próprias capacidades e limitações. em todos os níveis.

GABARITO QUESTÕES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 RESPOSTA D A B C A C A B E D C C C B A C A C A.TESTE SELETIVO PARA ENFERMEIRO – PARANAGUÁ. B. C. D B C D C D E .