Overmundo: cultura de todo o Brasil

Overmundo Lab módulo C: Economia Instituto Overmundo (cc) Alguns direitos reservados.

aula C1 da cultura e negócios abertos «

1 2 3 4 5 6 7

O que é o Overmundo? Como surgiu o site? A que ele se propõe?

Como foi formada a rede do Overmundo? Como o site funciona? O que é o Instituto Overmundo?

O que se pode encontrar no Overmundo? Como funciona o processo de publicação no site?

O que é o Overblog? O que é o Banco de Cultura? O que o Guia? E o que é a Agenda?

Como uma colaboração pode ganhar destaque no Overmundo? O que são “overpontos”? O que é a “Edição Colaborativa”? Como opera a moderação no Overmundo? Como o site lida com abusos aos direitos autorais? O que é o botão de “alerta”?

Mais sobre o Overmundo.

Overmundo Lab Instituto Overmundo (cc) Alguns direitos reservados.

» aula C1 // resumo

Overmundo: cultura de todo o Brasil
Uma apresentação aprofundada sobre o projeto Overmundo <http://www.overmundo.com.br>, explorando o site e suas principais funcionalidades, além do processo de formação e mobilização da rede colaborativa que atua desde o seu surgimento como animadora da plataforma.

Overmundo Lab Instituto Overmundo (cc) Alguns direitos reservados.

3

metodologia
Aula constituída de exposição oral em torno de 30 minutos, com abertura para debate e comentários sobre as referências citadas e utilizadas. O professor pode ainda realizar com os alunos a dinâmica proposta abaixo.

debate
O Overmundo é um site colaborativo. Um coletivo virtual. Seu objetivo é servir de canal de expressão para a produção cultural do Brasil e de comunidades de brasileiros espalhadas pelo mundo afora tornar-se visível em toda sua diversidade. Para funcionar, ele precisa da comunidade de usuários sempre gerando conteúdos, votando, disponibilizando músicas, filmes, textos, comentando tudo e trocando informações de modo permanente. Na raiz do envolvimento de todos esses atores com o projeto - e da vitalidade dessa rede está a motivação comum de atacar de frente um grave problema do atual cenário cultural brasileiro: a produção é cada vez maior, mas só uma mínima parcela do que é produzido consegue ser divulgada ou distribuída para o público. Aproveitando todas as possibilidades colaborativas da internet, o Overmundo propõe uma nova forma de gerar conhecimento sobre as múltiplas vertentes de nossa arte contemporânea, na qual não é mais possível estabelecer fronteiras claras entre produtores, divulgadores e consumidores de cultura. Nenhuma equipe de jornalistas, não importa seu tamanho ou competência, consegue cobrir ou filtrar a quantidade cada vez maior de coisas importantes que acontecem pelo país. Por outro lado, vitoriosos projetos online, como a multiplicação dos blogs e da Wikipedia, sugerem um outro caminho para lidar com esse enorme acúmulo de informação cultural, com cada vez maior descentralização. Seguindo esses exemplos, lançamos o desafio: todo(a) cidadã(o) brasileiro pode aqui contribuir para promover todos os aspectos da nossa produção cultural que lhe interessem. O Overmundo, por uma questão de princípios, não funcionará sem a colaboração de muita gente.

sugestões de dinâmica
O professor navega com os alunos pelo Overmundo e propõe que cada um escreva uma dica para o Guia (ou um artigo para o Overblog), baseando-se numa pauta sobre a cultura local.

critérios de avaliação
Além do processo de construção da pauta e redação do texto, o professor deverá avaliar o uso de recursos multimídia (imagens, áudio e vídeo), links, e ainda a apropriação das ferramentas de edição colaborativa do site.

Overmundo Lab Instituto Overmundo (cc) Alguns direitos reservados.

4

leitura recomendada
BELTRÃO, Filipe Barros. A comunicação colaborativa na internet: o caso do Overmundo. In: Intercom. Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/banc o/a-comunicacao-colaborativa-nainternet-o-caso-do-overmundo>. ▪ OVERMUNDO. Sobre o Overmundo. Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/estat icas/sobre_o_overmundo.php>. ▪ OVERMUNDO. Créditos. Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/estat icas/creditos.php>. ▪ ▪ VAZ, Felipe. A criação do Overmundo e algumas decisões envolvidas. In: WebInsider. Disponível em:

leitura complementar
CHAGAS, Viktor. Quem é a comunidade do Overmundo? In: Revista Espírito Livre, n. 3 (junho/2009). Disponível em: <http://www.slideshare.net/Anderson. Ramos/revista-espirito-livre-n-003>. ▪ LIMA, Christina. Viktor Chagas, do Overmundo, comenta mudanças no mundo 2.0. In: Nós da Comunicação. Disponível em: <http://www.nosdacomunicacao.com/ panorama_interna.asp? panorama=226&tipo=E>. ▪

<http://webinsider.uol.com.br/2006/0 5/29/a-criacao-do-overmundo-ealgumas-decisoes-envolvidas/>.

Overmundo Lab Instituto Overmundo (cc) Alguns direitos reservados.

5

créditos
Overmundo Lab um projeto Instituto Overmundo planejamento didático Viktor Chagas (coordenação) Helena Aragão Olívia Bandeira Oona Castro Thiago Camelo identidade visual Viktor Chagas rede de oficineiros Viktor Chagas (coordenação) Douglas Vieira Helena Aragão Olívia Bandeira Oona Castro Saulo Frauches Thiago Camelo + Claudia Rangel Daniel Duende Marcelo Cabral Sergio Rosa Thiago Skárnio Yussef Abrahim

websites
▪ Overmundo. <http://www.overmundo.com.br> ▪ Delicious. <http://del.icio.us/> ▪ Digg. <http://digg.com/> ▪ Kuro5hin. <http://www.kuro5hin.org/> ▪ NewsVine. <http://www.newsvine.com/> ▪ OhMyNews. <http://www.ohmynews.co.kr/> <http://english.ohmynews.com/> ▪ OhMyNews International. <http://english.ohmynews.com/> ▪ SlashDot. <http://slashdot.org/>

Overmundo Lab Instituto Overmundo (cc) Alguns direitos reservados.

6

• <http://lab.overmundo.org.br>

• <http://delicious.com/overmundo>

Creative Commons <CC BY-NC-SA 3.0> •

atribuição •

uso não-comercial •

compartilhamento pela mesma licença •
Overmundo Lab Instituto Overmundo (cc) Alguns direitos reservados.

Secretaria de Cidadania Cultural

Overmundo Lab Instituto Overmundo (cc) Alguns direitos reservados.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful