You are on page 1of 4

Módulo: Módulo 1

Atividade: Individual
Título: A Influência da macropolítica e da micropolítica no cidadão
brasileiro
Aluno: Wellington Ferreira Gomes
Disciplina: ACPEEAD
Turma: T0016_0415
Introdução
A elaboração de políticas governamentais e institucionais, em
qualquer esfera de poder(federal, estadual ou municipal), tem sua
aplicação prática na sociedade como um todo. Fruto disso, verifica-se
que tanto as decisões macropolíticas quanto as decisões
micropolíticas1 refletem e influem no comportamento social dos
brasileiros.
Este texto busca apresentar uma análise da influência da
política, na perspectiva macro e micro, na vida do cidadão brasileiro
nas dimensões privada, profissional e pública.

1

A macropolítica envolve as grandes análises do cenário político-institucional enquanto que a
micropolítica relaciona-se com os problemas imediatos e prementes. (RUA, 2009, p. 25)

1

2 “Os sistemas políticos incluem não somente organizações governamentais como os legislativos . Porém. em qualquer nível de poder. 17) 2 . na restrição do consumo de bebida alcóolica quando dirigir veículo automotivo. e no pagamento de impostos de algum produto ou serviço. o aumento na oferta de emprego na Administração Pública no período da crise. que podem afetar a vida profissional de um cidadão. p. causa e efeito. mas todas as estruturas. 2014). dirigir sem ter consumido bebida alcóolica. Segundo Michel(2009. o governo federal implementou medidas de política econômica e social que pudesse reverter o quadro de desemprego no país. em seus aspectos políticos. feita com crianças de 7 a 12 anos. tem seus impactos na vida privada do cidadão de forma diretamente proporcional ao seu comportamento. por exemplo. a crise financeira de 2008 no mercado internacional impactou no mercado de trabalho no Brasil. ocorrendo uma significativa diminuição nos postos de trabalho. Um dos resultados mostrou que mais da metade destas crianças tem a percepção de que a política representa algo negativo. observa-se que as decisões e ações políticas governamentais e institucionais. ruim ou repugnante(Folha de São Paulo. retratou a percepção das crianças sobre a política no Brasil. inclusive grupos familiares e sociais. entender a política e as ações políticas dos governantes se faz necessário para compreender seus reflexos no dia a dia do cidadão. Esta pesquisa demonstra como o termo “política” e tudo relacionado a ela.”(ALMOND. de uma parcela da população adulta do país. da política econômica nacional ou da adoção de políticas públicas. também.A influência da política na vida privada Uma pesquisa recente realizada nas unidades da federação do Rio de Janeiro e São Paulo. está se tornando um termo depreciativo perante uma parcela da juventude e. tais como: aumento de passagens nos transportes coletivos. cortes de justiça e órgãos administrativos. Assim sendo. ou seja. como por exemplos. locomover a pé ou de bicicleta em vez de pegar o transporte coletivo ou decidir não comprar um produto que tenha sido taxado em impostos. p. 178). 1972. domésticas ou externas. Este reflexo das decisões políticas atinge diretamente no comportamento do cidadão e de suas atitudes. Face a isso. A influência da política na vida profissional Dentro do sistema político2 de um Estado democrático verificase que podem existir diversas situações. As situações podem advir da conjuntura internacional. A política reflete na vida privada dos brasileiros por intermédio de várias decisões políticas.

garantir o trabalho dígno e seus efeitos decorrentes. pode-se dizer que no momento que ele exerce o direito de manisfestar publicamente de forma pacífica. dentre outros direitos constitucionais previstos na Carta Magna brasileira. 410). ou quando exerce o direito de votar ou. Segundo Rua(2009. e proporcionar melhores condições de renda para o trabalhador. que visam promover a oferta de empregos. p. 2009). ainda. conscientemente ou não. 19) “as políticas públicas (policy) são uma das resultantes da atividade política (politics): compreendendo o conjunto das decisões e ações relativos à alocação imperativa de valores envolvendo bens públicos”. 2006. ou quando exerce o direito de filiar a um partido político. grupos de interesse e indivíduos) no processo político e. verifica-se que a classe política. seja por ignorância ou por negligência. A influência da política na vida pública – direitos civis e políticos Empíricamente pode-se observar que a maior percepção dos brasileiros da influência da política na sua vida cotidiana é quando ele exerce seu direito público de cidadão. ainda. programa que visa inserir o jovem no ambiente de trabalho por meio da qualificação profissional (IPEA. detentora do poder legítimo da força. se utiliza desta fragilidade para a consecução de seus objetivos políticos e pessoais. a manutenção ou permanência no cargo público e usufruir dos benefícios deste cargo. grupos de pressão. o programa federal Primeiro Emprego para a Juventude. 52) a articulação de interesses é o processo pelo qual os indivíduos e grupos apresentam suas demandas aos policy decision (tomadores de decisões políticas). obrigações e deveres constitucionais. de eleger-se para um cargo público. que ele tem uma vida pública e que pode exercer dos direitos supramencionados. pode-se afirmar que as políticas públicas de emprego. No entanto. trabalho e renda são medidas implementas pelos agentes públicos governamentais. o cidadão brasileiro muito embora reconheça. como exemplo. Do conceito anteriormente citado. também desconhece uma gama de outros direitos. devido à adequação dos meios disponíveis (recursos) e dos fins pretendidos (RUA. 3 . Cita-se . 3 Segundo Almond (1972. ou abordando de forma prática. p. envolvendo recursos financeiros públicos. nem todas as decisões políticas buscam gerar políticas públicas. Fruto desta situação. como por exemplo. Entretanto. o cidadão reconhece a ação da política em sua vida.Outra situação são as políticas públicas que podem influir na vida profissional. p. Esse fato explica-se devido à articulação de interesses3 que envolvem diferentes atores sociais (classe política.

(ed. 1972. Políticas públicas. RUA. VAZ. 9-65. Pesquisa mostra percepção de crianças sobre a política brasileira. Rio de Janeiro: IPEA. Brasília: UAB. 2009. Flávio Tonelli. MORENO. Crise Financeira Mundial: impactos sociais e no mercado de trabalho. Maria das Graças. MICHEL. Uma Teoria de Política Comparada. Brasília: ANFIP. a fim de não ser marginalizado e estar alheio às decisões políticas. seja na vida privada. p. p. MARTINS. Disponível em: http://folha. Carlos Roberto. Brasil: o estado de uma nação – mercado de trabalho. da sua unidade da federação.Conclusão Como consideração final pode-se afirmar que a política. Paulo Sergio Braga. Vitor. 2006.com/no1516184. Renault. 4 . emprego e informalidade. TAFNER. Floriano José(Orgs). Juliano Sander. havendo uma situação de interdependência entre os atos e fatos políticos e o comportamento e as atitudes da pessoa. Do exposto acima. do seu município ou da sua comunidade. 2009. Acessado em: 26 de abril de 2015. Economia Brasileira: trajetória recente e o comportamento do mercado de trabalho. conclui-se que é necessário haver um maior envolvimento e comprometimento por parte do cidadão brasileiro no processo político do país. 397-446.). na perspectiva macro ou micro. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC. Gabriel A. (2014). profissional ou pública. influe em todas as dimensões da vida cotidiana do cidadão brasileiro. MUSSE. Rio de Janeiro: Zahar Editores. In: BISPO. Referências bibliográficas ALMOND. Jornal eletrônico Folha de São Paulo.